O maior feijão do mundo |
O maior feijão do mundo mesmo. Esse bate todos os recordes. A planta não é tão grande ou vigorosa quanto um feijão mangalô ou orelha de padre, mas atinge um bom tamanho, além de tem vagens de até 50 centímetros e feijões com até cinco gramas.
Não encontrei registro de quando o feijão-espada chegou ao Brasil mas consta que é cultivado no nordeste e sudeste como adubação verde, como ornamental e como curiosidade botânica. Seu nome científico é Canavalia gladiata, sendo gladius, do latim, espada, origem próxima de gladiador, "lutador de espada". A vagem, de fato, parece uma grande espada vegetal. Ele é originário da Ásia, mas já é cultivado em diversos países, embora seja um vegetal mais consumido por lá.
A flor, e alguns meses depois, os frutos. |
Feijões jovens já enormes. |
A parte comestível são as sementes e as vagens, sempre tenros e verdolengos. Existem quatro estágio de colheita.
No primeiro, com as vagens planas, com aproximadamente 30 a 40 dias, sem que os feijões tenham sido formados completamente, são usadas como feijão de vagem ou feijão verde, fatiadas fininho e com sabor de vagem comum.
O segundo estágio, algumas semanas depois, quando amadurece um pouco mais, com os feijões na metade do tamanho, as vagens podem ser consumidas. Nesse caso, raspa-se o miolo esponjoso a parte verde e as sementes jovens são consumidas.
No terceiro estágio, como o da primeira foto, tendo a vagem já espessa, gorda, com feijões grandes, porém imaturos, apenas os grãos são consumidos, porque a vagem fica fibrosa e dura como couro. Não recomenda-se o consumo do feijão seco cozido, o quarto estágio, e explico o porquê.
Assim como o feijão-de-porco, esse feijão inicia a produção de toxinas mais ou menos a partir do 30 dia a partir da floração, e os níveis de toxinas vão aumentando até o desenvolvimento do grão seco. Portanto, quanto mais jovem a vagem e o grão, mais fácil de preparar por ter menos compostos antinutricionais. Para vagens jovens e grãos "verdes", basta uma ou duas fervuras, descartar a água e consumir.
Os compostos que são presentes no feijão seco, como a concavanina A, cavanina e canalina acumulam-se com o tempo no grão, demandando que sejam retiradas. Para tanto, caso pretenda utilizar o grão seco, primeiro é preciso deixá-lo imerso em água por algumas horas, para que inicie o processo de germinação. A água deve ser substituída a cada quatro horas. Depois que o grão hidratar, a pele deve ser removida e ele deve ser cozido até amolecer. Depois, os grãos ficam em molho em água, sendo essa água removida ao menos quatro vezes por dia por volta de três dias, quando o grão estará seguro para consumo. É o mesmo processo de produção do tremoço, um grão extremamente amargo e tóxico que após esse processo, é comestível e usado como petisco - aqui em São Paulo, assim como na Bolívia, em Portugal e na Itália são bem comuns.
Para os grãos verdes, como os da foto, no terceiro estágio de maturação, ainda tenros e macios, o preparo é mais simples. Basta fazer um corte lateral nos feijões e cozinhar até a pele começar a soltar. Ela deve ser tirada, porque é borrachuda e grossa, chegando a parecer sintética de tão bonita e brilhante. Então, o feijão deve ser cozido em nova água até amaciar completamente, e a água, descartada. Sinceramente, eu gostaria de ter colhido as vagens um estágio de maturação antes, porque colhi velhas e não pude aproveitá-las, só o grão. Essa vagem tinha 420gr de peso com os grãos. Acredito que renderia uns 300gr de vagem se limpas e fatiadas. Então, como sugestão pra mim no futuro, colher as vagens tenras ao invés de privilegiar os grãos - rende mais.
Para plantar, basta enterrar o grão e esperar a magia acontecer. Como é uma planta robusta, não se dá bem em vasos e precisa de pleno sol, em locais com solo mais seco ou nunca encharcado, nada de beira de córregos e lagos. Por ser trepadeira, precisa de algo para se apoiar. A produção se dá entre 120 e 200 dias a partir do plantio, e dependendo do clima a planta comporta-se como bianual.
Para abrir, passe uma faca na parte superior, que a vagem abre sem resistência. |
50gr de grãos em apenas 7 grãos. |
Esse miolo macio deve ser retirado, caso vá consumir a vagem verde. |
Uma vagem rende um punhado cheio. |
incrível !!
ResponderExcluirnunca tinha ouvido falar !!
:o)
http://elianeapkroker.blogspot.com.br/
Excelente artigo. Tenho desse feijão e não sabia como usá - lo. Com essas dicas será fácil. Obrigado por compartilhar!
ResponderExcluir👏👏 #Excelente! 😉
ResponderExcluirPlantei uma semente desse feijão e ele enramou pela cerca toda; agora começou a florir. Achei muito bonito, e vou plantar quatro mudas em um camaranchão.
ResponderExcluirque incrivel!!onde eu posso conseguir este feijão pra mim plantar?se alguem souber me avise!!
ResponderExcluirEu tenho. Posso te mandar.
ExcluirOlá Eliane!Gostaria de receber informações sobre custo das sementes.
ExcluirOla Paulo, ainda ta interessado nas sementes?
Excluirbc.massoterapia@gmail.com
envio pelo correio, consulte os preços pelo email.
boa noite eu tenho desse feijão, faça seu pedido envio pelo correio
Excluirboa noite eu tenho desse feijão, faça seu pedido envio pelo correio
ExcluirOi Lígia, tenho interesse! Como entro em contato com você?
ExcluirPreciso comprar essa semente , quem tem pra vender meu watts é 011989186967
ResponderExcluirEnvio as sementes pelo correio bc.massoterapia@gmail.com
Excluirpara consultar os preços via email.
tenho semente dele contato:73981597011-zap entreem contato agente combina so que a minha semente é do branca e não do rosa.
ExcluirQuem tem pra me vender? Compro todas suas sementes meu watssap é 011989186967
ResponderExcluirEnvio as sementes pelo correio.
Excluirconsulte os preços pelo e-mail.
bc.massoterapia@gmail.com
Marcelino, eu tenho as sementes do feijão que você vê e não te cobro na, você só paga as despesas do correio!
ExcluirTambém queria Osvaldo !
ExcluirOla bom dia. me contate via email sr Osvaldo Moizes caso tenha ainda duas sementes de feijoes deste amostrado acima para doar, contate me via email. sidineicoutinhosantana2011@gmail.com.br, estarei no aguardo, bom dia.
ExcluirAlguém tem sementes para doar?
ExcluirEnvio sementes de feijão espada pelo correio.
ResponderExcluirconsulte os preços pelo e-mail.
bc.massoterapia@gmail.com
Ganhei um grão achei lindo vou platat
ResponderExcluirtenho em casa esses feijoes, quem quizer mando de graça, somente cobro o envio. passa um e-mail kemarpe@gmail.com
ResponderExcluiroi, eu quero
Excluirme chama no whats (51) 999619918
Eu compro de voce sem problema, se voce tiver eu preciso muito. me manda um email p gente fechar negocio
ExcluirEduardosalviano@gmail.com
oi tc bm alvarenga, podes me mandar por favor
ResponderExcluirmeu whats (51) 999619918
kkkkkkk devia vender esse aki no mercado
ResponderExcluiralguem tem um desse um graão so pra mim pranta
ResponderExcluirEu tenho posso te mandar, diga como posso fazer o envio das sementes?
ExcluirOlá Osvaldo!
ExcluirVocê ainda tem sementes?
Tenho esse tipo de feijão, só até então não sabia que tinha como preparar para alimentação!
ResponderExcluirEu tenho deste feijão e tbm não sabia como preparar.
ResponderExcluirEu quero uma semente moro santo andre
ResponderExcluirRua paracatu ñ 615 pq erasmo santo andre cep09271-190
Amei esse artigo! Foi totalmente esclarecedor. Ganhei um único grão e já estou o tratando como um rei. Mesmo sem ter certeza se podia consumi-lo, plantaria mesmo por pura curiosidade! Amo ver sementes germinarem! Agora tenho mais um motivo pra chamar meu grão de Majestade!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEu tenho
ResponderExcluirGostaria de receber sementes do feijão,como faço para que me enviem? Desde já agradeço.
ResponderExcluirAlguém tem sementes pra vende?
ResponderExcluirSou de Santa Catarina, é gostaria de adquirir algumas sem antes.
Eu tenho
ExcluirOi boa tarde, tem como vc contatar me neste whatssap. 5541984481592. Estou a procura destes feijões já tem tempo.
ExcluirEu tenho em meu sítio alguns pés de feijão tipo espada, mas são brancos e enormes .será que é comestível? Se parece mto com esse roxo da foto acima e tbem dá 7 grãos
ResponderExcluirTambém tenho o branco enorme, parecido com o feijão espada mas é arbustivo, não trepadeira. Ele chega a produzir 2 anos. Deixo de molho umas 12 horas e cozinho misturado com feijão preto. Tenho alergia com coceira insuportavel no corpo. Desconfio que é do feijão.
ExcluirExistem diversas espécies brancas enormes bem parecidas com o feijão espada roseo. O meu é branco e chega a dar 15 feijões por vagem. Deixo de molho de um dia pro outro, cozinho misturado com o preto, como é nunca passo mal.
ExcluirNão ficou bem esplicito como preparar para consumo....se preparado como feijão comum faz mal...
ResponderExcluirIncrível o artigo. Vim buscar informações porque ganhei duas sementes desse feijão numa Roda de conversa sobre agroecologia e sementes crioulas aqui na UFU. Grata.
ResponderExcluirOlá a todos(as), gostaria de conseguir umas sementes para plantar, moro em Macapá-AP, onde consigo? Meu whatsapp 96 99156-2923. Grato.
ResponderExcluirUma vezminha mãe ganhou e plantou, produziu muito,só que cozinhou direto e ainda aproveitou a água do cozimento, fez com frango caipira...minha irmã comeupcomeu e logo após começou a vomitar muito...eu tbm experimentei e não gostei...então não comi...aí minha jogou aquela panelada fora...mas foi a forma errada de fazer.
ResponderExcluirComi hoje e fui parar no hospital com intoxicação alimentar. Comecei com náuseas, vômitos, boca seca, tontura e vistas turvas. Nunca mais como isso. Não recomendo. Descobri, após o consumo, que ele é tóxico.
Excluirhttps://globoplay.globo.com/v/3751291/
Gostei da reportagem..tenho alguns pés e esta na hora de colher.12 992122269
ResponderExcluirColhi um monte deles hoje. Nem sabia que existia. Bom pesquisar para descobrir o nome. Fiquei encantada com a cor.
ResponderExcluirHoje eu colhi um monte. Estou apaixonada pela cor dos feijões.
ResponderExcluirNÃO COME!!! PASSEI MUITO MAL!
ExcluirDEUS DO CEU!!! RECEBI UNS GRÃOS E PLANTEI. FICARAM LINDOS, MAS ACABEI COMENDO E FICAMOS TODOS INTOXICADOS!! VEJA BEM COMO PREPARAR ANTES DE CONSUMIR!!!
ResponderExcluirAchei um na casa da minha mãe, e nem ela sabe como foi parar lá, daí, resolvi plantar em uma vasilha pequena com outras plantas, só pra ver o que iria acontecer. Para minha surpresa, em uma semana germinou, e não para de crescer, terei que muda-lo para o solo diretamente. Achei sensacional a experiência.
ResponderExcluirEu tenho em casa, mas não tenho certeza se é feijão espada ou feijão de porco. Poderiam-me ajudar a diferencia-los?
ResponderExcluirComi hoje e fui parar no hospital com intoxicação alimentar. Comecei com náuseas, vômitos, boca seca, tontura e vistas turvas. Nunca mais como isso. Não recomendo. Descobri, após o consumo, que ele é tóxico.
ResponderExcluirhttps://globoplay.globo.com/v/3751291/