Eu adoraria poder dizer que é possível sobreviver alimentando-se unicamente de coisas coletadas na cidade. Isso ainda não é possível, mas podemos chegar um pouco mais próximo dessa autonomia. Cansou de ver amoras estateladas nas calçadas da cidade? De perder a safra de abacates? De ver mangas verdes perdendo-se no chão? De não saber o que fazer com tantas pitangas? Não sabe deixar a serralha gostosa? Sempre quis provar a flor de hibisco?
Essa oficina será feita com base em muitas dúvidas que apareceram nas últimas oficinas. O foco dela é aproveitar todos os alimentos que nascem na cidade, tanto as PANC como algumas plantas mais convencionais. Vamos abordar as melhores formas de sistematizar a coleta, a colheita, o processamento e o armazenamento. Falaremos das ornamentais comestíveis, das espontâneas, das frutíferas, de hortaliças e até de castanhas urbanas. Ainda, dicas das melhores épocas e locais para colheita. O foco vai além da identificação, trazendo pro dia-a-dia e principalmente, pra cozinha.
Receitas de conservas, compotas, chás, fermentados, licores, xaropes, pães, farinhas e muito mais! Com degustação no final, claro!
Aguardo vocês :)
Mais info na imagem abaixo:
Nasci no sitio e conheço algumas panc e já experimentei muitas delas minha mãe fazia salada de cerralha, Cambuquira, achei muito interessante o guia prático sobre panc!
ResponderExcluir