Páginas

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

SP: II Encontro de Iniciativas Socioambientais

Ocorreu dos dias 2 a 5 de dezembro o II Encontro de Iniciativas Socioambientais - do evento ao movimento de Agricultura Urbana, no Instituto de Energia e Ambiente da USP.


Os grupos de trabalho foram muito ricos, e a troca de experiências foi muito válida. Profissionais e pesquisadores de diversas áreas expuseram seus trabalhos e atividades, o que ressaltou a todos a variedade de aspectos que a agricultura urbana possui - técnicos, econômicos, agrícolas, nutricionais, antropológicos, políticos, sociais, culturais, éticos...

Eu estive lá, além de participando dos grupos de trabalho, com a Oficina "As Plantas Alimentícias Não-Convencionais na Agricultura Urbana". Nela, fizemos considerações gerais sobre as Panc's, importância delas na Agricultura Urbana, caminhada de identificação e degustação de petiscos feitos com plantas não-convencionais.

Dos petiscos, minha ideia foi levar pratos simples e rápidos que caracterizassem o alimento. Levei caruru refogado, beldroegão refogado e picão refogado, com os quais cada um montou sua bruschetta. Ainda, patê de alho silvestre, guandu à mexicana e chutney de manga verde. Nos doces, geleia de malvavisco e de gardênia.

E claro, como toda boa família, vários hortelões urbanos presentes (acredito que os hortelões sejam onipresentes). Sempre muito gostoso (re)encontrar aquelas pessoas com as quais estamos acostumados a conviver só no mundo virtual.

Obrigado Henrique Kefalás e Joaquim Junior pela organização e pela oportunidade!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...