Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2015

As PANC no inverno. Mastruz, mentruz, mastruço.

É sempre bom estar alinhado ao ritmo das estações para poder saborear o que há de mais fresco, mais natural e mais saudável. Afinal, alimentos colhidos na época certa, ditada pela natureza, e não pelo homem, tem um perfil nutricional mais equilibrado e obviamente, são mais saborosas. E por aí vai. 

Agora, falemos das PANC. Estão crescendo aquelas que toleram as noites mais frias, o ar mais seco e a falta de chuvas. Claro, a maioria padece por causa da seca, mas muitas continuam bonitas. Algumas até preferem esse clima, porque são sazonais ou originárias dos climas mais amenos, como é o caso do mastruço rasteiro (Coronopus didymus) ou do mastruço (Lepidium virginicum). Já falamos do mastruço rasteiro aqui.
Mastruço rasteiro, tímido, no verão.
Mastruço rasteiro, do gênero Coronopus. Muito perfumado.
Bonito, agora nos meses mais frios.
Não importa o nome, ambos são comestíveis. O mastruço, que não é o rasteiro, tem as flores viradas para cima, o que o torna bem fácil de identificar. Mentruz, mastruço, mentrusto, as variações no nome são enormes, e há pelo menos quatro plantas sob esses nomes populares. Todas elas são parentes. Da família da mostarda, possui aroma pungente de compostos de enxofre, os glucosinolatos, os tiocianatos e alguns compostos fenólicos, lembrando seus parentes o agrião, a mostarda, a rúcula e a raiz-forte, repletos de sabor e pungência.


Nessas plantas o óleo essencial se concentra nas folhas, sendo um tempero fresco de sabor bem definido. Puras como verdura podem ser excessivamente aromáticas, mas diluídas num pesto, num patê, num assado ou numa massa ficam absolutamente divinas. Daquelas plantas que só de esfregar nas mãos já sai cheiro de comida, de alimento. Tempero PANC! Aromatizam bem azeites e vinagres, e seu sabor complementa ervas de sabor fresco como o alecrim e o orégano. Depois de velhas, as folhas ficam pequenas e feias, mas quando ainda jovem, na forma de uma roseta, são grandes e podem ser usadas nos mais diversos preparos.




As sementes são pequeninas, minúsculas, nascendo dentro de capsulas em forma de coração, que se abrem ao menor toque. Para juntar sementes e fazer seu plantio, ainda dá tempo: procure plantas com as espigas de cápsulas secas, coloque num saco e chacoalhe. As sementes são achatadas e amarelas, minúsculas, e germinam facilmente em solos úmidos e férteis a pleno sol ou meia-sombra. 

38 comentários:

  1. Tempos atrás estava muito feliz cuidando de uma pimentera semeada com muito cuidado até que minha mãe veio dizer que meu pé de mentruz estaca muito bonito. Ainda bem que teve o alerta. Senão estaria esperando as pimentas até hoje...
    E o mentruz foi bem picado, misturado com salsinha e requeijão para virar um molho de peixe incrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Nossa que misturada heim. Juntou tudo e ainda colocou requeijão ,aí deve ter ficado uma delícia.

      Excluir
  2. Eu conhecia e amo o mastruço rasteiro, o outro estou em dúvida se conheço ou não, mas vou pesquisar. Ótimo blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela informação,náo sabia que era comestível

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela informação,náo sabia que era comestível

    ResponderExcluir
  5. Experimenta o mentruz batido com leite quente e açúcar. Expele a maioria dos parasitas intestinais.

    ResponderExcluir
  6. Experimenta bater o mentruz rasteiro com leite quente e açúcar .Expele a maioria dos parasitas intestinais.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho na minha horta, é bom para fazer saladas além de ser um ótimo remédio para dor nas articulações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero pois aqui na minha cidade não acha e difícil pois gosto muito dessa planta e se tivesse nem sei como planta sa precisa do Sol ou da sombra.Obrigada pela atenção 😢😢😢😢

      Excluir
    2. Essa planta gosta de sombra na maior parte do dia,solo fértil e umidade média

      Excluir
    3. Gostaria de saber como ter certeza que é astruz .. nasceu um monte na minha horta .. mas não tenho certeza se é do tipo comestível ou não..

      Excluir
  8. Mastruz consumido com certa regularidade, afasta a pneumonia até mesmo de idosos. Se já está com a doença, bater mastruz com leite (quantidades aleatórias). Na maioria dos casos a doença nunca mais volta, até mesmo em idosos.

    ResponderExcluir
  9. Amigos estou precisando saber qual é o mastruz que serve como remédio para articulações .
    Alguem por gentilea poderia me informar tenho uma certa urgencia.
    Agradeço qualquer ajuda .
    Joao Carlos

    ResponderExcluir
  10. Amigos estou precisando saber qual é o Mastruz que serve compo remedio para articulações .Alguem pode me ajudar identificar,tenho uma certa urgencia.
    Agradeço qualquer ajuda.
    J.Carlos

    ResponderExcluir
  11. Em forma de implastro ou massageado com breu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto Magrão, obrigada pela dica! Vai servir para minha mãe que tem dores terríveis nos joelhos e dedos.

      Excluir
    2. Ola voce fez o implasto com qual Mentruz aquele rasteiro ou aquele que forma um pequeno arbusto. Pretendo usar para dores no tornozelo ,será que resolve?
      Agradeço sua ajuda.

      Excluir
    3. Veja bem eu consumo mentruz rasteiro desde..criança Hoj 72.anos.ainda consumo caso tenha alguma batida.en qualquer parte do corpo isso vae resolver comendo com salada.ou vc bate ele com sal e.fás u empradto é amárra com um pão a noite ok ?

      Excluir
  12. Ao prova ela percebi seu gosto mais forte do que o de agrião, e as flores parecidas me enterecei em conhecela,por nunca ter ouvido falar de seu beneficios! Agora sei quela é irmã da MECA PERUANA,já fiz tempero e agora o xarope caseiro com ela. Senti vontade de criar um grupo SAÚDE em primeiro lugar!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola voce fez o implasto com qual Mentruz aquele rasteiro ou aquele que forma um pequeno arbusto. Pretendo usar para dores no tornozelo ,será que resolve?
      Agradeço sua ajuda.

      Excluir
    2. Sim faço com o rasteiro .colho ele antes de solta semente deixo recipiente com alco.na cachaça. muito bom para dor

      Excluir
  14. Adoro nos teus como com salada misturo todas muito bom

    ResponderExcluir
  15. Dizem que não podem usar demais pois é muito tóxico demasiado.

    Mas sempre comi bastante na salada e nunca me fez mal nenhum.
    Posso continuar comendo na salada??
    Alguém pode me responder.

    ResponderExcluir
  16. Colega como se tratando de ervas é sempre bom ficar atento.
    Tudo demasiadamente usado com muita frequencia pode ter sim algum efeito.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  17. O mentruz rasteiro eu tinha no meu quintal, ele é simplesmente maravilhoso. meu vizinho se curou de água no pulmão devido um tombo. A mãe dele batia no liquidificador com leite, em jejum melhor ainda. Eu estava com sintomas de pneumonia, pois já tivera, fiz com leite. Tomei de manhã e à noite. Sarei. Ele é incrível. Colocava picadinho na salada. Eu amo mentruz!

    ResponderExcluir
  18. Perfeito gostei do comentário achei maravilhoso.
    O MENTRUZ é uma erva bem medicinal mesmo.
    Rama
    Visite meu Blog: http://qsldobrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Tenho um irmão que hoje está com 66 anos de idade. Quando criança, em suas mãos, surgiram vários caroços, que o incomodavam pela quantidade. Morávamos numa cidade pequena, família grande e sem muito recurso; tanto financeiro quanto de médico. Minha mãe, preocupada com a situação do meu irmão, o levou ao médico numa cidade próxima. O médico informou que ele tinha deficiência de vitamina (A), deu uma cx. da VIT. com poucos comprimidos ( amostra gratis) e recomendou o uso de mentruz diariamente nas refeições.
    Meu irmão só consumiu aquela cx de comprimidos. Os caroços permaneceram. Quando passamos a plantar, colher e consumir mentruz diariamente. Meu mano melhorou e toda a família adquiriu o hábito de comer salada de mentruz.
    Hoje, moro na cidade, e sinto saudade daquela salada gostosa e curativa que tanto nos fez bem.

    ResponderExcluir
  20. Eu conheço o mentruz rasteiro eu uso na salada de alface dando maior sabor e diminuindo o uso de sal

    ResponderExcluir
  21. Em meu terreno ele dá como água e muito bom pra articulação eu coloquei em meu joelho e já fas 2 anos e não tenho for,meu cunhado come como salada se eu pudesse mandaria pra quem precisa,só eu sei como é horrível sentir dor,meu telefone (55)996942693,sou de uruguaiana rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...