Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O caxi e seu preparo

Caxi ou porongo comestível

Quem já viu um gaúcho carregando sua cuia de chimarrão nem imagina que aquela cuia pode ser comestível. Claro, não seca e pintada, mas ainda verdolenga e tenra. O caxi, ou porongo (Lagenaria siceraria) é uma planta parente da abóbora, do chuchu e a da abobrinha, que possui frutos e brotos comestíveis. obviamente, uma PANC de categoria, porque pouca gente produz ou conhece.

Existem dois tipos de caxi. Um deles, de frutos arredondados, não se presta para fazer cuia, porque sua casca é fina e a cuia racha com facilidade. Ele pode ser consumido ainda verde, com as sementes tenras - no mesmo ponto de colheita da abobrinha e do pepino, por exemplo. Já outras variedades de caxi, como a que dá a cuia e tantos porongos para artesanato, devem ser colhidos ainda bem jovens e tenros.



Como vantagem, é uma planta um tanto mais resistente que a abóbora, podendo se comportar como trepadeira, desde que seus frutos sejam tutorados em cestas ou aramados para que não pendam das ramas. São sempre verdes, então atraem menos pássaros e insetos, e por não serem doces, são menos visados do que a melancia e o melão. 

O sabor lembra um misto de abobrinha e chuchu, extremamente suave e delicado, com textura de abóbora kabocha. Tem uma doçura própria e é menos aguado que as abobrinhas, mais firme. Cozido no vapor ganha uma coloração verde-esmeralda linda. Pelo sabor neutro, admite qualquer tempero e fica delicioso. É leve, nutritivo, light por natureza e fácil de preparar. 

As sementes são marrons e com formato característico. Gosta de solos férteis, bem drenados e de preferência, com mato, que lhe fazem sombra, abrigo e companhia. Em Itu, muito seco e com muito vento, ele não se desenvolve bem. Em compensação, em um quintal próximo a um muro você terá uma farta colheita de caxi.

Por acaso, os que comprei foram num mercado de beira de estrada indo pra Itu, por um bom preço. Resolvemos fazê-lo recheado, porque o formato é convidativo para servir de "cumbuca comestível".

Pegamos o pouco que tínhamos na geladeira: uns nacos de queijo, arroz integral, sementes de girassol e muito manjericão da horta. Basta descascá-lo com uma faca de cabo curto e afiada - é mais fácil que descascar abóbora. A porção das sementes é comestível, mas eu não gosto da textura esponjosa e da dureza das sementes imaturas, então descartei. O que se come é a polpa, como se fosse um melão ou mamão. Para manter a forma e não ficar molengo, cozinhe no vapor por alguns minutos, já temperado com alho, alecrim e manjericão.

Para rechear, coloque o que quiser dentro e leve ao forno altíssimo para grelhar e derreter o queijo. Comida rápida, leve e fácil.


Sem casca nem sementes.

Vai ao forno para grelhar e derreter o queijo.
Naturalmente, algumas variedades de caxi, amargas, não são comestíveis. Esse amargo é devido à presença de curcubitacina , uma substância que pode fazer mal a saúde em grandes quantidades. Nesse caso, evite.

Para conseguir sementes, elas devem ser colhidas do fruto seco, nunca imaturo. Germinam de 5 a 12 dias e produzem a partir do segundo mês. É necessária a presença de abelhas para a formação de frutos. É ou não é uma PANC linda?

6 comentários:

  1. Finalmente uma panc que sempre foi super convencional por aqui. Achamos na feira ou em alguns mercados. Gosto muito de fazer um assado tipo escabeche com ele. Pica em quadradinhos, junta azeite, alecrim, orégano e alho e leva assar. Quando estiver quase, junta passas, nozes e o que mais quiser. Demorei pra gostar do dito cujo, mas é bom e super barato.
    Feliz 2016!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã comprou uma vez "conserva de porongo", adorou! Era produção caseira e difícil de encontrar

    ResponderExcluir
  4. Gente tô na luta p descascar o caxi alguém me diga como por favor?

    ResponderExcluir
  5. Vou colocar na minha dieta, meu marido sempre gostou. Esta receita interessou recheado hum

    ResponderExcluir
  6. Vou colocar na minha dieta, meu marido sempre gostou. Esta receita interessou recheado hum

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...