Páginas

domingo, 31 de agosto de 2014

Bertalha roxa: corante alimentar

Das bertalhas, a bertalha roxa é uma das mais bonitas (já falei dela, e das outras, aqui). Suas folhas são avermelhadas, o caule é roxo, os frutos são negros - ou seja, é cheia de pigmentos, dos pés à cabeça.

Minhas mudinhas estão bem pequenas, mas já frutificaram. Aproveitei para salvar as sementes, agora que estavam os frutos bem pretinhos. Não resisti e provei: frutinhos com gosto de beterraba. Pra ser mais específico, com gosto de talinhos de beterraba. O sabor não é muito interessante pra uma fruta in natura, nada doce, nem muito perfumada.

Quando me dei conta, minha mão estava rosa, assim como a pia, a toalha e minha blusa.... Não à toa, os pigmentos da bertalha foram estudados como possível corante alimentar, e após análise de sua estabilidade, a conclusão foi de que é um bom corante, resistente a variações de pH e ao calor. O artigo você pode encontrar aqui.

Água nutritiva: frutos esmagados 
Tarde demais: mão roxa.

Panqueca: Misturando os ingredientes
Massa misturada

Fruto esmagado com água solta tinta.

Pois bem, vale lembrar que os pigmentos encontrados na bertalha, mais concentrados no fruto, são do grupo das antocianinas, ótimos compostos anti-oxidantes que fazem bem pra nossa saúde.

Tentei uma receita de panqueca para ver se o pigmento era estável no calor, e o resultado foi bem interessante. Fiz uma panqueca pequenina, com uma colheradinha de massa. A cor ficou mais intensa na panqueca pronta, e o sabor era imperceptível.

Pequei 5 frutinhos, esmaguei com água. Misturei essa água com farinha, um tico de ovo e um fio de óleo. Perfumei com bauninha. Passada na geladeira com óleo. Panqueca rosa.Claro, poderia fazer macarrão rosa, arroz rosa, bolo rosa, suco rosa....

Pra você que não sabia o que fazer com os frutos da bertalha, fica aqui a minha sugestão: coma-os.

Bertalha: folha, frutos e mini-panqueca.

13 comentários:

  1. Temos muita bertalha na minha mãe e fico fascinada com a planta linda e maravilhosa e super curiosa pra saber se podia usar o fruto que também e lindo e suculento. Fico felicíssima em saber que e comestível e muito saudável e AFRODISÍACO!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana. Minha infância foi regada com um pé formoso de bertalha que se alastrava até o teto, sempre cuidado por minha mãe que rotineiramente fazia ao longo do ano inteiro durante anos. Hoje tenho um excelente pé em meu próprio quintal, muito folhado e dando muitos frutinhos que que eu não sabia o que fazer, até este momento. Bertalha pra mim, tem sabor de infância e de roça apesar de eu morar em área urbana.

    ResponderExcluir
  3. Todos os dias, coloco uma porção no suco verde que bebo em jejum. Na Web é vendido u.a porção de 20 unidades por $15.

    ResponderExcluir
  4. Cultivo hà muito tempo mas nao sabia do uso das sementes.Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Ganhei umas sementes vindas do Rio de Janeiro em 2005, plantei no jardim e distribui os frutos para a comunidade, espalhando a informação do potencial alimentar na cura da deficiencia de ferro. Acabei perdendo a planta numa reforma desastrada. agora a poucos dias qual não foi minha surpresa ao encontrar no antigo jardim, uma mudinha bem vigorosa com 4 folhas, que recolhi com todo o cuidado, transferi para um vaso e plantei no quintal. Ela está muito bela, começando a escalar o pé de acerola.

    ResponderExcluir
  6. Usei como tinta no cabelo, tbm uso na hidratação capilar, o resultado é surpreendente!
    Gosto muito de brincar com a bertalha e seus frutos 😍

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde
    Está roxa e não conheço tem como vc me enviar umas sementes pelo correio. Eu pago
    Av marechal Fontenelle 3986 casa 15 CEP.21740002 Campos dos Afonso rj
    Ficarei muito contente com a gentileza

    ResponderExcluir
  8. Quantas utilidades tem a bertalha. Ótimo blog.

    ResponderExcluir
  9. Tenho no quintal, obrigada pela dica da panquecas. Ainda não provei a roxa, mas vou procurá-la.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...