Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O Doce Mistério do Mamão Oco

Quem tem composteira em casa sabe como é. Vai jogando casca de legumes, folhas que vieram amassadas da feita, restos de frutas... E, claro, sempre algumas sementes junto. 

Na composteira aqui de casa sempre aparecem 3 coisas: quiabo, tomate e mamão. Se dermos sorte, melancias também.

Há uns tempos, salvei uma mudinhas de mamoeiro e plantei pelo terreno. Descobri que o mamoeiro vai melhor em locais úmidos e que tolera sombra parcial. Se o solo for macio então, maravilha! Falo isso porque alguns pés estão com meio metro, outros com muitos metros. Todos plantados no mesmo dia.

Pois bem, o maiorzão de todos eu plantei no meio da horta. Idéia besta, eu sei. Mas ele adorou a adubação e as regas, e produz muito bem. Estava carregadinho. Até que colhemos nosso primeiro mamão.

Só consumimos mamão papaya e formosa aqui em casa. Os frutos, que iam crescendo no pé, estavam com um formato estranho, mais redondo, divididos em gomos bem marcados. Foram amadurecendo e o formato se mantinha. 

Fomos colher, surpresa um. Mesmo maduríssimo, o mamão é firme igual uma goiaba madura. Nada de recheio molengão. Descascar e comer igual maçã, goiaba, aos pedaços, firmes.

E dentro, nada de sementes. Isso mesmo, um buracão oco, de bordas lustrosas. Nada dentro. Nada!

Fiquei intrigado. Conversei com amigos hortelões e fiquei sabendo que isso aconteceu com eles também.

Daí fui investigar a causa. Achei uns artigos sobre mutação e ploidia de mamões. O que aconteceu: meu mamão é um híbrido.

(se você odeia genética, pule os próximos parágrafos)

Um dos pais deveria ser tetraplóide. O que isso quer dizer? Que os cromossomos dele se organizam em quatro cromossomos homólogos. Assim: I I I I.

Cada filho, não é uma mistura de 50% o pai, 50% a mãe?
Então, uma célula reprodutiva (gameta) de um tetraplóide tem I I, dois cromossomos.

O outro pai deveria ser diplóide, cromossomos assim: I I Assim, ele tem apenas dois cromossomos, e seus gametas, um só. Assim.

Quando ocorreu a fertilização, juntou-se um gameta com 2 cromossomos (do pai tetraplóide) e outro com 1 (da mãe diplóide). Ou seja, a nova planta tem 2 + 1 = 3. Assim: I I I.

Ou seja, é um mamão triplóide. Plantas triplóides, por vezes, no desbalanço na produção de gametas, acabam não produzindo sementes. Apesar de produzir frutos, a tendência é que eles não tenham sementes.

Basicamente, foi o que a natureza fez lá em casa. Lá na fecundação da flor que originou o fruto que comemos e cuja semente brotou, deve ter acontecido isso.

Coincidência ou não, só fico triste de não pode replantar esse mamão diferente que nasceu aqui em casa.

E você, já comeu mamão sem sementes?

(Mais informações, pode ler aqui)


54 comentários:

  1. Já comi, aqui em casa tem um mamoeiro desse tbm, os frutos são bem doces.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li que o mamão bola é resultado da brotação da semente do mamão Formosa, que é um híbrido.

      Excluir
  2. Também tenho uma história bem parecida: plantei um pé de mamão que nasceu da minha composteira, e quando formaram-se os primeiros frutos, percebi o formato mais arredondado. A polpa é mais dura, e ele é oco por dentro, embora tenha sementes, que são bem soltas. Ao pesquisar no livro "Frutas Brasileiras e Exóticas Cultivadas", descobri que esse mamão é o "Caipira", original da América Tropical, ao contrário do Papaia e do Formosa, que são cultivares desenvolvidas no Havaí e Japão. Esse era o único mamão plantado no Brasil até os anos 70. Li que esse formato mais arredondado é o que dá o nome de "mamão", já que se parece com uma mama. A única dúvida que ficou foi: quando foi que comi um mamão caipira, para que as sementes fossem parar na minha composteira? Talvez algum mamão que comprei era caipira, mas não percebi...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucio, achei muito interessante essa sua pesquisa !! Nos meus estudos sobre mamao, descobri que o formato arredondado são de um mamoeiro com flores fêmeas e que os fruto mais alongados sao de flores hibridas, ja os machos nao produzem, ou produzem poucos frutos que na vingam ... Agora nao sei se o redondo é porque é femea ou se é caipira, ou os dois !!

      Excluir
    2. Boa tarde Lúcio pode ser algum pássaro que deixou a senente na sua compostagem abraço

      Excluir
  3. Aqui em Marica no RJ caiu um mamão do vizinho no meu quintal. Quando abri não tinha nenhuma semente!

    ResponderExcluir
  4. Aqui em Marica no RJ caiu um mamão do vizinho no meu quintal. Quando abri não tinha nenhuma semente!

    ResponderExcluir
  5. Aqui em casa tem um mamoeiro cujos frutos não têm sementes. Bastante interessante.

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa tem um mamoeiro cujos frutos não têm sementes. Bastante interessante.

    ResponderExcluir
  7. Ah..meu mamoeiro tb produz mamão sem semente!

    ResponderExcluir
  8. Meu mamoeiro tbm não tem sementes nos frutos

    ResponderExcluir
  9. Ãlguem sabe a maneira como replantar ...

    ResponderExcluir
  10. Meu mamoeiro tbm não nascem sementes

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ontem colhi dois mamões, lavei-os na torneira e passei a faca esperando ver suas milhares de sementes, que povoariam meu pátio no próximo verão, mas nada encontrei, somente a polpa macia e avermelhada, bem doce, oca, igual as deste artigo. O formato do fruto é normal, diferente dos de suas fotos. Agora sei que são hibridos... obrigado pela instrução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcio , vc esqueceu de dizer que era oco por dentro rsrsrs
      tenho um mamoeiro que também não dá sementes , mas no início , tinha sementes , sim . Agora , está aguado , mais duro e sem sementes . Nem sabiá come. Acredito ser problemas nutricionais .

      Excluir
  13. Ontem colhi dois mamões, lavei-os na torneira e passei a faca esperando ver suas milhares de sementes, que povoariam meu pátio no próximo verão, mas nada encontrei, somente a polpa macia e avermelhada, bem doce, oca, igual as deste artigo. O formato do fruto é normal, diferente dos de suas fotos. Agora sei que são hibridos... obrigado pela instrução.

    ResponderExcluir
  14. Mamão com patente de produtores que compram sementes em bank de seds , modificado geneticamente em laboratório , por isso não tem sementes o filhos do mamão que você comprou......
    O mamão que vc compra é grande bonito mas o filho dele é quem realmente ele deveria ser mas não é por contas da modificações ,
    Ai vc tenta planta a nova geração não consegui por que os filhos são infertil ....
    Ssempre teremos que volta pra compra mais mamao para planta novamente ...

    Isso tudo par que os grandes produtores fiquem escravos dos bancos de sementes .

    E domina o povo na implantação do chip so compra quem tem o chip , quem não tem morre de fome pois a frutas serão todas hibridas Nova Ordem Mundial,Hoje é visto no mamão mas no futuro proximo será em todas Frutas Grãos tudo tudo tudo.
    Trigo,Soja,Milho ,laranja etc.
    Tudo so compra quem estiver com o Chip

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... Querem impossibilitar as pessoas de plantar seus próprios alimentos verdadeiramente saudáveis... Por esta razão está havendo uma campanha muito grande entre as pessoas de cultivar suas hortas e plantio agora, pois futuramente se sabe que não haverá esta possibilidade... Eu recebi um mamão destes hoje na esperança de pegar suas sementes, ao abrir e o ver vazio vim parar aqui nesta área ao pesquisar sobre a anomalia... Uma pergunta que meu filho fez ao ver o fruto sem semente e eu dizer que foi modificado geneticamente, foi: -mãe, não faz mal comer um fruto modificado geneticamente? Será que a gente não vai poder ter mais bebê que nem mamão se comer ele? Kkk sei parece engraçado o raciocínio da criança, mas confesso que olhei nos olhos dele e disse: - Não sei filho... Mexer com Genética o resultado é sempre imprevisível... E ele disse: eu não quero comer esse não, gosto do que tem semente isso tá estranho! Kkkk eu concordei com ele... Agora a dúvida é, onde jogo ele fora? Se eu colocar em meu solo talvez ele passe seu defeito genético a outras plantas ao redor... Então decidi fazer um teste, vou jogar ele no canto de casa que nasce o mato e observar o que vai acontecer com o matagal kkkk

      Excluir
  15. tenho este mamao no meu quintal. docinho. Encontro em algum duas semente ou tres.

    ResponderExcluir
  16. Aqui em casa nasceram dois mamoeiros,sem sementes tbm,o fruto e lindo e bem firme....ele está se espalhando sozinho,crescendo um terceiro pé do lado...

    ResponderExcluir
  17. aqui no Rio Grande do Sul em Cruz Alta tbem tenho um pe de mamao de composteira sem sementes. Muito doce e firme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui em Capela de Santana, tenho um mamoeiro que nasceu no pátio, esta carregado e todos que colhi, não tinha uma semente sequer, muito doce, frutos de tamanho pequeno a medio.

      Excluir
  18. Aqui em casa naceu mudas de mamão q forao sementes q joguei de um mamão q comi da fera naceu muito lindo o pe deu muito mamão grande doce mas sem nen uma semente

    ResponderExcluir
  19. Hoje colhi alguns mamões ao abrir um percebi que não tinha sementes ,achei fora do comum ai fiz uma pesquisa que é normal algumas frutas não ter sementes.

    ResponderExcluir
  20. Cai aqui, pq fui cortar um mamão hoje que comprei e ele estava peladão por dentro. Levei um grande susto e vim pesquisar sobre isso

    ResponderExcluir
  21. Porque os mansões do pé que plantei São aguçados.?

    ResponderExcluir
  22. Fica triste não, amigo.
    Se vc ainda tem esse pé de mamão, pode clonar seu pé em vários outros indivíduos realizando uma alporquia dos brotos laterais.

    Particularmente, acho mais divertido deixar que novos pés germinem de sementes do composto, já que o mamão gerado será uma surpresa.

    =)

    ResponderExcluir
  23. Isso não é um mamão hibrido, mas sim um mamão FEMEA, por isso os frutos tem esse formato. O fato de não ter sementes é uma anomalia genetica ou adubaçao desequilibrada.

    ResponderExcluir
  24. Aqui em Criciúma-SC também deu mamão sem semente, os frutos são bem doces e firmes, o interessante é que eles são enormes! Não quero exagerar mas são do tamanho de dois ou três melões juntos, deve ter de 5 a 7 kilos.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite,nasceu pé mamão papai em casa rente pé muro, sem eu plantar sementes,cresceu até tortinho devido muro. Carregou de frutos lindos perfeitos, sem sementes a princípio achei estranho, nunca tinha ouvido falar , ai fiz a busca desse acontecido , e vcs me responderam

    ResponderExcluir
  26. Na minha nasceu um pé de mamão e os frutos não tem sementes, mais ele não é de gomo como tinha nas imagens acima. ele parece papaia, mais sem sementes e nasceu na composteira tambem. O pé ta enorme e carregado de frutos que não amadurecem. Ja colhi verdes e o fruto é doce e alaranjado por dentro. Delicioso. amei pois são firmes e .

    ResponderExcluir
  27. Aqui nasceu sozinho, deixei e eis que o pe esta carregado de mamoes? Mamaos? rs Bom, esta carregado e sao alongados. Amadureceu e la fui eu colher feliz da vida crente que iria replantar as sementes,, cade elas? Pensei que estaria comendo organicos... triste

    ResponderExcluir
  28. Plantei um pe de mamao e para minha surpresa nao tem carocos quando vem sao1 a 3 caroços

    ResponderExcluir
  29. Tbm tenho um pé de mamão sem sementes, são enormes, um deles pesou 3.064 gramas. São firmes e doces...

    ResponderExcluir
  30. Aqui na minha casa em pouso alegre MG nasceu um pé de mamão sem eu plantar e deu muito mamão são bem grandes mais não tem uma semente dentro e eles são muito doce

    ResponderExcluir
  31. Aqui na minha casa nasceu um pe de mamão...e quando colhi os mamãos não tinham sementes.Achei interessante.

    ResponderExcluir
  32. Eu sempre jogo as sementes de frutos no quintal. Eu moro numa região chamada zona da mata, afastada do centro e bem próximo de sítios, e isso faz com que apareçam bichinhos, entre eles, pássaros. Então eu jogo as sementes e restinho de frutas pra que eles se alimentem.
    Então, nessa de jogar as sementes, nasceu 5 pés de mamão no quintal, sendo que o pé mais velho já está dando frutos. Os primeiros mamões vieram com pouquíssimas sementes, tipo cada mamão umas 5 sementes. Achei curioso e confiei que os próximos frutos viriam com as sementes. Que nada! Já colhi vários e agora nenhum vem semente. Os outros 4 pés são jovens. Apenas um deles está começando a se frutificar.

    Os frutos geralmente são pequenos, doces (sim, até as formigas fazem morada na casca com q intenção de perfurar) e bem laranjados. Os frutos que estão mais no topo do pé são maiores e estou curiosa pra saber se esses terão as sementinhas pra eu replantar.

    Ahhhh.. antes de distribuir algumas sementes no quintal, eu deixei secar. outras eu joguei diretamente com o resto de frutas vindo de mercado. Então não dá pra saber a peguem e o porquê que esse mamoeiro é tão diferente.

    ResponderExcluir
  33. Eu tinha um pé de mamão macho que cresceu muito, não deu fruto, apenas flores e com o tempo ficou oco. Cortei o pé e um ano depois nasceu outro com caule das flores roxo, deu frutos tipo das fotos acima com algumas pedras e sem sementes. Dúvida: porque os pássaros não gostam deles, só dos outros pés comuns? Podem ter alguma anomalia que faça mal ao consumir?

    ResponderExcluir
  34. Esse mamão não se planta com sementes/ ele da os brotos no chão após o mamão se desenvolver/ vc tira a muda e replanta ok/ não é nada de híbrido / e sim um presente da natureza e de Deus/ híbrido seria a formação genética de laboratório/ a natureza não é a ciência da encubadora q vcs nem sequer prestaram atenção as mudas/ pois não dão sementes já nascem árvores

    ResponderExcluir
  35. Esse mamão não se planta com sementes/ ele da os brotos no chão após o mamão se desenvolver/ vc tira a muda e replanta ok/ não é nada de híbrido / e sim um presente da natureza e de Deus/ híbrido seria a formação genética de laboratório/ a natureza não é a ciência da encubadora q vcs nem sequer prestaram atenção as mudas/ pois não dão sementes já nascem árvores

    ResponderExcluir
  36. Esse mamão não se planta com sementes/ ele da os brotos no chão após o mamão se desenvolver/ vc tira a muda e replanta ok/ não é nada de híbrido / e sim um presente da natureza e de Deus/ híbrido seria a formação genética de laboratório/ a natureza não é a ciência da encubadora q vcs nem sequer prestaram atenção as mudas/ pois não dão sementes já nascem árvores

    ResponderExcluir
  37. Esse mamão não se planta com sementes/ ele da os brotos no chão após o mamão se desenvolver/ vc tira a muda e replanta ok/ não é nada de híbrido / e sim um presente da natureza e de Deus/ híbrido seria a formação genética de laboratório/ a natureza não é a ciência da encubadora q vcs nem sequer prestaram atenção as mudas/ pois não dão sementes já nascem árvores

    ResponderExcluir
  38. Esse mamão não se planta com sementes/ ele da os brotos no chão após o mamão se desenvolver/ vc tira a muda e replanta ok/ não é nada de híbrido / e sim um presente da natureza e de Deus/ híbrido seria a formação genética de laboratório/ a natureza não é a ciência da encubadora q vcs nem sequer prestaram atenção as mudas/ pois não dão sementes já nascem árvores

    ResponderExcluir
  39. Bom dia, meu pé de mamão nasceu sem eu ter plantado, não são mamão papaia nem formosa, são mamãos bem bonitos e arredondados,pra minha surpresa hoje apanhei o primeiro bem lindo e amarelo, quando cortei era oco sem sementes,vim pesquisar pra saber o por que dessa formação eles terem vindo sem sementes,encontrei várias respostas, obrigado.

    ResponderExcluir
  40. Olá, bom dia a para todos! Gente aconteceu aqui em minha ca também. Nasceu um pé de mamão cresceu lindamente rsrs e deu muitos frutos grandes pesando em média 2,95Kg 3,200 mas, a maioria deu pouquíssimas sementes unas 5 e outros oco porém, com muita poupa. Daí replantei vários pés. Isso é o próprio Deus, nos agraciado. Até porque, é ele o criador de todas as coisas não é mesmo? Beijos para todos.Qye Deus continue abençoando a todos vocês.

    ResponderExcluir
  41. Tenho um pé de mamão sem sememtes. Só que é grande e alguns tem mais de meio quilo. Tamanho e formato longo como o papaia. O legal que é só descascar e comer. A pergunta é vai dar mamão novamente no mesmo pé. Quanto tempo vive? Está com 5 metros de altura.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde, joguei sementes de mamão formosa no meu jardim e nasceram dois lindos pés; um maior, que está produzindo muitos frutos, arredondados, firmes, doces e com poucas ou nenhuma semente (oco); o é menor deu alguns frutos no formato do formosa, recheado de sementes, porém, não é tão doce.
    O interessante é que o sanhaço gosta do mamão oco, creio que é porque é mais doce.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...