Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Capeba, Pimenta de Folha, Hoja Santa

Folha rugosa e arredondada.

Depois de duas semanas meio corridas, estamos de volta. Foram bastante oficinas e especialmente muito trabalho, então as atividades não-remuneradas vão ficando pra trás, mesmo que sejam elas aquilo que mais gostamos de fazer!

Para quem está acostumado a fazer trilhas, ou mora em regiões mais úmidas, logo vai reconhecer a planta de hoje. Falaremos da capeba (Piper umbellatum), em algumas regiões chamada de pariparoba - embora receba os dois nomes, pariparoba pode referir-se a outra espécie, não comestível e muito usada na medicina caseira, com as folhas mais rígidas, menos rugosas e mais brilhantes.



Ela fica alta. Essas tinham 3 metros.

Uma coisa que gosto nas plantas que nascem na sombra é o tamanho da folha, sua suavidade e ausência de fibras - a exemplo da taioba, a capeba tem as folhas macias e não demanda muito cozimento. A capeba é uma piperácea, a mesma família das peperomias ornamentais, da pimenta longa e da tão famosa pimenta do reino. Ela, assim como suas parentes, possui aroma picante e é levemente ardida, sendo usada tanto como hortaliça quanto como tempero.

Folha grande é boa para colher, para lavar, para comer picadinho e claro, para brincar de embrulhar carnes, peixes, charutos de legumes, de grãos, e até para servir de embalagem para trouxas e pacotinhos comestíveis. Tudo que for cozido dentro dessa folha vai ser infundido por um cheiro amadeirado e picante, semelhante ao da pimenta. Para quem tem paladares menos apimentados, uma dica é picar fininho a folha, aferventar e usar, removendo boa parte da picância, mas mantendo o sabor característico.

Na medicina caseira, é empregada nos mais diversos usos: para problemas digestivos, respiratórios, para inflamações e para doenças da pele. 

Sugestões de uso? Para pratos que exijam sabor, assim como para substituir a couve refogada, no caldo verde, e as folhas de uva em charutinho. Acho que pode ficar gostosa temperando drinks, e arriscaria que substitui o zimbro em cozidos /á base de carnes de cordeiro. 

É uma boa planta para quem não tem muito sol, mora em ambiente mais úmido e não tem muito espaço - por ser arbórea, cresce para cima, e não para os lados. E claro, folhas mais jovens sempre são mais delicadas e  macias. Para identificar, procure pelas frutos, que são esbranquiçados e em forma de "dedinhos", moles e amargos quando maduros.

Frutos abaixo das folhas: ajuda na identificação.

Detalhe do fruto.

No México, são usadas folhas parecidas, como condimento e para enrolar carnes e tamales, denominada hoja santa (Piper auritum). Vale dar uma olhada em receitas para se inspirar.


Para plantar, pegue frutos maduros e molengas (os dedinhos), esmague, misture com terra fértil e espalhe na área onde deseja ter mudas. Por transplante, eu ao menos não tive muito sucesso e fazer mudas. Alguns trabalhos recomendam a reprodução por estacas, usando a porção mediana do caule e preparando estacas com apenas 1 nó, usando substrato rico em matéria orgânica, com índices de sobrevivência de uma a cada três mudas. Lembrando que a planta é de chão de floresta, não gosta de muito sol, muito vento, aprecia umidade constante e solo fértil.

29 comentários:

  1. Olá, gostaria da opinião de quem esta acostumado a fazer uso da pariparoba como alimento. Sendo ela da família da pimenta, saberiam dizer se os efeitos da pimenta tmb se aplicam? Tenho sério problema intestinal, não posso comer nenhuma pimenta, pimentão, berinjela ou msm algumas raízes. Tenho abundância dessa planta linda em meu quintal, mas medo de tentar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mônica, eu sinto os efeitos dela sim, na dúvida, é bom evitar!

      Excluir
    2. Mônica, veja o link no youtube do sr. Ademar, ele foi curado de problemas no figado é muito interessando o vídeo.
      https://youtu.be/vXXPuBNXFdo
      https://www.youtube.com/watch?v=vXXPuBNXFdo

      Excluir
    3. Não consigo copiar absolutamente nada do site, nem os textos que me interessaram e nem as fotos. Pra quê isso ?
      Vou ter que recorrer a outros recursos.

      Excluir
    4. Oi Mônica, aqui em casa faço salada. Como eu gosto muito de pimenta, eu não sinto sabor de pimenta nenhum nela. Geralmente pico uma folha de capeba, algumas de tansagem, salsão, tudo junto e faço salda. Já vi vários videoa falando dela até que é usada no tratamento de malária. Teve um dia desses que meu esposo estava queimando de febre, meio cansado e com diarreia, achamos até que era covid, lembrei de um vídeo que assisti, fui lá no quintal peguei umas filhas fiz um chá e dei ele, a febre sedeu e depois da.segunda xicara de chá não deu mais diarreia. Ele estava evacuando água. E melhorou. A febre não voltou. Quando foi de noite ele comentou comigo que teve receio de ser covid mais depois que tomou o chá melhorou.
      Talvez seja melhor fazer um teste comendo um pouquinho só, e vê se vai ter reação. Tem coisa que é so testando.

      Excluir
  2. Quem garante o que foi dito?
    Onde estão os exemplos?
    Ciência é humilde: tem de provar!

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu não sabia que existia pimenta em folha, será que arde mesmo, fiz um vídeo da pimenta mais ardida do mundo, se vocês quiserem ver, dar um conferida!!!! https://youtu.be/VDmM-wJsAyc

    ResponderExcluir
  4. Plantei essa pimenta tava esperando nascer o fruto ,cresceu e não aparecia aí descobri que era pimenta de folha

    ResponderExcluir
  5. OLá, como são as coisas né? Até um tempo eu arrancava e jogava fora, depois de pesquisar, hj eu faço carne ensopada com a capeba, acho delicioso, não sinto gosto de pimenta, mas sim um sabor picante, diferente da pimenta, ela não arde ou queima como a pimenta..... sugiro a todos que experimente, afinal cada um tem um tipo de paladar. Usem como substituto da couve, com certeza será um novo sabor.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho na minha casa,quando estive no México,trosse uma muda.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho em minha casa,porém não sabia que era comestível, vou experimentar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho e assim como você, eu não sabia para que servia. Ia arrancar pensando que era mato...

      Excluir
  8. Tenho essa planta no meu quintal nasce que nem mato pensei q fosse usado so remedios mais agora vou usar como couve fiquei feliz em descobrir isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu usei pra infecção urinária. Voy começar a usar como hortaliças tb.

      Excluir
  9. Queria saber se tem como tirar do vaso e replantar em um vaso maior...

    ResponderExcluir
  10. Preciso para remédio alguém pode me ceder uma muda?

    ResponderExcluir
  11. Queria muito conseguir uma muda. Como posso conseguir???

    ResponderExcluir
  12. Descobri que a salada dela picadinha temperada com sal,limão e azeite é uma delícia.

    ResponderExcluir
  13. Uso crua suco verde misturada com outras folhas do quintal (centella asiatica e cidreira) gengibre e limão. Uma vez fiz refogada mas ficou muito muito amargo acabei tendo que jogar fora. Vocês sabem cómo faz para tirar este amargo intenso?

    ResponderExcluir
  14. Vejam o vídeo do Sr. Ademar, aonde usou a Capeba na área medicinal e foi curado de problemas profundo no figado, veja nesse dois links https://www.youtube.com/watch?v=9VpCoGzGLxA
    https://youtu.be/vXXPuBNXFdo

    ResponderExcluir
  15. Nossa
    Boa tarde
    Sempre usei a capeba como chá para o fígado, e sempre me senti bem
    Pra digestão também sempre fez muito bem pra mim

    ResponderExcluir
  16. Queria .muito uma muda aqui no norte nao tem eu pago meu zap 95999706520

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, é necessário ver se o tipo de solo, sombra etc. se adequa. Aqui ela nasce bem, só que temos umidade o ano todo, bastante sol no verão, mas com a mata em volta, as plantas tem a sombra, importante para manter a planta viva.

      Excluir
  17. Aqui onde moro tem muito, bem ao lado de casa. Uso no arroz mas quero experimentar outros usos.
    Existe outra, muito parecida, com a folha em forma de coração. Alguém sabe se é comestível também?

    ResponderExcluir
  18. busco muda de capeba
    rudson_costa123@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Tenho essa folhagem, mas ela ñ contém as espigas,alguém sabe me dizer, algo a respeito?

    ResponderExcluir
  20. Já tive muito dela no quintal. De tanto limpar acabaram!
    Porém recentemente encontrei um pé e Est ou protegendo ele!
    PE 28/02/32

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...