Páginas

domingo, 20 de novembro de 2016

Frutos do cacto macarrão ou ripsalis



Sim, aquela planta pendente, fácil de ser encontrada por toda parte, é um cacto epífito, que vive na copa das árvores assim como certas orquídeas e bromélias. Não é uma planta parasita, como muitos pensam. Além do seu lindo aspecto ornamental, pouca gente conhece o uso dos seus frutos. Ou seja, é uma PANC abundante e de fácil cultivo, negligenciada.

O sabor não é nada grandioso - é do grupo dos cactos de frutos delicados, como a pitaya. Os frutos são pequenas bagas esféricas, repletas de pequenas sementes negras e polpa líquida, doce e sem nenhum sabor muito pronunciado. É difícil de saborear até mesmo pelo tamanho diminuto - você precisará de alguns frutos para poder sentir o sabor de fato, caso contrário, será apenas doce. É uma boa distração em trilhas, para ocupar a língua, igual café maduro ou maria-pretinha..

Como pequenas pérolas, esses frutos pequeninos são produzidos o ano todo, sucedendo pequenas flores brancas em forma de estrela. Outras variedades de Rhipsalis (essa é uma das mais comuns, a Rhipsalis baccifera), como os de frutos arroxeados e rosados, alguns com ou sem pelos, provavelmente são comestíveis. 







A colheita deve ser feita por mãos leves porque o fruto é delicado e se rompe com a menor pressão. Apesar de pequenos, quando estive no litoral para uma oficina, consegui encher um copo de 120ml de frutos em apenas 15 minutos, dada a abundância - o que pode tornar uma fruta viável para colheita dependendo de onde você mora.

Por serem plantas epífitas, em geral tem preferência para locais quentes, úmidos e à meia sombra, embora fiquem bonitos em vasos e até à pleno sol. Para multiplicar, basta pegar uma estaca ou pedaço de caule e enterrar. O crescimento é lento, mas contínuo.


São uma decoração interessante para a confeitaria, e em grande quantidade podem ser usados em polpas, sorvetes, e sucos. Quando cozidos dentro da massa de bolo, ficam rosados e formam pequenas esferas de geleia.

4 comentários:

  1. Encontrei essa planta em Sumaré trouxe duas plantas inteiras de 1,10m e 1,40m estao as coisas mais lindas de fazer inveja, em meu bairro so eu tenho.

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei uma ... Tô feliz da vida ☺️ amo plantas.

    ResponderExcluir
  3. O caule é comestivel também? Como preparar?

    ResponderExcluir
  4. Eu possuo um vasinho com ela pendente, tá linda, com suas bolinhas rosinhas. Que bom, descobrir aqui, que posso come-las!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...