Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Beldroega nos Jardins - Também se come. Portulaca umbraticola.


Falamos recentemente da Beldroega , e deixei pra falar mais pra frente de uma parente muito próxima, da espécie Portulaca umbratícola, também uma PANC, embora pouco conhecidaA planta é idêntica, mas as flores, ao contrário da beldroega tradicional, são vistosas, coloridas e enormes. Aliás, podem ser amarelas, brancas, rosadas, roxas ou lilases. A que eu tenho é branca, e como sua parente onze-horas, só abre a flor no meio da manhã.



Aliás, a onze-horas é muito parecida, porém diferente. A beldroega tem as folhas chatinhas e ovaladas, enquanto a onze-horas, que não se come, tem as folhas fininhas e compridas igual dedinhos. As duas são vendidas como onze-horas, mas você, caro leitor, vai saber olhar para a folha e dizer qual se come - a da folha redonda!

Onze-horas comestível, beldroega da flor grande.
Onze-horas não-comestível. Note a forma das folhas.

Os nutrientes são muito parecidos, com a diferença de que a onze-horas comestível tem flores bonitas que alimentam não só as pessoas, mas as abelhas e as borboletas. No jardim, toleram bastante sol, solos pobres e secos, deixando um tapete colorido pela manhã.

Folhas chatas e suculentas, flores grandes.

Espetei num canteiro na rua, e olha como cresceu!

Para fazer mudas, caso não encontre sementes, basta pegar alguns ramos e colocar na terra, que eles enraízam com facilidade. A propagação é fácil.

Na culinária, use as folhas frescas ou refogadas, da mesma maneira que faria com a Beldroega normal. As folhas são ácidas e crocantes e as pétalas podem entrar na composição de cores pra uma salada ou suco - mas na panela ficam escuras e murchas, não tente.

Ah, elas existem em outras cores. Também há variedades dobradas, de mais de uma cor. Veja que lindas:





GUIA DE IDENTIFICAÇÃO
Portulaca umbraticola. Herbácea suculenta, muito ramificada, sem pelos, com ramos prostados ou eretos, com altura de até 30cm. Folhas simples, arredondadas, formando rosetas na ponta dos ramos, por onde surgem as flores. Lamina foliar verde brilhante, grossa, de 0,5cm a 3cm de comprimento. Flores solitárias, de grande porte e cores diversas, formadas por 5 pétalas, e se abrem apenas pela manhã.

LOCAL DE OCORRÊNCIA
Calçadas, solos recém carpinados, solos expostos, solos arenosos, locais ensolarados. Planta ornamental.

FORMA DE PREPARO
Crua ou cozida, em saldas, refogados, sopas e sucos. Pela manhã é mais ácida.

3 comentários:

  1. Nesse final de semana estive na casa da minha mãe, ela mora num sítio e tive o prazer de comer a beldroega e o beldroegão (tinha aprendido aqui) e mais umas que vi na Neide Rigo. Todos gostaram do sabor da misturinha das PANCs.

    ResponderExcluir
  2. Numa outra citação que o Guilherme fez sobre o beldroegão foi afirmado que as flores não eram comestíveis. Então para nivelar, as flores da beldroega e do beldroegão são comestíveis?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Gostaria de saber se existe a onze horas vermelha porém com a folha semelhante à beldroega, chata e ovalizada?
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...