Páginas

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Batata d'agua, espinafre chinês, Ipomoea aquática

Falamos em uma postagem recente sobre o uso culinário das folhas da batata-doce. Há ainda outras espécies da mesma família, como a Ipomoea aquatica, chamada de espinafre-chinês e espinafre-da-água, uma planta de pequeno porte e que produz batatas muito pequenas.

Já vi várias vezes maços deles sendo vendidos nas feiras e mercearias orientais aqui da capital, mas nunca dei a atenção merecida. Ele possui folhas compridas e macias, com poucas fibras, sem penugem e que cozinham rápido. Os talos são ocos, crocantes e sem fibras, podendo ser preparados junto com as folhas ou separados e usados como "vagem", mantém a linda cor verde, a crocância e o sabor adocicado. Refogada fica fenomenal, assim como empresta cor, sabor e textura para tortas, risotos, refogados, omeletes e até mesmo para pizzas.O omelete dela, aliás, é um clássico oriental.


Adaptada a ambientes encharcados, como beira de rios e lagos, é muito popular na Ásia como hortaliça, idêntica ao espinafre, porém sem oxalato e muito mais nutritiva. No bairro da Liberdade em SP é possível encontrar maços delas de R$3,00 a R$5,00 nas mercearias chinesas.Qualquer ramo pode ser colocado na água e em poucos dias pode ir para a terra. 

Na horta, plante junto dos inhames e bananas, ou seja, em ambiente mais úmido, embora mais ensolarado. Eu gosto de fazer mudas individuais em garrafas vazias ou caixas de suco ou leite, usando uma mistura de 10% de areia, 40% de terra de composteira e 60% de terra de jardim, e deixo enraizar em local semi-sombreado e com pouca incidência de vento. Remova a maioria das folhas maiores, deixando três ou quatro nos brotos terminais. É possível consumir os brotos e plantas a porção inferior do caule também. Quando começar a brotar, ou depois de três semanas, pode ir para local definitivo, mais ensolarado.

Ela deve ser colhida sem ser arrancada pela raíz, brotando abundantemente e formando pequenas touceiras em algumas semanas, quando pode ser colhida novamente. 

Batata d'água, de folhas finas. Adora locais úmidos.

Flor da batata d´água.

O caule oco é crocante e saboroso, lembra a vagem
e tem sabor suave e adocicado. Hum!

Num maço, tudo se aproveita, folhas e caules.

5 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...