Páginas

domingo, 31 de agosto de 2014

Bertalha roxa: corante alimentar

Das bertalhas, a bertalha roxa é uma das mais bonitas (já falei dela, e das outras, aqui). Suas folhas são avermelhadas, o caule é roxo, os frutos são negros - ou seja, é cheia de pigmentos, dos pés à cabeça.

Minhas mudinhas estão bem pequenas, mas já frutificaram. Aproveitei para salvar as sementes, agora que estavam os frutos bem pretinhos. Não resisti e provei: frutinhos com gosto de beterraba. Pra ser mais específico, com gosto de talinhos de beterraba. O sabor não é muito interessante pra uma fruta in natura, nada doce, nem muito perfumada.

Quando me dei conta, minha mão estava rosa, assim como a pia, a toalha e minha blusa.... Não à toa, os pigmentos da bertalha foram estudados como possível corante alimentar, e após análise de sua estabilidade, a conclusão foi de que é um bom corante, resistente a variações de pH e ao calor. O artigo você pode encontrar aqui.

Água nutritiva: frutos esmagados 
Tarde demais: mão roxa.

Panqueca: Misturando os ingredientes
Massa misturada

Fruto esmagado com água solta tinta.

Pois bem, vale lembrar que os pigmentos encontrados na bertalha, mais concentrados no fruto, são do grupo das antocianinas, ótimos compostos anti-oxidantes que fazem bem pra nossa saúde.

Tentei uma receita de panqueca para ver se o pigmento era estável no calor, e o resultado foi bem interessante. Fiz uma panqueca pequenina, com uma colheradinha de massa. A cor ficou mais intensa na panqueca pronta, e o sabor era imperceptível.

Pequei 5 frutinhos, esmaguei com água. Misturei essa água com farinha, um tico de ovo e um fio de óleo. Perfumei com bauninha. Passada na geladeira com óleo. Panqueca rosa.Claro, poderia fazer macarrão rosa, arroz rosa, bolo rosa, suco rosa....

Pra você que não sabia o que fazer com os frutos da bertalha, fica aqui a minha sugestão: coma-os.

Bertalha: folha, frutos e mini-panqueca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...