Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Flores de Manjericão: receita

Aqui em casa o manjericão está muito grande e antigo, e portanto, lotado de flores. Fizemos mudas novas e esse pé, enorme, acabou sendo removido. Conforme salvava as últimas folhas, fui cismando com o perfume das flores. Corri para a internet e nada de receitas com elas.

As flores do manjericão são pequenas, brancas, e avidamente procuradas por abelhas - eu só consegui colher o pé à noite, quando elas já tinham feito seu trabalho e voltado pra casa. Essa flores pequeninas duram muito pouco, porém os seus cálices, ou seja, a parte verde que permanece mesmo depois da flor fechar, é perfumadíssima. 

Flores, muitas flores.
Já usamos algumas vezes as flores secas para perfumar álcool de limpeza e para aromatizar vinagre. Pessoalmente eu detesto vinagre e uso limão em tudo, então é uma alternativa a ser descartada. Há quem guarde as flores para chá - eu provei e achei gostosinho, embora prefira chás mais cítricos, como capim-limão ou gengibre.

Inicialmente, pensei em triturar as flores (frescas) com sal, no liquidificador, e fazer uma pasta perfumada. Não deu muito certo - ela oxidou, ficou marrom e com um cheiro um tanto amargo.

Tentativa dois: desidratar. Essa deu certo, depois foi puxar as flores dos cabinhos e guardar em um saquinho. É bom o cheiro, embora eu sinta que ele ficou bem mais fraco do que quando estavam frescas. Também senti que predominou um cheiro de cravo um tanto diferente das folhas.

Tentativa três, até agora a minha preferida: manteiga de ervas. Comprei um tablete de manteiga, aqueci em fogo baixo até ela derreter, espumar e ficar transparente (descarte a espuma e os sólidos que se depositam no fundo) - o mesmo modo de fazer manteiga clarificada. Esse processo tira a água, os sólidos e as proteínas do leite, fazendo com que a manteiga agora clarificada tenha um sabor mais suave e dure muuuito mais. Como usei flores frescas, foi importante ferver a manteiga para que ela perdesse toda sua água - que iria ser reposta com o sumo das flores. Veganos, já sabem: usem azeite ou algum óleo vegetal não-refinado.

A manteiga aromatizada: iguaria.
Na clarificação da manteiga, fiz as contas: comecei com exatos 200gr de manteiga, acabei com 179gr, ou seja, removi as impurezas e a água. E uma parte se perde grudada na colher, na panela, etc. Passe um pão e aproveite.

Na manteiga clarificada ainda quente coloquei as flores e deixei amornar - ela continua líquida mesmo morna. Coei em uma peneira finíssima, apertando delicadamente para drenar a manteiga. Resultado: 148gr de manteiga com um aroma estupendo de manjericão. 

O que fazer com ela? Um macarrão simples, com essa manteiga e alguns legumes fica absolutamente divino. Eu ainda a aqueço em fogo baixo, estouro algumas sementes de girassol e coloco em cima do arroz de outro dia que sobrou na geladeira: muito bom.

E as flores que sobraram? Ficaram escuras, perderam o cheiro, mas ainda estão amanteigadas e deliciosas. Eu congelei e usei na massa do pão. Ele está crescendo enquanto escrevo esse texto, mas assim que tiver fotos, compartilho.

Flores amanteigadas: foram para o pão.

Futuro pão integral de levain com banana verde e
flores amanteigadas de manjericão.

Uma ultima opção para as flores é congelá-las frescas e usar em molhos, sopas, pesto, etc. Lembrando que batidas ou processadas elas podem amargar. 

E ultima coisa: pode-se usar flores de qualquer manjericão. Usei flores do manjericão zaatar, que ficam parecendo tomilho, e as flores do manjericão-cravo ou alfavacão, que tem cheiro de especiarias tipo pão-de-mel. Maravilhoso.

Uma razão para você nunca mais jogar flores fora!

22 comentários:

  1. Bem, acho que vai ter pão diferente por aqui também, usando as dicas. Obrigado pelas ideias.

    ResponderExcluir
  2. Vc tem fotos do manjericão zaatar?

    ResponderExcluir
  3. Sempre utilizo as flores no molho de carnes para macarrão, mesmo secas no ramo, se hidratam e perfumam intensamente no molho.

    ResponderExcluir
  4. muito bacana. é só colher a ponta do ramo ode estão as flores e congelar, com ramo e tudo?

    ResponderExcluir
  5. adorei as dicas. Grata... o pão com certeza ficará ótimo

    ResponderExcluir
  6. Eu colhi as flores ainda verdes,desidratei e experimentei na pizza, ficou muuuuuuuuito bom, coloquei também no sanduíche feito na torradeira, também ficou bom, vou continuar experimentando,

    ResponderExcluir
  7. Sempre uso as flores nos molhos,mas diferente das folhas, que coloco no final, as flores eu refogo junto com a cebola e o alho

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelas dicas vou experimentar.

    ResponderExcluir
  9. QUe máximo! Tenho um monte de manjericão em casa, não sabia o que fazer, gracias!

    ResponderExcluir
  10. Colhi várias flores da minha horta e não sábio o que fazer . Vou desidratar e colocar nos molhos .
    Obrigada pelas dicas

    ResponderExcluir
  11. Maravilha, muito obrigada por compartilhar estes saberes!! realmente nao acha facil na internet. valeu demais

    ResponderExcluir
  12. Grata pela partilha!!
    Tão bom poder aproveitar tudo o que a natureza tem para nos dar!!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  13. TOP TOP TOP TOP TOP TOP TOP TOP Deus te abençoe pelas bélíssimas dicas🙏🏻🤝💋💋💋💋💋🐞

    ResponderExcluir
  14. Obrigada por compartiljar sua experiencia...eu nao sabia que podia fazer tbm o cha,e vc fazer agora mesmo pq o meu ta muito florido..so sei que temos que tira las ,para o pe desenvolver. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Nossa. Porque nao li isso antes! Eu tinha pe de manjericao lindo e semore podava as flores e descartava. Nunca nem pensei em usar.....

    ResponderExcluir
  16. Ótimas dicas. Adorei, vou colocar em prática. Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Eu utilizo para fazer caldo. Fervo as flores em água e guardo esse caldo para ensopados e cozidos.

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto mas minha esposa ñ,eu de origem italiana adoro,eu faço mudas etc, mas ñ sabia para que servia as flores, pesquisem o bem que o chá de manjericão é tão bom para a saúde.

    ResponderExcluir
  19. Estou aqui procurando uma publicação dando utilidade ao talo do manjericão. Você tem conhecimento desta utilidade ou já fez alguma experiência?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...