Páginas

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Vacas vegetarianas: pata de vaca na salada

A pata de vaca, ao contrário do que o nome possa indicar, não é uma planta nada mórbida. Na verdade, é tão graciosa que chega a ser uma das preferidas para arborização urbana. O porte é arbóreo,  as folhas são arredondadas, as raízes não quebram o concreto, tolera bem a seca, não suja muito a rua, as flores são muito vistosas - não à toa, está plantada por todo o Brasil. Na realidade, ela gosta de invernos secos e mais amenos, então vegeta melhor no sudeste e sul.

Bauhinia variegata: cheia de flores. E abelhas...

Existem 3 principais espécies de Pata de Vaca. A primeira, nativa, de nome científico Bauhinia forficata, tem folhas pontiagudas nas estremidades, flores claras com pétalas estreitas e floresce de outubro a janeiro. 
As outras duas são trazidas de fora, e são as que predominam na arborização urbana. As folhas são completamente arredondadas, flores vistosas de pétalas largas. A Bauhinia variegata tem flores brancas e floresce no final do inverno. Já a Bauhinia purpurea, de flores rosadas, floresce um pouco antes.

Bauhinia variegata, detalhe da flor.

O que se come? Bem, as sementes são parcialmente comestíveis, mas são amargas e é preciso saber prepará-las. As flores, essas sim, são completamente comestíveis, nas três espécies. Tem sabor delicado e perfumam suavemente a salada. O talo não deve ser consumido, já as pétalas, podem ser consumidas sem problemas.


IDENTIFICAÇÃO:
Árvore de médio ou pequeno porte, até 10m de altura, decídua na estação seca. Folhas de aprox 10cm de comprimento, arredondadas e fundidas em forma de fenda, igual a para de uma vaca. Flores conspícuas, brancas ou rosadas, de 8 a 12 cm, com cinco pétalas, sendo uma rajada e as demais lisas. As vagens chegam a até 30cm e possuem diversas sementes arredondadas e viáveis.

CONSUMO

Pétalas cruas, na salada ou no chá. Podem ornamentar doces, porém são muito delicadas.
 SUGESTÃO DE CONSUMO



Salada de alface, capuchinha, tomatinhos e pétalas de pata de vaca. Limão, azeite e sal.

4 comentários:

  1. Onde você pesquisou que as flores são comestíves, pois já li que as não nativas, planta no seu todo é toxica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, onde você viu isso? Achei em diversos sites essa informação, como por exemplo esse: http://tasteofnepal.blogspot.com.br/2012/04/koiralo-ko-phool-seto-raato-bauhinia.html

      Existem pesquisas sobre isso inclusive, como essa: http://eprints.ums.edu.my/7935/1/ae0000001728.pdf

      Só lembrando, todo material que publico aqui é baseado em monografias, teses e artigos científicos. Nunca postaria nada que não tivesse uma fonte válida.

      abraços

      Excluir
  2. A flor de pata de vaca tornou o meu salgado da cantina mais bonito......o gosto era bem neutro, mas a beleza do prato compensou tudo......obrigado pela dica!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...