Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Trapoerabas comestíveis

Se existisse um super cientista criador de todos os matinhos, eu acho que ele se inspiraria na trapoeraba para criar sua super-planta.

Primeiro, ele faria uma planta pequena, mas que se alastra e cresce rapidamente. Depois, que tal uma planta que qualquer pedaço em contato com a terra tem a capacidade de criar raízes? Igual monstro de filmes, que mesmo picadinho pelo herói, retoma seus poderes. Hum, que mais? Ah, e se ela mesma tivesse a capacidade de plantar suas próprias sementes? Ótimo, faremos isso. Ah, vamos fazer com que ela nasça no sol e na sombra, pra ter certeza que vai nascer em qualquer lugar. Ah, sim, ela vai. Por fim, poderia ser bonita, né? Coloridinha? Com flores numa cor incomum, que tal azul? Por fim, vai ser resistente a todos os pesticidas.

Com vocês... A SUPER PLANTA!


Vamos treinando o nome. Tra-po-e-ra-ba. Trapoeraba azul é a nossa super-planta. Pois é, nome mais popular dessa verdurinha linda é realmente difícil. O nome científico é um pouco mais fácil, Commelina erecta. Comelina, trapoeraba azul, você escolhe se quer seguir pela nomenclatura tupi ou pela latina.

Mais uma planta alimentícia não convencional legítima. Aliás, uma planta invasiva e ruderal de categoria. O que é uma planta ruderal você já sabe: crescem rápido, se propagam rápido, se multiplicam facilmente, crescem sozinhas e em qualquer lugar e infestam as cidades. Pra nossa sorte.

Sem muito estardalhaço, ela vai tomando conta do seu jardim, do seu canteiro. Imagino que pra agricultura, ela seja uma praga, porque é tecnologia vegetal de ponta: sementes que se desenvolvem debaixo da terra. Sim, esse processo se dá por partenocarpia, através de flores modificadas que saem diretamente dos rizomas, e podem germinar mesmo sendo semeadas superprofundamente. Coisa de ficção científica!

Se você procurar artigos, vai ver que ela é detestada pela agricultura, porque domina as plantações de cana, milho, café e verduras e é uma dor de cabeça sem fim. Você arranca, ela rebrota. Você enterra, ela rebrota. Trator, enxada. Ela volta.

Se você é desastrado, descuidado, não quer ter trabalho com a horta, já sabe: plante trapoerabas azuis. E fique de olho.

A trapoeraba azul gosta de sombra, então junto com o beldroegão, ficam lindas onde nada mais cresce na horta. Ah, mas você mora em apartamento? Não se faça de rogado e coloque uns galinhos de trapoeraba na terra: você vai ter verdura por muito, muito tempo. Elas não gostam muito de sol forte, nem nem solo seco, e um vaso na sala ou perto da janela deve ficar lindo com folhas bem gordinhas.

Em vaso, no sítio. Regada uma vez por semana,
ou nem isso, e crescendo igual samambaia.
A literatura é um pouco inconsistente a respeito do consumo dela. Que é comestível, todo mundo sabe - sua parente oriental, a Commelina benghalensis é verdura popular na China e Índia. Mas a dúvida fica: crua ou cozida?

Alguns estudos indicam teores altos de fitatos e oxalatos. Outros, saponinas. Todas substâncias que devem ser consumidas com moderação, porque podem fazer mal pra digestão e absorção de nutrientes Na dúvida, eu sempre consumo cozida, refogada. As flores azuis podem ser consumidas cruas, entrando na salada. Tem gente colocando no suco verde, na salada. Eu, pelo sim e pelo não, não vou endossar usos que não tenho certeza. 



Assim, mal não vai fazer de imediato, talvez uma dor de barriga, ou nem isso. Mas você vai estar perdendo um monte de nutrientes, porque o fitato presente nas planta remove minerais como cálcio, ferro, magnésio e potássio do organismo. Cozinhar resolve, então, não seja teimoso.

E pra saúde, ela é boa? Análises de diversos autores indicam teores bons de proteínas, cálcio, magnésio e zinco, além de fibras.

Na panela, prefira as folhas, porque os caules são fibrosos. Há registro de uso das raízes e rizomas subterrâneos, mas não os coletei. Se estiver inspirado, dizem que são comestíveis cozidos. As folhas tem gosto suave e textura cremosa, igual ora-pro-nobis ou bertalha, mas sem produzir baba. Uma iguaria quando cozidas no arroz, no omelete ou em bolinhos fritos.





(PS: Existem outras espécies de Trapoeraba, que serão abordadas mais pra frente, num próximo post.)

GUIA DE IDENTIFICAÇÃO
Commelina erecta, Commelina diffusa. Planta monocotiledônea, perene, herbácea, ereta ou "rasteira", ramificada, suculenta e articulada. Folhas pecioladas, de 6-12cm de comprimento, arredondadas mas com ponta aguda, podem ter pilosidade maior na face debaixo da folha. Caules com nervação arroxeada. Flores azuis características, abertas pela manhã.

LOCAL DE OCORRÊNCIA
Locais sombreados ou pleno sol, preferencialmente férteis e umidos. Frestas, beiras de muro, canteiros.

MODO DE PREPARO
Refogadas, cozidas, escaldas, branqueadas, fritas. Evitar consumo cru. Flores comestíveis e coloridas.

56 comentários:

  1. Andam floridas por aqui, o que ajuda muito na identificação!
    Grato!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Adorei as explicações! Quando teremos novos posts sobre as outras espécies? Queria saber se a trapoeraba roxa tb é comestível.

    ResponderExcluir
  3. Amei o post pois na pracinha de frente de onde moro tem muitas, eu achei lindas pensei que poderia ser plantas espontâneos mas não tinha certeza, agora ja conheço bem, ótima explicação obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, aproveite, elas crescem com muita facilidade e estão por toda parte!

      Excluir
  4. Amo ler tudo o que você escreve!O texto introdutório da super planta criada pelo super cientista é muito bom! Gratidão eterna por compartilhar seu conhecimento!

    ResponderExcluir
  5. Olá, essa plantia aqui também é utilizada para os olhos. Nos costumamos colocar o liquido dela que fica nessa conchinha que sai as flores, nos olhos quando estão irritados, enchados, doloridos. O alívio é de imediato.

    ResponderExcluir
  6. Olá, essa plantia aqui também é utilizada para os olhos. Nos costumamos colocar o liquido dela que fica nessa conchinha que sai as flores, nos olhos quando estão irritados, enchados, doloridos. O alívio é de imediato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado colocar nos olhos pois desde criança conheço ela como os olhos de Jesus.por ser azuis e lindas essas flores

      Excluir
  7. Muito bom! Já tinha ouvido falar e não conseguia guardar o nome para pesquisar a imagem! Voilà! Meu quintal é cheio delas e vivo fotografando essa belezura de flor kkkk Obrigada, Guilherme!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal amigo!!
    Já venho algum tempo dando pra minhas galinhas!!
    Elas sabem o que é bom!! rssss
    Valeu por compartilhar!
    :)

    ResponderExcluir
  9. Novamente, busco no Google, caio no seu blog, parabéns, ótimo blog, continue divulgando a tua sabedoria, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Novamente, busco no Google, caio no seu blog, parabéns, ótimo blog, continue divulgando a tua sabedoria, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Estava pesquisando sobre essa plantinha que conheci como "Tripa de Sapo" uso o caule dela para cicatrizar as feridinhas causadas por Herpes, ela aje com o dobro de rapidez que qualquer pomada.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Estava pesquisando sobre essa plantinha que conheci como "Tripa de Sapo" uso o caule dela para cicatrizar as feridinhas causadas por Herpes, ela aje com o dobro de rapidez que qualquer pomada.

    ResponderExcluir
  13. Amei! aqui em casa tá cheiinho. Vim aqui na net identificar que florzinha linda azul era aquela. Obrigada pelas informações!

    ResponderExcluir
  14. Fiquei muito feliz de encontrar a trapoeraba azul em uma rua próxima à minha! Depois de encontrar seu blog, virei um ambulante à procura de PANCs! hahahha! Vou pegar uma estaca pra iniciar a minha plantação!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo ótimo conteúdo. Acho que estou ficando com TOC, percebi que comecei a andar pra rua procurando essas PANCs rsrs

    ResponderExcluir
  16. Outras espécies conhecidas como trapoeraba(Commelina diffusa/ communis/benghalensis) também são comestiveis?

    ResponderExcluir
  17. grata pelas informações... me chama atenção o uso cozido de plantas PANCS... tenho usado várias no suco verde, daí é bom lembrar que algumas são indicadas para serem ingeridas cozidas... tenho tapoeraba em todo jardim... sempre olhei com curiosidade achando que poderia comê-la... é linda demais e suas flores muito delicadas e belas... gratidão <3

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo post e por compartilhar informações tão ricas!

    ResponderExcluir
  19. É uma das minhas flores favoritas! Amei saber que são comestíveis... e amei ainda mais o site! Quero ler todos os posts já rsrs parabéns pelo trabalho! 👏👏👏

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Tenho um vaso com elas. De vez em quando nasce uma florzinha azul linda, mas ela abre pela manhã e no mesmo dia se fecha e não abre mais aquela flor. É assim mesmo?

    ResponderExcluir
  22. Não gostei do fato dela conter fitatos,fitato é fogo,atrapalha a absorção de vários minerais e não dá pra tirar tudo não ,nem cozinhando.

    ResponderExcluir
  23. Aqui no Estado do Rio de Janeiro temos pelo menos tipos que chamamos igualmente de trapoeraba,treporaba ou capoeraba. Temos um muito parecida com a da foto é que apresenta flores azuis mas não se proliferam com tanta facilidade como está enfatizado no texto; outra que realmente é daninha mas é rasteira e e a outra que é toda verde claro, com folhas largas e aveludadas, que quando jovens chegam a ser verticais mas logo cedem ao peso por causa do caule mole e caem. Suas folhas são azuis.
    Desde menino que eu ouvia lá em Dores de Macabu, que o chá da raiz dessa planta ajuda no tratamento da gonorréia, mas nesse caso, usavam-se por lá a do tipo rasteira é daninha.Nunca tinha sido informado de que pode ser servida como alimento para seres humanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo:onde se lê temos tipos leia temos três tipos e onde se lê suas folhas são azuis, leis suas flores são azuis.

      Excluir
  24. Aqui na minha horta de quintal nasceu uns pezinhos, as folhas são idênticas, mas ainda não floresceram. Vou esperar elas florecerem para ver se sai essa flor azul. Tenho o livro de pancs . Fiquei sabendo que existem uma quantidade muito grande de pancs . A orai por Nobis já encontrei muito nas cercas vivas e reservas da cidade. Más, a cada dia venho descobrindo mais plantas. Leio no livro e pesquiso na Internet e quando vejo no mato fica mais fácil de identificar.

    ResponderExcluir
  25. sensacional! virei fã! da pagina e da trapoeraba

    ResponderExcluir
  26. NASCI NA ROÇA EM 1938 E LÁ VIVI ATÉ AOS 20 ANOS. TRAPOERABA É O TERROR DOS LAVRADORES. EM LUGARES ÚMIDOS E FÉRTEIS TEM CRESCIMENTO AGRESSIVO E FORMA CAMADAS DENSAS QUE RAPIDAMENTE SUFOCAM AS PLANTAS NOVAS DE FEIJÃO, MILHO, ARROZ, ABÓBORA E VERDURAS DE HORTAS. TIRÁVAMOS EM GRANDES FEIXES PARA ALIMENTAR PORCOS POIS É SUPER NUTRITIVA. SEMPRE CHAMA ATENÇÃO PELAS FLORZINHAS AZUL-CELESTE... NÃO SABÍAMOS QUE HUMANOS PODEM COMÊ-LAS.

    ResponderExcluir
  27. estou adorando seu blog, adoro ler os comentários, as vezes são as mesmas dúvidas que sempre tive...

    ResponderExcluir
  28. Adorei saber o nome dessa florzinha linda! Sempre fui apaixonada por ela!

    ResponderExcluir
  29. aqui na minha terra no rio grande do sul ela e conhecida desde os antigos moradores como erva de santa luzia e e muito usada para inflamasões nos olhos de criansas e adulto //agora a pouco tempo queimei meus olhos com solda eletrica e dentro de 2 dias curou tudo

    ResponderExcluir
  30. Na calçada do meu vizinho recolhi um monte da trapoeraba e replantei em um projeto de paisagismo. Ficou muito bonito, pois ela apresenta traços e características muito forte com o restante do jardim.

    ResponderExcluir
  31. Adorei saber que as flores da trapoeraba azul são comestíveis. Tenho lido sobre pancs e incluído na minha dieta. Recentemente conheci a Chaya, plantei e tenho consumido as folhas depois de fervida. Vou acompanhar o seu blog.

    ResponderExcluir
  32. Algo que ja pesquisei e nao encontrei e que poucos devem saber, eu tbm n sei o que é, mas abaixo da flor, tem 1 folha que faz uma espécie de bolsa, e se abrir, ela contém um liquido, que e tipo oleo lubrificante, so voces vendo pra entender, muuuito fascinante queria saber que especie de oleo ou agua e essa que ela produz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esse liquido e visgoso aparentemente, em contato com a mao e sensação de água, beeem pouco peguenta

      Excluir
  33. Amei seu post conheço trapoeraba desde criança, ajudava meu pegar para alimentar os porcos.cunsumo algumas pancs mas trapoeraba não! Tenho no meu quintal, e vou experimentar!

    ResponderExcluir
  34. Nossa que legal.. aqui no meu quintal nasce um monte...são lindas elas...enfeita o jardim todo

    ResponderExcluir
  35. Muito boa tarde! Sabe dizer se podemos comer a de folhas roxas com flores rosas?
    Obrigado! Pelo seu conselho!

    ResponderExcluir
  36. Parece mais uma Mini orquídea,deve ser da família 🤔

    ResponderExcluir
  37. Conheço há anos, aqui em casa sempre teve, como mato, mas nunca soube que era comestível. Porém as minhas tartarugas �������� adoram!!!
    Sim, parecem muito com orquídea. Lindas.

    ResponderExcluir
  38. se alguém souber alguma receitinha de como preparar... to aceitando, podem me responder aqui que eu volto e vejo rsrs.
    To tentando experimentar algumas comidinhas diferentes

    ResponderExcluir
  39. No quintal da minha vó tinha muitas até domingo passado quando um tio foi lá e capinou os matos. Como não sou boba, garanti dias antes algumas espécies diferentes que cresceram espontaneamente lá, dentre elas a Trapoeraba. Não sabia que era panc até vir parar aqui, mas suspeitava, dado que muitas plantas consideradas apenas mato são medicinais/alimentícias. Na minha pesquisa a Trapoeraba foi identificada como Commelina benghalensis L., Commelina communis e Commelina deficiens,sendo a última chamada de Trapoerabana (Minas), Marianinha (Bahia), grama-da-terra (Maranhão), olho-de-santa-luzia (Paraíba e Alagoas), andacá, taquarazinha-d'água (Sertões do Norte), e tem as mesmas aplicações que as trapoerabas. Se alguém reconhece esses nomes no estado que moram, agradeço pela informação.

    ResponderExcluir
  40. As flores também pode ser conssumidas cruas ? É tbm servem na culinária para a decoração de pratos finos doces e salgados?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  41. Flor democrática e muito delicada. Nasceu aos montes nas cores azul e amarelas se misturando na abobreira. Achei tão delicada e cá estou no seu blog conhecendo essa plabtinha incrivel. Presentes da natureza! ❤������������

    ResponderExcluir
  42. Flor democrática e muito delicada. Nasceu aos montes nas cores azul e amarelas se misturando na abobreira. Achei tão delicada e cá estou no seu blog conhecendo essa plabtinha incrivel. Presentes da natureza! ❤🙏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  43. Flor democrática e muito delicada. Nasceu aos montes nas cores azul e amarelas se misturando na abobreira. Achei tão delicada e cá estou no seu blog conhecendo essa plabtinha incrivel. Presentes da natureza! ❤🙏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  44. Eu sempre achei as flores bonitas e sempre imaginei que era uma suculenta rsrs. Adorei a explicação. Já vou lá no quintal comer uma flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em outro local li que as flores azuis dão corante... mas não sei como ou onde aplicar.

      Excluir
  45. Também estou cá procurando informações sobre essa PANC e me deparei com esse texto muito um informativo. Obrigado pelas explicações.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...