Páginas

sexta-feira, 24 de março de 2017

Laranjinha, limeberry

Estive por muito tempo procurando essa planta parente da laranja, chamada de laranjinha (Triphasia trifolia). De fruta cítrica nada tem na aparência, estando mais para murta do que para uma pequena laranja. Receitas pela rede são poucas, informações em escassez. O que se diz dela é que é uma planta usada como ornamental, muito invasiva, que tem gerado alguns problemas ambientais em regiões litorâneas. Ou seja, é bom ficar de olho caso vá plantar a laranjinha por aí.

Um ramo e seus frutos, doces e amarguinhos.

Cada pontinho escuro na fruta é
uma bolsinha de óleo.

Uma rama da planta. As folhas não tem aroma.

Essa pequena frutinha tem um sabor potente - na sua casca, é possível observar pequenas bolsinhas de óleo essencial, que se rompem e liberam na boca esse aroma doce-e-amargo de laranja. Na verdade é um sabor cítrico que não dá pra associar com nenhuma fruta em particular, lembrando talvez uma kinkam. Bem potente, equilibra um amarguinho gostoso com o doce e o perfume picante de casca de laranja. A planta tem as folhas em forma de trevo (eis seu nome científico, tripholia), e é munida de fortes espinhos, assim como alguns tipos de limão.

Depois de tentativas fracassadas de adquirir essas sementes pelos correios, fazendo minha pesquisa de mestrado, encontrei no quintal de um morador do Vale do Paraíba. Para minha tristeza, em poucos dias as sementes perdem a viabilidade, então não sobrevivem bem à remessas postais, o que é uma pena.

O senhor que a tinha no quintal disse que se uso para aromatizar cachaça, e acredito que deva produzir algo que lembre o licor curaçao, só que em uma tonalidade avermelhada (de onde vem aquele azul, te pergunto). Porém, esse uso era só antigamente e hoje em dia a planta caiu no esquecimento.

As sementes são pequenas e muitas vieram abortadas - foi difícil encontrar ao menos uma que estivesse em condições de plantio. Estão há um mês na terra e até agora, nada. Estou sentindo que vai ficar só na lembrança. Caso tenha frutos aí, aproveite e use-os!

54 comentários:

  1. Eu consegui aqui em João Pessoa e tenho no meu sítio. Só não sabia o nome. Mas acho muito gostozinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francisco seria possível me arrumar umas sementes se puder te agradeceria muito gratidão

      Excluir
    2. Aqui tem muitas também, sou de recife

      Excluir
  2. Achei lindo o arbusto plantado em um vaso de um hotel, trouxe frutos mas não germinaram.
    Em 2010 ganhei um exemplar enorme, disseram que era guaraná, sabia que não era isso mas cuidei com carinho.
    Meus filhos comeram uns frutinhos e fiquei apavorada, sobreviveram, é claro.

    Grata por compartilhar esse conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O licor fica muito bom, vale provar. Acho que ficam em infusão na cachaça por algumas semanas.

      Excluir
    2. Olha teria como me arrumar umas sementes se colocar num.saquinho com um pouco de terra e umedecer e capaz que vinguem ou num algodão e colocar num saquinho e amarrar eu queria muito se puder me arrumar agradeceria imensamente ok abracos

      Excluir
    3. Tenho essa planta no quintal da minha casa ,não sabia o nome dessa planta e vim descobrir hoje ...

      Excluir
    4. Eu tenho a imensa, que plantei na minha adolescência, e que virou linda árvore que está alcançando já três andares na área do meu prédio. Vive cheia de frutos e onde cai semente nasce outro pezinho. Perdi a conta de tantas mudas que arranquei ao longo dos anos.Tremendamente fértil! E super resistente. A área onde ela está tem terra nada boa e quase nunca bate sol. A planta é guerreira! Linda! Sempre lotada de frutos. O sabiá laranjeira adora!
      Resolvi vender sementes e mudas por sugestão de um amigo biologo.
      Estou pesquisando propriedades medicinais. Fiz floral, pois sou terapeuta. As flores miúdas são perfumadissimas! Até chá das flores eu fiz. Perfumadissimo e saboroso também!
      Agora vou explorar receitas e bebidas com ela.
      Quem se interessar, meu Facebook é Ro Martynes.

      Excluir
  3. Tenho aqui na nossa casa da ilha de itamaracá. Se alguém quiser uma muda ou sementes, pode vir pegar, se mora na região metropolitana do Recife (PE).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi seria possível me enviar umas sementes envolta num algodão úmida e colocar num saquinho amarrado creio que poderia chegar bem para plantar se puder agradeceria muito gratidão

      Excluir
    2. Olá, Ana!
      Tenho casa em Itamaracá, próximo ao Forte. Como faço pra pegar uma mudinha com você?

      Excluir
    3. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1823912423-muda-triphasia-trifolia-_JM

      Excluir
  4. Achei um pé ontem na casa da minha sobrinha. Parece mesmo um pé de laranja, porém mais ramificado, com muitos espinhos. As frutinhas são muito docinhas, e há um perfume maravilhoso, apesar de que são pequeníssimas. Plantei uma semente imediatamente após consumi-la. Espero que vingue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A semente que plantei em 2018 vingou e cresceu. Agora em 2022 já tem várias outras mudinhas que cresceram a partir das sementes que plantei ou das que caíram naturalmente. As flores são brancas, a frutinha é adocicada, porém com um final amargo na boca. Tem um aroma muito bom. A planta demora para chegar a uma altura entre 40 e 50cm. É linda.

      Excluir
  5. Que interessante.. acabo de identificar como tripholia uma árvore que até então não sabia o nome, da casa da minha avó. A tripholia de lá já tem mais de 20 anos... se um dia estiver pelo Ceará e quiser sementes, as tenho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia me enviar umas por favor se colocar num algodão ou num pouquinho de terra num plástico creio que chegaria viáveis se puder agradeço imensamente

      Excluir
  6. Moro em Jaboatão dos Guararapes apareceu aqui no quintal de casa acredito que trazido por pássaros, fruto vermelho pequeno meio doce e amargo, folhas com cheiro de laranja, tenho mudas quem se interessar, contate via email jrvic@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de sementes se possível moro em Curitiba e aqui só vinga se for de sementes se enviar num pouquinho de terra úmida ou num algodão colocado num plástico creio que chegaria viáveis se puder agradeceria imensamente

    ResponderExcluir
  8. Olha por experiência vc deveria tirar a película da semente e coloca lá num pote com algodão úmido e deixar próximo da janela em poucos dias ela germina e só depois a coloque na terra ok com as kinkans e outras cítricas faço assim é sempre vingam

    ResponderExcluir
  9. EU TENHO ESSA PLANTA. ME CHAMO FERNANDO E MORO EM JOÃO PESSOA.ELA ESTÁ BOTANDO FRUTOS. ME PROCURA NO FACE FEBUK FEBUK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando, sou de João Pessoa também, e estou procurando muito pela internet pra comprar mas tá bem complicado. Poderia deixar algum contato seu para eu poder conversar com você e comprar as sementes ou uma mudinha?

      Excluir
    2. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1823912423-muda-triphasia-trifolia-_JM

      Excluir
  10. Tenho aqui em casa essa planta,ja tirei várias mudas,Só não sabia o nome.

    ResponderExcluir
  11. Temos essa planta desde 1987 (Macapá-AP). A nossa arvore está carregada de frutinhas e dar o ano todo e só o bem-ti-vi e o sanhaço azul e o cinzento que comem somente a semente. debaixo da arvore está cheia de mudas, bem como os vasos de plantas. Tínhamos uma árvore bem grande na frente de casa qd as flores caiam no chão ficava um tapete branco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como faço pra adquirir uma muda ou sementes com você?

      Excluir
    2. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1823912423-muda-triphasia-trifolia-_JM

      Excluir
  12. Meu nome é Edilene eu moro na cidade de Moju no Estado do Para e também tenho essa planta no meu quintal e também tenho mudas q já fiz realmente e difícil da semente germinar mais já tenho mudas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como faço pra adquirir a muda? posso te pagar por ela, há tempos que procuro essa planta.

      Excluir
    2. Olá, tenho interesse na muda tem algum número pra que eu possa entrar em contato pra negociar?

      Excluir
    3. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1823912423-muda-triphasia-trifolia-_JM

      Excluir
  13. Tenho uma aqui na casa d minha sogra que plantei. Meu sogro me deu pra eu plantar mas me disse que era limão japonês. Mas sabia que não era pois minha tia tinha um limão japonês. Descobrir a um mês que planta era de verdade.

    ResponderExcluir
  14. Tbm tenho, no momento sem frutos. Mas, frutifica bastante e a conheço por limão japonês.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Descobrir hoje também na casa de uma amiga. Peguei uma muda para mim.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia. Tenho uma em casa, mas não sei como é o cuidado com ela. Gosta de muito sol? Muita rega? A minha esta com muitos frutinhos.

    ResponderExcluir
  17. Que legal. Tenho ela plantada em vaso. Ainda não sabia o nome. Descobri agora.

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho aqui em João Pessoa - PB, vou fazer umas mudas ver se consigo multiplicar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você consegue, mas, somente através da semente certa, ela dá uma sementinha achatada e pequena como se fosse um feijãozinho minúsculo chocho, (esta não serve).
      Um dia achei uma com a semente do tamanho da semente de laranja, portanto bem maior, durinha. Envolvi-a em um algodão e tive o cuidado de manter sempre úmido dentro de um copo transparente. Acompanhei e deu muito certo, hoje tenho seis mudas prontas. Nem todos os fruto trazem essa semente, a maioria das frutinhas vem com a semente pequeninha e chochinha que não germina.

      Excluir
  19. Tenho uma plantinha linda em meu apto em CDU-Recife. De verdade até pouco tempo nem sabia o nome, nem que se comia. Só esse ano tive a ideia de por no google lens porque estava com muitos atrativos frutinhos e fiquei com medo que fossem venenosos e minha neta comesse, saiu a foto com o nome e busquei mais informações. Atualmente ela está com uma super produção de frutos que estou comendo claro, e pondo as sementes pra germinar. agora esperar que germine.

    ResponderExcluir
  20. Aqui em Niterói, no bairro do Barreto, tem um arbusto deste limão. As crianças indo para a escola, como os galhos saem do limite do muro, pegam e comem, queria saber se da para reproduzir por estaquia ou enxerto?

    ResponderExcluir
  21. B dia amigos, eu moro em Camaçari bahia, eu ganhei uma mudinha, hj ele tá grande em vaso e só vivi carregado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia me mandar sementes?
      Creio que se mandar num pacotinho com papel umido chegam bem.
      Pode entrar em contato pelo e-mail vitorhrjesus@outlook.com

      Excluir
  22. Oii!! Eu encontrei uma aqui em um muro vizinho da minha casa, muuuito parecido com essa, mas tenho medo é provar e não ser. Vocês podem me ajudar a identificar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 3 folhas em forma de trevo, coloração vermelha, várias bolsinhas escuras ao longo de toda a frutinha

      Excluir
  23. Bom dia. Eu tenho aqui, mas não vejo esse doce que o Helton e o Thiago falam no vídeo. E é estranho porque a do Helton não parece ter espinhos. Quando comprei falaram que era Limão francês. Será que há plantas diferentes, porque eles falam em algo açucarado?

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de adquirir sementes dela... coleciona espécies frutíferas nativas ou não... obrigado se alguém puder me fornecer.

    ResponderExcluir
  25. Merit Casino No Deposit Bonus Codes 2021 - Deccasino
    Merit Casino No Deposit Bonus Codes 2021 - Sign up for a septcasino no worrione deposit bonus to enjoy slots games with an extra $10 free. deccasino

    ResponderExcluir
  26. Review of the GOG casino site
    The online casino is not one of the best that we've seen. The fact is that the majority of the players are from the casino,  Rating: 카지노사이트luckclub 4 · ‎Review by LuckyClub

    ResponderExcluir
  27. Only aspire to mention ones content can be as incredible. This clarity with your post is superb and that i may think you’re a guru for this issue. High-quality along with your concur permit me to to seize your current give to keep modified by using approaching blog post. Thanks a lot hundreds of along with you should go on the pleasurable get the job done. 바카라사이트

    ResponderExcluir
  28. Quem tiver interesse entra em contato no meu e-mail, tenho essa planta no meu quintal
    Davi_ponte@live.com

    ResponderExcluir
  29. BOA TARDE TENHO MUDAS DE LIMÃO ZINHO DOCE (TRIPHASIA TRIFOLIA) pesqueirarui6@gmail.com (21)996222764

    ResponderExcluir
  30. Nasceu um pé desse no meu jardim aqui em Salvador/BA. Já tem um metro. Vou esperar crescer mais.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...