Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Feijoa, goiaba serrana, Acca sellowiana.


A feijoa ou goiaba-serrana é uma fruta nativa, parente da goiaba, muito cultivada na região sul e sudeste do Brasil. Se nome científico é Acca sellowiana.

Temos plantado em casa dois pés enormes de uma planta que compramos como ornamental, chamada goiaba-da-serra, de folhas esbranquiçadas e  flores rosadas. Toda primavera a árvore fica repleta de flores maravilhosas, mas que não produzem nenhum fruto. Não sei se devido ao clima quente de Itu, ou pela altitude, a planta de desenvolveu bem, virou um arbusto bonito e robusto.

Só descobri que é uma frutífera popular no Sul quando resolvi saber mais sobre a planta. Como ela não frutifica na minha região, usamos as flores em saladas. São as flores mais doces que já provei, e parecem feitas de açúcar - se dissolvem na boca, com aquela sensação de pasta americana de confeitaria. Um potencial enorme pro mercado de flores comestíveis, porque ao contrário das capuchinhas, que tem sabor de mostarda, essa é de fato doce por si só.





Mas os frutos, ah, os frutos. Estou empolgado falando deles, porque ganhei dois de presente da Leticia Borges, e estou completamente apaixonado. Eu tinha pra mim que nada seria mais saboroso que a fruta da costela de adão (falamos já dela aqui), mas acho que a feijoa acaba de roubar seu posto. Olhe, posso dizer que já provei muita fruta diferente nessa vida, e essa está entre as mais gostosas, junto com o abricó-do-pará, a monstera e o tamarillo.

O fruto parece uma goiaba verde alongada, nada chamativo. Pouco conhecida aqui no Brasil, é campeã de vendas na Nova Zelândia e Australia, e tem sido cultivada nos pomares europeus e norte-americanos com sucesso, nas regiões de inverno mais ameno. Lá fora chama-se pineapple guava ou brazilian guava. De tão deliciosa, deveríamos ter ao menos a polpa congelada à venda, se não sucos e geléias. Deveria ser uma grande commoditie de exportação, valorizando nossa biodiversidade, em cultivo agroecológico. 

O sabor é uma mistura de goiaba, abacaxi e morango, em uma fruta macia, não muito doce e ácida na medida. Persiste na boca e está mais concentrado na casca. A polpa branca tem textura de goiaba madura, é muito perfumada e as sementes quase não se fazem sentir. Impecável. Um deleite. Espero que todos um dia tenham a possibilidade de provar essa fruta.




Aqui em São Paulo eu já a vi algumas vezes no paisagismo urbano, mas nunca com frutos. Alguém dos locais mais quentes tem algum truque para cultivá-la? Compartilhe conosco :)

5 comentários:

  1. Me empolguei com teu blogg. Em Bs As e chamada de falso guayabo, e era plantada nos jardins antigamente, mais ninguem aproveitava os frutos.
    Eu os colhia e minha avo fazia o mais delicioso dolce que eu tenha lembranca. Tambem as comia in natura, pois quando bem maduras tem sabor a todas as frutas do mundo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martin, que gostoso ler sua mensagem. Tem o sabor de todas as frutas mesmo! Obrigado pelo relato! Um abraço

      Excluir
  2. Eu tenho uma árvore dessas aqui em casa às flores são muito lindas, todo ano carrega de frutas que caem verdes e estragados nunca aproveitei nenhuma.

    ResponderExcluir
  3. tenho 4 arvores tem carregado muitos frutos só nao sei como devo utiliza-los alguem pode dar infomaçoes

    ResponderExcluir
  4. Tenho um pé de goiabaserrananãodáfruto serrana que carrega de flores e não dá frutas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...