Páginas

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Chuchu-de-seda, abaty, chuchu-do-mato, cruel-vine

Fruto jovem e última flor da temporada
Ganhei minha primeira sementinha de chuchu-de-seda (Araujia sericifera) há mais ou menos um ano e meio, e a planta ficou comportada em um pequeno vasinho. Quando chegou o verão do ano passado, começou a crescer de forma desordenada, e eu, sem saber o que fazer, passei-a para a horta. Na falda de estrutura e glamour que é uma horta urbana, amarrei duas madeiras em forma de triângulo, fixei no chão, passei uns fios, e a planta se contentou. As ramas longas e brancas que surgiam em profusão, com sua coloração distinta. Eu gentilmente as enrolava, formando uma moita enovelada de trepadeira. E assim, virou um emaranhado de ramas, muito denso, mas que insistia em escapar e se enroscar nas plantas da vizinhança. É planta para se plantar com espaço e certa atenção.

Pudera, o chuchu-de-seda é uma planta de crescimento muito rápido e potencialmente invasiva, tornando-se um problema ambiental fora do Brasil. Os frutos, quando maduros, deixam de ser macios e suculentos e ficam secos e fibrosos, abrindo-se e liberando muitas pequenas sementes voadoras. Você que acompanha o blog sabe: plantas com sementes voadoras em geral são invasivas! O nome científico, sericifera, que dizer similar à seda, porque as sementes são cobertas por uma material brilhante e macio, que dá até dó de debulhar para tirar as sementes.

As sementes são rigorosamente imbricadas, e a
paina branca brilha como seda. Meio assustadora,
meio encantadora.

O fruto se abre e cada uma dessas sementes
sai voando e brota por aí. Imagina o estrago.
Para nossa sorte, cada fruto pode dar origem a muitas outras mudas, mas em locais onde ela não é nativa, isso vira uma grande dor de cabeça. Por aqui, ela é apreciada por borboletas, que fazem o controle natural da planta. E nós, que devemos e podemos consumir esse legume gostoso que é produzido em abundância no outono-inverno.

A parte comestível é o fruto, verde e tenro, que faz às vezes de chuchu pelo sabor suave e delicado. Precisa ter a pele removida e as sementes, e ficar de molho em água para perder sua seiva branca e pegajosa. É um dos poucos frutos comestíveis dessa tão tóxica família chamada Apocynacea, mais famosa por suas flores ornamentais e muito venenosas. Por sorte, o chuchu-de-vento, quando cozido, é seguro para o consumo.

Primeiro, flores perfumadas lindas e abundantes.

Depois, os frutos de aparência surreal. Os
maiores já em ponto de colheita.
O sabor lembra o chuchu, mas talvez mais esponjoso, macio. A casca deve ser removida antes do cozimento - aliás, é bom fazer isso dentro da água, porque é um fruto repleto de látex branco. O miolo deve ser descartado, restando a polpa branca e fofa. Ela é tão leve que, ao ser colocada na panela com água, boia na superfície, feito isopor. Cozinha rápido e pela textura e sabor suave, é versátil e pode ser usada em sobremesas, geleias e doces cristalizados, a exemplo do mamão-verde. Não vi diferença em relação ao chuchu, exceto pela textura mais macia.

solta muito látex. descasque dentro
da água para não manchar as mãos, parece tinta de parede.

a minucia da organização das sementes.
a natureza é minuciosa, não? a paina, ainda imatura,
tem a cor e a textura da seda.

cozido, você não diz que não é chuchu, apesar da
textura mais macia. cozinha em 10 minutos e não
deixa a mão grudando.
A planta é rustica, tolera pelo sol, é pouco atacada por pragas e pouco exigente em relação à fertilidade do solo. Em solos mais ricos e úmidos, claro, vai produzir uma boa quantidade de frutos. elo crescimento rápido, é uma fruta que poderia ser produzida sem problemas em larga escala, porque é oferecida, produtiva e abundante. Se multiplica também por estacas e pedaços de galhos mais antigos. As flores são brancas ou roxas, perfumadas, pendentes e muito ornamentais. É daquelas plantas que vou querer ter sempre comigo, porque é bonita, produtiva, fácil de cultivar e rústica.

13 comentários:

  1. olá Guilherme:
    vivendo e aprendendo!
    tinha um pé desses que quando deu frutos, pensei que será isso?
    realmente pensei ser um chuchu rústico, mas quando notei o quanto era invasivo , tirei fora.
    agora nasce em vários lugares, por causa das sementes. agora que sei que é comestível vou deixar crescer e cuidar .
    muito obrigada pela informação.
    grande abraço e bom fim de semana !!
    Eliane.
    http://elianeapkroker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de comestível, é lindo quando em flor. É um privilégio tê-lo, não?

      Excluir
  2. Boa noite, Guilherme. Gostaria de saber se além desses dois que apresenta na página, dispõe dos seguintes itens seguintes. Desde já, muito obrigado. Saudações.
    Rubens benssoul@gmail.com

    Capuchinha Dobrada Creme

    Muda de Araruta Vermelha \ Biri \

    Muda de Galanga

    Taioba Branca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente nossa loja está suspensa por tempo indeterminado. Agradecemos a compreensão.

      Excluir
  3. Suspeitei que uma planta que vi no terreno vizinho seja um chuchu de vento, mas tem só um detalhe diferente: a flor tem uma parte branca e outra lilás fraco, é uma variedade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande uma foto para nós! Há bastante plantas desa família que são tóxicas, inclusive os frutos.

      Excluir
  4. Olá, você teria sementes desta planta para doação ou aceitaria uma troca? Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não temos sementes - a planta foi vandalizada e perdemos tudo. Infelizmente :(

      Excluir
    2. Eu tenho cá em casa este fruto se precisarem da semente

      Excluir
  5. Que doces é que se pode fazer com este fruto?

    ResponderExcluir
  6. É uma praga maldita. Uma vizinha plantou e contaminou o pátio da vizinhança.Nao tem cm eliminá-la,um terror!... Mata todas as flores do jardim, e na horta sufoca as hortaliças.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...