Páginas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Tiririca: praga gourmet

Quem nunca cuidou de horta não sabe a dor de cabeça que é a tiririca. Começa com umas folhinhas verdes, com cara de capim. Daí você vai, arranca, e algumas semanas depois, no mesmo lugar, nascem outras, várias. Que você arranca, e mais surgem, num ciclo sem fim. Sentimento herculeo de cortar a cabeça da Hidra.

Primeiro, vamos definir de quais tiriricas estamos falando. Além do político bonachão, claro. Existem diversas tiriricas nascendo mundo afora, e para nossa sorte, duas bem comuns no Brasil são comestíveis. Na realidade, elas dão batatinhas comestíveis.

A primeira tiririca que eu quero te apresentar, da família cyperaceae (parente do papiro e da priprioca) é a Cyperus esculentus. Não tem folhas comestíveis, e o tesouro fica bem guardado: ela tem pequenas batatinhas com gosto de avelã. Talvez amêndoa. Deliciosas, divinas, soberbas. Quem provou sabe, e nunca imagina que uma planta tão comum esconde o ouro desse jeito.

Na espanha, é conhecida na região de Valencia como "chufa", onde é batida com água até formar um leite, um milkshake vegetal saborosíssimo chamado orchata de chufas. As batatinhas são encontradas para vender em sacos, por quilo. Por aqui, não tão fáceis de encontrar prontas, mas você pode caçar as suas. E mesmo que não tenha o suficiente para litros de orchata, elas são crocantes e deliciosas e podem ser consumidas cruas ou secas, como castanhas.

Chufas prontas pra consumo.
No Brasil, ocorrem duas espécies mais comuns: Cyperus esculentus e Cyperus rotundus, ambas com batatinhas comestíveis. A diferença é que a C. esculentus tem gosto bom, e a C. rotundus tem gosto de capim.

Pra identificar é bem fácil. As folhas partes do solo, e no meio delas, surge uma haste de caule triagular, que dá umas "flores" na ponta. Ok, não são bonitas, não parecem flores, mas sim, são flores muito simples e especializadas. Esse é o jeitão dela. Existem diversas espécies de Cyperus parecidas, então você vai ter que olhar na internet pra tentar diferenciar. Na dúvida, cave, colha e prove - venenosas não são, e se for a espécie errada, as batatinhas não serão gostosas.


Cara de capim embaixo, caule triangular, flores em cima. Praga.

Não são exatamente flores, mas deu pra entender?
A parte comestível são as batatinhas, que nascem na ponta da raiz. Diferente da cenoura, por exemplo, que nasce colada as folhas, as batatinhas da tiririca nasce na ponta das raízes. Então, se você arrancar a planta e não cavar, sai caule, sai raiz, mas as batatinhas ficam na terra. E rebrotam. Assim que a planta vai enganando o jardineiro, o hortelão: você arranca uma, nascem várias. Então, sair coletando vai exigir cavocar o jardim inteiro atrás das batatinhas. Há um jeito mais fácil de fazer isso: plantando em vaso. Você só precisa de uma batatinha.

Use uma terra solta, escura, sem pedras, talvez até arenosa - facilita na colheita. Plante uma ou duas batatinhas e aguarde formar a planta. Ela vai crescer, florescer e passarão meses. Arranque as flores e descarte. Depois que a planta amarela e seca, no começo do outono, hora da colheita - e você terá muitas, muitas batatinhas para colher. É só virar o vaso e sair espalhando a terra. Cada uma plantada rende outras vinte, ou mais. Quando mais sol sua planta tomar, maiores as batatinhas. A minha tomou pouco sol e as batatas ficaram pequenas.

Plantei apenas uma batatinha
que achei,  num vaso pequeno,
mas produziu bem. Consegue ver?

A colheita. Só secar bem a sombra, e guardar.
Por anos, talvez. Depois de secas,
o sabor melhora muito.
Boa notícia: ao colher as batatinhas, você reduz a infestação na horta. Em geral, solos bem manejados, soltos, férteis, cheios de matéria orgânica, são ruins para a tiririca, então ela morre. Muitas tiriricas indicam que seu terreno precisa de mais cuidado e matéria orgânica. Legal, né?

Mas o terror das tiriricas ainda não acabou. Na próxima postagem, outra tiririca, mas bem diferente da chufa. O mais legal? Tem sabor parecido com batata-frita. Até a próxima!

GUIA DE IDENTIFICAÇÃO
Cyperus esculentus. Planta herbácea, anual, de até 40cm de altura, muito prolífica. Folhas finas, compridas, pontudas, saindo todas da mesma base. Aste floral alta, com parte reprodutiva cor de palha/marrom. Batatinhas profundamente enterradas, sabor amendoado e doce.

LOCAL DE OCORRÊNCIA
Locais abandonados, solos com pouco manejo, pobres em matéria orgânica, a pleno sol.

MODO DE PREPARO
Batatinhas, cruas ou secas a sombra, in natura ou batidas com água.

35 comentários:

  1. Olha só, pesquisando sobre essa tiririca que é de comer caio no site da embrapa, abri achando que seria alguma orientação de plantio ou produção por ser da Embrapa.

    Minha surpresa ao ler é que a tiririca infesta plantações de arroz e a orientação deles é jogar veneno. É claro, máquina não tem a capacidade de colher todos os alimentos que nascem da terra. Só os que as sementes foram compradas.

    http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/arroz/arvore/CONT000fukdxtp002wyiv807nyi6sfwgog14.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.chegadeagrotoxicos.org.br/

      Excluir
    2. Gostaria muito de adquirir essas batatinhas de Tiririca. Como faço. Meu e-mail milvainacio61@hotmail.com. por favor me ajude, pois necessito para problemas de saúde.
      Obrigada

      Excluir
    3. A Embrapa "ensina" muita coisa errada infelizmente.

      Excluir
    4. Estás ainda com interesse de adquirir batatinhas de Tiririca?

      Excluir
    5. Eu também tenho interesse em comprar estas batatinhas de tiririca. Meu email preferencial: hirokikawamoto@uol.com.br

      Excluir
  2. A tititica tem grande quantidades de hormônios e a gente usa em agroecologia para enraizar plantas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você faz pra enraizar outras plantas com ela?

      Excluir
    2. Como você faz pra enraizar outras plantas com ela?

      Excluir
    3. Procure no YouTube no canal verde na veia tem a receita de como usar tiririca como enraizador

      Excluir
    4. Procure no YouTube no canal verde na veia tem a receita de como usar tiririca como enraizador

      Excluir
  3. Estive em Valencia e tomei muita orchata de chufas! Fiquei boquiaberta ao saber que eram tiriricas! Tenho uma chácara e cuido bem delas!

    ResponderExcluir
  4. é pensei que sabia muito,na verdade eu sei tão pouco.

    ResponderExcluir
  5. A grama da tiririca pode ser feito suco verde e dizem que é poderosa. .. melhor que a grama de trigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero saber se pode fazer suco verde da grama da Tiririca

      Excluir
  6. SÓ AGRADECER, sou grata, sou grata, sou grata ...ho mãe natureza quão grande é seu amor, quão grande é sua manifestação...

    ResponderExcluir
  7. SUco de folha de tiririca com limão, experimentem!

    ResponderExcluir
  8. Disseram-me certa vez num curso técnico que é uma planta afrodisíaca, a Tiririca.

    ResponderExcluir
  9. Pode torrar a batatinha da tiririca igual a amendoim?

    ResponderExcluir
  10. A tiririca que estamos falando é aquela que se encontra em brejos e tem a folha mais cortante que navalha ? e cujas sementes são usadas em artesanato indígena?

    ResponderExcluir
  11. por favor preciso comprar uns 2 a 3 kilos de batatinhas de tiririca ou chufa por motivo grave de cancer por favor me telefone watzap 11 995080868 pelo amor de DEUS

    ResponderExcluir
  12. Galera eu tou querendo essa tiririca para á minha mãe. Aqui não tem. Onde compra?

    ResponderExcluir
  13. Eu ja conhecia no curso que de alimentação viva que fiz na Fio Cruz. Eu sabia que ela excelete para mulher no clematerio fito hormônio, entre outro. Obrigado pela. Mátria. Mas gostia de aonde comprar.

    ResponderExcluir
  14. Mais importante é saber o uso da raiz da tiririca na medicina, controla o açúcar no sangue. Uma xícara de chá duas vezes ao dia!!!!

    ResponderExcluir
  15. Gente! Aqui em Curitiba é praga, vou experimentar....😋

    ResponderExcluir
  16. Me explica direito, favor. O chá da folha da Tiririca ajuda no controle da glicose.? É isso mesmo.?

    ResponderExcluir
  17. As batatas lavar bem cortar meia xícara e mistura com uma xícara de açúcar dentro de um vidro deixa por três dias mexendo todos os dias feito isso coloca um litro de suco de uva ajeitar bem dar uma xícara de café antes do almoço e antes do jantar para quem tem anemia um remédio natural e muito eficaz

    ResponderExcluir
  18. Gente se vocês fizerem uma mistura de detergente açúcar e água é jogar nessas planta aí elas morrem porque ela é alérgica ao açúcar procure lá no guia do sobrevivente.

    ResponderExcluir
  19. Tenho um terreno que foi aterrado a base de restos de obras e demolição.
    É um sufoco fazer algo útil crescer, mas o mato cresce demais. Entre eles dá bastante tiririca.
    Inicialmente sabia que poderia utilizá-lo como enraizante.
    Gosto da textura dele cresce muito rápido e mantendo baixinho fica mais bonito que grama só que muito mais resistente que grama.
    A natureza é sábia, não entendia porque o meu cachorro pastava muito dela diariamente, ao ler a matéria fico perplexo.
    E o ser humano inteligente, estudado, orienta a usar herbicidas pra acabar com ela.
    Além disso tenho notado que a terra onde ela vem a nascer parece que com o passar do tempo fica menos compactada recuperando a capacidade produtiva da mesma, mas isso ainda estou analisando por aqui.
    Acredito que Praga é o ser humano que destroi tudo com herbicidas e queimadas sem saber sequer a riqueza que pode estar destruindo para sempre.
    Água e vegetação são prioridades para a vida do planeta, o resto são parasitas destrutivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, teria como vender pra gente umas mudas e batatinhas? Meu email preferencial: hirokikawamoto@uol.com.br

      Excluir
  20. Ouvir dizer que a batatinha do Tiririca, é bom passar nos dentes, deixam-os branquinhos.... Vlw a todos pelas informações sobre!!! Obrigado.

    ResponderExcluir
  21. Como alimento ainda não experimentei, mas como fonte de hormônio para enraizamento de estacas já...

    ResponderExcluir
  22. Olá gostaria de comprar batatinhas de Tiririca, por favor se alguém estiver vendendo, este é o meu contato 062984786326

    ResponderExcluir
  23. Amei essa dica. Tenho algumas tipifica por aqui, quase tudo que Deus faz crescer não é em vão. Pesquisar descobrimos maravilhas pois a misericórdia de Deus é infinita. Obrigada. Tem tantas outras plantinhas comestível, que o Homem já destruir mesmo sem saber o que era.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...