Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Jatobá: precisa-se de boas receitas

Jatobás, de todos os tamanhos.
A vizinha dos meus pais, a Ita, nos presenteou com uma sacola enorme de jatobás. Enorme mesmo, com mais de 80 frutos. Tudo bem que é o jatobá do cerrado, bem menor que o amazônico, menos doce, mais clarinho e com a polpa mais solta. Mas sim, foi jatobá para uma tarde inteira de trabalho (ainda bem que eu amo o que eu faço). Então digamos que ganhar jatobá pode ser um presente de grego. Mas você pode comprar a farinha pronta, da Central do Cerrado.

A casca dura (muito dura, meu deus) esconde caroços envoltos numa polpa seca, farofenta, esverdeada e de aroma fortíssimo. Tem quem goste, tem que odeie. Igual jaca ou coentro, que divide a opinião de quem degusta. Eu gosto de todos! O jatobá lembra talvez a jaca, ou ainda queijo, mas de fato não tem nada com um gosto parecido. Jatobá é jatobá. 

A árvore é belíssima, os frutos intrigantes. A casca, quebradiça igual cerâmica, é cheirosa e usada para chá e garrafadas. Eu tinha muita casca e usei para um fim pouco digno: acender fogo. Ela é rica em óleo e potencialmente incendiária, uma dica para fogões à lenha, churrasqueiras e fogueiras. Só perde pras folhas e pinhas secas do pinheiro em inflamabilidade. 

E assim passa uma tarde inteira.

A polpa: quase uma paçoca perfumada

A casca é grossa e muito dura, porém quebra feito
cerâmica. Use um bom martelo.

Haja jatobá.

Noutro dia, viraram farinha. 
Para extrair a polpa, é preciso paciência: parte dela gruda nos caroços e é preciso esfregar em uma peneira metálica para removê-la. Nesse processo você perde algumas calorias mas o rendimento é bom. E as sementes podem ser plantadas.

Agora estou com 2kg de farinha de jatobá em casa esperando algum uso. Alguém recomenda? Estou inspirado em fazer bolo de fubá, jatobá e erva-doce, como os amigos hortelões do face ensinaram. Fiz já bolo e cookie mas sempre fica muito jatobazudo e quase ninguém come, daí sobra pra mim e acaba estragando.

Alguma receita em que ele fique suave e tenha boa aceitação? Pode ser bolo, doce, biscoito, massa, torta, qualquer coisa. Compartilhe, por favor!

15 comentários:

  1. a casa do sabor amma faz receitas incríveis com o jatobá , os visite e se inspire ... faço muito isso e deu certo ........ os biscoitos são sensacionais ...

    ResponderExcluir
  2. Não conheço, por aqui não há disso.
    beijinho, eugénia

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns por este texto. Quanto plantas são apenas conhecidas ou desconhecidas e denominadas apenas como mato. Muitas delas podem ser aproveitadas desde que conhecidas.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto!!
    Conseguiu mais alguma receita legal? Que deixe menos sabor acentuado do jatobá?
    Sou estudante de gastronomia e estou fazendo pesquisas sobre o fruto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo jatobá exatamente pelo sabor extraordinário e perfume maravilhoso. Fica ótimo em pães, tortas, bolinhos de arroz, vitaminas, bolos... são tantas opções!

      Excluir
  5. Quem quiser saber onde tem Jatobás em São Paulo vejam aqui: https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1eIhZeLVv1FAiTD3o6xiqJoI9R5c&hl=en_US&ll=-23.54593037362133%2C-46.67123102424125&z=12

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no meu rancho em Paulicéia tem muitas arvores! No momento estou comendo um! rsrsrsrs delicia!!!

      Excluir
  6. Pensei numa sopa, com frango ou porco pra combinar com o adocicado e o perfume. Mas meus encontros com o Jatobá são esporádicos demais. Se se animar a testar, poste o resultado.

    ResponderExcluir
  7. Estou em minas na cidade de Pratápolis e hj encontrei o meu querido e velho Jatobá não sei como ultizar na culinária apenas sei que e muito gostoso é tem o sabor da minha infância adoro....

    ResponderExcluir
  8. Tambem gosto muito...
    E tem sabor de infancia
    Comi muuuito quando criança
    Na regiao da chapada diamantina(Bahia)

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde.
    Aqui é o Diogo Regis de Barreiras Bahia e estudante do CETEP-BRG. Tenho um projeto, que utiliza o Jatobá, peço para que entre em contato comigo para que possamos discutir sobre.
    Desde ja, agradeço.
    E-mail: diogocunharegis65@gmail.com
    Telefone: 77 9 81287470

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ainda tem interesse em jatoba? Aqui na minha cidade tem 2 arvores enormes de jatobá. Uma na Praça central da cidade e outra no centro de lazer municipal. E na minha casa tem algumas mudas

      Excluir
  10. Amo jatobá.Sempre uso fervido com leite ,é uma delícia...

    ResponderExcluir
  11. Estou na dúvida se é melhor pra doce ou salgado. O gosto é doce, mas o cheiro é de queijo. Talvez um salgado combine melhor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...