Páginas

sexta-feira, 17 de março de 2017

Tarumã, uva do cerrado

Tarumã (Vitex polygama)

Os frutos, negros.

Flores do tarumã. Lindas, não?


O fruto do tarumã é PANC!
Dei a sorte de encontrar um pé de tarumã, ou uva do cerado, (Vitex polygama) gigante perto de casa. Eu já suspeitava pelas folhas com aquele formato típico, mas só tive a certeza mesmo durante a floração, com flores bem características e parecidas com as da lavanda, do manjericão e do alecrim. É planta alimentícia não convencional sim!

A árvore é de grande porte e está comprometida - a prefeitura está reformando a calçada e ela vai ser removida, seus dias estão contados. Que ao menos deixe filhos, não? Assim que passou a floração, observei a formação dos frutos, e dei sorte de estar presente enquanto eles estavam maduros.

Não espere muita coisa, já aviso. Não é fruta para se deliciar. Muito parecido com o fruto do café, caroços grandes e a polpa, escassa, uma fina película entre a casca negra e a semente. A doçura se concentra nessa nessa massa fina e esbranquiçada, sem nenhum sabor característico, apenas doce. Acidez zero, aroma zero. O que fazer com ela?

As cascas, contudo, são a parte interessante do fruto, ricas em pigmentos e portanto, um corante natural. Sem também nenhum grande sabor, fornecem uma tinta roxa muito escura, assim como a casca da jabuticaba. Por possuir pigmento e ter a casca comestível, que façamos uma geleia. Confesso que a colheita foi pequena, e metade das frutas foram para o amigo Daniel Caballero, que cuida do projeto Cerrado Infinito, e está reintroduzindo e resgatando algumas espécies em extinção na cidade.

Da parte que guardei para mim, fiz uma tímida geleia que rendeu algumas colheradas, suficientes para comprovar o sabor - não que lembre de fato a uva, mas tem aquele gostinho de frutas escuras gostoso, amora, jabuticaba, mirtilo. Fez falta, no caso, um pouco de fruta ácida para equilibrar o paladar, trazer o azedinho que compense a neutralidade da polpa. Potencial para geleia de fazer bonito com essa fruta PANC do cerrado, ainda pouco explorada.

Como já disse, não é árvore para se fartar e se lambuzar, mas os frutos podem ser aproveitados para compor blends de chás, entrar em receitas de bolos, tortas e geléias. As cascas em infusão na cachaça a deixam com uma cor linda. As sementes, quando separadas da casca, devem ser limpas, secas ao sol e podem ser plantadas em até um ano. 

Se não é arvore para alimentar pessoas, saiba que maritacas e tucanos devoram os frutos, e as abelhas e borboletas adoram passear pelas flores arroxeadas. É antes de tudo, uma árvore ornamental e para atrair animais pro jardim. Sim, tarumã é PANC, mas não para se fartar. Um mimo do cerrado, ao menos da sua porção paulista. Será que tem mais tarumã por aí?

15 comentários:

  1. Essa árvore é típica de que região ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje caminhando aqui em charqueadas rio grande do sul achei um pé de mais ou menos 2 m de altura com frutos já

      Excluir
  2. Nós temos muitos tarumãs em nossa propriedade, mas ainda jovens. Esse ano a floração foi intensa e quase geral, mas em outros anos tímidas flores, com frutos muito muito pequenos em comparação aos da sua foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui também, esse foi o primeiro ano que a frutificação foi significativa. E a floração, linda!

      Excluir
  3. Eu acredito q tenha algumas na Usp, perto da odonto.

    ResponderExcluir
  4. sim tem uma árvore de tarumã em minha cidade:regente feijo sp, numa área de linha férrea desativada que está sob cuidados do mnicípio que aliás, ela quem plantou, espero que seja preservada.

    ResponderExcluir
  5. Muito bonita essa árvore, na minha casa tenho quatro pé desse tarumã raríssimo já deu frutas quatro vezes.

    ResponderExcluir
  6. everaldo09valau@gmail.com, na minha casa tenho quatro pé desse tarumã raríssimo já deu frutas quatro vezes a árvore São lindas sem falar na sombra delas.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de encontar uma árvore dessa quero fazer algumas mudas, fiquei encantada com os frutos, e quero usar as cascas para tingir tecidos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Conheço essa fruta como azeitona do mato e, aqui em Minas, conversa-se em água de vinagre como um aperitivo, tipo azeitona mesmo. É bem gostoso comê-la assim.

    ResponderExcluir
  9. Alguém saberia me dizer onde encontrar sementes ou mudas?

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma árvore dessas no meu sítio! Ela dá muitos frutos!

    ResponderExcluir
  11. aqui onde eu moro tarumã er conhecido como fruta-angu, o chá das folhas er uma delicia e dizem que er bom pra desincha após o parto além de aumentar o leite

    ResponderExcluir
  12. Como faço para adiquirir muda ou sementes deste fruto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...