Se quiser saber mais sobre outros tipos de manjericão, clique aqui. Nessa postagem, falaremos de dois tipos de ervas aromáticas muito parecidas entre si: o manjericão-zaatar e o manjericão-cravo ou alfavacão.
Falar de manjericão é falar de uma das plantas mais fáceis de se cultivar numa horta. É fácil pegar muda "de galho", desenvolve-se em qualquer solo e em qualquer clima, desde que não excessivamente úmido; e é um tempero coringa na cozinha. Pelo menos aqui em casa, o sabor da comida é definido pela tríade manjericão, salsa e cebolinha. Pessoalmente não conheço ninguém que o odeie, especialmente porque ele povoa um dos alimentos mais populares: massas. Pizzas, macarronadas, o que seriam delas sem o manjericão? Aliás, como seria a culinária mediterrânea e asiática sem ele (sim, na ásia variedades de manjericão são muito populares).
O manjericão mais comum no Brasil. Ocimum basilicum L. var. album |
Manjericão italiano, note as folhas lisas, grandes e brilhantes. |
Manjericão italiano. Ocimum basilicum L. cv. genovese |
Falando de outras alfavacas ou manjericões. De acordo com o livro Basil: The Genus Ocimum, existem outros tipos de alfavaca, cada uma com características aromáticas distintas. Das mais comuns, temos duas variedades: a rica em eugenol, também chamado de alfavacão ou manjericão-cravo (Ocimum. gratissimum var. gratissimum) e o a rica em timol, chamada de manjericão-tomilho ou manjericão-zaatar (Ocimum gratissimum var. macrophyllum).
O encontro dos manjericões. à direita, cravo ou alfavacão. À esquerda, menos piloso e folhas maiores, manjericão zaatar. Parecidos! |
Desconfundindo
Manjericão ou Alfavaca (mais comum no Brasil): Ocimum basilicum L. var. album
Manjericão Italiano, de folhas largas: Ocimum basilicum L. cv. genovese
Manjericão Zaatar: Ocimum gratissimum var. macrophyllum
Manjericão Cravo: Ocimum. gratissimum var. gratissimum
O manjericão zaatar
Esse manjericão tem um cheiro muito forte e é preciso ter moderação no seu uso, para não dominar o paladar do prato. O zaatar, para quem não conhece, é um tempero picante usado em pó como condimento na culinária oriental, especialmente nos países Árabes, e chegou aqui em São Paulo pelas mãos dos libaneses. É feito à base de gergelim, frutos de sumagre, que lhe conferem acidez e cor avermelhada e folhas de tomilho, definindo o aroma característico. O tomilho é uma planta rica em timol, assim como o manjericão-zaatar, e a atribuição de nomes foi imediata. O manjericão-zaatar substitui o tomilho e por isso, todos os condimentos preparados com ele. Poderia ser chamado "manjericão tomilho", porque não?
Na medicina popular, usado como analgésico, anti-fúngico, digestivo e antinflamatório.
Ocimum gratissimum var. macrophyllum |
Na medicina popular, usado como analgésico, anti-fúngico, digestivo e antinflamatório.
O manjericão cravo ou alfavacão
Ocimum. gratissimum var. gratissimum |
As folhas são repelentes e ele tem propriedades analgésicas, bactericidas e anti-inflamatórias, além de ser um bom digestivo. Como dica, pode ser deixado no álcool para um repelente caseiro, conjugado com outras ervas.
Curiosidade: o nosso manjericão é o mesmo que se consome na Itália?
O nosso manjericão, de porte grande, arbustivo e folhas opacas pertence à mesma espécie, mas é diferente do manjericão que que comumente consumido em comida italiana pelo mundo afora. O manjericão italiano tem as folhas grandes, brilhantes e carnudas, como a variedade "genovese". Há ainda o "mammoth", de folhas grandes o suficiente para serem usadas com envoltório de porções. Há, obviamente, muitos outros. O nosso, apensar do sabor parecido e composição aromática similar (rico em linalol e metil-chavicol) não é o manjericão mais usado por lá. Não que seja exclusividade nossa, mas um pesto feito aqui pode não ser exatamente parecido com um pesto italiano (fora o preço do pinhole).
Sempre quis saber por que os manjericoes italianos tinham folhas quase suculentas e os nossos não. Está explicado! Obrigada pelas informações!
ResponderExcluirSempre quis saber por que os manjericoes italianos tinham folhas quase suculentas e os nossos não. Está explicado! Obrigada pelas informações!
ResponderExcluirAdorei saber essas diferenças sobre o manjericão. Pois tenho no meu quintal eu falava q era manjericão e outras pessoas falavam q era alfavaca...agora ficou claro...muito bom
ResponderExcluirAlfavaca pode até ser uma variedade de manjericão, mas usar una pelo outro é coisa bem questionável, dado que o sabor da alfavaca é inconfundível e inteiramente diverso dos de todos os manjericões que conheço. Pelo menos aqui no Sul.
ResponderExcluirMudei o meu para a sombra e realmente estáva definhando vou pôr em lugar de Sol novamente.
ResponderExcluirsempre quiz saber a diferença dos alfavacões e o zaatar, obrigado pela postagem!
ResponderExcluirGostei muito do artigo pois dei-me por conta que tinha alguns pés de manjericão e nem sabia que era manjericão, agora já estou melhor informada. Por favor continue
ResponderExcluirGrata pela explicação eu tenho essas plantas e não sabia como usar, só consumia como chá 👏👏👏💞
ResponderExcluirFalta apenas falar mais claramente sobre as propriedades de cada uma e as formas de uso: chás, molho pesto..., modos de preparo...
ResponderExcluir