Páginas

domingo, 10 de julho de 2016

Brownie de ora-pro-nobis e abobrinha

Pareço legal, mas sou feito de abobrinha.
O título dá medo, né? Parece receita que não dá certo. Mas pelo contrário, é muito fácil e fica deliciosa. O sabor do chocolate e das castanhas aparece totalmente, e ninguém diria que esse bolo é feito de folhas e com legume. Nunquinha. E eu não faria esse brownie de novo porque é saudável, e sim, porque fica maravilhoso.

Notei o quanto somos programados para pensar sempre as mesmas coisas na cozinha: carne é prato principal, legume é acompanhamento, salada vem primeiro, doce sempre depois do salgado... E farinha, então sempre vamos direto na farinha de trigo, salvo algumas tapiocas e pães de queijo feitos com mandioca. Legumes na sobremesa? Nunca!

O início de tudo foi a dica da Nic, minha irmã, sobre um brownie feito de batata doce. Existem infinitas receitas, algumas bacanas, voltadas para o sabor, a doçura delicada e a textura da batata, outras com um viés fit que acho besta - receitas com whey, albumina, agave, goji... Acho triste quando nos alimentamos pensando unicamente na função nutricional, fibras, proteínas, índice glicêmico, esquecendo o valor intrínseco do ingrediente, todo seu contexto e sabor, reduzindo-o à termos técnicos. Passa a moda da maromba, o pessoal deixa de comer batata doce, porque não gostavam, apenas mas porque era fit. Credo. 

Na falta de papel manteiga usei alumínio mesmo,
e funcionou perfeitamente. Desculpem a foto feia.
(é feio mas é fit, hihihi)

Enfim. O brownie de batata doce fica bom mas fica meio pesadão, o meu ficou até meio pudim. Gostoso, mas eu queria algo mais leve. Me deparei com o brownie de abobrinha. Genial! A abobrinha é neutra, leve, com bem menos amido que a batata-doce e por ser rica em fibras, deixa o brownie molhadinho e brilhante. Na hora pensei, "se a abobrinha pode, a ora-pro-nobis também". E foi assim que eu misturei legumes e verduras com chocolate, castanhas e cacau, e o brownie ficou levinho, macio, saboroso e nutritivo. Mas, repito - faça porque é saboroso e maravilhoso, mas se estiver de dieta, quiser colocar mais legumes e fibras na mesa das crianças, reduzir o valor glicêmico do doce, essa receita também serve. E você vai amar.

Na receita original, que adaptei, era usado óleo de coco (veja as fotos do original, que lindas). Como eu ainda não ganhei na loteria para usar meia xícara de óleo de coco, vai de óleo de girassol mesmo. Nozes estão caríssimas, então recomendo fortemente o amendoim e o girassol, que são mais baratos, igualmente saborosos, nutritivos, e de quebra você paga em real, não em dólar (nozes e avelãs são importadas, amigx). :)

A receita eu fiz de noite, e as fotos ficaram horrendas, então vou poupar vocês desse desgosto - fiquem com as fotos do brownie que é melhor. As duas que deram pra salvar malemale coloquei aqui - pela manhã, quando ele seria fotografável, já tinha sido atacado pelos glutões aqui de casa. Para a ora-pro-nobis, se puder, use os brotos, que são menos verdes e não vão influenciar a cor do brownie. E prepare-se, porque fica delicioso. 

Receita de Brownie leve de abobrinha e ora-pro-nobis:

1 + 1/2 xic de abobrinha italiana ralada fino (com caldo)
1/2 xic de ora-pro-nobis picada (a baba que ela solta ajuda a deixar o bolo úmido)
1/2 xic de cacau em pó (sem açúcar, e recomendo o alcalino, para ficar mais avermelhado)
1/2 xic açúcar mascavo
1/2 xic açúcar branco
1/2 xic farinha integral
1 + 1/2 xic farinha branca
2 ovos (acredito que dê para substituir por ovo vegetal feito de linhaça)
1/2 xic óleo (usei girassol) 
1/2 barra de chocolate meio-amarga picada em pedaços grosseiros
1/2 xícara de castanhas picadas (usei girassol cru pelado)
Pitada sal
1 +1/2 colher chá bicarbonato peneirado
1 colher de extrato de baunilha (usei o que faço, caseiro)

Preparo

1 Coloque no liquidificador a ora-pro-nobis, o óleo e os ovos, e bata. 
2 Num recipiente, peneire a farinha, o cacau, o açúcar, o bicarbonato, o sal e misture bem. 
3 Acrescente o batido no liquidificador, as castanhas, a abobrinha, o chocolate, a baunilha e misture bem. Parece difícil, mas a massa ficará macia e brilhante. 
4 Coloque em uma forma de 20 x 25 forrada com papel manteiga (usei papel alumínio e não grudou). O brownie fica alto, se quiser um baixinho, use uma forma maior. 
5 Pré-aqueça o forno a 180º graus por 20 minutos. Coloque o brownie e deixe assar por volta de 35 a 40 minutos. Ele cresce um pouco, depois murcha. Forma casquinha, mas não fica tão seca como um brownie normal. Espere esfriar, corte e sirva. E ganha um prêmio quem sentir gosto de folha ou de legume nessa coisa maravilhosa.

Um comentário:

  1. O ovo pode ser substituído por linhaça, mas também por chia hidratada (parece um saguzinho). Só no caso da chia, ela cria uma dextura nova na massa, fica mais unida, ideal para colocar em forminhas...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...