Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

O caxi e seu preparo

Caxi ou porongo comestível

Quem já viu um gaúcho carregando sua cuia de chimarrão nem imagina que aquela cuia pode ser comestível. Claro, não seca e pintada, mas ainda verdolenga e tenra. O caxi, ou porongo (Lagenaria siceraria) é uma planta parente da abóbora, do chuchu e a da abobrinha, que possui frutos e brotos comestíveis. obviamente, uma PANC de categoria, porque pouca gente produz ou conhece.

Existem dois tipos de caxi. Um deles, de frutos arredondados, não se presta para fazer cuia, porque sua casca é fina e a cuia racha com facilidade. Ele pode ser consumido ainda verde, com as sementes tenras - no mesmo ponto de colheita da abobrinha e do pepino, por exemplo. Já outras variedades de caxi, como a que dá a cuia e tantos porongos para artesanato, devem ser colhidos ainda bem jovens e tenros.



Como vantagem, é uma planta um tanto mais resistente que a abóbora, podendo se comportar como trepadeira, desde que seus frutos sejam tutorados em cestas ou aramados para que não pendam das ramas. São sempre verdes, então atraem menos pássaros e insetos, e por não serem doces, são menos visados do que a melancia e o melão. 

O sabor lembra um misto de abobrinha e chuchu, extremamente suave e delicado, com textura de abóbora kabocha. Tem uma doçura própria e é menos aguado que as abobrinhas, mais firme. Cozido no vapor ganha uma coloração verde-esmeralda linda. Pelo sabor neutro, admite qualquer tempero e fica delicioso. É leve, nutritivo, light por natureza e fácil de preparar. 

As sementes são marrons e com formato característico. Gosta de solos férteis, bem drenados e de preferência, com mato, que lhe fazem sombra, abrigo e companhia. Em Itu, muito seco e com muito vento, ele não se desenvolve bem. Em compensação, em um quintal próximo a um muro você terá uma farta colheita de caxi.

Por acaso, os que comprei foram num mercado de beira de estrada indo pra Itu, por um bom preço. Resolvemos fazê-lo recheado, porque o formato é convidativo para servir de "cumbuca comestível".

Pegamos o pouco que tínhamos na geladeira: uns nacos de queijo, arroz integral, sementes de girassol e muito manjericão da horta. Basta descascá-lo com uma faca de cabo curto e afiada - é mais fácil que descascar abóbora. A porção das sementes é comestível, mas eu não gosto da textura esponjosa e da dureza das sementes imaturas, então descartei. O que se come é a polpa, como se fosse um melão ou mamão. Para manter a forma e não ficar molengo, cozinhe no vapor por alguns minutos, já temperado com alho, alecrim e manjericão.

Para rechear, coloque o que quiser dentro e leve ao forno altíssimo para grelhar e derreter o queijo. Comida rápida, leve e fácil.


Sem casca nem sementes.

Vai ao forno para grelhar e derreter o queijo.
Naturalmente, algumas variedades de caxi, amargas, não são comestíveis. Esse amargo é devido à presença de curcubitacina , uma substância que pode fazer mal a saúde em grandes quantidades. Nesse caso, evite.

Para conseguir sementes, elas devem ser colhidas do fruto seco, nunca imaturo. Germinam de 5 a 12 dias e produzem a partir do segundo mês. É necessária a presença de abelhas para a formação de frutos. É ou não é uma PANC linda?

42 comentários:

  1. Finalmente uma panc que sempre foi super convencional por aqui. Achamos na feira ou em alguns mercados. Gosto muito de fazer um assado tipo escabeche com ele. Pica em quadradinhos, junta azeite, alecrim, orégano e alho e leva assar. Quando estiver quase, junta passas, nozes e o que mais quiser. Demorei pra gostar do dito cujo, mas é bom e super barato.
    Feliz 2016!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bruna. Vc consegue umas sementes de caxi para eu plantar?
      Sou de Taubaté, SP.
      grato
      Karl

      Excluir
    2. Olá, Karl
      Eu tenho sementes de caxi
      Pedrolzsilva@gmail.com

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Minha irmã comprou uma vez "conserva de porongo", adorou! Era produção caseira e difícil de encontrar

    ResponderExcluir
  4. Gente tô na luta p descascar o caxi alguém me diga como por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc conseguir perfurar a casca com a unha ele está no ponto ideal. Se não furar mais esta passando do ponto e aí fica muito ruim de descascar.

      Excluir
  5. Vou colocar na minha dieta, meu marido sempre gostou. Esta receita interessou recheado hum

    ResponderExcluir
  6. Vou colocar na minha dieta, meu marido sempre gostou. Esta receita interessou recheado hum

    ResponderExcluir
  7. É melhor do que chuchu, ou abobrinha, eu faço refogadinho, muito bom, com alho, cebola, azeite, sal, salsinha, é bem rápido.

    ResponderExcluir
  8. Nossa fiz doce ralado com coco, melhor q mamão, uma delícia

    ResponderExcluir
  9. Eu acabei de comer um caxi pela primeira vez, é uma delicia, eu comi cru mesmo como faço com a maioria dos vegetais. Só que a casca estava bem dura tive que cortar com facão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente encontrei o que queria saber, pode comer ele cru!!! Viva! Amei saber. Vc é adepto da alimentação viva acredito!!!

      Excluir
  10. Pegue o mais novo que a casca é mole... corte em rodelas finas mergulhe na água com sal depois empane com farinha e frite... se cozido você gostou, pois é muito bom, experimente frito.

    ResponderExcluir
  11. Frito nunca comi mas minha mas sempre fez ele cozido com carne moída uma delícia , pois vejo q podemos saborear um caxi sen preparado por varios modos ; entao minha dica de preparo !

    ResponderExcluir
  12. no Nordeste tem bastante, aqui conhecemos com cará-piju

    ResponderExcluir
  13. Aqui na Bahia é conhecido como Maxixão, pelo menos na Região que moro!

    ResponderExcluir
  14. Já faz um tempo que procuro á semente ,ganhei de uma amiga mas não brotou.ainda quero mas é difícil.. ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sementes aqui em aracariguama SP

      Excluir
    2. Oi.eu tenho sementes. Se quizer te arrumo.5

      Excluir
    3. Oi. Sou de Taubaté, SP, e gostaria de umas sementes de Caxi para plantar no sítio.
      Vc tem como me conseguir algumas?
      grato
      Karl

      Excluir
  15. Como faço pra encontrar as sementes...minha mãe plantava e perdemos...já tentei e nao sei onde encontrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi não tenho as sementes no momento pq plantei TD,mas tenho Caxi já produzindo

      Excluir
  16. Adoro caxi tem 15anos que não como agora consegui sementes

    ResponderExcluir
  17. ESTA EQUIVOCADA AUTORA DA MATERIA. PORONGO DE CUIA NUMCA FOI COMESTIVEL, APENAS O PORONGO DOCE CHAMADO TAMBEM DE CAXI. PORONGO DE CUIA E TOXICO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tenho no meu quintal mas não sei se pode comer ou não pode me ajudar o meu é verde escuro e tem umas pintas de bordas irregulares verde claras quase branca

      Excluir
    2. Como saber ou identificar o fruto comestível?

      Excluir
  18. Conheci a pouco tempo, minha mãe faz refogado, às vezes colocamos na sopa de legumes, sem carne. Tudo natural.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a matéria, tenho plantado aqui no meu quintal e é uma delícia. tenho vontade de comer as folhas também mas não sei se é comestível. parecem de veludo... meu caxi é dos compridos, parece uma abóbora verde.

    ResponderExcluir
  20. Ganhei um hoje, estou pensando em fazer com carne moída já vi comentário acima parece que fica muito bom. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  21. Melhor opção é frito em rodelas de 4 mm ,coloque sal farinha ê frita

    ResponderExcluir
  22. Onde consigo comprar as sementes de caxi?

    ResponderExcluir
  23. Tenho dois tamanho médio na fruteira me esperando para refoga-lo. Comprei na feira por 2,00 cada.

    ResponderExcluir
  24. O que fazer para os frutos vingar . Tenho um pé dá bastante mas ñ vinga

    ResponderExcluir
  25. Com os brotos dessa planta, se faz um delicioso omelete. Tal como se faz com brotos da aboboreira.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...