Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Diferenças entre fruta-do-conde, ata, pinha, anona, atemóia e biribá



Essa é uma dúvida que sempre surge nos e-mails que recebo. Como tinha as frutas em mãos, resolvi fazer uma postagem. A família das Anonáceas é grande e em geral, possui frutos comestíveis (in natura e também usados como condimento). Essa família é comum em regiões tropicais, sendo muito comum de norte a sul do Brasil, com inúmeros espécies diferentes que poderiam ser usadas na alimentação. O Helton, maior frutólogo do Brasil, já falou sobre várias delas (aqui).

A forma mais fácil de identificar as mais comuns talvez seja por fotos e nome científico, porque há muitos nomes populares em comum entre elas. Pinha, por exemplo, é usado para quase todas, devido ao formato que lembra a pinha do pinheiro. Ainda que possam ser parecidas, o sabor é bem diferente dependendo da espécie. Algumas, como o marolo, são muito fortes para serem comidas in natura, compondo sucos, mousses e licores.



A primeira espécie é o marolo (Annona crassiflora), também chamado de araticum e araticum-do-cerrado. Essa é bem distinta e difícil de errar - o fruto é arredondado, quando maduro fica com uma cor marrom. A casca se solta fácil em "escamas". A polpa é amarela e fortemente aromática (lembra um pouco peque e abacaxi maduro), chegando a mais de 1kg por fruto.

A segunda é a Anonna squamosa, chamada de ata, pinha, fruta do conde e anona. Essa fruta, quando madura, fica com a casca verde salpintada de preto; a casca de solta facilmente, "desmontando" as escamas. Muitas sementes, polpa "solta", muito doce, pouca acidez, textura granulosa.

A terceira é a atemóia (Anonna cherimola x squamosa) , um híbrido entre a ata (Anonna squamosa), nativa do Brasil, e a chirimoia (Annona cherimola), uma fruta Andina. O próprio nome é uma mistura das duas: ata + cherimoia = atemoia. Porque ela foi desenvolvida? Esse cruzamento surgiu buscando uma planta com a resistência e a doçura da ata, e a durabilidade, sabor, textura da cherimoia, além de menos sementes. Essa fruta pode ter tamanhos variados, mas em geral tem a casca verde e menos irregular, não fica escura quando madura, a casca não se solta facilmente da polpa, tem poucas sementes e polpa mais firme, que permite ser fatiada. O sabor é mais ácido e aromático do que a ata. O fruto pode passar de 1kg conforme a variedade, mas as comerciais são em geral do tamanho de uma laranja-bahia.

A quarta é o biribá ou pinha-amarela (Rollinia mucosa), uma planta nativa às vezes confundida e chamada de fruta-do-conde. Essa fruta é bem diferente - tem a casca amarela quando madura, sementes pretas, polpa gelatinosa (como o nome diz, lembra textura de muco), doce mas também ácida, de sabor suave e quase sem aroma. Suas muda é comumente vendida como fruta-do-conde no estado de São Paulo, mas a árvore é bastante distinta. O fruto pode passar de 1kg. 

Por fim, a graviola (Anonna muricata) é uma fruta bem distinta das demais - chega a muitos quilos, tem a casca verde, é repleta de sementes e tem a polpa muito aromática, não tão doce e levemente ácida. Ela se difere em especial, pelo tamanho, sendo quase 10x maior do que uma fruta-do-conde, por exemplo. Na aparência, ela lembra mais a atemóia.

Condessa (Anonna reticulata),
foto daqui
Adendo: existe uma fruta denominada condessa (Anonna reticulata), que não é nativa do Brasil, mas gera confusão. Ela tem a polpa branca e doce, parecida com a da ata, porém sua casca fica avermelhada e não se desmancha com facilidade.

46 comentários:

  1. Esclarecedor, apenas me parece que outro texto diz que a ata ou pinha ou fruta do Conde não é nativa do Brasil, ao contrário deste, e tem esse nome porque certo Conde a trouxe para cá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em Rondônia e tenho todas essas frutas no meu quintal. Todas elas são da mesma espécie ou seja uma família de nona. Tem TB o Marolo frutos grandes redondoe e casca rugosa TB muito saboroso.

      Excluir
    2. Bom dia Neusa. Sou Gilmar da Bahia estou procurando um fornecedor dessa fruta condessa ou fruta do conde.

      Excluir
    3. A quem estiver interessado a me fornecer essa fruta do conde meu mail é scorpiongjno@hotmail.com.br 71996840962

      Excluir
  2. Não sei se é exato, mas sempre ouvi dizer que era a fruta preferida do Conde D'EU E OS escravos se referiam à ela como sendo a fruta do conde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a ata, pinha ou fruta do conde, realmente é originária das Antilhas e trazida para o Brasil, mais precisamente Salvador-Ba, por Diogo Luis de Oliveira, Conde de Miranda. Ele tinha sido nomeado Governador Geral

      Excluir
  3. Só sei dizer que de todas elas:o ariticum é incomparável, uma delícia! a que mais se aproxima dele é a Atemoia.A planta do ariticum é um arbusto, tipo moita, não como árvore, muito comum em campo, como pastagem de gado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Goiás, ele e de árvore do cerrado. Quando maduro, o aroma é percebido de longe.

      Excluir
  4. Articun que delicia, mas Articun sim .seu pé e uma árvore porque já colhi no cerrado.várias vezes

    ResponderExcluir
  5. Articun que delicia, mas Articun sim .seu pé e uma árvore porque já colhi no cerrado.várias vezes

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saberonde encontrar folhas de graviola

    ResponderExcluir
  7. Nasci no sul do Piauí nq cudade de Curimatá-PI mais precisamente no interior chamado de Buriti do Meio, e na minha infância comi muito uma fruta nativa do local chamada de Ata muita gostosa ela dar uma ávore alta e só nasce em local de brejo ou bouquerão local com bastante umidade, sair de lá ainda criança com 8 anos de idade e não mais voltei, mais fiquei sabendo que esta fruta que era muita saborosa não existe mais, gostaria se alguém conhece ou sabe se em outro local existe essa fruta, ela é uma fruta gtande parecendo um articum dos grandes só que a difença que o cheiro e mais agradavel e de um sabor inagualavel e a ávore e alta mais ou menos 5 até 10 metros de altura, gostaria muito de saber que ainda existe esse fruto que marcou muito a minha infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em Piripiri no Piauí, com estas características só conheço o araticum, pois tenho um pé de araticum no meu quintal e ele é uma árvore bem grande, 3 metros mais ou menos, e ata que conhecemos aqui, é a que no sul do país chamam de linha.

      Excluir
    2. Desculpa, o nome é Pinha, lembrei que tem uma outra fruta que chamamos de condessa ou fruta do conde, e que até bem pouco tempo eu só conhecia uma variedade que tem a casca lisa e a cor é semelhante a do araticum, e a três meses conheci uma condessa de casca rosada, mas também lembrei da minha infância, que na frente da minha casa tinha um pé de condessa com as características que você deu, árvore grande, o fruto se assemelha ao araticum e o cheiro é diferente e também algumas pessoas do sul do país chamam de ata, mas aqui ela pode nascer em qualquer lugar, mas hoje não é tão fácil encontrá-la, mas ainda existe.

      Excluir
    3. Desculpa, o nome é Pinha, lembrei que tem uma outra fruta que chamamos de condessa ou fruta do conde, e que até bem pouco tempo eu só conhecia uma variedade que tem a casca lisa e a cor é semelhante a do araticum, e a três meses conheci uma condessa de casca rosada, mas também lembrei da minha infância, que na frente da minha casa tinha um pé de condessa com as características que você deu, árvore grande, o fruto se assemelha ao araticum e o cheiro é diferente e também algumas pessoas do sul do país chamam de ata, mas aqui ela pode nascer em qualquer lugar, mas hoje não é tão fácil encontrá-la, mas ainda existe.

      Excluir
    4. Moro em Piripiri no Piauí, com estas características só conheço o araticum, pois tenho um pé de araticum no meu quintal e ele é uma árvore bem grande, 3 metros mais ou menos, e ata que conhecemos aqui, é a que no sul do país chamam de linha.

      Excluir
    5. Como eu relatei ela é uma fruta grande como um araticum mais com a casca mais fina e com o cheiro mais agradavel e muita saborosa não é uma fruta de cerrado, e nativa com características da mata atlantida.

      Excluir
    6. Com essas características, conheço a jaca. Acredito ser da mesma família também.

      Excluir
  8. A minha infância TB foi marcada por essa fruta,pena que não encontro com facilidade aqui em Salvador.

    ResponderExcluir
  9. A fruta que tem em casa parecida com uma ata a diferença que ela e liza a cor dela e amarela e a massa e amarela.

    ResponderExcluir
  10. Eu amo a atemoia.... 😋😋😋😋

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morei em rio de Janeiro na epoca 1984/85 por 1 ano y bebeu tomei muito succos caju maracuja conde y muito mas succos tropicales eu tentava comer muitos o dos fruitas tropicales mais a fruita do conde tava meu fruoita mais adoravelse chamo fruita do amor e afrodiziak dolce e uma delicia esa fruita aqi em nueva york e carisimo quase 6 dolares y mais por coisa qe e raro mais eu compra de vez encuanto cada 5 anos rzsss chao amigos adoro brasil e abracao grande do usa new york

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Aqui em minha chácara tenho pé dê beriba os pés estão carregados dê fruta.Ela é deliciosa.

    ResponderExcluir
  13. Nao existe normas ou regras para esses frutos asdim como muitos outros. O nome e difetente em cada regiao. Aqui, alguns nomes q vc citou, estao trocados e algumas frutas nem aparecem na materia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um livro de 1776 escrito por um padre que viveu na Amazônia - "Tesouro Descoberto no Máximo Amazonas" Padre João Daniel - neste livro é mencionado que os índios comiam uma fruta saborosa que eles chamavam de "ata" . Logo considero ata como nome original

      Excluir
    2. Na minha no Maranhão comia bastante no quintal da minha vó tinha e eu conhecia como ata a casca rosada bem docinha adorava

      Excluir
  14. Olá, Guilherme. Eu criei um projeto chamado Quarteirões do Futuro, cuja ideia é para novos loteamentos de casas. A proposta envolve em reduzir em 5m o comprimentos dos lotes, criando corredores internos onde será plantado um pomas com mais de 100 árvores, mata nativa da região, tratamento de esgoto e lixo orgânico, geração de biogás e energia elétrica via usina solar, plantação de legumes, hortaliças, PANCs, verduras, ervas medicinais. Estou propondo aos futuros moradores numa cartilha que contratem palestrantes para dar cursos para eles. Pensei em você, se tiver interesse, posso incluir seu contato na cartilha. Eu sou Alexandre Mello Farias - Engenheiro Mecânico - Cel:(11) 99686-5683 (Whatsapp)

    ResponderExcluir
  15. Antonio em 1983 eu conheci um amiga na empresa da Nestle e levou uma fruta marrom casca liza com o nome de nona e nunga vi o pe e nem mais a fruta pois ele faleceu queria saber se alguém conhece ??

    ResponderExcluir
  16. A fotos das 4 cortadas podemos verificar suas diferenças, alem dessas fritas ser deliciosas🍃

    ResponderExcluir
  17. Queria saber o que acontece ao plantar a semente da Atemóia. A árvore resultante vai dar a fruta Atemóia ou alguma outra fruta, pois ela é um hibrido. Alguém já plantou a semente? Qual fruta gerou? É de boa qualidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já plantei a semente da atemoia (que considero a mais gostosa)e cresceu como fruta do conde,que decepção!moro em Florianópolis SC

      Excluir
  18. Quando criança havia uma fruta que chamávamos de Fiticunha, dava numa árvore parecida com o pé de nonac om uns 20 a 30 metros de altura. com folhas menores e um fruto pequeno maior que um limão e menor que uma laranja pera com aparência da fruta do conde. A fruta tinha sementes pequenas, era doce e ao mesmo tempo, quando comido em exagero causavam áftas. Não consegui enquadrar em nenhuma das descrições acima. O que era esta fruta que chamávamos de fiticunha?

    ResponderExcluir
  19. Tenho um pe6de atemoia já grande e já colhi alguns frutos porém,este ano, os frutos estão com tamanhos diferentes e pararam de crescer. Tem mais de 40 dias que estão estagnados. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da uma atenção especial para adubação da tua árvore, o solo ja pode estar pobre em nutrientes, pode estar ácido, e nem precisa gastar muito, as vezes em casa mesmo temos o que é necessário, esterco de galinha com esterco de boi e carvão ja ajudam muito, coloque a cada 2 ou 3 meses, se precisar comprar algum veja as indicações. Ah! não esqueça da poda, tirar galhos secos ou entranhados, isso ajuda muito a árvore respirar tbm.

      Excluir
  20. Estou atrás de sementes da Duguetia lanceolata, conhecida popularmente como Pindaíba, Pindaúva, etc [ver imagens encurtador.com.br/qBSX6]. Se alguém tiver, por favor entre em contato pelo e-mail cyro.professor@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Alguém sabe me dizer se a fruta do conte é liberada para quem esta segundo dieta low fodmaps e se ela tem muita lectina ou não?

    ResponderExcluir
  22. Falaram ... falaram ... e não falar nada ... continuo sem saber a diferença entre elas ... ata, conde, pinha, atemoia, pão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendi que são todas da mesma família... Mas cada uma tem um formato e sabor diferenciado,e cada região conhece tem o nome diferente!

      Excluir
    2. Antonia, verdade inclusive por serem muito parecidas muitas pessoas fazem confusão nos nomes, onde moro por exemplo, muitas pessoas chamam a Ata (fruta-do-conde) e a Graviola de Araticum tbm, e quem conhece bem as frutas acha estranho.

      Excluir
  23. Existe uma fruta da família Anona tbm que conheço por AMEJU, ela parece o Araticum mas a casca é bem vermelha, a polpa é amarela e mais consistente que as outras, cheiro e sabor bem suave, não é ácida. Ao comer ela solta os gominhos e cada um tem uma semente, ou seja, ela tem muitas sementes e tem um pouco de textura granulosa perto da casca.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...