Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Frutos da taiuva: a amora verde

Esses dias, nas andanças do trabalho de campo do mestrado - uma das razões do rareamento das postagens do blog - tive a chance de conhecer a Vanda e seu lindo trabalho na Fazenda São Benedito. Na cidade de São José do Barreiro, trata-se de uma casa secular que eles restauraram e  transformaram em uma pousada, além de produzir frutas e cachaça artesanal. Recomendo a visita!

Me deparei com as botas afundando em frutas macias caídas na grama, as quais as galinhas ignoravam. Parecidas com amoras verdes, maiores e lactescentes, logo identifiquei como sendo a taiuva. Parente da amora, é fruta pra comer ainda firme, porém doce, nunca mole como amora madura. 

Trata-se de uma árvore de grande porte e copa aberta, que durante o verão frutifica e enche o chão com seus frutos suculentos e leitosos. O sabor está entre a amora e o kiwi, com pouca acidez e uma textura de amora verde. Pouco utilizada e pouco conhecida, poderia ser utilizada para polpa, sucos e geléias. O único problema é sua colheita - seu estágio de maturação é bem específico e deve ser colhida assim que despenca da árvore, quando começa rapidamente a fermentar. 

No local, elas são pouco usadas - o caseiro do sítio comentou que acreditava ser inclusive venenosa, devido ao látex que a planta solta, e disse que apenas a fauna local aproveita os frutos. Apesar disso, em outros países da américa latina ela serve para compotas e até mesmo para aromatizar vinho.

Pela falta de infra-estrutura e geladeira, acabei comendo in natura, mas adoraria ter processado e feito um doce pastoso, um chutney, algo assim. Idéias não faltam, mas a próxima safra será só no próximo verão.






9 comentários:

  1. Amo amora e tenho em casa. Ja sei q vou gostar desta fruta.nunca a vi nesta região (sudeste).

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, se um dia for plantar, ensina pra gente!

    ResponderExcluir
  3. Tava achando que era de uma que conheço aqui no Mato Grosso, mas é diferente A planta; fruta parece muito, só que a daqui da em árvore grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, essa é produzida por uma árvore bem grande também!

      Excluir
    2. Aqui em casa descobrir um pé desse ai,logo eu que gosto tanto de plantas tipo amora e framboesa não sabia que existia um pé desse em casa até hoje.

      Excluir
    3. Entrem no grupo do Facebook "FRUTAS DO BRASIL E DO MUNDO

      Excluir
    4. Muito doce. Eu fiz um bolo substituindo o açúcar por elas porque elas alem de ser muito doce contém muita água.

      Excluir
  4. Conheço um fruto muito parecido se chama tajuba tem lá em Mutum interior de minas gerais mas a diferença é que a arvore d tajuba tem espinhos mas o fruto e igual e pelo o que descrevem o sabor também é igual

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...