Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Variedades de Feijão Guandu

Vagens de guandu em época de colheita.


O tempo fica seco na estiagem, e é essa época que o guandu escolhe pra florir e produzir. Ao menos todos os de casa resolver florir abundantemente essa época. É uma boa estratégia, especialmente porque há poucas flores no inverno, então os polinizadores se concentram nas poucas que existem. Da flor até a vagem matura é um curto intervalo. Os grãos verdes são maravilhosos e podem ser consumidos como ervilhas. E o guandu segue forte e florido, apesar da seca. Para saber mais sobre ele, já falei aqui e aqui.

A variedade que plantei na última safra é o amarelão, que produz flores amarelas rajadas de vermelho, vagens de cinco a sete grãos, sementes grandes, amarelas, e com uma planta de até 4 metros de altura. Consegui sementes com um vizinho, e parece ser uma das poucas semeadas aqui na região.


Fui dar uma boa olhada nos que eu possuía aqui, e notei o quantas diferentes variações e variedades existem. Eu em pouco tempo consegui um bocado delas, e pretendo plantá-las agora na primavera. O sabor acredito que seja semelhante para todos. O curioso é que a única variedade que existe à venda em grande escala é a rajadinha. Qual mais você conhece?

Para plantar, é só jogar duas ou três sementes em uma cova, desbastar as mais fracas e aguardar, quem em alguns meses ele estará produzindo. Alguns artigos sugerem que as folhas são comestíveis, mas nunca tentei consumí-las de fato. A melhor época de plantio é a chuvosa.

Como dicas de colheita, a primeira é, separe as vagens secas manualmente e deixe-as ao sol, em um dia bem seco. Elas vão abrir e liberar as sementes. As que não as liberarem, basta colocar em uma bacia e amassar com as mãos e os pés descalços - aproveita e já faz uma passagem na sola dos pés. Para guardar, deixe-as secar dois ou três dias e armazene-as em frascos com cinzas ou calcáreo, de forma que seja um pó fino. Pressione para tirar todo ar, de forma que os insetos terão dificuldade em fazer uma infestação e morrerão sufocados na cinza. Se preferir, pode usar sílica pra areia de gato, daquelas bem finas (é caro, mas dá para reutilizar). Para separar o pó das sementes, passe num escorredor de macarrão, tire o excesso e enxague, estando perfeitamente saudáveis para uso posterior.

Abaixo, a minha pequena coleção de variedades de guandu, que logo vão para a terra. Todas trocadas e compartilhadas em feiras de troca de sementes. Meu xodó é a negra, que dizem ser de um pé bem baixinho.

Variedades. A minha é a amarela, de cima, as demais,
vão pra terra na primavera. Todas ganhas em feiras
de troca de sementes agroecológicas.

Ah, e sobre o rendimento, um único pé rendeu 400gr de sementes secas em uma única colheita. Já dá um almoço, heim?

14 comentários:

  1. como conseguir sementes desse feijão?

    ResponderExcluir
  2. Prezado Guilherme, como vai ?
    Trabalho com o guandu há 5 anos e não conhecia estas variedades que vocÊ possui... Teria por acaso sementes para partilhar?
    Agradecido.

    ResponderExcluir
  3. Comprei num mercadinho do meu bairro. Gostaria de saber como plantar? Comprei sementes frsscas. Tenho que deixa aecar antes de plantar? Como faço?

    ResponderExcluir
  4. Tenho um feijão que plantei, estou colhendo ele é um cinza com algumas listrinhas pretas e algumas manchas rochas, alguém sabe me dizer qual é o nome?

    ResponderExcluir
  5. Pesquise pela variedade Petrolina ela aguenta a seca,anã,super precoce,fava larga.

    ResponderExcluir
  6. As variedades favas(vagem) largas são melhores de se debulhar tanto verdes quanto secas

    ResponderExcluir
  7. Que variedade é a da esquerda do meio?

    ResponderExcluir
  8. Na roça da minha mãe, tem feijão guandú, preto, vinho, rosa branco, marrom, verdinho- colhidos com a fava verde.

    ResponderExcluir
  9. Você pode me vender umas 30 sementes do guandu amarelão?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, Guilherme. Parabéns pela matéria explicativa e, principalmente, pelo cultivo do Guandu. Eu ainda estou começando e você me tirou uma grande dúvida. Só tenho a semente amarelinha (a mais de cima na tua foto) e quando procurei para comprar só encontrei a rajadinha. Agora sei que são várias sementes diferentes. Você poderia me indicar onde comprar outras variedades? Obrigado. Um abraço, Daril Simões (11) 99704-9286

    ResponderExcluir
  11. Boa noite ,
    Tenho interesse nas variedades alguém pode me vender ?

    ResponderExcluir
  12. http://www.cpatsa.embrapa.br:8080/noticias/bkp_noticiasantigas/noticia15.html variedade super precoce anão fava larga.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...