Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Doce Mistério do Mamão Oco

Quem tem composteira em casa sabe como é. Vai jogando casca de legumes, folhas que vieram amassadas da feita, restos de frutas... E, claro, sempre algumas sementes junto. 

Na composteira aqui de casa sempre aparecem 3 coisas: quiabo, tomate e mamão. Se dermos sorte, melancias também.

Há uns tempos, salvei uma mudinhas de mamoeiro e plantei pelo terreno. Descobri que o mamoeiro vai melhor em locais úmidos e que tolera sombra parcial. Se o solo for macio então, maravilha! Falo isso porque alguns pés estão com meio metro, outros com muitos metros. Todos plantados no mesmo dia.

Pois bem, o maiorzão de todos eu plantei no meio da horta. Idéia besta, eu sei. Mas ele adorou a adubação e as regas, e produz muito bem. Estava carregadinho. Até que colhemos nosso primeiro mamão.

Só consumimos mamão papaya e formosa aqui em casa. Os frutos, que iam crescendo no pé, estavam com um formato estranho, mais redondo, divididos em gomos bem marcados. Foram amadurecendo e o formato se mantinha. 

Fomos colher, surpresa um. Mesmo maduríssimo, o mamão é firme igual uma goiaba madura. Nada de recheio molengão. Descascar e comer igual maçã, goiaba, aos pedaços, firmes.

E dentro, nada de sementes. Isso mesmo, um buracão oco, de bordas lustrosas. Nada dentro. Nada!

Fiquei intrigado. Conversei com amigos hortelões e fiquei sabendo que isso aconteceu com eles também.

Daí fui investigar a causa. Achei uns artigos sobre mutação e ploidia de mamões. O que aconteceu: meu mamão é um híbrido.

(se você odeia genética, pule os próximos parágrafos)

Um dos pais deveria ser tetraplóide. O que isso quer dizer? Que os cromossomos dele se organizam em quatro cromossomos homólogos. Assim: I I I I.

Cada filho, não é uma mistura de 50% o pai, 50% a mãe?
Então, uma célula reprodutiva (gameta) de um tetraplóide tem I I, dois cromossomos.

O outro pai deveria ser diplóide, cromossomos assim: I I Assim, ele tem apenas dois cromossomos, e seus gametas, um só. Assim.

Quando ocorreu a fertilização, juntou-se um gameta com 2 cromossomos (do pai tetraplóide) e outro com 1 (da mãe diplóide). Ou seja, a nova planta tem 2 + 1 = 3. Assim: I I I.

Ou seja, é um mamão triplóide. Plantas triplóides, por vezes, no desbalanço na produção de gametas, acabam não produzindo sementes. Apesar de produzir frutos, a tendência é que eles não tenham sementes.

Basicamente, foi o que a natureza fez lá em casa. Lá na fecundação da flor que originou o fruto que comemos e cuja semente brotou, deve ter acontecido isso.

Coincidência ou não, só fico triste de não pode replantar esse mamão diferente que nasceu aqui em casa.

E você, já comeu mamão sem sementes?

(Mais informações, pode ler aqui)


6 comentários:

  1. Já comi, aqui em casa tem um mamoeiro desse tbm, os frutos são bem doces.

    ResponderExcluir
  2. Também tenho uma história bem parecida: plantei um pé de mamão que nasceu da minha composteira, e quando formaram-se os primeiros frutos, percebi o formato mais arredondado. A polpa é mais dura, e ele é oco por dentro, embora tenha sementes, que são bem soltas. Ao pesquisar no livro "Frutas Brasileiras e Exóticas Cultivadas", descobri que esse mamão é o "Caipira", original da América Tropical, ao contrário do Papaia e do Formosa, que são cultivares desenvolvidas no Havaí e Japão. Esse era o único mamão plantado no Brasil até os anos 70. Li que esse formato mais arredondado é o que dá o nome de "mamão", já que se parece com uma mama. A única dúvida que ficou foi: quando foi que comi um mamão caipira, para que as sementes fossem parar na minha composteira? Talvez algum mamão que comprei era caipira, mas não percebi...

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Marica no RJ caiu um mamão do vizinho no meu quintal. Quando abri não tinha nenhuma semente!

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Marica no RJ caiu um mamão do vizinho no meu quintal. Quando abri não tinha nenhuma semente!

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa tem um mamoeiro cujos frutos não têm sementes. Bastante interessante.

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa tem um mamoeiro cujos frutos não têm sementes. Bastante interessante.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...