Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Caferana, Falso-guaraná

A fruta e sua polpa

Ultima chamada para a colheita da caferana! Ao menos aqui em São Paulo, as árvores estavam carregadinhas até algumas semanas atrás, e eu bobeei. Até que me deparei com uma árvore linda no Butantã, aqui em São Paulo, e ao maior estilo maritaca, fiz a festa. Madura, não tinha fruta nenhuma no pé - apesar da cor alaranjada, são duras, verdolengas e levemente amargas. Não dá tempo - os pássaros e morcegos devoram assim que a fruta amadurece. Quando vermelha indica que está de fato madura, atraindo magicamente uma nuvem de maritacas degustadoras de caferana.

A caferana é chamada de falso-guaraná, acredito que pela semelhança das folhas. Para mim, a caferana me parece mais com as folhas do cafeeiro. Eu tenho uma teoria que sei que está errada, mas sou apegado a algumas idéias. Acredito que chama-se caferana porque "rana" em tupi significa "parecido com". Caferana, a parecida com o café. Mas não tinha café aqui pra índio dar nome, então entenda que essa é uma viagem só na minha cabeça. E se souber uma explicação para o nome, me conte.

Fruta madura no pé é irresistível para as aves.

O chão forrado de sementes.
Por acaso, não achei nenhuma muda por perto.

A colheita foi boa - apenas frutos imaturos.
É uma frutinha nativa dos andes, pouco comum aqui no Brasil, mas perfeitamente aclimatada. Se adaptou bem, embora não seja uma planta invasiva, é bem prolífica, cresce rápido e é uma boa fruta para ter no quintal.  Seu formato é característico, com um biquinho, o tamanho é algo menor que uma noz e possui um par de caroços brancos dentro. A casca é uma película fina que some na boca, deveras, porque os caroços são grandes e toda polpa deve ser aproveitada. 

Os frutos maduros, vermelhos, são molengos e tem textura de extrato de tomate. Eu sei, a descrição não agrada muito. O sabor lembra amendoim, por isso lhe foi dado o nome de peanut butter fruit. E você aí, tente imaginar extrato de tomate com gosto de amendoim...

Elas amadurecem de uma hora para outra. A cada 12h ela mudam de cor completamente e se você não acompanhar todo dia a sua colheita, elas estragam. Quando imaturas, são duras e alaranjadas, mas maduras ficam vermelhas e moles feito caqui. Aliás, não empilhe, ou o peso das de cima vão esmagar as que ficarem abaixo.
De noite, metade estava verde.

Ao amanhecer, já rearranjadas, estavam todas
maduras, perfumadas e molengas.

Os usos dela são grandes, porque é uma fruta de polpa cremosa que rende bons sucos, geleias, mousses e até mesmo balas. Estou testando doce de corte, mas preciso de uma quantidade maior. Por enquanto, dá para passar no pão com um pouco de mel, porque a fruta se desfaz ao menor toque e pode ser espalhada feito manteiga no pão. A cor vermelha, como esperado, indica um teor altíssimo de vitaminas do complexo A e C, além de compostos antioxidantes, tornando a caferana uma opção extremamente saudável para ser incluída na dieta.

Para comer in natura o sabor é para poucos, não é muito doce, a textura é pesada na boca, não tem absolutamente nada de acidez e o sabor lembra amendoim cru. É o primo sem-graça do caqui. Mas cozida, processada, vira iguaria, casando perfeitamente com pão e com massas, seja feita como geleia ou pasme, como molho de tomate. Sim, acompanhada dos temperos certos, rende um molho escarlate saboroso, cremoso e intrigante.

Para extrair a polpa, use uma peneira de plástico ou metal, coloque várias frutas e aperte com o punho, em movimentos circulares, empurrando a polpa com os dedos - ela passa sem resistência. Para grandes quantidades pode ser um tanto tedioso, então é preciso desenvolver um sistema para processamento da polpa em escala comercial. Mas em escala doméstica em meia hora dá para processar meio quilo de fruta, o que significa muuuuita fruta.



Lá em casa eu tinha uma árvore de caferana, mas ela foi cortada para dar lugar à horta. Eu não sabia que se chamava caferana - me foi vendida como guaraná e para mim, aqueles frutos polposos nunca tiveram uso. Curiosamente, era atacada toda temporada por lagartas que viravam lindas borboletas azuis, então mesmo sendo um não-guaraná, ficou lá para as borboletas. Mas ampliamos a horta e ela foi removida. Ah, arrependimento! Uma árvore rara em casa, mas sabe como são as pessoas com expectativas frustradas... 

Se encontrar uma caferana dando sopa por aí, salve as sementes e faça mudas, que crescem rápido, são altamente ornamentais e decorativas. E se não gostar dos frutos, sejam crus ou processados, deixe para os pássaros, que aparentemente achar a caferana a coisa mais maravilhosa que há. Na natureza nada se perde! :)

Vamos plantar caferana nas praças!

110 comentários:

  1. Que delícia essa sua postagem, tanto o texto quanto as fotos me deixaram muito ansiosa em sair na rua olhando para cima na expectativa de encontrar essa tal de caferana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei muito da forma como foi escrito. Eu tenho uma experiência bem legal com a caferana. Quando criança comi e cresci sem saber o que era. Com quase 50 reencontrei essa frutinha e estou cultivando 6 mudas. O texto é perfeito pois mesmo quem não apreciar o sabor, vale muito a pena porque as aves gostam muito. Parabéns. Amanda, me perdoe responder no seu texto rsrs Mas é que você teve a mesma percepção sobre o texto do Guilherme. Bem legal.

      Excluir
    2. Acabei de encontrar na cada de amigos que viemos visitar em Araruama/RJ. Fiquei muito feliz pois só havia comido não minha infainfâ, hoje com 41 anos a reencontrei. Que delícia! E procurando o nome achei esse POST. Parabéns pelas informações. Lindo texto.

      Excluir
    3. Eleninha, eu moro em Saquarema (ao lado de Araruama) e gostaria muito de obter sementes ou mudas de caferana. Seria possível entrar em contato com seus amigos de Araruama?

      Excluir
    4. Encontrei uma arvore dessa aqui em saquarema. Estava aqui pesquisando a especie. Tem sementes.

      Excluir
    5. Eu tenho uma árvore dessa carregada aqui em casa, caso queira eu te envio as sementes qie perdem no chão...

      Excluir
    6. Tem dois pés em um terreno perto de casa e produzindo muito

      Excluir
    7. plantei uma muda, na praça do meu bairro, e todos os dias fico admirando o primeiro fruto!!!

      Excluir
    8. Eu tenho uma na minha calçada ela tá carregado de frutas eu adoro pegar e chupar elas bem vermelha fica eu e meus pets saboreando essas frutinhas deliciosa meus pets não perde nem uma quando cai kkkk sou de Sorocaba beijos

      Excluir
    9. Nossssaaaaa tem uma aqui na rua do lado! Na Moóca, São Paulo capital. Peguei ontem algumas bem vermelhinhas. Obrigado pelo esclarecimento!

      Excluir
    10. hola ..preciso conseguir umas 10 a 15 folhas para chá ... se puder passar o nome da rua (isentando seu endereço) eu poderia te essas folhas. No Butantan tb vi que tem mas deve estar fechado para visita. Campa

      Excluir
    11. Eu tenho uma aqui no meu quintal e sinceramente já ia me desfazer da planta de frutos molengos e sem graça de fato não conhecia, mas vendo a reportagem vou deixar ela alí onde se deu tão bem

      Excluir
    12. Olá amigo, me arrume uma sementes! Entre em contato pelo zap. 77999946069. De já agradeço! Nyron Fernandes

      Excluir
  2. Nossa, que delícia, fiquei imaginando o extrato de tomate com gosto de amendoim! hahah

    ResponderExcluir
  3. Realmente é encantador ver um pé de Caferana colorindo o jardim. Aqui em casa ela está cheia de frutinhas e vindo mais flores. Fiquei curiosa pra saber como fazer o suco e encontrei esse post. Adorei!
    Até agora só encontrei uma frutinha vermelha, as demais os pássaros já saborearam. Vou colher e guardar em casa pra ver se amadurecem sem virar comida de pássaros.
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Encontrei um pe na minha escola, mesmo sem saber o que era eu experimentei. Estou pesquisando sobre.

    ResponderExcluir
  5. eu plantei um pé. na frente de minha casa. ele esta carregado.quero saber como faço ,sucos e para passar no pao, com mel .quem souber me explica;; obrigado

    ResponderExcluir
  6. Pois é, eu tenho uma árvore dessa espécie no pequeno quintal da minha casa, aqui no centro da Cidade de Campinas. Ela produz frutos em duas cargas seguidas. Mesmo sendo centro de uma cidade grande aparecem sanhaços azuis e caga-sebos para devorarem os frutos. Mantenho a árvore apenas para alimentar esses pássaros. O canteiro fica cheio de mudas sempre.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma Caferana aqui em casa,me foi dado como Guaraná,mas pesquisando aqui tirei todas as minhas dúvidas.Grata pelos esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  8. Tem um pé no meu quintal um pouco mutilado, já estava assim quando compramos a casa, não sabia o que era, sei que os comem e minha irmã andou provando,disse que era doce. Vou juntar algumas sementes para fazer mudas.

    ResponderExcluir
  9. Tem um pé no meu quintal um pouco mutilado, já estava assim quando compramos a casa, não sabia o que era, sei que os comem e minha irmã andou provando,disse que era doce. Vou juntar algumas sementes para fazer mudas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas precisam ir para a terra breve, ou desidratam e morrem com facilidade, não devem ser armazenadas. Abraços

      Excluir
    2. Olá, pode me vender algumas sementes, pago o envio também, 33 988151342 esse é meu watsap, umas 10 sementinhas tá bom.

      Excluir
  10. Adorei o Post. Tenho três mudinhas no quintal que parecem ser caferana. Estava aqui procurando imagens para conferir porque não conheço a árvore. Experimentei a fruta através de uma colega do trabalho e acho que andei jogando as sementes no pequeno jardim que tenho em casa.

    ResponderExcluir
  11. peanut butter fruit, tá de brincadeira!!!
    manteiga de amendoim, meu amigo

    ResponderExcluir
  12. Vou plantar em vaso, quando conseguir sementes. Fiquei bem curiosa pra experimentar esse fruto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova pois é deliciosa! E ao mesmo tempo curiosa com gosto de amendoim!!!

      Excluir
    2. Tenho 3 mudas em vao ,2 em um vaso bem grande,crescem rápido .

      Excluir
  13. Guilherme, você pode me indicar alguns pontos em que encontro essa árvore aí em São Paulo? Quem sabe eu faça uma visitinha da próxima vez que for aí. abço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já vi no Ibirapuera, mas as fotos fora feitas dentro da USP butantã, perto da entrada que dá para a estação de trem. Abraços

      Excluir
    2. Consegui semente em uma calçada de Ribeirão Preto, lá ela e conhecida por guaraná. Trouxe semente e plantei no meu rancho no residencial Nova Yorque, José Bonifácio-sp já está procuzindo. Plantei na calçada e todos os moradores podem usufruir.

      Excluir
  14. tenho no meu quintal. se alguém quiser, mando sementes. basta enviar email (martanmartins@hotmail.com) pondo na referência caferana/falso guaraná

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite! Vivo atrás de umas sementes dessa fruta. Quando era criança, na minha casa tinha um pé dessa fruta e a gente a chamava de cereja. Meu e-mail: nyron.fp@gmail.com.
      De já agradeço! Nyron Fernandes.

      Excluir
    2. Se preferir pode entrar em contato pelo zap. 77999946069. Pagarei o envio.

      Excluir
  15. A primeira vez que vi essa fruta foi num quilombo e me apresentaram como cereja, sem graça mas que as aves gostam muito. Estava até hoje pra saber o nome dela. Acredito que a origem de caferana é a que vc descreveu mesmo. Ainda se fala tupi entre índios Brasil afora, eles podem bem ter batizado essa árvore. Enfim gostei muito das dicas, deu vontade experimentar esse molho porque in natura ela não é muito apetitosa. Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  16. Possuo um pé dessa fruta com o nome de guarná, onde os pássaros fazem a festa. Hoje, pelo seu texto fiquei sabendo tratar-se CAFERANA. Vou fazer mais mudas delas.

    ResponderExcluir
  17. Tenho um pé de caferana na fazenda faz sucesso entre a turma da roça. Está carregada! Meu pai dizia que era guarana mas na verdade o falso guarana. Descrição perfeita!

    ResponderExcluir
  18. Estou construindo uma casa em local que foi desmatado. Ví alguns tucanos e sabiás. Logo pensei em plantar árvores frutíferas para eles. Vejo que caferana não pode ficar de fora. Obrigado pelo blog. Muito útil !

    ResponderExcluir
  19. Estou construindo uma casa em local que foi desmatado. Ví alguns tucanos e sabiás. Logo pensei em plantar árvores frutíferas para eles. Vejo que caferana não pode ficar de fora. Obrigado pelo blog. Muito útil !

    ResponderExcluir
  20. oi meu nome é João Ataíde, j.ataide.silva@gmail.com, hje meu pé de caferana tá carregado e caindo sementes no chão, será que se torramos as sementes, não daria para fazer alguma química "bruxaria",outra utilidade, para essa planta.

    ResponderExcluir
  21. Há em tempo, sou da capital de são paulo.

    ResponderExcluir
  22. Há em tempo, sou da capital de são paulo.

    ResponderExcluir
  23. oi meu nome é João Ataíde, j.ataide.silva@gmail.com, hje meu pé de caferana tá carregado e caindo sementes no chão, será que se torramos as sementes, não daria para fazer alguma química "bruxaria",outra utilidade, para essa planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desconheço uso para as sementes :/

      Excluir
    2. Tenho um pé de caferana aqui no meu quintal ele esta parecendo uma árvore de tão grande mais desconhecia para q serviam,o meu pé esta carregado

      Excluir
  24. Porque meu pé de caferana não dá frutos? Chega a florir,mas não passa disso

    ResponderExcluir
  25. Porque meu pé de caferana não dá frutos? Chega a florir,mas não passa disso

    ResponderExcluir
  26. Olá, mim consegue umas sementinhas por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conseguiu as sementes do falso guaraná ???
      Eu estava comentando sobre essa fruta e vi que você queria sementes.
      Agora aqui na minha região está na época dos frutos.
      Hoje é sexta feira santa, dia 30 de março de 2018.
      Caso você veja esse comentário a tempo e se quiser sementes, me chama pelo WhatsApp ok, vou fazer mudas tambem.
      (11)983003638 Genilson Oliveira.

      Excluir
  27. Sou de São Paulo, mas atualmente residindo em Ribeirão Preto. Encontrei essa arvorezinha na rua cheia de frutos e com sementes no chão. Como tenho a mania de coletar sementes e plantar, foi o que diz. Hoje tenho varias em pequenos vasos. Espero ve-las com frutos num futuro.

    Joel Mangolin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como foi feito o plantio, estou tentando mas não germinam, é logo q se retira a polpa, ou tem q esperar secar?

      Excluir
  28. Eu tenho no meu quintal. Já torrei e fiz café. Tem o sabor de café cevada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Galego! Me arrume umas sementes dessa fruta por favor! Qdo eu era criança na minha casa tinha um pé e a gente a chamava de cereja. Hoje pesquisando sobre, vi seu comentário. Me confirme que eu te passo o endereço e pago o envio.. Grato, Nyron.

      Excluir
  29. Obrigado me ajudou bastante .pois tenho um pé no meu quintal e nem sabia abraços :)

    ResponderExcluir
  30. Que legal não sabia o que fazer com os frutos, tenho um pé aqui na minha casa. Moro em maravilha santa Catarina .
    Ele se adaptou bem na nossa região.

    ResponderExcluir
  31. EU tenho uma arvore de manteiga de amendoim esta cheio de frutas esta lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo, tudo bem? Me arrume umas sementes dessa fruta que eu conhecia como cereja. Na minha casa tinha um pé quando eu era pequeno e hoje eu estava pesquisando sobre quando vi seu comentário. Se for possível me confirme que te passo o endereço e pago o envio. De já agradeço. Se quiser contatar por e-mail: nyron.fp@gmail.com. De já agradeço! Nyron

      Excluir
  32. Quando criança, ganhei sementes de minha avó, que tinha um pé desses em casa. Ela os chamava mesmo de "guaraná", mas a vida toda me confundia com os guaranás que via por foto. Não consigo mais encontrar esta fruta por minha região, mas as lembranças de cor e sabor me retornaram à mente com este texto...

    ResponderExcluir
  33. Gostei do que li também,pois tenho na frente de minha casa em um terreno baldio uma árvore dessas cheia de frutos,muito bom conhecer, agora vou pegar uma muda.

    ResponderExcluir
  34. Parece que as sementes só germinam assim que despolpadas e plantadas...depois de alguns dias secas já não germina mais! alguém confirma isso?????

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Como vai ?
    Hoje,30 de março, sexta-feira santa, eu passei numa rua próximo à minha casa onde tem dois pés de falso guaraná.
    Estava comendo alguns frutos que já estavam maduros quando passou uma senhora que estava fazendo sua caminhada matinal e me perguntou se aquela fruta poderia ser comida e qual era o nome 
    Eu disse que já era a terceira vez que as comia e que nunca me fizeram mal algum, mas que seu gosto não era lá aquelas coisas, pois talvez não iria lhe agradar seu paladar e que o nome é falso guaraná.
    Após isso, colhi algumas "sementes/caroços" secos pela calçada, pois e um local que ninguém circula muito por ali, portanto as "sementes" estão bem conservadas, e vim para casa pesquisar mais uma vez sobre o falso guaraná e deparei-me com sua postagem. Descobri a partir de então que se chama caferana.
    Foi bom aprender e me motivou ainda mais a pegar seus frutos para ajudar a perpetuar essa especie.
    Tenho uma pequenina muda de um caroço que plantei, colhido desse mesmo pé.
    Já vou mandar na semana que vem alguns para o sítio dos meus pais lá no Pará.
    Obrigado pela informação.
    Abraço.
    Sou Genilson Oliveira e moro nas proximidades do metrô Capão Redondo em São Paulo.

    ResponderExcluir
  38. Ola. Gostei muito da forma que voce escreve. um abraço

    ResponderExcluir
  39. Ganhei um pé da prefeitura, nem sabia o que era. Pesquisando esta aí a resposta!
    Só quero saber o tamanho que fica a árvore,pra saber onde plantar?

    ResponderExcluir
  40. Convido a todos para entrarem em nosso grupo de doações e trocas de mudas e sementes: https://m.facebook.com/profile.php?id=422967081396608&ref=content_filter

    ResponderExcluir
  41. Pelo amor de Deus, o senhor tem 6 sementes para me ceder? ou comprar?
    Essa árvore é sinônimo de minha infância e tenra idade, a fruta que mais representa as idas à casa de meus avós paternos a quem guarda valiosa estima, lembra de momentos sagrados e inocentes de época mais interiorana de minha vida em minha cidade amada e querida, mas, que infelizmente não mais inocente e tão interiorana. Faz muito tempo que venho tentando encontrar essa fruta porque na minha infância e na minha cidade era chamada de "ameixa vermelha" para diferenciá-la da "ameixas amarelas - nespera". Quase em todos os quintais, ruas ou passagens tinha um pé.
    Na casa de meus avós tinha um pé que ficava exatamente na direção da janela "copinha - sala de jantar", bem apegado ao muro.
    Nossa, meus olhos enchem de lágrimas porque a cena que tenho desta fruta é indescritível.
    Se poder me ceder umas sementes ou me indicar onde posso comprar uma agradeço.
    Belo texto e linda história, SP cidades de reencontros, amo minha SP!
    Grata

    Karla Barbosa

    ResponderExcluir
  42. Na casa do meu pai tinha um pé dessa fruta,a gente comia mas enjuava ,era doce mas tinha um sabor esquisito, gostava de brincar com os sobrinhos e netos passando neles dizendo que era sangue.

    ResponderExcluir
  43. Na casa do meu pai era conhecida como cervejinha.

    ResponderExcluir
  44. Na casa do meu pai era conhecida como cerejinha,e não cervejinha 👍

    ResponderExcluir
  45. Ja tentei plantar de toda forma pela semente e não consegui que germinasse. Quem conseguiu por favor me diga como fez a muda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome não saiu.... Sou Adriana
      Email adrianaozores@gmail.com

      Excluir
  46. Boa noite.
    Nunca havia visto e nem ouvido falar.
    Passando pela rua da mi há cidade eu vi um pé com frutos.
    "Se bicho como você pode comer", "o fruto caído no chão e o mais maduro" foi o que eu usei e agora, procurando pelas imagens eu encontrei a sua postagem.
    Já recolhi algumas sementes e já estão germinando.
    Abraços e obrigado.

    ResponderExcluir
  47. Bom dia . Descobri hoje, neste post, que tenho um pe de caferana... e não guaraná. Tá carregado. Vou fazer muda com as sementes... e espalhar nas praças. Abcs

    ResponderExcluir
  48. Meu sogro tem uma arvore linda de Caferana no quintal, mesmo ninguém gostando da fruta ele a preserva para os pássaros.

    ResponderExcluir
  49. Adoro seu blog! Meu filho achou uma Caferana (ubatuba) e veio todo feliz me dar a fruta pra gente comer, mas ñ conhecíamos e guardei pra pesquisar. Vim aqui ver se achava a tal da fruta era a a Caferana! Peguei umas ainda imaturas, vamos esperar que fiquem vermelhinha pra provar. Obrigada

    ResponderExcluir
  50. Nossa!Eu simplesmente amo essa fruta e como com vontade. Cresci comendo essa fruta no Mato Grosso e eu a conhecia por cereja do mato...rsrs...me Mudei pra Minas Gerais e sempre a procurei sem sorte por causa do nome...pesquisando descobri se chamar Caferana, aí ficou fácil encomendar a muda. Já está plantada e eu sonhando com os frutos.

    ResponderExcluir
  51. Gentei muito da postagem e dos comentarios, não conhecia essa fruta vi um pé na casa da minha cunhada provei com minha esposa e gostamos trouxemos várias sementes que estavam pelo chão plantamos e germinou todas nós saquinhos de mudas estamos muito alegres com isso e muito boa essa fruta temos umas doze muda, moramos na cidade de Santarém Pará.

    ResponderExcluir
  52. MUITO OBRIGADOOOOOO!!!! Sensacional sua postagem e estou aqui pra dizer que sou mais um exemplo do quanto essa fruta significa pra minha recordação da infância. E não é por menos: artigo científico comprova que ela possui o composto da felicidade!!!! :)

    ResponderExcluir
  53. Encontrei 2 árvores carregadinhas de frutinhas no condomínio onde moro. Ninguém colhe! Acho q não conhecem. A descrição no texto está perfeita. O gosto de amendoim é bem nítido e achei bem docinha. Fantástica!

    ResponderExcluir
  54. Na calçada de minha casa tem um pé que minha mãe tá h ou uma semente e plantou tá carregadinho todos os dias os sábias vem comer dela é muito gostosa

    ResponderExcluir
  55. Ja tive o prazer de degustar esse fruto quando criança no sítio de meu avô, infelizmente não existe mais, deu daudades. Onde posso conseguir sementes, sou de Salvador e aqui não encontra mudas. meu e-mail rubens_almeida@msn.com.

    ResponderExcluir
  56. Legal!! Temos uma aqui em Itu que dá muuuito frutos e os pássaros devoram mesmo! Descobri anteontem o nome dela e corri pra pesquisar, pois não sabíamos que era comestivel. Assim que der novamente provarei todas as sugestões! Att, Thaís (@oraquefomis)

    ResponderExcluir
  57. Por favor ! estou precisando de mudas dessa planta "Caferana" para pesquisa científica. Onde consigo comprar mudas ???

    ResponderExcluir
  58. Tenho uma árvore na minha casa. Meu marido ganhou como guaraná, mas depois que cresceu percebeu que os frutos eram diferentes do guaraná. Pesquisamos e descobrimos o nome e que é comestível. É uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!Gostaria de conseguir sementes desta fruta. Fez parte da minha infancia. Nunca mais vi.

      Excluir
  59. Eu me chamo Iveuda Bevilaqua, sou nutricionista, moro eem Parnaíba
    Piauí, eu tive a sorte de comer caferana na minha infância, e depois nunca mais, só q agora aos 50 anos fui presenteada com um muda, q felicidade!! E ela cresceu rápido, já dá frutos. . estou fazendo muitas mudas na esperança de doar p quem quiser enfeitar seus quintais e jardins, pois além de linda e ricamente poderosa como antioxidante. E muito saborosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! A senhora ainda tem alguma muda dessa planta para doar ou vender?

      Excluir
  60. Boa,noite!
    Gostaria que alguém me doasse semente e ou muda de caferana,
    A fruta me lembra muito a infância
    avalmirdeandrade@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. Tenho essa fruta no quintal da minha casa em Belém do Pará e gosto muito da fruta .Retiro da árvore para amadurecer fora ,pois caso contrário os pássaros comem todos .Eles ficam com as frutinhas do topo da árvore e fazem a festa todas as manhãs .

    ResponderExcluir
  62. Ahhh minha infância.
    Procurei tanto por essa fruta, só lembro que meus avós chamavam de ameixa ou guaraná. Infelizmente o pé do fruto não existe mais e não tenho a mínima ideia de onde encontrar uma muda.

    ResponderExcluir
  63. Safari Garden, Jardim exótico, plantas raras,... Mercado livre.

    ResponderExcluir
  64. Eu tenho um pé no meu quintal e como todos os frutos dela uma delícia.

    ResponderExcluir
  65. Eu amo essa planta. Como muito mas nunca pensei em fazer receitas com ela agora que tenho um pé na porta de casa.

    ResponderExcluir
  66. Tenho essa planta no meu quintal e conhecia como cereja, sabia q ñ era, pois, é Muito diferente.ai alguém me mandou essa posto .gosto muito acho uma delicia um pouco enjoada kkk

    ResponderExcluir
  67. Mew Dews essa cafenara não devia estar boa, pq colhi ontem várias e ela madura é muito doce. Peguei algumas que estavam sem graça como você descreveu, e quase desisti de colher, mas comi uma que estava doce doce e logo já tinha comido várias, e apenas algumas estavam sem graça.

    ResponderExcluir
  68. Temos um pé aqui em casa, nada se perde, eu gosto muito da polpa. As sementes, o hamster e nossa cachorrinha adoram, só fica a pele da semente... já fiz muda para vários amigos que solicitaram mudas.

    ResponderExcluir
  69. Também conhecida por Cereja Peruana

    ResponderExcluir
  70. Olha só que incrível, hoje eu e meu esposo saímos para caminhar e encontramos um pé dessa árvore em uma calçada, pegamos umas frutas para pesquisar e descobrimos ser essa caferana, a árvore está lotada, coisa mais linda😍😍😍

    ResponderExcluir
  71. Amo essa fruta!!!! Marco na minha infância, quando ia passar férias na casa da avó e após almoço ia pra o pé me deliciar com a sobremesa docinha, a qual minha vó dava o nome de "pingo de mel". Só agora, após 40 anos, descobri o verdadeiro nome :)

    ResponderExcluir
  72. Pessoal, alguém pode me enviar algumas sementes, mando o pix do envio, meu watsap é 33 988151342 entrem em contato por favor, meu nome é Tarcio, sou apaixonado por essa frutinha e aqui na minha cidade não tem mais.

    ResponderExcluir
  73. Conheço como Tâmara Espanhola. Semente grande, pouca polpa, mas bem doce.

    ResponderExcluir
  74. Tenho essa planta há um tempão e só hoje descobri o que era. Uma chamavam de cereja e teve gente que chegou a pensar que fosse café

    ResponderExcluir
  75. Let's unravel the enchantment of Master Paper Writing Service and their essay wizardry! Faced with a complex topic, they transformed panic into relief. The assigned writer was a maestro, turning jumbled thoughts into a coherent, grade-winning essay. A stress-free experience with a result of pure excellence. For a writing lifeline, MasterPapers.com is the place to be.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...