Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Como diferenciar serralha e dente-de-leão



Todas comestíveis. Sabe identificar?
Emília, radite, radite, lingua de vaca, dente de leão,
alface do mato, crepe do japão e serralha.
Dente de leão, radite, erva de touro (não comestivel),
serralha, serralhinha e picão.
(foto de André Benedito)
Na verdade, esse título ficaria um pouco longo: como identificar plantas da família das asteraceaes, cujas flores são parentes da margarida e da alface, em geral amarelas ou brancas, e nascem em forma de roseta?

Traduzindo: quais os matos comestíveis parentes da alface que são bons de comer? Para nossa sorte, quase todas as plantas que são parecidas nessa família são comestíveis, ufa! A dificuldade é na descrição: todas, em algum momento de suas vidas, possuem folhas compridas, recortadas, que partem todas de uma mesma base, rente ao chão; flores amarelas, sementes voadoras, sabor amarguinho e presença de látex.

Vale ressaltar que, assim como as borboletas, em diferentes fases das vida sua forma pode variar. Muitas, quando jovens, ficam em forma de roseta, rentes ao chão. Porém quando chega a época de florescer, algumas espicham e se mostram, ficando mais fácil de reconhecer. Dessa forma, um dente de leão sem flor e uma serralha sem flor são quase idênticos.

Para consumir, todas podem ser comidas cozidas. O sabor amargo de algumas pode ser melhorado de três maneiras: fervendo; picando e deixando de molho em água fria, ou temperando com molhos à base de fruta, mel ou geléia.

Vamos a cada uma delas?


Dente de Leão (Taraxacum officinale)


Essa é a planta com o clássico pompom que virou moda até em tatuagens. As flores amarelas são vistosas, as folhas são serreadas, com o caule avermelhado na base. Essa planta da apenas uma flor por haste e não possui caule. Por seu sabor amarguinho, é usada de forma similar à catalonha e escarola. Muito nutritiva, até sua raiz pode ser usada, quando assada, como substituto do café, além de ser um excelente digestivo.

Serralha (Sonchus oleraceus)

Folhas verdes ou arroxeadas, se pegar muito sol.

Forma característica quando adulta.
Quando jovem é idêntica ao dente de leão, mas quando cresce fica com caule longo, oco, e produz cacho de flores amarelas nas pontas. O dente de leão não tem caule e pruduz apenas uma flor, muito maior, essa é a diferença. Um clássico da cozinha caipira, vai bem em saladas, refogada e cozida com carne de ave.

Almeirão do mato, radite (Hypochaeris radicata, Hypochaeris chillensis)

A folha pode ser lisa

Ou muito recortada.

Muitas flores em uma mesma haste.

Muito parecido com o dente de leão, mas tem três características marcantes. A primeira, a lamina foliar parte desde a base da folha, é "gordinha" do começo ao fim. Pode ser mais ou menos serrilhada. É em geral mais peluda que o dente de leão. E por fim, produz muitas flores em uma mesma haste, enquanto o dente de leão produz uma só.

Alface do mato (Lactuca serriola)

Note as folhas serreadas.
Ela pode chegar a mais de 2 metros!
 Parece a serralha, mas possui as folhas com um formato diferente, mais serreada, parecendo um pente. Uso similar, pode ser bem amarga, precisando ficar de molho para tirar o amargor. Mas tem vantagens: é digestiva, calmante e muito rica em fibras. Amarguinho bom pra saúde. Pode chegar a mais de 2 metros de altura.

Almeirão roxo ou japonês (Lactuca canadensis)



Uma das menos amargas, parece muito a alface do mato, podendo ter folhas inteiras ou recortadas, em geral com veios roxos. Fica muito alta e já é vendida em feiras e mercados.

Serralhinha ou emilia (Emilia fosbergii, Emilia sonchifolia)


Embora muito consumida, há trabalhos indicando que pode fazer mal para a saúde em grandes quantidades, devido à presença de alcalóides tóxicos. Usada com moderação, é a única que possui flores vermelhas, comestíveis aliás.

Crepe do Japão (Crepis japonica)


A menor de todas, possui as bordas da folha avermelhadas, flores amarelas pequenas e gosta de climas mais frios. Pode ser consumida como a alface, é bem pouco amarga, mas é preciso uma boa colheita para render bem.

Capiçoba ou Gondó (Erechtites ssp)


Planta jovem da variedade verde.
Planta jovem da variedade roxa.
Uma planta comum em solos férteis e mais úmidos, é a única sem amargor nenhum e com sabor parecido com o da rúcula. Possui flores brancas ou rosadas, e muitos formatos e cores de folha. Muito saborosa em saladas.

DESAFIO

Consegue diferenciar?
Rosa: dente de leão
Amarelo: Crepe do japão
Azul: radite
Roxo: serralha
Vermelho: serralinha.

85 comentários:

  1. Olá Guilherme, fiquei muito contente com esse post, pois agora sei que todos estes posso comer... tenho lá no sítio!!!! E esse fim de semana já irei experimentar, pois até então havia comido apenas a serralhinha.
    Obrigada, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Sensacional este post! Aprendi com o William e as pessoas de um vilarejo que morei, mas nunca vi nada assim formalizado e completo. Poderiam fazer um PDF dessa página, que tal? Claro, com os devidos créditos, claro!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. oi, Sou a Tiesca Badeaz, esses saberes já estão na minha família dede sempre, essa plantas nascem ond cruzam pessoas, é importante deixar o miolo para q possa sempre florescer e deixar descendentes, muita calma nessa hora

    ResponderExcluir
  5. Muito legal. Faltou só explicar que essas plantas são bianuais, ou seja, vegetam em um ano e se reproduzem só no outro, e com o passar das estações as folhas mudam de forma.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Vocês tem algum material ilustrativo sobre as PANC? Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Perfeito. Parabéns!!!!
    Sou professora na area ambiental e achei perfeitamente didática sua matéria. Para além da importancia essencial desses conhecimentos, você é ótimo professor. Continue. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Guilherme, preciso te agradecer, sempre, por este blog. Eu o acompanhava ano passado e fazia tempos que não lia quando,semana passada, quis comer uma salada e não tinha verduras em casa. Lembrei do dente de leão (que não tenho aqui) e dos muitos "primos dele" que nascem aqui no meu quintal, e fui pra internet tentar descobrir o que eu poderia colher para a salada. Pois fui parar justamente aqui no teu blog, numa postagem de 2 dias antes! Grata. E sim, aqui tinha serralha pra salada..

    ResponderExcluir
  9. Mas quero te perguntar a respeito de outras espécies da mesma família, que também produzem o tam pompom de sementes voadoras. Tenho muito por aqui uma espécie que dá flores como um botão. Essas flores nascem uma por caule, mas podem ter vários caules na mesma roseta de folhas. Esses botões parecem não se abrir, ficam virados meio para baixo. Consegui ver um deles em flor, o que dele acontecer num curto período de tempo, pois nunca havia visto. São brancas, e se abrem discretamente na ponta desse botão (o qual tem tons de um branco rosado). Formam pompons menores que o do dente de leão, mas grandes ainda. As folhas começam estreitas perto do miolo, e se alargam nas pontas.
    Já vi por aqui outras espécies que dão flores assim, só que menores. Você consegue ter ideia, pela descrição, de que plantas são?
    Afinal, elas são abundantes aqui, e estou bem afim de colocá-las na panela!
    Posso enviar fotos se me informar um email.
    Abraço!
    Rita

    ResponderExcluir
  10. Mas quero te perguntar a respeito de outras espécies da mesma família, que também produzem o tam pompom de sementes voadoras. Tenho muito por aqui uma espécie que dá flores como um botão. Essas flores nascem uma por caule, mas podem ter vários caules na mesma roseta de folhas. Esses botões parecem não se abrir, ficam virados meio para baixo. Consegui ver um deles em flor, o que dele acontecer num curto período de tempo, pois nunca havia visto. São brancas, e se abrem discretamente na ponta desse botão (o qual tem tons de um branco rosado). Formam pompons menores que o do dente de leão, mas grandes ainda. As folhas começam estreitas perto do miolo, e se alargam nas pontas.
    Já vi por aqui outras espécies que dão flores assim, só que menores. Você consegue ter ideia, pela descrição, de que plantas são?
    Afinal, elas são abundantes aqui, e estou bem afim de colocá-las na panela!
    Posso enviar fotos se me informar um email.
    Abraço!
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que è erva botão da uma pesquisada pir erva botão ou erva de são joão

      Excluir
  11. Esse post acabou de tirar minhas duvidas, na minha empresa à um espaço gramado e meio úmido, onde tem caruru, bredo, serralha e erva-de-ganço. Mais fazia tempo que estava observando uma verdura muito bonita que se multiplicou-se muito (acho que devido as roçagens do mato), mais eu estava com um pé atrás kkk, mais pelo que olhei aqui é uma radite, (só que ela deu as flores amarelas, secou, e eu a desmanchei o botão e não encontrei as sementes). parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, muito bom! Obrigada pelo Post! ;)

    ResponderExcluir
  13. Obrigada ! Estava com dificuldade de diferenciar elas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. धन्यवाद जानकारी अच्छी है

      Excluir
  14. Esclareceu minhas dúvidas. Encontrei o crepe do Japão e estava achando que era dente de leão.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia gostaria de saber sobre o dente de leão?
    A flor e sempre amarela,estou a procura pra curar o câncer. Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, Guilherme. Estou satisfeita em descobrir aqui o nome de um tipo de serralha roxa, que sempre nasce no canteiro ,com uns pompons bem branquinhos, muito lindo, agora posso fazer salada sem medo, kkkkkkk.Bem vinda ao canteiro, Capiçoba ou Gondó.Muito Obrigado. Procurei no Google, mas não achei o nome.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde, Guilherme. Estou satisfeita em descobrir aqui o nome de um tipo de serralha roxa, que sempre nasce no canteiro ,com uns pompons bem branquinhos, muito lindo, agora posso fazer salada sem medo, kkkkkkk.Bem vinda ao canteiro, Capiçoba ou Gondó.Muito Obrigado. Procurei no Google, mas não achei o nome.

    ResponderExcluir
  18. Sempre considerei como mato todas essas plantas, sua explanação foi ótima,mas acho que levarei ainda algum tempo para saber identificar!Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  19. A serralha, da pra se comer a flor e a raiz dela ?

    ResponderExcluir
  20. Nasceu uma planta aqui, a princípio pensei se tratar de brócolis apesar de não compreender como teria nascido, mas a filha e verde claro mais mole que a de brócolis na minha opinião e a folha molha a de brócolis tende a não ficar molhada tal como a de inhame e taioba se me lembro bem. Gostaria de identificar.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito dessas explicações. Lembro da minha infância, quando meus pais não tinham recursos para nos oferecer uma "boa" alimentação, o que comíamos era mingau de fubá com serralha e caruru. nós, eu e meus irmãos, não sabíamos, mas estávamos sendo alimentados da melhor maneira possível. Nós crescemos fortes e saudáveis, nunca precisamos ir a médicos nem tomar remédios.

    ResponderExcluir
  22. Ótima descrição. Prática e de conteúdo.
    Obrigada

    ResponderExcluir

  23. Guilherme, sempre fiquei em dúvida, obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Olá Guilherme, grata por suas explicações e pesquisa. Ainda me surge uma dúvida. ..esse que tem vários pompons pode ter a folha lisa? Nasceu um assim aqui em casa. Obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Amei saber que tenho mais esse Mati
    nho de comer no meu canteiro!

    ResponderExcluir
  26. Mano, tô felizão pois a última vez que comi serralha, faz 33 anos, saber que podemos consumir ainda outras variedades é show, obrigado vou degustar uma bela saladinha a moda caipira. Abraços!

    ResponderExcluir
  27. Adorei o post!Tirou minha duvida sobre umas plantas que nascem sempre no meu jardim que pensei ser serralha.Mas agora sei que dente de leao.

    ResponderExcluir
  28. A suco das folhas e raiz de serralha,curam o Vitiligo.As manchas pigmentam,voltam a cor normal da pele.Meu filho teve e ficou curado

    ResponderExcluir
  29. Show de bola esse post.Depois dos 40 A gente começa a procurar vitamina em tudo kkkk.Abracos.

    ResponderExcluir
  30. Boa explicação. Agora é partir para o mato. Agradeco abraços

    ResponderExcluir
  31. Mato no prato! Adorei a explicação!

    ResponderExcluir
  32. Mato no prato! Adorei a explicação!

    ResponderExcluir
  33. Eu amo serralha,mais essas outras não sabia q era comestíveis.
    adorei seu post.

    ResponderExcluir
  34. Eu não sabia identificar o devde de leão e precisava tomar chá dele para um problema no fígado. Agora já sei . Obrigada de coração.

    ResponderExcluir
  35. Tenho quase todos no terreiro e cortava achando que era um simples mato.agora vou começar fazer salada. obrigado

    ResponderExcluir
  36. valeu a dica como diferenciar serralha e dente de leão

    ResponderExcluir
  37. Olá, tudo bem? Será que vc pode me esclarecer uma duvida? No meu quintal eu tenho uma planta que chamo de debate de leão, por causa dessa flor que acho linda,porem a flor é diferente das que vc mostrou.a flor nasce fechada e já abre linda. Como um pincel redondo.

    ResponderExcluir
  38. Muito obrigado por ajudar a diferenciar Dente De Leão da Serralha e de outras parecidas.

    ResponderExcluir
  39. Obrigada pela partilha tão bem explicada.
    Tenho disto no quintal e nem sabia que as podia comer.

    ResponderExcluir
  40. Muito obrigada!!
    Adorei!!
    Continue...adoro ervinhas!!

    ResponderExcluir
  41. Valeu tirou muitas dúvidas principalmente sobre o dente de leão

    ResponderExcluir
  42. Parabéns pela excelência do conteúdo.

    ResponderExcluir
  43. Minhas amigas e eu apreciamos as explicações. Em torno da quadra de esportes aqui perto crescem muitas dessas espécies.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  44. Ótima postagem, sempre achei que a serralhinha (Emília) era outra espécie de dente-de-leão. Mas tenho uma dúvida, o uso medicinal de ambos é o mesmo? Pois aqui só tem a serralhinha.

    ResponderExcluir
  45. Éramos uma família pobre e não tinhamos muitas alternativas para comer além do arroz e feijão. Mas minha mãe era sábia, tinha sempre uma surpresa para nós Comiamos muita senrraia nós e os priás.

    ResponderExcluir
  46. Acho que Glória Maria repórter da Globo fez uma matéria sobre a dieta dos gregos salvo engano, e lá estava o mato.

    ResponderExcluir
  47. Fantástico! Paarabéns pelo excelente post!

    ResponderExcluir
  48. Parabéns pelo post, isso ajuda à abrir o leque de opções de plantas comestíveis.

    ResponderExcluir
  49. Bom Dia! Esse alface do mato(láctuca serriota)o látex dela é mais escuro comparado ao da serralha comum , isso não é tóxico não? Fiquei com medo de comer! Porém tenho bastante aqui na chácara e tenho vontade de comer... Queria uma opinião ou um esclarecimento se posso comer sem problemas. Obrigada , aguardo anciosa pela resposta .

    ResponderExcluir
  50. incrivel obrigada pelo post. Estava procurando dente de leão para descobrir que tenho em casa e das outras plantas tambem

    ResponderExcluir
  51. Obrigado Guilherme , adorei os postes das Ervas

    ResponderExcluir
  52. AK tenho ,a flor pequena amarela e branca no centro da flor. Então é o dente de leão ,estou tomando está erva em chá a uma semana para o fígado....deu no meu quintal..posso deixar secar o efeito é o mesmo ?

    ResponderExcluir
  53. Já conhecia algumas o problema era distingui-las no campo! Obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  54. Encantado com o post original, que explica tão bem a diferença entre essas plantinhas. E muito encantado igua
    Lmente com os comentários de todos, revelando grande curiosidade pelas coisas mais humildes da natureza, tantas vezes as mais belas (ademais comestivas...). Obrigado a todos por este bocadinho gostoso.

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde alguém sabe aonde eu posso encontrar a planta dente de leão viva e não seca em algum mercado ou casa de flores desde já obrigada

    ResponderExcluir
  56. Boa Noite, queria saber se teria problema se eu não quiser ferver a serralha (chá)? Aguardo, obrigado!!

    ResponderExcluir
  57. Guilherme trabalho muito bem feito, parabens.

    ResponderExcluir
  58. Vim aqui por causa da vermelhinha (a tal emilia que ja adotei o nome kkkkk). Tava querendo saber se realmente podia comer ela. Bem, a toxidade anunciada me assustou, até porque eu sou a única da casa adepta a comer vegetais (infelizmente) e então comeria sozinha. Obrigada pelo post!

    ResponderExcluir
  59. Experimentei a serralha e 9ndente de leão na salada, senti que vez muito bem pro fígado

    ResponderExcluir
  60. Matéria excelente!
    Tirei minhas dúvidas.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  61. Muiti obrigada pelo post sensacional me ajudou mesmo

    ResponderExcluir
  62. Maravilha de conteúdo...acabei de comer uma pequena porção. Usarei a técnica de branqueamento para congelar as folhas restantes.

    ResponderExcluir
  63. Meu quintal está lotado. Estou comendo como salada diariamente.😋😋

    ResponderExcluir
  64. Ótima matéria. Excelentes explicações. Parabéns e obrigada.

    ResponderExcluir
  65. Adoro verduras.
    Passei comendo saladas de dente de Leão, serraia e berinjela como acompanhamento por 40 dias.
    Perdi 13 kilos sem saber porque.
    E pesquisando após fazer um exame de sangue compléto e com resultados perfeitos, descobri que o dente de Leão e a berinjela limparam meu sangue e me fizeram perder peso com saúde sem dieta.

    ResponderExcluir
  66. Oi Guilherme !
    Obrigado pelo post. Foi muito útil para mim.
    Por favor, inclua a Catalonia (Puntarelle ou "cicoria di catalogna" ou "cicoria asparago", que são variantes da chicória).
    Mits.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...