Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Jatobá: precisa-se de boas receitas

Jatobás, de todos os tamanhos.
A vizinha dos meus pais, a Ita, nos presenteou com uma sacola enorme de jatobás. Enorme mesmo, com mais de 80 frutos. Tudo bem que é o jatobá do cerrado, bem menor que o amazônico, menos doce, mais clarinho e com a polpa mais solta. Mas sim, foi jatobá para uma tarde inteira de trabalho (ainda bem que eu amo o que eu faço). Então digamos que ganhar jatobá pode ser um presente de grego. Mas você pode comprar a farinha pronta, da Central do Cerrado.

A casca dura (muito dura, meu deus) esconde caroços envoltos numa polpa seca, farofenta, esverdeada e de aroma fortíssimo. Tem quem goste, tem que odeie. Igual jaca ou coentro, que divide a opinião de quem degusta. Eu gosto de todos! O jatobá lembra talvez a jaca, ou ainda queijo, mas de fato não tem nada com um gosto parecido. Jatobá é jatobá. 

A árvore é belíssima, os frutos intrigantes. A casca, quebradiça igual cerâmica, é cheirosa e usada para chá e garrafadas. Eu tinha muita casca e usei para um fim pouco digno: acender fogo. Ela é rica em óleo e potencialmente incendiária, uma dica para fogões à lenha, churrasqueiras e fogueiras. Só perde pras folhas e pinhas secas do pinheiro em inflamabilidade. 

E assim passa uma tarde inteira.

A polpa: quase uma paçoca perfumada

A casca é grossa e muito dura, porém quebra feito
cerâmica. Use um bom martelo.

Haja jatobá.

Noutro dia, viraram farinha. 
Para extrair a polpa, é preciso paciência: parte dela gruda nos caroços e é preciso esfregar em uma peneira metálica para removê-la. Nesse processo você perde algumas calorias mas o rendimento é bom. E as sementes podem ser plantadas.

Agora estou com 2kg de farinha de jatobá em casa esperando algum uso. Alguém recomenda? Estou inspirado em fazer bolo de fubá, jatobá e erva-doce, como os amigos hortelões do face ensinaram. Fiz já bolo e cookie mas sempre fica muito jatobazudo e quase ninguém come, daí sobra pra mim e acaba estragando.

Alguma receita em que ele fique suave e tenha boa aceitação? Pode ser bolo, doce, biscoito, massa, torta, qualquer coisa. Compartilhe, por favor!

3 comentários:

  1. a casa do sabor amma faz receitas incríveis com o jatobá , os visite e se inspire ... faço muito isso e deu certo ........ os biscoitos são sensacionais ...

    ResponderExcluir
  2. Não conheço, por aqui não há disso.
    beijinho, eugénia

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns por este texto. Quanto plantas são apenas conhecidas ou desconhecidas e denominadas apenas como mato. Muitas delas podem ser aproveitadas desde que conhecidas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...