Páginas

sábado, 24 de junho de 2017

Feijão-de-porco é comestível


um punhado cheio de sementes frescas e tenras

Para quem está começando um jardim, especialmente se não tem muito tempo para cuidar dele, ou se precisa de uma planta resistente que sobreviva à negligência da falta de regas, esse é um legume que não pode faltar. Nativo da América tropical, é um super-alimento que tolera secas e é capaz de crescer em qualquer ambiente.

Esse feijão é muito usado, junto com outros feijões, na adubação verde. Funciona assim: a planta é acostumada a solos pobres, e para se desenvolver, trabalha em conjunto com as bactérias do solo, transformando o nitrogênio do ar em um fertilizante natural. E dessa forma, o solo vai melhorando. Mas pouca gente sabe que ele é comestível. É inclusive recomendada pela Biodiversity International como uma planta promotora do combate à fome. É uma fava PANC!

O feijão-de-porco (Canavalia ensiformis) tem esse nome porque, acredita-se, cresce rasteiro na altura do chão, onde os porcos poderiam consumi-lo. Mas não sei se, de fato, algum porco o coma. É melhor fazer cozido, para alimentar pessoas. Vale lembrar que é parente do feijão espada (Canavalia gladiata), considerado PANC no Brasil, e também o maior feijão do mundo. Já falamos dele aqui.

flor
vagens formando

vagem jovem, em ponto de colheita

vagem madura, para debulhar

No livro A Dictionary of the Economic Products of India, há relato (que me parece desatualizado) de três variedades sob cultivo: var. virosa, var. turgida e var. mollis, onde a última é consumida no sul da Índia como ingrediente de ensopados e curries, com as vagens verdes e os grãos na metade do seu tamanho final. Outros autores, T.K. Lim, no livro Edible Medicinal and Non-Medicinal Plants, mostram seus diversos usos: brotos comestíveis cozidos, flores, vagens tenras, sementes imaturas e maduras, após cozimento apropriado. No Japão, as vagens são processadas em picles, do tipo fukujin-zuke. 

Toda a planta pode ser comestível, depende apenas da forma de preparo. Pra o feijão de porco, as vagens tenras, antes de ficarem fibrosas, são uma iguaria, muito similares com a vagem, mas mais saborosas, crocantes e com seu tamanho característico. Mas elas passam do ponto com alguma facilidade, precisam ser colhidas jovens.

Os feijões imaturos, mas já bem cheios, são substitutos das favas, adocicados, cremosos, uma delícia. O rendimento é grande, porque são enormes e cada pé produz muito. Para cozinhar, é necessário fazer um corta no seu "umbigo", ficando assim muito fácil descascá-los e remover a película grossa que os envolve, igual as favas árabes ou o grão de bico.

Corte o umbigo e faça um corte lateral

Depois de cozida, a fava sai facilmente.

Cozidos, prontos para diversos pratos,
como purê, salada, salteado, em sopas...
O feijão seco é consumido esporadicamente, mas precisa ficar de molho por 72h, com trocas de água sucessivas, para ser depois cozido por 1h. O processo é o mesmo da produção de tremoço, do qual já falamos aqui no blog - um longo molho onde as toxinas são levadas pela água.

E pensar que eu os tive por muitos anos em casa mas nunca tive coragem de prová-los. Até que eu resolvi ler alguns trabalhos sobre seu uso como alimento, para ter certeza. Assim como o feijão-espada (Canavalia gladiata), os teores máximos de toxina desse feijão ocorrem quando o grão está maduro e seco. Ou seja, o grão verde possui teores menores de toxina, e um cozimento de apenas 15 minutos na pressão, com as sementes já cortadas, parece ser suficiente, segundo um artigo da Journal of Agriculture and Food Science, para deixá-lo seguro. Se funciona com as sementes secas, que são tóxicas, com as verdes deve ser mais do que suficiente.

O seu cultivo é espantosamente fácil. O plantio é em local definitivo, e a germinação ocorre em até 15 dias. Seu desenvolvimento é muito rápido, mesmo em solos pobres. É uma planta que se comporta como uma trepadeira discreta, mas pode ser mantida como um pequeno arbusto - as ramas não passam de 2 metros. O pé, baixo e pouco agressivo, produz vagens que arrastam no chão, de mais de 40cm e com até 16 favas graúdas, brancas quando maduras.

Nesse site, você pode ver todo o ciclo de desenvolvimento do grão: (em inglês). Clique aqui.

Aqui em casa, colhi, abri a vagem, que se rompe em duas metades. As sementes devem estar graúdas, brilhantes e macias, e a vagem, ainda verde, bem cheia. O feijão vem envolto numa película que parece um tecido, é bom remover, para ter sementes brilhantes. Depois, cortei o umbigo e fiz um uma incisão, coloquei para cozinhar na pressão por 15 minutos. Remover a película é fácil, e as favas ficam boas, adocicadas, macias e combinam bem com azeite. Usei para acompanhar um prato colombiano que fiz, chamado ceviche de jícama, com batatas de jacatupé que colhi esses tempos. A receita completa fica para a próxima postagem.

Em sentido horário, de baixo para cima. Abaixo,
o grão seco. à esquerda, cozido e descascado e
a direita, cru e imaturo, bem cheio.

63 comentários:

  1. Tem muito bom aspecto, para mim só tem um contra, é branco.
    Este ano aqui em Portugal semeei feijão preto, está bonito e a crescer... adoro feijão preto.
    beijinho, Eugénia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas depois de cozido fica verde, não se preocupe! hehe

      Excluir
    2. Olá! Pode me me ajudar? Hoje meus pais ingeriram um feijão semelhante a este e relataram mal estar como tontura, nauseas, indigestão, enfim ... saberia me dizer o que pode ter realmente acontecido e ainda, o que pode ser feito para amenizar as reações que tiveram?

      Excluir
    3. Por oque li ele tem certo grau de toxidez, e pra cozinhar tem uma preparação pra tirar esses compostos tóxicos

      Excluir
    4. Li que tem que ficar de molho 72h trocando periodicamente a água e depois cozinhar por 1h

      Excluir
  2. Parabens pela pesquisa e por disponibilizar a informaçõa. Sempre plantei como adubação verde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, agora é aproveita-lo como o bom alimento que é.

      Excluir
    2. Ótima matéria! Minha filha ganhou um único feijaodenuma amiguinha e quis plantar agora está enorme o pé entrem muitas vagens. Vou cosinhar e ver como fica.

      Excluir
    3. Maria Eunice, eu comprei desta empresa para fazer adubação verde: http://www.graoorganico.com.br/graoorganico/produto/caixa-de-5-kg-de-sementes-organicas-de-feijao-de-porco/

      Excluir
  3. meus feijões depois de cozido e descascados não ficaram verdes e sim mais ou menos brancos. Por que?

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, estava com medo de comer.....

    ResponderExcluir
  5. Estou plantando aqui umas sementes do feijão de porco e gostaria muito de receber receitas e saber se é verdade mesmo que pode ser consumido eu pesquisei no Globo Rural e eles disseram que é impróprio para o consumo humano estou muito tentado a provar este feijão que realmente muito bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha eu nunca à via consumido e fiz a vaga hoje, gostei e bom refogadinha...

      Excluir
    2. Olha minha irmã e sobrinhos comeram o feijão de porco e todos passaram mal .Com vômitos e foram parar no hospital!

      Excluir
  6. Se eu coletar ele maduro, com a vagem seca, ele ainda é bom para ser comido?

    ResponderExcluir
  7. Também estou com essa dúvida, acabei de colher ele maduro e queria provar

    ResponderExcluir
  8. Muito boa matéria.. Me tirou muitas dúvidas

    ResponderExcluir
  9. Boa noite fiz todo o processo mas o cheiro e insuportável e não tive coragem de comer este feijão de porco.
    Plantei no meu quintal muitos pes ele e de fácil cultivo porém não aconselho o consumo humano já que nem minhas galinhas e patos comem acho que está postagem e falsa e irresponsável.
    Digo isto porque fiz todo o processo.
    Não consumir é tóxico e não eacoselhado o consumo com exceção deste comentário.
    Eu não como e pesso que você tome cuidado ao tentar o consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu plantei coli preparei e gostei muito.

      Excluir
    2. Engraçado, meu pai sempre comeu,nem sabe que precisa desse preparo e nunca passou mal. Eu também comi o feijão maduro e nada aconteceu. Só vim pesquisar porque assisti um vídeo falando sobre adubação verde e descobri que o nome do feijão é feijão de porco.

      Excluir
  10. oi Maria Eunice Moretti eu tb me chamo Eunice tenho semente desse feijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço essa mesma fava pelo nome de fava de Santo Inácio. Minha mãe plantava e comíamos essa fava farta e saborosa. Perdemos a semente. Quem tiver a Semente dessa fava gigante, favor comunicar comigo pelo e-mail digiforma@yahoo.com.br ou pelo whatsApp: (38)99911-1178. Pago pelas sementes e agradeço muito.

      Excluir
    2. Recebi uma semente da Revista Seleções e plantei no quintal está produzindo e quero saber se posso comer e de que maneira? se não conseguiu a semente posso te mandar uma vagem que tem varias sementes aí vc cultiva.

      Excluir
  11. Tenho esse feijão de porco plantado em meu quintal! Afinal estou em dúvidas ,é alimento para ser consumido por humanos ou não ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim pode comer. Eu plantei coli preparei e comi é delicioso

      Excluir
  12. Meu marido ganhou um grão de feijão na rua no dia do meio ambiente, eu plantei e agora tenho um grande pé de feijão, mas não conheço, não veio identificado, por isso tenho medo de prepará-lo, pesquisando encontrei esse bem parecido, mas gostaria de ter certeza pois tem muitos parecidos.Gostaria de saber se existe algum tipo de feijão não consumível.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite a todos! Meu marido trouxe o feijão de porco da Chácara do meu sogro. Nós não sabíamos qual o nome e pensamos que tratava -se de um feijão branco comum. Resumido: deixei de molho e no dia seguinte o cozinhei. Eu e minha filha o comemos e passamos muito mal. Nós duas tivemos muita tontura, cefaléia e vomitamos muito a noite toda. Somente após pesquisarmos, descobrimos que a causa foi o consumo do feijão de porco. Nunca mais o consumiremos, foi horrível. Para quem for consumí-lo, aconselho pesquisar...

    ResponderExcluir
  14. No sítio do meu filho tem muito
    Eu ferventei o feijao 3x
    E depois coloquei na dobradinha
    Ficou uma delícia
    Isso foi hoje 10 /03/2019
    Ficou uma delícia
    Obs* tem que ferventar para consumo
    O que eu fiz foi já seca as vagens

    ResponderExcluir
  15. Olha só alguns meses atrás ganhei alguns grãos do feijão de porco da minha cunhada. Resolvi plantar estava eu plantando quando chegou meu marido e me disse que era para eu parar de plantar por que este feijão não era comestível deu risada da minha cara . Mas aqueles feijões que já tinha plantado nasceram e deram vagens lindas.redolvi pesquisar aqui e vi que era comestível, resolvi colher descascar e cozinhei com batatas. Ficou uma verdadeira delícia saboroso de lamber os dedos. Já plantei de novo não quero perder mais está semente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço essa mesma fava pelo nome de fava de Santo Inácio. Minha mãe plantava e comíamos essa fava farta e saborosa. Perdemos a semente. Quem tiver a Semente dessa fava gigante, favor comunicar comigo pelo e-mail digiforma@yahoo.com.br ou pelo whatsApp: (38)99911-1178. Pago pelas sementes e agradeço muito.

      Excluir
    2. Eu tenho um pé no quintal tá cheio de vagens, como vc costumava consumir, posso te mandar algumas sementes.

      Excluir
  16. Eu amo esse feijão de porco já faz muitos anos que uso ele e delicioso e tenho ele prantado no meu quintal mora na Bahia quem quiser cementes ent e em contato comigo se for da região e fácil um bom a petite obrigado por ótima informações amei

    ResponderExcluir
  17. Obrigado!
    Tenho a tanto tempo e não sabia que era comestíveis.

    ResponderExcluir
  18. Eu ganhei hoje duas sementes desse feijão já plantei hoje mesmo vou experimentar

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. https://globoplay.globo.com/v/5946264/

    ResponderExcluir
  21. É comestível minha gente! A matéria é bem clara e informa q no caso de as sementes já maduras e secas deverão ser colocadas de molho por 72h e depois cozidos por 15 minutos em panela de pressão. Eu tenho consumido verde e é mto gostoso, faço como o descrito acima cozido e retirando a casca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a matéria fala em cozinhar por uma hora.
      "
      O feijão seco é consumido esporadicamente, mas precisa ficar de molho por 72h, com trocas de água sucessivas, para ser depois cozido por 1h. O processo é o mesmo da produção de tremoço, do qual já falamos aqui no blog - um longo molho onde as toxinas são levadas pela água."

      Excluir
  22. Tenho essa semente comercializo,para terras sofridas com adubação química.e esse feijão é ótimo para renovação de terra e cobertura de solo. Além de ser uma bela planta.

    ResponderExcluir
  23. NÃO COMAM ESTE FEIJÃO! Ele é tóxico. Eu minha esposa comemos no almoço e duas horas depois começamos a passar mal: enjôo, mal estar, ânsia de vômito e até febre. Só melhoramos no dia seguinte. Não quero nem ver este feijão no quintal. Só de olhar me dá ânsia... Vou meter a enxada, arrancar tudo e queimar que é pra ninguém experimentar comer. O Globo Rural estava certo quando disse que o Feijão de porco não serve para a alimentação humana. É um veneno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Globo Rural diz que é comestível quando em vagem verde
      https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/gr-responde/noticia/2020/01/feijao-de-porco-e-comestivel.html

      Excluir
  24. Estou interessado nas sementes, onde Encontrar,,?

    ResponderExcluir
  25. Vc encontra em fornecedores como BRSeeds. Foi onde comprei.

    ResponderExcluir
  26. Um amigo me doou umas sementes, hoje fiz a semeadura delas no quintal de casa. Ainda não tinha visto dessa variedade de feijão, primeira vez. Uarini, Amazonas.

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigada pelo artigo! Gostei bastante. Por estou muito curiosa em coisas ao meu redor sempre procuro informação sobre as plantas, bichos. E os brasileiros sabem pouco então só achar informação no internet. Como foi com jambolão, monstera deliciosa.
    Um vizinho me deu as sementes dessa planta dizendo que deu bastante feijão de uma planta. Cresceu bem e decidi procurar informação como cozinhar. Decidi que melhor evitar seco e cozinhar fresco. Já estou cozinhando ao vapor. 😃

    ResponderExcluir
  28. Quero adaptar meu comentário. Foi bem antecipado. Porque depois de cozinhei de jeito que está escrito e comi - VOMITAVA horrivelmente metade da noite até que meu marido foi à farmácia e trouxe carvão ativado. E depois tive que recuperar por mais alguns dias.
    Agora, lembrando-me disso, a náusea vem à minha garganta.
    NUNCA MAIS EXPERIMENTOS. É PERIGOSO PARA A VIDA! PARA MIM E SUFICIENTE!

    ResponderExcluir
  29. Eu comprei uma chácara em março e tinha vários pés dele, essa semana colhi, deixei de molho, cozinhei e comi, achei ele muito bom, ficou macio, fazendo do jeito certo não vejo nenhum problema, comi um prato cheio só dele

    ResponderExcluir
  30. Parece que algumas pessoas ignoram o texto. É preciso fazer todo o processo de remoção de toxinas ao deixar o feijão descascado de molho por 72 horas ( trocando a água neste intervalo!) e depois cozinhar por 1 hora em panela de pressão!

    ResponderExcluir
  31. Ola a todos
    Como poso conseguir sementes, algem tem??
    Pfv

    ResponderExcluir
  32. Boa noite! Sou agricultora e tenho as sementes disponíveis para venda. Se meu contato pra quem quiser (12)99167-4620

    ResponderExcluir
  33. Adorei saber disso, muito bom está matéria sobre o feijão de porco.

    ResponderExcluir
  34. Plantei quero saber se pode comer as vagens verdinhas

    ResponderExcluir
  35. Em portugal todos grandes supermecados você acha pra comprar as viagens verdes eles consomem nas sopas. E gostam demais eu confesso, nao gostei das sopas deles são muito aguadas.

    ResponderExcluir
  36. Eu tenho planto dodos os anos e cozinho as viagens verde sivo puras ou com um outro vegetal, combina muito junto com quiabos ou abobora madura.

    ResponderExcluir
  37. Tenho alguns pés desse feijão e colho com a vagem seca. Minha esposa cozinha na pressão e consumimos na salada. Nunca houve alguma indisposição com a família e amigos que já consumiram em casa.

    ResponderExcluir
  38. Eu tenho plantado no sítio. Fiz com carne seca picadinha, linguiça defumada e lombo. Deixei de molho por umas 2 horas e escaldei umas três vezes. Após dessalgar as carnes refoguei e cozinhei na pressão, com as carne quase cozidas coloquei os feijões escaldados com todos os temperinhos salsinha, alfavaca, manjericão, colorau, cominho, Pimenta do reino, coentro etc. Ficou uma delicia!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...