Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Frutos da taiuva: a amora verde

Esses dias, nas andanças do trabalho de campo do mestrado - uma das razões do rareamento das postagens do blog - tive a chance de conhecer a Vanda e seu lindo trabalho na Fazenda São Benedito. Na cidade de São José do Barreiro, trata-se de uma casa secular que eles restauraram e  transformaram em uma pousada, além de produzir frutas e cachaça artesanal. Recomendo a visita!

Me deparei com as botas afundando em frutas macias caídas na grama, as quais as galinhas ignoravam. Parecidas com amoras verdes, maiores e lactescentes, logo identifiquei como sendo a taiuva. Parente da amora, é fruta pra comer ainda firme, porém doce, nunca mole como amora madura. 

Trata-se de uma árvore de grande porte e copa aberta, que durante o verão frutifica e enche o chão com seus frutos suculentos e leitosos. O sabor está entre a amora e o kiwi, com pouca acidez e uma textura de amora verde. Pouco utilizada e pouco conhecida, poderia ser utilizada para polpa, sucos e geléias. O único problema é sua colheita - seu estágio de maturação é bem específico e deve ser colhida assim que despenca da árvore, quando começa rapidamente a fermentar. 

No local, elas são pouco usadas - o caseiro do sítio comentou que acreditava ser inclusive venenosa, devido ao látex que a planta solta, e disse que apenas a fauna local aproveita os frutos. Apesar disso, em outros países da américa latina ela serve para compotas e até mesmo para aromatizar vinho.

Pela falta de infra-estrutura e geladeira, acabei comendo in natura, mas adoraria ter processado e feito um doce pastoso, um chutney, algo assim. Idéias não faltam, mas a próxima safra será só no próximo verão.






25 comentários:

  1. Amo amora e tenho em casa. Ja sei q vou gostar desta fruta.nunca a vi nesta região (sudeste).

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, se um dia for plantar, ensina pra gente!

    ResponderExcluir
  3. Tava achando que era de uma que conheço aqui no Mato Grosso, mas é diferente A planta; fruta parece muito, só que a daqui da em árvore grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, essa é produzida por uma árvore bem grande também!

      Excluir
    2. Aqui em casa descobrir um pé desse ai,logo eu que gosto tanto de plantas tipo amora e framboesa não sabia que existia um pé desse em casa até hoje.

      Excluir
    3. Entrem no grupo do Facebook "FRUTAS DO BRASIL E DO MUNDO

      Excluir
    4. Muito doce. Eu fiz um bolo substituindo o açúcar por elas porque elas alem de ser muito doce contém muita água.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Conheço um fruto muito parecido se chama tajuba tem lá em Mutum interior de minas gerais mas a diferença é que a arvore d tajuba tem espinhos mas o fruto e igual e pelo o que descrevem o sabor também é igual

    ResponderExcluir
  5. Tenho 76 anos sou da família Leoncini de Limeira meu pai tinha um sítio onde nasci em 1943 era linda a entrada uma avenida de frutas ábacate manga de várias qualidades e tinha um terceiro lindo aonde amigos de papai ia fazer campeonato de jogo de maia ou malha eu tbm jogava era parceira de papai kkk tempo bom mais a baixo tinha um enorme pé de Taiúva comi muita fruta era sombra dos cavalos e vacas. ali tinha embaixo da sombra o bebedouro e o lugar de por mato no alto pra eles comer me fugiu agora o nome mas cortei muito tempo bom a gente era feliz e não sabia ah recordei o meu passado gostaria de voltar lá pra ver como está meu paraíso foi vendido para o Dr Jurandir que foi prefeito de Limeira vendido os 5 alqueires por 1000,00 cruzeiro dividido em 10 vez agora só saudades !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei limeira, capital da laranja, saúdoso Jurandir Paixão!

      Excluir
  6. Tive oportunidade de conhecer neste fim de semana a árvore me chamou atenção pelo tamanho e pelos frutos que caiam sem parar senti curiosidade em experimentar mesmo sem saber o que era e deparei com fruto mais doce que já experimentei em toda minha vida. Arvore é linda e suas frutas tbm vi essa árvore na cidade de Itajubá MG em uma fazenda onde existe produção de cachaça .

    ResponderExcluir
  7. Hoje vi uma árvore dessa no meio de uma praça perto da minha casa, o seu fruto estava forrando o chão, percebi q parecia amora e comi algumas ali mesmo, muito docinha, uma delícia.fiquei encantada com o tamanho árvore.

    ResponderExcluir
  8. como faço para obter muda de taiuva moro em gurulhos sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. A muda é muito difícil, pois não se acha no comércio. O ideal é vc mesmo preparar, o que também é complicado, dada a baixa taxa de germinação da semente. São muito pequenas e necessitam de quebra de dormência para germinar. Eu colhi algumas sementes em novembro/2019 e estou tentando fazer umas mudas. Verei o que vai sair. Abraços em todos!

      Excluir
    2. Bom dia, pessoal. Fiz o comentário acima e hj estou aqui para fazer o esclarecimento. Consegui fazer 19 mudas das muitas sementes que plantei. Foi maior que minha expectativa, o resultado foi bom. Novembro/2020 eu quero colher mais sementes e novas mudas. Abraço. Marcelo Melo. Tel: 21-2212.3223

      Excluir
  9. Aqui onde moro no Nordeste Mineiro Carlos Chagas tem muita dessa fruta quase ninguém consome,acreditam que a fruta é venenosa rs rs,conhecido aqui como amoreira

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma chácara em Paraisopolis, MG, onde existe um árvore desta e o momento, está cheia de frutos e ainda não tive tempo de colher, mas e muito gostosa, serserve pra fazer sucos,geleia e doce ea produção é abundante devido ao tamanho da fruteira.

    ResponderExcluir
  11. Em frente à minha casa tem este fruto e delicioso. Quem quiser entra em contato ok.

    ResponderExcluir
  12. VIVEIRO CAMARA - IBATÉ - SÃO PAULO, CIDADE ENTRE SÃO CARLOS E ARARAQUARA TEM MUDA DE TAIÚVA E NÃO SÃO CARAS. SEI PORQUE NASCI EM TAIÚVA - SP E JÁ COMPREI DESSAS MUDAS.

    ResponderExcluir
  13. Conheço essa árvore como Tajuba, construi minha casa perto de uma e agora está cheio de frutinhas. Eu particulamente não gostei do sabor dela, pq prefiro frutas ácidas. Enfim, tem uma árvore gigantesca aqui e os pássaros estão lavando a cara.

    ResponderExcluir
  14. Aqui na região de Ipatinga e municípios próximos, encontro vários pés nativos de Taiúva na região onde pedalo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...