Cajanus cajam, eu adoro esse nome. É o nome científico do Guandú, também chamado de Andú. Tem rima, tem som, tem musicalidade. Quase um mantra! cajanuscajam cajanuscajan cajanuscajam oooommmm
Brincadeiras à parte, agora é época de colheita. Ela vai de junho a agosto, ou seja, inverno. As vagens estão pendendo nas ramas - algumas até meio tombadas, tamanho o peso.
O feijão guandú é uma planta famosa por seus diversos usos. Alimenta gentes, alimenta bichos, serve de adubo para outras plantas e melhora o solo. As sementes verdes são deliciosas, lembram ervilha fresca. São fáceis de tirar da vagem com ajuda de uma tesoura. Ficam excelentes no arroz, numa torta, num macarrão. As sementes secas devem ser obtidas das vagens já marrons, que devem ser penduradas e deixadas secar ao sol, evitando que peguem chuva e sereno. Depois, coloca-se dentro de um lençol e dá-lhe umas boas porradas. Se for feito num dia seco de inverno, com as vagens bem sequinhas, soltam-se facilmente. Daí, é começar a catança. Guarde todos num frasco aberto.
O legal do guandu é que ele é muito resistente a qualquer ambiente: gosta de calorão, vai bem no frio, gosta de umidade, vai bem na estiagem. Pode passar meses sem chuva que o guandu continua lá, firme e forte, com folhas verdes e suas florezinhas vermelhas e amarelas.
Ele aguenta bem a seca porque suas raízes vão bem fundo, quebrando a terra dura até pegar a umidade lá das profundezas. Como vantagem, vai afofando o solo, e de quebra, deixando nitrogênio no caminho. Suas raízes são cheias de nódulos, onde vivem bactérias que ajudam a transformar o nitrogênio atmosférico e transformando-o numa forma útil para a planta.Quando a planta morre, suas raízes se decompõem e deixam um túnel no lugar, ajudando a terra a absorver a água da chuva.
É suscetível a poucas doenças, mas pode sucumbir a infestação de ácaros e alguns fungos.
Além de tudo, pode servir de sombreamento para plantas, corta-vento, para restabelecer terras degradadas, para ocupar terrenos vazios...
Das sementes, conheço dois tipos: a lisa e a rajada. Em geral, as plantas de semente lisa tem flor amarela (subsp. flava) e as de semente rajada, flores vermelhas. Isso aqui no sudeste, em São Paulo, mas não é uma regra. Descobri que existem mais de 5.000 cultivares do guandu.
Para plantar, escolha um local a pleno sol. O solo não precisa ser fértil nem bem muito irrigado - mas claro, essas condições ajudam. Deixe o fejão hidratando 24h em água antes de plantar. Coloque na cova 3 feijões. Após o primeiro mês, remova as duas plantas mais fracas e deixe o maior - esse processo chama desbaste ou raleio. Ajuda a remover as plantas geneticamente mais fracas, para ter certeza que o seu guandú será forte e saudável.
Para cozinhar, deixe de molho de um dia para o outro, descarte a água, depois cozinhe como feijão normal. Ah, sim, ele pega mais gosto se for cozido na pressão junto com temperos: cebola, alho, louro, cominho, coentro...
Ah, uma dica de armazenagem. O gorgulhão do guandú é um besouro pequenininho que bota ovos no guandú verde. Quando o grão amadurece, parece perfeito por fora, mas dentro a larva está se alimentando do grão. Depois de um mês, a larva está gordinha, se transforma num besouro adulto. O problema: depois de um mês que você colheu e armazenou o feijão, o bichinho aparece e ataca os outros feijões. Para evitar isso, fique de olho no vidro onde o quando está guardado, de olho se não tem bicho. Outro segredo é consumir logo, antes que eles se proliferem. Claro que isso não é sempre que acontece, mas bom evitar, né?
E você, já comeu, como gosta de preparar, usa para quê?
Flor do feijão de semente lisa: amarelinha. |
Feijão carregado de vagens: boa colheita |
Guandú, do liso e do rajado |
Bacana a dica Guilherme, tenho 5 pes aqui em casa so ainda estão na florada. Agora vou esperar sair algumas vargens para por na panela!!!
ResponderExcluirAdoro andu desde criança e nunca entendi o motivo de não venderem na feira, por exemplo. Ha uns meses plantamos alguns em casa. Mas não fiz o raleio. Acho que agora é melhor aguardar, né?! Sao umas 4 mudas com 40cm.
ResponderExcluirConsumos principalmente na farofa ou refogado com um pouco de tomate.
adorei a reportagem sobre o andú , eu tenho uma pequena plantação e colho a cada 15 dias mas gostaria de alguma dica sobre como evitar o ácoro que definha a planta não deixando produzir como antes?
ResponderExcluirCeli, recentemente li sobre combater ácaros pulverizando solução de enxofre.
ExcluirEu amoooooo guandú. Com galinha caipira então, um arroz freaquinho ou ovinho caipira meu Deus...
ResponderExcluirManoel Renato do nascimento 21 de maio de 2016, auguem me informe com que idade flora o feijão guandu? por favor, tenho uma pequena plantação já com 6 meses e nada de produção.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirManoel Renato do nascimento 21 de maio de 2016, auguem me informe com que idade flora o feijão guandu? por favor, tenho uma pequena plantação já com 6 meses e nada de produção.
ResponderExcluirpoderiam me ajudar com uma informação sobre colheita? quantas colheitas dá um pé desse feijão? ou tenho que cortar o pé depois da colheita?
ResponderExcluirUm pé dura por volta de 3 a 5 anos, com duas safras anuais. Não precisa cortar, mas recomenda-se podar para que não fiquem muito grandes.
Excluiralguém aí poderia me fornecer sementes do feijão andu?
ResponderExcluirhttps://www.facebook.com/groups/1068636533253374/
ResponderExcluirEntre neste Grupo de Troca de Sementes.
Jô Turquezza
Plantei vários ele é muito resistente e as flores atraem muitas abelhas.. Fora que é uma maravilha a sombra dele.
ResponderExcluirAqui está na época de vagem e flores mas não está no tempo de colher
Ele é muito resistente.
Até beija flor vêm com frequência.
Abelhas solitária, mamangava, abelha arapua,abelha africanizada, abelha Jataí. E quando suas vagens secam vem rolinha comer.
Quando der sementes posso ver p enviar p quem quiser.
Que legal, Leandro! Quanto tiver sementes, eu quero, sim! Obrigada.
ResponderExcluirBom dia Leandro!
ResponderExcluirVocê tem essas sementes no momento?
Gostaria de algumas, pois não encontrei aqui por perto.
Obrigada!
Muito legal encontrar esse tutorial sobre o feijão. Remete-me a minha infância meu avô tinha bastante na ilha onde mora,foi em paraty na encenada do saco da velha que tive primeiro contato.Este mês 9 andando por curitiba reconheci 5 pés com muita vagem seca;colhi umas e as plantei,já estão nascendo em minha residência. Esta aí o importante plantar-mos o que nos escede para perpetuar.um abraço. Rafael são José dos pinhais pr
ResponderExcluirTenho alguns pés com aproximadamente 40cm de altura. Alguém pode me informar quando é que eu posso fazer a poda,para que os pés não cresçam muito?
ResponderExcluirGostaria de saber se as folhas de guandu serve para chá, ouvi dizer que as folhas servem para machucados, gostaria de saber como faz...como usar...obrigada...aqui onde moro tem uma e já está bem grandinha.
ResponderExcluirSó serve as sementes? E as folhas serve para chá?
ResponderExcluirOuvi falar que maceradas serve para curar machucados.
As folhas do andú, podem ser usadas em chá para bochechos,gargarejos,compressas e banhos em partes inflamadas e inchadas ,é um santo remédio.
ResponderExcluirboa tarde, quero saber o espaçamento entre um pé e outro de Andu?
ResponderExcluir1 metro de espaçamento
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir
ResponderExcluirPessoal, vejam a foto do que nasceu no meu quintal:
https://photos.app.goo.gl/YB9W4PiNaTuWKoAx9
A vagem é lisa, grossa e do tamanho de uma amendoim.
É verdade que depois da flora não precisa nem adianta molhar a planta?
ResponderExcluirÉ possível plantar em Vaso? Se sim quais dimensões do vaso?
ResponderExcluirhttp://www.cpatsa.embrapa.br:8080/noticias/bkp_noticiasantigas/noticia15.html Tem uma variedade super precoce anão fava larga, tem também do preto.
ResponderExcluir