Páginas

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Coccinia grandis, pepininho, pepino-vermelho

Fruto amadurecendo e fruto ainda verde.
Dessa fruta (ou seria fruto?) eu ganhei uma estaca da dona Geni em um piquenique de trocas de mudas e sementes há quase um ano. Não passava de uma estaca quase seca, com dois nós (a parte espessada do caule, de onde saem as folhas). Dona Geni foi explícita - enterre um nó, de onde saem as raízes, e deixe o outro pra fora, de onde sairão folhas. E a muda demorou, mas foi crescendo. 

Ano passado, a vinha começando a se enrolar
nos outros vasos. Cresce em velocidade impressionante.
Um ano depois, emaranhada nas bertalhas. As folhas
secas são dela, que secaram repentinamente quando
esfrio para menos de 8ºC em julho.
E como cresceu rápido! Precisou ser mudada de vaso três vezes até chegar no vaso definitivo, enrolando-se junto com as bertalha-da-mata, a bertalha-coração e a bertalha-malabar, num verdadeiro embaraço verde. Os frutos quase não dou sorte de colher verdes, porque somem no meio da folhagem, reaparecendo quando maduros, escarlates.

É uma trepadeira delicada (Coccinia grandis, chamada de ivy gourd e scarlet gourd), perene, nativa da Ásia, com as folhas muito parecidas com o pepininho do mato ou pepinículo - aquele de um centímetro. Esse chega a uns bons cinco centímetros, e a planta é mais robusta. Por ser uma variedade selecionada (é um cultivar, denominado Sweet), é infértil e quase possui sementes, sendo reproduzido unicamente por estacas antigas, marrons. Não tomei coragem ainda de cortar o meu, mas quando o fizer, as ramas não devem ser destacadas, e sim virarão mudas para os amigos.

Esse é o pepino-do-mato ou pepinículo, parente,
porém bem diferente. As folhas são ligeiramente
parecidas.
A folhagem adensa quando plantado em espaldeira.

A flor, linda que só.

Fruto de vez, começando a madurar, azedinho e com as
sementes avermelhadas.

A diferença para o pepino normal não é o gosto, que realmente lembra pepino, embora mais azedinho. O fruto, colhido no ponto certo, é crocante e possui lindas sementes imersas em polpa vermelha. Quando amadurece,o que ocorre num intervalo de menos de dois dias, fica molenga e doce como um caqui, mas com gosto de absolutamente nada. Daria para fazer molhos, geléias e compotas, talvez com alguma outra fruta para dar aroma, porque é absolutamente neutro, e com uma cor vermelha muito bonita. Maduro, em nada lembra pepino, desmancha na boca.

As folhas, a exemplo da folhagem da abóbora e do chuchu, são comestíveis quando cozidas, com um sabor interessante - embora eu tenha preparado apenas uma vez e não tenha certeza se lembro bem do gosto, a tal cambuquira do pepino-vermelho.

Alguns produtores já estão comercializando em feiras orgânicas no interior de SP, e eu acho que é um ingrediente promissor para restaurantes. Imagine um sushi cujo pepino é repleto de sementes vermelhas feito jóias? Coisas que estamos para ver em alguns anos.

36 comentários:

  1. Guilherme, só queria realmente agradecer vc pelo trabalho que está fazendo de compilar as PANCs e nos ensinar como tratá-las e cozinhá-las!
    Sou de uma ecovila na Bahia e reconheci várias plantas que vc falou aqui e já estou divulgando o valor alimentício pra todos com quem tenho contato!
    Obrigado mesmo e mantenha o bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, eu adoro as PANCs.parabens a todo povo que se dedica para preservação da natureza.

      Excluir
  2. Oi tenho um pé enorme desses pepininhos e faço conserva, coloco no suco, faço refogado... É muito produtivo e chama abelhinhas que eu acho que são jataí. Já fiz doce com as frutinhas, mas agora não dá mais porque todos os pássaros da vizinhança vêm comer. Uma vez por ano dá lagarta, seca tudo. Depois ela rebrota e começa tudo de novo...

    ResponderExcluir
  3. Ganhei uma estaca deste pepino do mato, ou pepino vermelho; me chamou a atenção o fato de nenhum pássaro vir se servir dele, nem insetos comem... Bem procuro mais informações a respeito. A carambola também ocorre a mesma situação, nenhum inseto ou pássaro come (ela apodrece intacta) mas esta meu avô dizia para não comer sem tirar a casaca (há um inseticida natural na casaca da carambola que afasta os bichinhos). Caso saiba de alguma informação a respeito disto, fico grata se compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha mae tem no jardim e vive apinhado de bem te vi,eles ADORAM.


      Excluir
    2. Tenho um pé de pepino do mato já tem 8anos. Os passarinho adoram. Ele produz o ano inteiro.

      Excluir
  4. Ganhei uma muda de uma agricultora agroecológica no sertão de Pernambuco, já experimentei e amei esse pepino, confesso que muito mais pela aparência.penso em fazer conservas pra vender. Estava louca procurando o nome científico, fico grata pelo o compartilhamento.

    ResponderExcluir
  5. Tenho duas arvore da carambola ,sempre tem insetos, as vezes fico ate chateada.Mas faço a retirada com iscas caseiras.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de receber algumas sementes da tindora cocinia grandis , em troca envio sementes de moringa pois tenho muito em casa e-mail moizafonseca1968@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de receber sementes do pepino do mato 😗

    ResponderExcluir
  8. Não conheço ninguém feito mudas a partir da semente,somente estacas maduras.Quando está maduro pode ser feito molho para massas,como o tomate,e fica delicioso,e dá pra comer como fruta,é docinho.Fica a dica.

    ResponderExcluir
  9. Será que pode deixar na terra como adubo os que estragaram? Ou tem alguma propriedade que prejudica a terra, alguém sabe dizer? Obrigada

    ResponderExcluir
  10. OLÁ a todos! Meu cunhado que vive no vale do Jequitinhonha, me trouce uma pequenita mudinha, conseguida a partir da semente, moro em Ribeirão Preto, mas já ví o pepininho em cidade próxima. Bem, por aqui tenho doado estacas para quem se interessa; e faço conservas, pura ou com pimenta, os meninos gostam como aperitivos. Gosto de consumir, madura e pura, mas também em sucos. mas os frutos caídos no solo, ainda não os vi germinarem; meus gatos comem os frutos maduros e também os brotos que sobem na cerca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou aposentado agora começando com as PANCs,como poderia conseguir umas 2 ou 3 estacas, sou de SJ do Rio Preto mas tenho amigos aí que podem me enviar 981995807

      Excluir
  11. Gostei de saber que o pepino vermelho e comestível têm um pé enorme da vizinha que as damas se estende para a casa de uma amiga que está sempre perguntando se serve para comer.

    ResponderExcluir
  12. Gostei de saber que mesmo bem maduro, bem vermelhinho, é comestível .Ganhei de uma amiga da roça uma estaca que plantei pertinho da tela do meu galinheiro. Demorou pouco para botar as primeiras folhas e agora já se alastra pela tela todinha do galinheiro, florando e dando pepininhos. Minha esposa gosta deles em conserva, também gosto cortadinho na salada salad. Falta experimentar como sobremesa ! Grato pelas informações.

    ResponderExcluir
  13. Meu pe de pepino cresce que e uma beleza mais nuca deu nem flores tenho mais ou menis a 7meses e nada estou ate ficando triste vou la ve todos os dias mais nada acontece ele so cresce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É estranho pois e rápido para dar... Apenas solta a primeira rama já tá dando flores seguida dos frutos.

      Excluir
  14. Meu pé carrega todos os dias. Tenho que colher diariamente será que dá pra fazer conserva . E como fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço proporção de 1 vinagre 2 água. Depende qtde q vc vai fazer. Se for ppte 600ml ou vasilha maior. Mede a água e por o proporcional. Se na vasilha cabe 9 copos eu ponho 3 de vinagre e outros 6 água. Deixo mais de mês.
      Alho, pimenta do reino ou reno, orégano,

      Excluir
  15. Como eu gostaria de ganhar uma mudinha.
    Tenho procurado mas não acho por aqui.
    Guapimirim RJ

    ResponderExcluir
  16. Ganhei um galho pequeno e já está com dois bonitos brotos,eles pegam com muita facilidade

    ResponderExcluir
  17. Ola meu prezado ,faço a mesma pergunta do ultimo .Como fXer a conscerva do pepino vermelho é quando esta verde ou quando ja maduro vermelho? GRATIDÃO! GRATIDÃO!GRATIDÃO!

    ResponderExcluir
  18. Eu fiz refogado e fiz em conserva. Maravilhoso

    ResponderExcluir
  19. Alguém tem a receita pra fazer pra comer todos falam de conserva mas gostaria de receitas.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  20. Alguem pode poderia me ajudar queria saber se pode faser mascara facial de piclis maduro.ele e vermelho por fora e polpa laranja.

    ResponderExcluir
  21. Muito maravilhoso faço conserva e como cru na salada

    ResponderExcluir
  22. http://www.matosdecomer.com.br/2016/09/coccinia-grandis-pepininho-pepino.html?m=1

    ResponderExcluir
  23. Tenho uma ramada de pepininhos no muro do lado ,em frente de casa ,glamouroso empemcado de verdes e vermelhos ,os vermelhos os passaros comem,meu marido passa por lá e sai mastgando um maduro,as galinhas também apreciam,lagartas peludas e pequenas se criam sob as folhas ,as flores brancas alimentam minhas jataís .

    ResponderExcluir
  24. Tenho um pé de pepino com a flor branca foi uma vizinha que me presenteou um estaca resolvi pesquisar pois só vejo com flor amarela moro na orla de Camaçari Arembepe Bahia

    ResponderExcluir
  25. alguem que ver essa postagem favor entrar em contato preciso muito desse pepino vermelho mandar mensagem 42 998316984

    ResponderExcluir
  26. BOA TERDE TEMOS MUDAS DESTE PEPININHO PARA VENDA OU TROCA ENTRE EM CONTATO PESQUEIRARUI6@GMAIL.COM.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...