Páginas

domingo, 3 de agosto de 2014

Mudas e Sementes, Parque da Luz

Aconteceu domingo, dia 03/08/2014, o 16º Pic Nic de Troca de Sementes e Mudas das Estações - Inverno, no Parque da Luz, São Paulo capital.

Chegando no Parque, a primeira coisa que chamou a atenção foi uma reunião de motoqueiros com um show cheio de guitarras e "toca Raul". O parque estava atípicamente movimentado, e haviam carros antigos de coleção estacionados nos caminhos de asfalto. Apesar das múltiplas muvucas, andamos um pouco até vermos uma muvuca mais heterogênea, concentrados numa clareira, carregando sacolas com mudas, plantinhas e plantonas.

Logo de cara, a primeira coisa que chamou a atenção foi o espaço que o Gerson Pinheiro montou para divulgar seu incrível trabalho no grupo SOS Resgate de Abelhas Sem Ferrão. O grupo é responsável por dezenas de resgates de enxames de abelhas nativas sem ferrão que estavam em áreas que ofereciam perigo para a espécie, como muros que seriam derrubados, árvores que seriam cortadas, telhados que seriam dedetizados. E assim, dão o devido acondicionamento aos enxames resgatados. Lá, havia em exposição lindos enxames de mandaçaia e a mirim. Quem teve curiosidade aprendeu como é feita a coleta, como é montada a nova casa para o enxame.


 Mais a frente, numa enorme mesa de concreto, o burburinho era justificado. Estavam dispostas mudas e sementes, a maior parte identificada, para quem quisesse levar. Simples assim, só aprender o que é, como cultiva e colocar na sacola. Havia guandús, cúrcumas, mongubas, batata-doce, muitos tipos de feijão, orelha de padre, bertalha, cará-moela, frutíferas de todos os tipos. Também dispunham-se adubos verdes, como a mucuna e a crotalária, cafés pequeninos, mini abacaxi, mini chuchu, e uma variedade de ornamentais. Só não aprendeu e trocou quem não quis!

 Na mesa do lado, rolou um pic nic muito animado com bolos, frutas e castanhas. Quem estava de fora e foi atraído pelo pic nic, logo se interessou pelas mudas e já saiu perguntando para que servia e como plantava aquele monte de coisas. Algumas invulgares, outras nem tanto, algumas identificadas, outras misteriosas, mas sempre deixando alguém feliz e o mais importante, ocupando um espaço público num âmbito de discussão de agricultura urbana e agroecologia.

Para quem conhece os Hortelões Urbanos, foi possível encontrar rostos apenas vistos no mundo virtual, nas fotos compactas dos avatares do Facebook. Ah, sim, o evento é organizado pela Daniela Cuevas, do Viveiro Arborizando, e a Juliana Gatti, do Árvores Vivas. Uma experiência muito interessante!

O mais legal é pensar que é uma evento de troca de mudas e sementes em pleno coração da maior metrópole da América Latina. É para se pensar na cadeia de produção, como a coisa é produzida e como chega a nossa mesa. É para discutir meio ambiente, resíduos e compostagem, ocupação de espaços públicos e biodiversidade. Para trocar sementes crioulas e não crioulas, experiências de quem já fez e de quem quer fazer. Definitivamente, não é pouca coisa.

Abelhas nativas
Vasos de plástico,  de PET, de improviso, de coração: leve o seu!

Frutíferas, muitas.

A divertida comilança.

A muvuca.

Aloés, bálsamos, medicinais.

Tinha até chuchu!

Mudas de todos os tamanhos



Identificados: fica bem melhor assim

Muita variedade, a maioria, de comer.

Todos os tipos de feijões

O próximo é na Primavera, no dia 21 de Setembro, domingo, as 11h. Local: Pq da Água Branca, na Av. Francisco Matarazzo, São Paulo. Prepare suas mudas, vá pensando em quais sementes levar, separe seu caderninho e mão a obra!

(Fotos cedidas por Felipe Borges)

2 comentários:

  1. .Agradecemos pela visita de vocês, pelo texto, fotos e divulgação da próxima edição.
    As palavras, a presença, os registros são parte de tudo o que estamos fazendo pra que a cidade se torne um lugar para pessoas e o evento um lugar para reunir pessoas que querem fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  2. Algumas edições para o verão e o antecipando:

    18º PicNic de Troca de Sementes e Mudas das Estações -Antecipando o Verão SP
    Domingo, 14 de dezembro às 10:00
    Parque Jardim da Luz em São Paulo
    https://www.facebook.com/events/1473535742927494

    1º PicNic de Troca de Sementes e Mudas das Estações - Verão - Suzano
    Domingo, 11 de janeiro de 2015 às 09:00
    Parque Municipal Max Feffer - Av Senador Roberto Simonsen, 90 - Suzano, SP.
    https://www.facebook.com/events/560571620741917

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...