Me dei conta que até hoje, nunca escrevi sobre a beldroega aqui no blog. Por alguma razão devo ter feito o texto em algum outro lugar, e ele se foi para sempre.
Com flores, cedo pela manhã. |
A beldroega é uma PANC famosa e que provavelmente você deve ter ouvido falar, já. Ou já deve ter visto em algum lugar, porque ela é bem fácil de identificar. Em inglês, não são incomuns as receitas com a purslane, assim como na América latina, é uma verdura conhecida sobre o nome de verdolaga. É bem famosa pelo seu alto conteúdo de ômega-3, incomum para uma verdura folhosa - esses valores são mais comuns para sementes, castanhas e alguns frutos, mas incomum para folhosas. Fora isso, tem ótimos valores de potássio, magnésio, cobre, e até sete vezes mais vitamina A que a cenoura. Muitos nutrientes numa planta tão pequena, não?
Nascendo no meio do jardim. Consegue encontrar? |
Acho que seu uso mais popular é na Grécia, sob o nome de andrakla, numa salada refrescante com azeitonas, queijo feta, cebolas e tomates. Combina também com saladas ácidas e molhos a base de iogurte. Em portugal, entra em ensopados, mas sua textura fica meio molenga. Eu pessoalmente gosto em saladas, com tomates e um fio de azeite, porque são crocantes e ácidas e contrastam bem numa salada refrescante.
A beldroega tem uma característica curiosa: seu metabolismo, denominado CAM, é bem peculiar, e faz com que ela durante as primeiras horas da manhã seja mais crocante e mais ácida, e ao decorrer do dia, fica mais macia (perde água) e menos ácida (usa os ácidos no processo de fotossíntese).
É só chover e elas aparecem nas frestas das calçadas. As sementes são muito, mas muito pequenas, então elas ficam presas nos pequenos espaços nas calçadas, e se forem expostas à umidade e sol, germinam alegremente. E a planta se propaga sozinha: as sementes ficam numa pequena capsula em forma de capuz, e ao menor toque, despencam rumo ao chão. As flores são amarelas, mas só duram algumas horas e não tem nenhum valor ornamental.
Em poucos dias, elas aparecem. |
Sementes minusculamente negras. Note o "capuz". |
As folhas são redondas e pequenas, e a planta nasce rente ao chão, caso o ambiente seja seco e ensolarado. Nascendo junto de outras plantas, as ramas ficam eretas e crescem em direção ao sol. Ela não tem exigência de solo, tolerando ambientes arenosos e muito secos, e mesmo solos argiloso e compactos. Só não tolera encharcamento. Cresce formando uma rede de tapetes, e você pode ir colhendo os brotos que outros virão.
Ah, antes que eu esqueça. Pode ser consumida crua ou cozida, na salada, no suco e na sopa. Refogada, ela some, então é preciso colher uma boa quantidade.
Começando a ramificar. |
Portulaca oleracea. Herbácea suculenta, muito ramificada, sem pelos, com ramos prostados ou eretos, com altura de até 30cm. Folhas simples, arredondadas, formando rosetas na ponta dos ramos, por onde surgem as flores. Lamina foliar verde brilhante, grossa, de 0,5cm a 3cm de comprimento. Flores solitárias, de pequeno porte, formadas por 5 pétalas amarelas, e se abrem apenas pela manhã.
LOCAL DE OCORRÊNCIA
Calçadas, solos recém carpinados, solos expostos, solos arenosos, locais ensolarados.
FORMA DE PREPARO
Crua ou cozida, em saldas, refogados, sopas e sucos. Pela manhã é mais ácida.
Guilherme, a Beldroega tem também variantes de folhas rosadas, vermelhas e brancas, tods igualmente comestíveis. Produzem diariamente inúmeras flores e podem alegra pequenos espaços e vasos com sua pequena flores. Vc pode multiplicá-las por ramos e não só por sementes. Basta cortar um ramos de uns 5 a 10 cm e fixá-lo direto no solo. Todos pegam com facilidade! Abraços!
ResponderExcluirencontrei uma no jardinzinho de uma calçada! espero seja ela proprio, porque seus galhos são mais verdes que vermelhos! quase verde total!
ExcluirHá que se mencionar que a beldroega é também rica em oxalatos (ácido oxálico) e, assim, deve ser consumida com moderação, sobretudo por aqueles com tendência a desenvolver cálculos renais.
ResponderExcluirMeu caso, eu tenho pedras de palato, a planta com.dlores rosas nasceu em..eu quintal, mas ao posso usar pra ornamentação!
ExcluirOpa !!! Pedras de oxilato, nos rins kkk
ExcluirTenho plantadas em vasos!
ResponderExcluirTenho plantadas em vasos!
ResponderExcluirFazemos farofa de beldroega.
ResponderExcluirOlá Marinilce, como vocês fazem essa farofa de beldroega?
ExcluirAs flores são só de cor amarela? Tenho aqui de cor rosa.
ResponderExcluirMi has sao rosa tbm
ExcluirAs flores podem ser cor de rosa, brancas ou amarelas, que existem em diversos tamanhos. São também chamadas de onze horas. A diferença? Não coma as de folhas em forma de lanças, agulhas, mas apenas as com folhas achatadas.
ResponderExcluirVisite: mg-perez.blogger.com.br. ficarei feliz com a visita. Um abraço.
Eu gostaria de tirar uma dúvida se a beldroega e a onze horas saõ as mesmas plantas, e se a onze horas também e´consumível?! Obrigado!
ResponderExcluirNão, não são a mesma planta. E a onze horas não pode ser consumida. A onze horas tem as folhas em forma de espada. Não as consoma!
ExcluirTenho rosa, branca, amarela e vermelha coisa mas linda, todos os dias meu jardim improvisado floresce,plantei no meu quintal em um pneu de carro velho,chega tá cheia estou com pena de poudar. Estava pensando em uma forma de usar na culinária.
ResponderExcluirVamos começar a consumir também. pois até agora só estava na dieta de minhas galinhas de ovos caipira, pois sempre soubemos que ótimo para elas
ResponderExcluirNo meu jardim tem um monte mais não sabia que era comestível elas dão folhas rosas e amarela estão todas misturada
ResponderExcluirTenho aqui mas dão pqnas flores várias cores na mesmo caule .E comestivel também ? Parecendo mais bolinhas coloridas que flores
ResponderExcluirTenho nu meu quintal adoro comer como salada as minhas sao as das sementes com capuz.....
ResponderExcluirAqui em casa tem bastante de flor amarela
ResponderExcluirSou apaixonada por tudo q floresce.
ResponderExcluirEstou encantadora por essas florezinhas. Onze horas. E beldroega.
Tudo q o criador nosso Deus fez é faz é super perfeito.sou uma apaixonada pela natureza. Fico encantada a cada descoberta. 06/05/2021