Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Buva: O tempero mais odiado do mundo

Essas semanas caíram as primeiras chuvas significativas aqui na cidade de São Paulo. Quem já aproveitou para crescer e garantir seu lugar ao sol foi a Buva, uma erva que nasce no mundo inteiro. E, não por acaso, é o a planta mais odiada do mundo (pelos agricultores)! As principais espécies são a Conyza bonariensis e a Coniza canadensis, ambas de uso similar e aqui tratadas como "buva". Seus nomes populares incluem rabo de foguete, rabo de de rojão, voadeira, buba e capetiçoba. Dá pra ver que o povo é criativo com nomes...

Na realidade, ela é odiada, mas não como tempero. Até porque eu ainda acho que o tempero mais polêmico por seu sabor é o coentro! A buva, por si só, nem é vista como tempero. Os grandes produtores, os latifundiários e monocultores a veem como praga agrícola, do pior tipo possível. Ela é capaz de reduzir em até 48% a produtividade de sistemas de produção de trigo, milho e soja no Brasil. Ou seja, tem um impacto enorme para o produtor, que quer se ver longe dela o mais rápido possível. Mas a buva venceu.

Depois de décadas usando venenos como o glifosato na agricultura, a buva sofreu uma mutação e ficou resistente ao herbicida. Tentaram aumentar a dose, e mais uma vez, a buva saiu ilesa. A natureza zombando das monoculturas.

Ela é aquela planta com jeitão de mato, mesmo. Nasce espigada, comprida, sem nenhum atrativo: folhas opacas, ásperas, flores pequenas e desinteressantes, porte comprido e desengonçado. Realmente, a buva não é das plantas a mais bela, porém é muito, muito perfumada.

É uma planta fina e muito comprida, chegando a mais de um metro de altura, sustentada por uma haste fina, recoberta de muitas folhas escuras.




A buva é uma planta excepcional. Ela resiste a todos os tipos de solo, de ambiente e de temperatura. Consegue florir e crescer mesmo nascendo entre frestas de concreto. A única coisa que ela não suporta é falta de claridade.

Ela é presente em pastos, plantações e pomares, porque cresce onde nenhuma outra consegue. Solos compactos, envenenados de fertilizantes e defensivos, secos e endurecidos. E ela prospera. Por essa razão, é presente no mundo inteiro, uma invasora competitiva muito, muito forte. Ainda, produz inúmeras sementes minúsculas, que viajam no ar como flocos de algodão, e podem ir muito longe. 

Pesquisando sobre o aroma, achei um fato curioso: dependendo da localidade, do clima e do solo, além da variedade local, a buva pode ter um cheiro completamente distinto. Num estudo feito com plantas na europa, os aromas predominantes nas folhas são de limoneno e manool nas folhas da Conyza bonariensis. Na sua irmã, a Conyza canadensis, ricos valores de limoneno e trans-a-bergamoteno. No Brasil, diferentes proporções foram encontradas, como você pode encontrar aqui. Dentre eles, destaque para os aromas cítricos (limoneno), aromas herbais de lâmio, manjericão e orégano (β-farneseno, germacreno D)  e de cravo (β-caryophylleno).

Assim, imagine o sabor: seus principais compostos lhe dão aroma de cravo, orégano e frutas cítricas, em especial o sabor do limão e rúcula, com uma nota picante de fundo. Mas isso pode variar, claro. A unica coisa em comum é sua suave picância e o aroma herbal.




Eu fico aqui pensando se os produtores que usam veneno na buva já pararam para cheirar suas folhas. Será que não viram o enorme potencial de de extração de óleo essencial para perfumes, alimentos e fármacos? Pelo visto, ainda não.

Pode ser usada para temperar pratos fortes, assados ou ainda num molho para salada. Refogada fica um pouco forte para ser comida pura, e tende a amargar (imagine comer manjericão refogado!). Então, nem pensar em usar a buva como vegetal, porque seu sabor é muito forte. Na Argentina, na Coréia e no Japão eu encontrei registros de uso - todos como erva consumida esporadicamente ou como tempero. Já servi sem avisar para familiares e amigos e todo mundo gostou, porém não conseguiu identificar o sabor.

Dessa vez, não há receita. Use a buva para temperar a comida da mesma maneira que usaria um manjericão, tomilho ou hortelã. De preferência, no final do prato, para que seu aroma não se perca.


Molho simples: azeite, limão, sal e muita buva picadinha

E você, já viu a buva por aí? Já usou? Como gosta de consumir?


82 comentários:

  1. Já vi mas não prestei atenção ,da próxima vez que encontrar vou pegar um pouquinho.obrigada por ensinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba que sorte, estava há semanas pesquisando essa planta,que me chamou a atencao justo seu paladar picante, muito obrigado!!

      Excluir
    2. Deliciosa um dos temperos predileto,nas carnes de porco aves e peixes e saladas

      Excluir
    3. Não creio!!!pior praga no meu sítio, não axo forma de acabar com ela e agora quase fico com dó de arrancar...sqn !!! 🤭😂

      Excluir
  2. Oi Guilherme, estou adorando suas postagens!!! Um verdadeiro presente! Um abraço , Sabrina (sabor de Fazenda)

    ResponderExcluir
  3. Nossa,qtas do meu quintal eu arranquei pensando que fosse mato,rsrs,bom saber!

    ResponderExcluir
  4. Encontrei um pé no meu quintal ontem a noite tinha duvida mas lembrei do cheiro cítrico que você disse,apertei a folhinha e lembra limão,fiquei muito feliz.Agora não preciso procurar mais. (Valeria Silva)

    ResponderExcluir
  5. adorável!!! procurarei! grata. Adorei estar aqui.

    ResponderExcluir
  6. Planta símbolo de resistência ao glifosato! Vou consumir para prá me livrar dos agrotóxicos(kkk)! Sabor picante, ótimo tempero. Além de alimento, tem propriedades medicinais. Realmente o pessoal das lavouras está perdendo dinheiro,
    seu óleo medicinal é importado do Canadá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMEI SUA CONCLUSÕES E INFORMAÇÕES...

      Excluir
    2. Tenho em minha horta
      Adoro usar em carnes principalmente em peixes

      Excluir
    3. Acho linda essa planta não sabia que era comestível tudo vai de experimentar

      Excluir
  7. Lidete, nunca vi esse óleo, já viu ele aqui no Brasil? Já usou? Fiquei bem curioso! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhe só a Lazlo traz este óleo do Canadá ,vejamas propridades medicinais é fantástica!
      http://laszlo.ind.br/loja/index.asp?secao=61&categoria=216&subcategoria=0&id=1389#.Vfq_9SLF_1Y

      Excluir
  8. a buva, é uma planta que nem mesmo os venenos da monsanto conseguem eliminar do meio das plantações de monoculturas transgênicas, essa planta pra mim é símbolo de resistência, da força da natureza!!!

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus ...que achado este blog!!!!! Sensacional!!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela matéria sobre a buva, pena não teres abordado sobre suas propriedades medicinais (talvez esse não seja teu objetivo) Segundo o livro do Irmão Cirilo em PLANTAS MEDICINAS: "É notável no tratamento das doenças venéreas, sífiles, hemorroidas,... aplicação em feridas mal curadas, inflamação da próstata e dos testículos, problemas de bexiga, dificuldade para urinar, hidropesia, males do figado e diarreia. Existem várias provas da cura de leucemia - segundo o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tento provar contra leucemia já ouve cura além de outros benefícios

      Excluir
    2. Já vi testemunho de cura de leucemia.

      Excluir
    3. Olá !!!
      Meu esposo tem leucemia linfocistica cronica de não-hodkin e vou dar a ele para tomar. Se eu ver que ele se curou irei dar meu testemunho. Porque eu acho que as pessoas devem saber se da certo.

      Excluir
  11. Vou tentar averiguar melhor, se realmente for a planta que eu acho que é, há muita por aqui, principalmente em terrenos secos e estéreis, vou também tentar provar...
    beijinho, Eugénia

    ResponderExcluir
  12. É o mesmo que erva santa maria ou mastruz???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, são plantas bem distintas com propriedades diferentes.

      Excluir
    2. Não, são plantas bem distintas com propriedades diferentes.

      Excluir
    3. Adoro. Um sabor diferente,mistura de alguns sabores. Como na salada. Vou usar mais.

      Excluir
  13. Olá Paulo, a erva de santa maria é outra coisa, uma chenopodiaceae, em breve falaremos dela aqui! Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Olá,parabéns pelo blog. Você nos dá excelentes informações. Gostaria de saber se a buba dá flores e, se positivo, como elas são. Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Seu sabor picante numa salada é demais! Fico imaginando que consumindo esta danadinha ficarei imune aos pesticidas também!

    ResponderExcluir
  17. Caramba, eu já venho observando essa planta nos meus vasos tem um tempo mas não tinha certeza se era comestível, você sabe, vai que eu como e caio dura, melhor saber antes! rs
    Eu já consumi dente de leão dos meus vasos, que achei bem gostoso e até tem as folhas um pouco parecidas com a buva, mas comer a buva, não comi não.
    Obrigada por esse seu blog incrível. Estou colocando um link do seu blog no meu, pois eu uso como se fossem meus favoritos, pra clicar e ir lendo sempre que possível.
    abraço,

    ResponderExcluir
  18. caso você se importe com o link, basta me avisar que eu tiro, ok?

    ResponderExcluir
  19. Sim, uso em terapia nos que nos procuram com órgãos comprometidos em consequência de intoxicação por agrotóxico e também em risoto, muito bom... Ela é fantástica!!!

    ResponderExcluir
  20. Rapaiz!! Comia tanto disso quando moleque, tava tentando lembrar o que era. A salada desse bicho faz sucesso em qualquer prato gourmet, sabor suave, delicado e exótico.

    ResponderExcluir
  21. Rapaiz!! Comia tanto disso quando moleque, tava tentando lembrar o que era. A salada desse bicho faz sucesso em qualquer prato gourmet, sabor suave, delicado e exótico.

    ResponderExcluir
  22. Seu cheiro me trouce interesse,acreditando que havia alguma função medicinal ou para perfumes.

    ResponderExcluir
  23. Olá, Guilherme!

    Cultivo uma jovem buva (3 meses + -) que possui poucas folhas, mas desenvolveu um caule proporcionalmente grande carregado com alguma flores que começaram a desenvolver sementes. Sinal de que está morrendo?

    obs: existem poucas informações disponíveis. as que aparecem são sobre extermínio. infelizmente.

    ResponderExcluir
  24. Aqui na cidade onde moro, Dourados-MS, os limpadores de terreno baldio usam veneno como primeira e única opção para limpar o mato que cresce. Recentemente a buva começou a crescer em todos os terrenos da cidade, e desde então não se vê mais veneno, só o bom e velho enxadão!

    Ponto pra buva por diminuir nossa exposição a agrotóxicos. Gostei dessa planta!

    ResponderExcluir
  25. Conheço como Rabo de Foguete ou Enxota (não sei se com x ou ch).
    Não sabia que era comestível. Deve ser forte paka...! Tipo comer Cravo de Defunto! Rsrs

    ResponderExcluir
  26. Vou ver essa planta daqui pra frente com outros olhos e agora tentar aproveitar.

    ResponderExcluir
  27. CADA UM TEM UM GOSTO ! AMOOOO COENTRO.!!!

    ResponderExcluir
  28. Quando morava com os meus pais no paraná sofríamos muito ao tentar erradicar este mal das lavouras sem sucesso.mas oque não me deixa esquecer dela é que meu pai, sempre trazia para casa uma buva rochinha e ele a chamava de capetiçoba tinha um cheio forte e eu não gostava mas, tinha que comer pois ele dizia ser muito nutritiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a capetiçoba roxinha não é buva! São parecidas mas não é a mesma...o Guilherme fala dela também...é comestivel, amarga porém muito nutritiva
      é da mesma familia do dente de leão... do alface!!

      Excluir

  29. Parabéns pela materia! Sou urbano, moro no Mato Grosso do Sul, atualmente estou me tornando um estudioso das pancs, estou catalogando fotos e nos finais de semana saio para fazer visitar sítios para identificar as plantas, uma grande terapia ocupacional...Abraços

    ResponderExcluir

  30. Parabéns pela materia! Sou urbano, moro no Mato Grosso do Sul, atualmente estou me tornando um estudioso das pancs, estou catalogando fotos e nos finais de semana saio para fazer visitar sítios para identificar as plantas, uma grande terapia ocupacional...Abraços

    ResponderExcluir
  31. Ótima informação. Parabens. Dá de fato pra todo lado. Tb comia na minha infancia, junto com cariru, beldroega, brotos de batata, abobora, chuchu, etc...etc... angu molin, arroz, feijão, costelihna,...hummm. bão demais. Valeu. Vou reintroduli-la na minha alimentação. Pra mim era erva de santa maria. Grande abraço e até mais.

    ResponderExcluir
  32. pode ser um bio-indicador de uso de pesticidas justamente por ser resistente aos mais comuns. Portanto, se avistar uma plantação ou terreno baldio lotado de buva fique esperto: tem veneno naquele mato

    ResponderExcluir
  33. Santa buva que visita meu quintal com frequência, tão bela e exuberante que me dói a consciência vê-la arrancada. Agora que estou informada sobre sua utilidade, direi aos que me acusam por manter o quintal cheio de mato: "Mato é qq planta para a qual não sabemos a utilidade."Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Beatriz coelho 👏👏👏sou igual a você. Antes de arrancar ou carpir meu quintal, busco saber a eficiência das plantas desconhecidas👍🤗

      Excluir
    2. Eita!
      Eu tb deixo as plantas crescerem para eu descobrir se é mato ou se tem utilidade. E as pessoas estranham...rs

      Excluir
  34. Adorei essas informações e estou louco para experimentar a buva, quem sabe macarrão ao pesto de buva.
    Buva além de símbolo à resistência aos agrotóxicos é gostosa.Obrigado.

    ResponderExcluir
  35. Gratidão pela postagem...mais uma vez a natureza resistindo aos estragos causados pelo homem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se povo soubesse como esta planta servi para sarna caseira cachorro pelada muito boa

      Excluir
  36. Não sabia do seu valor nutritivo, amo mato aqui no fundo do Condominio onde moro em GOIÂNIA/Go. tem uma pequena mata e cerrado,Cajú, Pequí, Cagaita,Jenipapo,Jatobá, Mama-Cadela, Guapeva ou(Guapeba), Ingá,Marmelo,Araticun(Articum),Mangas e dentre outras... Ervas medicinais Como: Sene,Lirio do Brejo, Maria Pretinha, Serralha,Jambú, Trançagem(Tançagem),Erva de Santa Luzia,Gervão, Mata Pasto,Angico,Umbaúba,Assa-Peixe e etc..


    ResponderExcluir
  37. Moro em Candói, interior do Paraná...realmente tem muito aqui! Eu mesmo a arrancava com raiva pois a bichinha cresce rápido! Eu sempre a achei "fedida" pois fica um cheiro estranho em minhas mãos qdo a arranco, mas sinceramente amanhã vou observar melhor! Na verdade eu sempre comecei a me perguntar...será que esta planta não é medicinal?...Ja que tenho descoberto que meu quintal tem uma infinidade de "matos" comestíveis e medicinais. Ontem vim pesquisar sobre as possíveis variedades do Dente de Leão, já que vejo várias flores muito semelhantes porém de diferentes tamanhos...e hoje vindo continuar a pesquisa... acabo encontrando no mesmo blog do Guilherme sobre a Buva...que nem sabia como se chama e suas utilidades!! mas fiquei feliz pois a partir do momento que descobri tantas maravilhas naturais no meu quintal...eu ja andava olhando para a buva com mais carinho e curiosidade...já ao arrancar eu me perguntava se esta tbm não seria uma "amiga" ao invés de erva daninha!E qual foi minha surpresa! Obrigada por estas informações maravilhosas!!

    ResponderExcluir
  38. Pra mim era só um mato kkkk ate pensei q poderia ser veneno, pq minhas cachorras nem pensaram em comer kkkkk

    ResponderExcluir
  39. Uma delicia de tempero, chamam tb de coentro japonês. Tudo fica com um sabor maravilhoso!

    ResponderExcluir
  40. Eu conheço como cuentro chinês ou cuentro do mato... esse é um tempero muuito bom principalmente para feijão

    ResponderExcluir
  41. As suas flores são brancas com 4 petalas?

    ResponderExcluir
  42. por que nao consigo imprimir esse artigo ?

    ResponderExcluir
  43. Obrigada por suas informações,gostei muito.

    ResponderExcluir
  44. É ótima para curar manchas de pano branco na pele. Eu usei e as manchas sumiram. Esfreguei as folhas nas manchas, até elas esmagarem. Tipo esfoliação. Repeti o processo duas vezes por semana. Em um mês, já percebi que as manchas estavam sumindo. É um espetáculo!

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde , gostaria de saber como preparar o chá de buva , fiquei sabendo que combate varias doenças . Obrigado

    ResponderExcluir
  46. MUITO BOM PARA QUEM SE INTERESSAR SOU COLECIONADOR DESTA AREA E TENHO MUDAS PARA TROCAR .
    PESQUEIRARUI6@GMAIL.COM
    RUI PESQUEIRA

    ResponderExcluir
  47. Eu uso desde de criança pra matar impinje micoses nos pés cobreiro cicatrizante de ferrida

    E pra curar coriza e renite não tem igual

    ResponderExcluir
  48. Adorei saber sobre a Buva! Mas, você com seu talento fez dela ainda mais especial. Obrigada

    ResponderExcluir
  49. Será que dá pra fazer chá com a buva?
    Alguém sabe?

    ResponderExcluir
  50. Depois que aprendi com meu professor biólogo Daniel Forjaz que a Buva anula os agrotóxicos nas comidas, sempre uso folhas junto ao feijão em seu cozimento e as vezes coloco bem picadinha na salada de tomates.

    ResponderExcluir
  51. Que maravilha de informação,adorei!
    Obrigado 🙏

    ResponderExcluir
  52. Gente, sera que essa planta é a mesma que eu achei,crescendo dentro do meu vaso de planta, ela tem um cheiro de cuentro?

    ResponderExcluir
  53. Conheço visualmente muitas ervas moro em região de muita vegetação, fui criada assim . Sei que muitas delas são muito boas e saborosas . Vou procurar saber sobre essa erva tão temida por plantadores
    Foi muito bom conhecer e saber de seus benefícios e cuidados grata

    ResponderExcluir
  54. Maravilhosa descoberta 👏
    Tinha em um vaso de planta que insistia em se manter, arranquei pela raiz😱
    Obrigada, pela valiosa informação 👍👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  55. Boa tarde,muito obrigada por compartilhar informações tão úteis e esclarecedoras! O nosso Criador Jeová ( o nome de Deus é Jeová segundo Salmo 83:18) fez as plantas com muita sabedoria e amor. As qualidades invisíveis de Deus são claramente vistas na sua criação seu poder eterno como diz o livro bíblico de Romanos 1:20, este Criador tão maravilhoso nos promete um futuro melhor onde vamos poder viver livres de agrotóxicos que prejudicam tanto nossa saúde. Nesta época as doenças terão deixado de existir e ninguém mais dirá estou doente (Isaías 33:24).Essa é uma das promessas de Deus que em breve irão se cumprir! Para mais informações sobre esta e outras promessas de Deus acesse o site JW.ORG.
    Atenciosamente
    Alessandra
    Testemunha de Jeová.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...