Páginas

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Uva Japonesa. Coma-a antes que acabe.

Dedinhos de uva pendurados na árvore.

Uva Japonesa. Não é uva nem necessariamente do Japão, embora seja asiática, introduzida há mais de um século aqui no Brasil. Eu lembro de tê-la comido quando criança, colhida no parque do Piqueri, no Tatuapé, ainda muito pequeno - tão pequeno que lembro de pegar as frutas dos galhos secos, estando sentado nos ombros do meu pai. Mas não lembro se gostava do sabor ou se apenas me divertia nas alturas, com a cabeça entre as folhas.

Você certamente já pisoteou uma uva-do-japão, especialmente essa época do ano, porque elas despencam das árvores e lotam as calçadas com seus dedinhos marrons. Eu fico aqui imaginando quem teve a ideia de prová-la pela primeira vez. Além do formato um pouco suspeito, se colhida diretamente do pé é adstringente e amarra a boca igual caju imaturo. Mas depois que cai, literalmente, de madura, fica rica em açúcar e sabor.

Não pareço, mas sou incrivelmente apetitosa.
A uva-japonesa (Hovenia dulcis) é uma árvore com porte médio de 10 metros, chegando até a 30 metros, imagine. Gosta de climas mais frescos no inverno, então é mais comum no sul e sudeste do país, embora acredito que cresça definitivamente em qualquer lugar. Mas é bem comum em Curitiba e São Paulo, por exemplo. Ela perde as folhas agora no outono, um sinal de que os frutos estão maduros. O fruto mesmo é a capsula na ponta dos "dedinhos", que contém as sementes marrons, que postas para germinar produzem mudas rapidamente - eis a razão de a árvore ser uma forte invasiva nas nossas matas, competindo com nossas plantas. O que se come é o pedúnculo do fruto, carnoso, crocante e doce. Ou seja, os dedinhos.

O nome uva-japonesa, acredito, é pela semelhança do sabor da fruta com a uva-passa. Para mim, vai além da uva passa, com um toque de pera e um sabor final de nozes. Coisa ruim não é. Todo mundo que eu saí distribuindo a fruta ficou deslumbrado, porque tem um sabor natalino, frutado, de coisa boa. Doce, muito doce. Mas é preciso superar a aparência - assemelha-se a um apanhado de dedinhos marrons. E se for colher, não pegue do chão, né? Veja se não caiu num gramado, sobre alguns arbustos ou coisa do tipo. E lave antes de comer.

Na capsula na ponta do fruto, duas sementes marrons,
bonitas, de grande poder germinativo. Cada árvore produz
milhares de sementes por safra.

Na medicina chinesa, é usada como laxativa e muito famosa por proteger de ressaca e de bebedeiras. Ela, de fato, reduz a absorção de álcool pelo corpo, ajudando o fígado a se desintoxicar, devido a seus altos valores de hovenitina e ampelopsina. Aliás, esse uso só é válido se consumida momentos antes da farra. Na dúvida, não abuse, nem da bebida, nem da fruta.

Ah, esqueci. As flores são perfumadas e melíferas, e um relatório da Embrapa indica que é visitada por Apis e Meliponas. Ou seja, as abelhas adoram. O curioso é que a Embrapa fala do uso da madeira, mas pouco fala do recurso "fruta".

Colhi muito, mais de 2 quilos, em apenas uma tarde no Ibirapuera. E se quisesse, teria mais pra levar, muito mais. Quilos, baldes, imagino. Um recurso totalmente negligenciado. Pra preparar, dá um certo trabalho - é preciso colher os frutos um a um e tirar as sementes da ponta de cada fruta - o que pode ser um trabalho longo se você não tiver prática. Eu arranquei as sementes que consegui e abandonei uma boa parte, porque separar os frutos das ramas já foi trabalhoso o suficiente. 

De longe, não se notam os frutos.
É ir colhendo e catando os caídos.
Ao colher do pé, verifique se está maduro e doce.
Aqui, você pode usá-la fresca, basta separar as mais vistosas, sem insetos, marcas de bolor ou amassadas. Use como usaria nozes ou uva-passa, especialmente em receitas doces. Triture no liquidificador e use a pasta em receitas doces, talvez até mesmo como substituto perfumado do açúcar.

Desidratada em casa, fica sequinha.
Perde sabor, mas concentra doçura. E dura bem mais.
Planejo usá-la para fazer vinho e refrigerante caseiro, porque deve fermentar bem, devido ao seu alto teor de açúcar. Porém, ainda não sei exatamente como esterilizar antes do uso, para não contaminar as leveduras do mosto. Sugestões? Imagine, um vinho que lembra a nozes? (Suspiro...)

Existem artigos que relatam seu processamento, transformando-a em farinha. Para tanto, precisa secar ao sol forte ou forno baixo (+-60ºC) por um par de horas, até que fique bem seca. Portanto, colha bastante, para compensar o gasto de energia ou gás na sua desidratação.. Você pode ainda congelar e usar na confecção de bolos, tortas, como adoçante natural. Talvez picadinha ou batida com leite para bolos. Aliás, batida com leite fica absolutamente fantástico - parece um milkshake de passas e nozes. Tire as sementes e congele, e terá uvas frescas e perfumadas o ano todo.

Aliás, o milkshake fica divino. Coloquei meio copo de uvas para um copo de leite bem gelado - poderia ser iogurte, kefir, ou qualquer leite vegetal mais neutro, como o de arroz ou aveia. Bata bem no liquidificador, coe e consuma imediatamente. Não precisa de açúcar, essa é a graça da coisa.

Um néctar! Uvas congeladas batidas com leite,
o melhor milkshake que você pode querer.
Se conseguir desidratar suas passas de uva-japonesa, você pode batê-las até obter um pó escuro, doce e perfumado, que substitui bem o açúcar mascavo nas receitas de bolo, com a vantagem de ser rico em fibras e minerais.

Uva desidratada e batida no liquidificador - sem as sementes.
Fica com textura e sabor de açúcar mascavo,
com um quê de passas e nozes.
Aproveite a época e saia pra passear e coletar algumas uvas-japonesas. Se não colher agora, só ano que vem.

Mas falando em passas, vou ensinar como fazer um "forno desidratador" caseiro. Ele é uma opção barata, e como a temperatura alcançada é mais baixa (depende da lâmpada usada), mantém melhor a textura e o sabor. Aviso também de antemão que esse desidratador foi feito sem grande planejamento e está livre para ser adaptado. Falarei dele na próxima postagem. Até lá!





105 comentários:

  1. Saudades de minha infância. Parabéns pela publicação.

    ResponderExcluir
  2. SIM...ja Tenho Colhido e Comido Aki.- na região de Curitiba, ...ÓTIMAS...a anos faço isso;
    Agora, como um DEFENSOR da VIDA PLENA, e do RESPEITO a Todos os SERES, como um PesquisAmor FRU-Vegano, não da para comer um coisa Boa Dessa, com o VILÃO e DOENTIO AÇUCAR né...- já ta na Hora da IRMANDADE Saber que Existem Diversas Pesquisas da NUTRACEUTICA, e dos NUTROLOGOS dp AMOR< q mostram e Comprovam que LEITE é Veneno para Adultos, da Osteoporose (para Mulheres Multiplica-se por MIL esse Índice), e que Comer Animais , fazer pratos com isso, é do TEMPO PRIMATA e da Pequena Consciência Humana! E com Todo AMor e Respeito (aos Padrões ANACRÔNICOS aos Novos tempos), Comer Cadaver Animal pelo MITOda PROTEINA é tão PARADO no TEMPO como qualquer outra coisa que o MODERNISMO julga-se e gaba-se progredir! SIM< Sei que Dói ouvir isso, não falo para Confrontar, apenas para Dizer que PANCs, que é uma PÉROLA da NATUREZA, não Combina com a Teimosia HABITUAL em Comer os IRMÃOS ANIMAIS, seres tão DIGNOS quanto Nos. E só a BELEZA PURA se Houver essa Harmonia de PANCs e Alimentação VEG!
    FELIZ JORNADA APRENDIZ na NAVE-TErra a Todos!
    Viva as UVAS do Japão...e os ANIMAIS do PLANETA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes com tua opiniao, mas tenho um amigo que deixou de comer carne e quando fazia um esforço maior, tipo levantar um peso ou algo assim, em varias vezes quase desmaiou, entao decidiu voltar a comer carne.

      Excluir
    2. Se leite fizesse mal, metade dos europeus não existiriam e não seriam saudáveis como são.

      Excluir
    3. Concordo c tudo que falou....Está uva japonesa morro de vontade de comer de novo, só qdo criança eu comi,se morassemos mais perto iria pedir p vender um pouco , mandar pelo correio , mas moramos MT longe 😟😟

      Excluir
    4. Sabe a onde poso encontra ela em curitiba

      Excluir
    5. Tudo bem respeitar os animais ,mas agora chamar de irmão,de filho é o fim da picada.

      Excluir
    6. Se vcs não gostao de leite carne e ovos não comao.agora parem de encher a paciência de quem gosta de se alimentar disso. Nunca vi ninguém morrer por ter comido carne e ter tomado leite mas já vi muita gente com uma tremenda animia por falta deles . Alias quando Deus tirou o povo da escravidão do Egito ele disse " vou dar a vcs uma terra onde corre mel e leite." Tudo que Deus criou pra ser alimento não nos faz mal.

      Excluir
    7. Em Curitiba tem na Sete de setembro perto da Praça do Japão!

      Excluir
    8. Somos seres carnívoros , viva do jeito que quiser mas comer carne é natural e saudável . OK

      Excluir
    9. Bom dia acho essa ideia de não comer carnes muito sem fundamento, até porque a maioria dos veganos acham que as plantas não tem.vida e para produzilas não precisam desmatar então acho que hora de sair do sofá e ir para o campo ver como as coisas acontecem

      Excluir
    10. Pqp tú tens prazer em escrever merda ou o faz por falta do que fazer!? A humanidade sempre consumiu leite e carne, aí vem um cara pálida dizer que não é saudável. Pqp, se olha no espelho, vegano tem cara de doente, nunca vi um atleta de altíssimo rendimento vegano, muito menos fisioculturista ( a não ser que encha o rabo de anabolizante, aí é de fuder, não comer carne por alegar fazer mão e encher o rabo de bomba).

      Excluir
    11. O que o povo que elogia a Praga da Uva Japão não sabe é que onde tem dela, os pássaros deixam de disseminar outras sementes pois dão preferência de comer ela ao invés de nossas frutíferas da mata atlântica. Não é porque é planta, da frutos que é bom!! No Sul seu plantio está proibido!!

      Excluir
    12. Gostei da opção de fazer farinha para bolos, usar no lugar de açúcar e desidratadas!
      Todos os anos colhi alguns cachinhos!
      Hoje, com uma quantidade boa, fiz como suco.

      Excluir
    13. Gostei da opção de fazer farinha para bolos, usar no lugar de açúcar e desidratadas!
      Todos os anos colhi alguns cachinhos!
      Hoje, com uma quantidade boa, fiz como suco.

      Excluir
    14. Parabéns pela sua brilhante colocação... Estou vegetariano e penso o mesmo sobre a destruição, sem o menor sentido, de noss@s irmã@s. 🖖🏻👏🏻

      Excluir
  3. ALias...saiu VILÃO AÇÚCAR...sim, esse é um ENTORPECENTE e DROGA MUNDIAL>..8 vezes mais Viciante que a COCAÌNA...não combina com PANCs..., mas...na REAL queria Dizer com O VILÃO LEITE...esse que dá Osteoporose...e Diversos Outros Problemas de Saúde!

    ResponderExcluir
  4. Aos queridos internautas e ao Guilherme Ranieri, moderador do Blog, Matos de Comer. Parabéns pela extensa e aprofundada abordagem a respeito da Hovênia Dulcis Tumnlr, (também conhecida como Uva Japonesa, Uva-do-Japão, Pau-Doce, Macaquinhos, Pé-de-Galinha e outras nominações regionais pelo Brasil). Esta planta pode ser considerada a verdadeira Árvore da Vida. Embora muitos pesquisadores a considerem invasora de nossas florestas e que possa ser uma leve ameaça em médios e longos prazos, devemos realmente valorizar esses conhecimentos e utilizar a rica e prodigiosa abundância desta árvore em nosso planeta. Em nossa Medicina Natural é apenas considerada como recomendável ao tratamento de doenças do sistema nervoso, como insônia, cansaço mental, falta de concentração, estresse geral ou fadiga, depressão e distúrbios depressivos; além de ser ainda indicada como excelente medicação para quem queira se libertar das dependências químicas, em especial o alcoolismo. Como sou pesquisador de Ufologia e Ciências Paralelas conheço algumas informações mais abrangentes sobre a nossa Uva Japonesa. Trata-se de uma árvore da saúde que os Seres de Gêmus deixaram em nosso planeta a mais de 50 milênios e, por questões de qualidade do solo de Brasil e Japão esta árvore foi plantada pelos nossos irmãos cósmicos nesses dois países. Segundo várias informações de nossos Parceiros Cósmicos de 49 raças matrizes do povos da Terra, a Uva Japonesa cura 305 doenças do corpo humano e trata com sucesso mais 17 enfermidades severas, entre as quais estão o Mal-de-Alzheimer e o Mal-de-Parkinson. Possuo muitos resultados caseiros sobre o uso doméstico ou familiar continuado das frutas e folhas da Uva-doJapão. Segundo as revelações de nossos irmãos do espaço superior, obtidas em diversos momentos e nas mais variadas formas de contato direto e real com os nossos mestres cósmicos essa Árvore-da-Vida, nos cura e previne de quase metade das doenças mais comuns; sendo que o chá das folhas da Uva Japonesa em uso continuado nos livra de adoecermos e estanca o processo de nosso envelhecimento; desde que saibamos combinar outros pequenos cuidados diários como alimentação, exercícios físicos, banhos de sol, e controle de consumo de toxinas e tantos venenos comuns que inadvertidamente consumimos. Peço aos internautas interessados que acompanhem algumas postagens que tenho no Facebook, relacionadas à Uva japonesa. Não faço comércio algum dos produtos que elaboro com a Uva Japonesa, mas, faz parte de minha missão planetária divulgar ao máximo possível esses conhecimentos. Grande abraço e estejam atentos com os recursos naturais da rica flora brasileira.
    EDEMAR CARNEIRO - VIAMÃO - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei saber tudo isso. TEnho uma arvore enfrente de casa muito bom obrigada

      Excluir
    2. Bom... Eu estou pesquisando aqui sobre essa uva e saber quais os benefícios pq comprei um cacho delas numa banca aqui no centro da minha cidade, pois assim que ví me lembrei logo do sabor, pois já tinha experimentado quando criança em algum lugar... enfim espalhei as sementes no meu quintal e brotaram e estou aquí com várias mudas!!! Já arborizei minha rua toda.
      Queria saber se ela contém esses benefícios todos mesmo!!!

      Excluir
    3. Cuidado, ela não é uma planta para ir germinando e arborizado. É maravilhosa,mas seu crescimento deve ser controlado.

      Excluir
    4. A invasão dessa espécie não é "leve", faz três anos que trabalho em pesquisas com a invasão dela em Unidades de Conservação no RS. Ela é muito agressiva inclusive. O post é irresponsável ao incentivar o plantio dessa árvore sem avisar seu potencial dispersivo, a espécie é considerada Exótica Invasora de categoria 1 segundo a Portaria nº79/2013 da SEMA. O plantio dela é crime (art. 5º da mesma portaria). Muito triste ver tantas pessoas sem informação pedindo mudas dessa espécie que está acabando com a diversidade nativa dos fragmentos de Mata Atlântica.

      Excluir
    5. Parabéns, conterrâneo. Aquiw onde estou agora, Tocantins, está Maravilhosa planta não se dá... Muito quente e seco.

      Excluir
  5. Oii, fiquei Feliz em encontrar algo a respeito... Eu ainda estava no primário quando uma professora levou para a escola esses dedinhos em pacotinhos e distribui entre meus colegas e eu...comi sem perguntar nada hehe e adorei...sou amante de uva passa e achei muito parecido...é o que me lembro, o aspecto de dedinhos e o sabor adocicado... e a muito tempo falo com as pessoas de minha família que comi esse fruto e dizem que isso não existe, que devo ter sonhado rsrs...agora encontrei algo mais a respeito...em um livro da faculdade encontrei com o nome de ameixa japonesa...ah e eu sou Do Norte de Minas Gerais...lugar quente e seco rsrs... Pena que nunca mais encontrei :(

    ResponderExcluir
  6. Oii, fiquei Feliz em encontrar algo a respeito... Eu ainda estava no primário quando uma professora levou para a escola esses dedinhos em pacotinhos e distribui entre meus colegas e eu...comi sem perguntar nada hehe e adorei...sou amante de uva passa e achei muito parecido...é o que me lembro, o aspecto de dedinhos e o sabor adocicado... e a muito tempo falo com as pessoas de minha família que comi esse fruto e dizem que isso não existe, que devo ter sonhado rsrs...agora encontrei algo mais a respeito...em um livro da faculdade encontrei com o nome de ameixa japonesa...ah e eu sou Do Norte de Minas Gerais...lugar quente e seco rsrs... Pena que nunca mais encontrei :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline Rodrigues: em quase todos os municípios do Brasil as árvores denominadas Uva Japonesa, ou Uva do Japão, existem em praças, avenidas e beiras de calçada.Procure-a pelo nome botânico:Hovênia Dulcis.

      Excluir
  7. Eu cresci comendo esta fruta, sem nunca ter imaginando que teria alguma benefício a saúde alem do prazer do sru sabor, apartir de um sonho comecei a buscar informações apartir do nome e foto e estou encantada com a riqueza de propiedades de uma deliciosa e linda árvore que enfeitava a frente da minha casa!

    ResponderExcluir
  8. Vinagre de Uva Japonesa
    1,5 Kg de açúcar
    2 Kg de uva Japonesa
    10 litros de água fervida
    Modo de fazer
    Misturar tudo e deixar 40 dias
    em repouso. Se for açúcar
    mascavo é melhor

    ResponderExcluir
  9. É uma delícia mesmo, mas em excesso é tóxica, principalmente se consumida por longos períodos.

    “H. dulcis também é citada como tóxica para humanos; frutos e sementes dessa planta são usados na medicina oriental. Na Coréia, macerados de frutos e sementes são usados na forma de chá e são conhecidos como “Jiguja”. Uma criança de três anos que ingeriu diariamente, por um ano, chá de macerado de frutos e sementes, manifestou náuseas, icterícia e urina marrom - escura por um período de 10 dias. A histologia da biópsia hepática mostrou severa degeneração, colestase e fibrose periportal, com infiltrado de eosinófilos epoucos neutrófilos. Com a persistência dos sinais clínicos, não responsivos ao tratamento, a criança foi encaminhada para melhores avaliações e, possível transplante de fígado (YUN JI KIM et. al., 2012). O mesmo autor cita que a H. dulcisfoi responsabilizada por produzir cirrose hepática em adultos. “

    Veja em: http://cienciaanimal.cav.udesc.br/wp/wp-content/uploads/2013/11/Uva-japao-oficial.pdf

    ResponderExcluir
  10. amei perto da minha casa tem um campo com mais de 10 pe enormes de uva japonesa comenzare a fabricar mi propio açucar mascabo kkkkk adoro comer obrigada por postar tanta informacao

    ResponderExcluir
  11. Em termos de frutas da infancia esta e uma das referencias.
    Atualm.e mto raro ve las; estara em extincao ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza não aqui em meu bairro tem em todas as ruas uma a cada 10 metros!!Uma delícia!!!!!

      Excluir
  12. a muito tempo não o encontrava,conheço como pau doce to matando a saudade ,minha noiva esta adorando;aqui em BELO HORIZONTE ainda se encontra bastante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria da muda ou semente desta fruta, teria como enviar né, arco com as despesas. Sou grato pela ajuda. Meu email. eduardoferraz4@hitmail.com

      Excluir
    2. Gostaria da muda ou semente desta fruta, teria como enviar né, arco com as despesas. Sou grato pela ajuda. Meu email. eduardoferraz4@hitmail.com

      Excluir
  13. Aqui em Santo André SP,está cheio dessas árvores em todas as ruas a cada 10 metros,fiquei super feliz em conhecer como podemos consumir seus doces frutos.Deveria ser divulgado aqui as propriedades e tudo que se pode fazer com ela

    ResponderExcluir
  14. Hoje consegui colher algumas na Lapa muita saudade da minha infância
    Como o cheiro doce nos remete a infância.

    ResponderExcluir
  15. Respostas
    1. Posso lhe enviar pelo c orreio sementes. Fale comigo in box.Márcia

      Excluir
  16. Estive pesquisando, e para esterilizá-las é só deixar de 10 a 15 minutos na água com vinagre, para tirar as bactérias.

    ResponderExcluir
  17. É uma delicia mesmo. adquira uma no http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-767733949-sementes-de-uva-japonesa-_JM

    ResponderExcluir
  18. É uma delicia mesmo. adquira uma no http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-767733949-sementes-de-uva-japonesa-_JM

    ResponderExcluir
  19. Tika Nishimura,
    Tenho sementes de mata-fome (na infância era assim que chamavamos a uva japonesa). Se tiver interesse entre em contato.
    goto.online@bol.com.br

    ResponderExcluir
  20. Vinagre de Uva Japonesa
    1,5 Kg de açúcar
    2 Kg de uva Japonesa
    10 litros de água fervida
    Modo de fazer
    Misturar tudo e deixar 40 dias
    em repouso. Se for açúcar
    mascavo é melhor

    ResponderExcluir
  21. Por favor, mande a receita de como fazer vinho dessa uva que é muito gostosa.
    abraços de Paulo f Zanatta

    ResponderExcluir
  22. Vinagre de caldo de cana
    Ingredientes:
    2 litros de caldo de cana
    Modo de fazer
    1 – Coar o caldo de cana e engarrafar e deixar descansar durante 15 dias.
    2 – Coar novamente e estará pronto para ser consumido.

    Vinagre de cana de e laranja
    Ingredientes
    1 litro de caldo de cana
    4 laranjas
    Modo de fazer
    1 - Coar o caldo de cana e o suco de laranja
    2 - Engarrafar e deixar descansar durante 15 dias
    3 – Coar novamente e estará pronto para ser consumido.

    Vinagre de Caqui
    Ingredientes
    Caquis Maduros
    Modo de fazer
    1 – Amassar bem os caquis
    2 – Deixar descansar por dois dias, coar e engarrafar.
    3 – Deixar parado por dois meses em lugar seco e arejado.
    4 – Filtrar e usar

    Vinagre de maçã
    Ingredientes
    10 litros de água
    1 quilo de maçã verde
    1 quilo de açúcar
    1 pitada de fermento
    Modo de fazer
    1 – Misturar todos os ingredientes e deixar descansar por 45 dias.
    2 – Filtrar e engarrafar.

    Vinagre de melado
    Ingredientes
    ½ kg de “mãe-do-vinagre” guardar de um vinagre para o outro)
    2 – conchas de melado
    Modo de fazer
    1 – Misturar todos os ingredientes, deixar fermentar 14 dias.
    2 filtrar e engarrafar.

    Vinagre de milho
    Ingredientes
    8 litros de água
    1 garrafa de vinagre
    1 garrafa de cachaça
    3 sabugos de milho

    Modo de fazer
    1 – Misturar todos os ingredientes. Deixar descansar por 2 meses.
    2 – Coar e engarrafar.

    Vinagre de maçã
    Ingredientes
    1Maçã
    2 litros de água
    ½ quilo de açúcar
    Modo de fazer:
    Picar uma maçã com casca, acrescentar 2 litros de água e ½ quilo de açúcar. Colocar dentro de uma vasilha (não de alumínio), cobrir com uma pano limpo e esperar até que termine de fermentar. Depois de fermentado, coar e colocar em frascos esterilizados. Do mesmo modo se faz vinagre de banana.

    Vinho de Laranja
    Ingredientes
    2 litros de suco de laranja maduras
    2 litros de água
    1e ½ kg de açúcar
    1 colher sopa de fermento de pão
    Materiais e equipamentos
    1 garrafão, de vidro, de 5 litros
    1 rolha de cortiça
    1 mangueirinha (tipo sopro)
    1 vidro vazio (pode ser de conserva ou outro)
    1 balde plástico ou bacia
    1 espremedor de fruta
    1 colher grande
    1 funil
    1 vela ou cera de abelha
    1 pano de prato
    1 coador
    Modo de fazer:
    1 – lavar, ou descascar e espremer as laranjas
    2 – Coar o suco e misturar a água, o açúcar e o fermento
    3 – Colocar esta mistura no garrafão esterilizado
    4 – Colocar a rolha no garrafão sem encostar no suco Furar a mesma e colocar a mangueirinha no orifício da rolha
    5– Vedar bem, parafinado ao redor da rolha, para evitar a entrada de ar no garrafão
    6 – Mergulhar a outra extremidade da mangueirinha no vidro com água até a metade
    7 – Deixar o garrafão em pé, em lugar fresco, para fermentar em repouso absoluto durante 45 dias, quando o vinho estará pronto.
    8 – Engarrafar o vinho, após este período, em garrafas esterilizadas.

    Obs: A água do vidro deve ser trocada cada vez que ficar turva (resíduos da fermentação)

    ResponderExcluir
  23. Encontramos seu comentário somente agora e mesmo ele sendo de 2015 consideramos importante lhe dar retorno. O Pacomienne segue sendo produzido no Recanto Marista Medianeira, localizado na cidade de Veranópolis (RS) (Rua Irmãos Maristas, 94 - Cx.P. 81 CEP 95330-000). - Fone/Fax: (54) 3441 1415 / (54) 3441 1277 - recantom@maristas.org.br. Tendo interesse pode fazer contato conosco através desses contatos. Aproveito para convidá-la a conhecer o local!
    O Recanto Marista Medianeira é um espaço diferenciado que oferece estrutura física completa para palestras, convenções, seminários, retiros, convivências, eventos e formações corporativas, em meio a uma ampla e privilegiada área verde. Se quiser saber mais, acesse nosso site: http://www.maristas.org.br/centrosdeeventos/recanto-marista-medianeira
    Fico à sua disposição para quaisquer necessidades.
    Atenciosamente
    Lidiane Centeno
    Supervisora dos Centros de Eventos
    E-mail lidiane.centeno@maristas.org.br

    ResponderExcluir

  24. Conheça Mais sobre Vinhos










    Como fazer vinho




    Fazendo seu próprio vinho

    Se deseja obter um excelente vinho, obtenha cerca de meio quilo ou um quilo de uvas rosas ou pretas maduras. Elas terão uma película esbranquiçada. Pela sua aparência, a maioria das pessoas concluem que se trata de inseticida. Não é, não. É um fermento natural, latente, que apenas espera o tempo propício para a fermentação do suco da uva. É o segredo do vinho natural. A pessoa talvez queira lavar as uvas, mas, não remova nem retire esta substância esbranquiçada, pelicular, ou semelhante ao pó.

    Agora, retire as uvas do cacho, jogando fora quaisquer que não estejam maduras ou estejam estragadas. Se dispuser dum liqüidificador, liqüefaça as uvas nele por ligar o liqüidificador e imediatamente a desligar; faça isso várias vezes. Isto impede que se rompam as sementes. Se não dispuser dum liqüidificador, depois de lavar cabalmente as mãos, e certificar-se de que removeu todo o sabonete, esmiga-lhe as uvas numa grande bacia com sua mãos. Não adicione água, açúcar nem qualquer outro ingrediente.

    Derrame a massa resultante — casca, sementes, polpa, sumo e tudo — numa garrafa de boca larga. Coloque um saco de plástico sobre a boca da garrafa prenda-o firmemente ao gargalo por meio dum elástico. Coloque a garrafa onde a temperatura permaneça entre 15,5 grau, e 26,6 graus centígrados, 23,8 graus C sendo a mais favorável.

    Daí, espere. Deixe que sigam seu curso os notáveis processos que o Criador implantou nas coisas naturais. Por certo achará fascinante examinar a garrafa de vez em quando, e dar uma cheirada ao redor dela, para observar as mudanças ocorridas.

    Com o tempo, começam a formar-se bolhas que, gradualmente, irão chegar à superfície da massa. Esse gás abrirá passagem pela vedação presa com um elástico e bafejará suas narinas com delicioso aroma — no devido tempo. As bolhas são evidência da fermentação. O sumo assumirá gradualmente sua cor caraterística. Talvez se forme, na superfície da massa, uma substância esbranquiçada. Não se preocupe com ela. Tudo está bem.

    Depois de duas semanas, devia cessar a formação de bolhas. Agora pode abrir a garrafa e derramar o sumo numa grande bacia, filtrando-o por meio dum pano limpo. Esprema da massa o restante do líquido filtrado pelo pano. Agora coloque o vinho numa garrafa. Ainda será denso e conterá partículas. No entanto, poderia ser usado nessa ocasião, se necessário; assim, prove-o. É bom? Melhorará com o envelhecimento.

    Assim, ponha de lado a garrafa bem fechada. Quanto mais envelhecer, tanto mais as partículas se depositarão em seu fundo. Em um mês, o vinho deveria ter clareado consideravelmente. O sabor deve ter melhorado, e o vinho deve ter boa aparência. Mas, tome cuidado; se o vinho continuar a fermentar, a garrafa talvez estoure.

    O vinho está pronto para ser então escoado por meio dum sifão para outra garrafa, o meio mais fácil de não passar a borra para outra garrafa. No entanto, pode-se fazer isso quase tão bem por derramar o líquido com cuidado. Este vinho feito em casa, um vinho seco, é conservado melhor sob refrigeração. Se não dispuser dum refrigerador, certifique-se de selar bem a garrafa.

    ResponderExcluir
  25. Esta árvore é maravilhosa, o sabor do fruto é suave e marcante. Muito raro encontrar uma árvore desta aqui no Rio de Janeiro, só vi 02 indivíduos em 40 anos.

    ResponderExcluir
  26. Há muitos anos que não como moro em vila velha ES

    ResponderExcluir
  27. Conheci a uva-do-Japão também na infância, aqui em Curitiba, e a achei e colhi novamente no começo de São José dos Pinhais, perto de um parque, mas já tinha esquecido o nome dessa fruta. Foi ótimo achar este seu post pra saber mais a respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um pé em minha casa está bonito não vejo a hora de poder aproveitar logo e esteja no ponto de usar

      Excluir
  28. Vinho de Laranja
    Frei Agenor Bortolom
    Receita para 100 litros
    Ingredientes:
    50 litros de suco
    50 litros de água
    25 kg de açúcar
    Modo de fazer: Espremer as laranjas e coar o suco e adicionar a água morna com o açúcar. Deixar fermentar 5 dias e depois travassar. No final da fermentação travassar novamente para tirar os resíduos (borra).

    ResponderExcluir
  29. Você sabia
    CHIMARRÃO: Muitos estudos são feitos sobre seus efeitos medicinais. Alguns no sentido de comprovar sua eficácia como antioxidante agindo na corrente sanguínea atuando especificamente sobre as lipoproteínas, em especial, o LDL. Por isso, acredita-se ser um potencial escudeiro no combate a ateroscierose (deposito de substância gordurosas nas artérias que causam seu entupimento). Possui ainda ação vasodilatadora e estimulante do sistema nervoso central. Assim a infusão de ervas-mate, que pode também ser tomada fria ou morna, previne infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.
    CHOCOLATE: Este “manjar dos deuses” que no passado foi privilégio da nobreza, hoje, é disputado, propagado e receitado em clínicas de saúde estética pelo mundo agora. Contém vitaminas, minerais e outras de suas mais de 300 substâncias. Hidrata e amacia a pele, mexe com a química cerebral e é tido como afrodisíaco. Um banho de ofurô acompanhado de pétalas de rosas, leite, chás e outros ingredientes (até música) trabalha todos os sentidos e desperta emoções corporais, ativa a circulação, melhora o humor, previne insônia, estimula as funções do organismo e combate a depressão. Além de inteferir na produção de serotonina e endorfina e chocolate contém xantina e uma das três substâncias responsáveis pelo sentimento de amor – a feniletilamina (“hormônio do amor”) que associada a dopamina a ocitocina, intensificam-se no cérebro dos apaixonados. O chocólatra é uma pessoa viciada em chocolate
    CAFÉ: Os ácidos ferúlicos do café sugam as substância tóxicas no organismo prevenindo ou curando muitas doenças, entre elas o mal de Parkinson (doenças caracterizada por tumores musculares e fraquezas) e regimes de emagrecimento. O excesso pode causar insônia e depressão. Acredita-se que dose normal seja 4 xícaras diárias. A cafeína, a xantina e outras substâncias interferem física e emocionalmente no organismo. Ajuda a emagrecer por que aumenta o metabolismo auxiliando diretamente na queima de calorias. Atua no sistema nervoso central estimulando, revigorando atiçando a adrenalina diminuindo o cansaço e a fadiga. Pessoas obsesas, diabéticas ou cardíacas devem moderar o uso da cafeína. Diz a história que o chá revigorou as forças de Maomé que assim combateu seus inimigos e conquistou muitas mulheres. A bebiba considerada cristã já foi tida como “coisa de satanás”. Atenção! A fervura faz evaporar os óleos essências do café. O correto é infundi-lo em água quente. Passar em coador de pano ou filtro para reter algumas impurezas é uma tática que não interfere no sabor do café.
    BOA NOITE: Esta planta (Vide texto 173 e foto 89) é a única fonte de um alcaloide que combate um tipo de leucemia que ataca jovens no mundo todo. Que os laboratórios tenta sem sucesso reproduzir sinteticamente esta substância. Que é necessário 500 kg da planta fresca ou 4 toneladas da planta verde para extrair apenas um grama desse alcaloide?
    PLANTAS NO MUNDO: Existem no planeta cerca de 250 mil espécies de plantas catalogadas pela ONU, no Brasil são 55 mil. Nesta contagem não se incluem as variedades (somente feijão, são mais de mil variedades). Segundo o GTA (grupo de trabalho Amazônico) 20 espécies são básicas para matar a fome no mundo com destaque para milho, trigo e arroz, que sozinhos representam 60% das calorias e 56% das proteínas consumidas pela humanidade.
    Bibliografia. PLANTAS MEDICINAIS. kÖRBES, Vanildo Cirilo, Irmão, Francisco Beltrão. Estudos, Orientação e Assistência Rural, 2002. 202p. PR
    Assesoar- Associação de Estudos. Orientação e Assistência Rural. Av. General-Osório 500- Telex (46) 3524-2488. 85604.240 Francisco Beltrão -PR

    ResponderExcluir
  30. olá ,gostei muito da materia ,fazia muito tempo que não ouvia falar dessa frutinha gostaria de saber onde encontra la.

    ResponderExcluir
  31. muito legal! só gostaria de fazer um comentário: esta fruta pode ter sabor que lembra outras frutas; porém o nome de uva japonesa se dá pelo formato de letras japonesa. se agente pegar uma faca e cortar os gominhos conseguimos escrever qualquer palavra na grafia japonesa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei essa foi a melhor explicação pro nome . Como tenho em casa nunca consegui entender e explicar a quem pergunta agora saberei👏

      Excluir
  32. ENVIAMOS SEMENTES, FOLHAS E/OU A FRUTA PARA TODO BRASIL, FALAR COMIGO 35991884745.

    ResponderExcluir
  33. Achei um raminho dela na rua, peguei as sementes e plantei (foi há um ou dois meses, finalmente brotou). Quero tentar usar para fazer panetone, parece ficar delicioso.

    ResponderExcluir
  34. Saudações ! Pessoalmente, eu não gosto delas pois se estragam muito rapidamente e, como os alimentos ficam dentro do nosso organismo por varios dias, no final das contas, creio que acabam por não fazer bem. Mas posso estar enganado.

    ResponderExcluir
  35. Estava saindo do curso ontem e encontrei um galho dela caída no chão e fiquei toda feliz mostrando para minhas amigas! O cheiro estava maravilhoso, cheiro de uva fermentada! Mas não comi,joguei em outro terreno!

    ResponderExcluir
  36. Nossaaaaa desde que vi esta árvore fiquei intrigada com o que poderia ser... adorei tudo o que aprendi.. vou tentar colher por aí... valeu minha gente lindaaaaaa!

    ResponderExcluir
  37. Na casa da minha irmã tem agora mais não tá madura nunca tinha provado

    ResponderExcluir
  38. Nossa entrei no Google pra ter informação sobre a árvore que tenho no meu quintal...sou de Esteio/RS e estou radiante com minha árvore, pensava em corta-lá pois ela ja esta atingindo uns 25,00m, e prejudicando minha casa,mas depois do que li aqui neste poste, vou dar um jeito de preservar...muito obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  39. Eu moro em Curitiba e ano passado num passeio com meu cachorro na esquina do meu prédio vi a uva-Japão caída na calçada. Olhei pra cima e não acreditei que estava diante de uma árvore carregada dessa frutinha maravilhosa que fez parte da minha infância. Dei um jeito de alcançar um galho e pegar. Quando comi, me senti como entrando num túnel do tempo. Aquele doce sabor me fez voltar à minha infância.

    ResponderExcluir
  40. Nesta madrugada acordei e, não sei porque, me veio a memória a uva do japão. No quintal da minha casa em Jaguari, RS, havia um pé de uva do japão com pelo menos 30 metros de altura. Tudo o que está escrito sobre o sabor, docinha quanto madura, adstringente quando verde, me veio à memória do paladar. Foi uma grande emoção. E lendo esta linhas, senti muita emoção também. Obrigado pela companhia gentil desta leitura em tempos de pandemia. Rio de Janeiro, 2 de julho de 2020. (Paulo Buss)

    ResponderExcluir
  41. Oi. Tire as sementes com tesoura. Corte o pseudofruto com a tesoura, tbm. É muito prático. Obrigada. Ah, antes que eu me esqueça, campinas é arborizada, em alguns locais (ruas e praças)com essas "frutas".

    ResponderExcluir
  42. obrigado por compartilhar este aprendizado ..
    no fundo do lote aqui tem alguns pés antigos e instituto novos , eu particularmente gosto muito delas e estou ate tentando fazer novas mudas apartir das matrizes ...

    ResponderExcluir
  43. Sabor de infância, gosto de saudades...

    ResponderExcluir
  44. Essa fruta da minha infância é conhecida no interior do Rio de Janeiro pelo nome de CACHORRINHO, provavelmente pelo seu formato irregular que faz lembrar o animal doméstico. É bem doce e leitosa, e seu sabor lembra muito a UVA PASSA.

    ResponderExcluir
  45. Plantei algumas sementes de uvas japonesas fazem uns 3 anos. A planta cresce muito rápido. Hoje, para minha alegria, constatei que está florindo.
    Viva a natureza! Adoro uvas do Japão (ou dedinhos de galinha, como falam em Santa Catarina)!!!

    ResponderExcluir
  46. É nessa época inicio de novembro que ela floresce, eu tenho aqui no meu sítio (nas Montanhas Capixabas) e lembro muito da minha infância, porque meu pai trazia muitas do sitio e nós comíamos e era bem diferente, me traz boas lembranças da minha infância..

    ResponderExcluir
  47. Vinagre de milho
    Ingredientes:
    8 litros de água
    1 garrafa de vinagre
    1 garrafa de cachaça
    3 sabugos de milho
    Modo de fazer:
    1 - Misturar todos os ingredientes. Deixar descansar por 2 meses.
    2 – Coar e engarrafar

    ResponderExcluir

  48. Vinagre de cana de e laranja
    Ingredientes
    1 litro de caldo de cana
    4 laranjas
    Modo de fazer
    1 - Coar o caldo de cana e o suco de laranja
    2 - Engarrafar e deixar descansar durante 15 dias
    3 – Coar novamente e estará pronto para ser consumido.

    ResponderExcluir
  49. Vinagre de maçã
    Ingredientes
    10 litros de água
    1 quilo de maçã verde
    1 quilo de açúcar
    1 pitada de fermento
    Modo de fazer
    1 – Misturar todos os ingredientes e deixar descansar por 45 dias.
    2 – Filtrar e engarrafar

    ResponderExcluir
  50. Vinho de Laranja
    Ingredientes
    2 litros de suco de laranja maduras
    2 litros de água
    1e ½ kg de açúcar
    1 colher sopa de fermento de pão
    Materiais e equipamentos
    1 garrafão, de vidro, de 5 litros
    1 rolha de cortiça
    1 mangueirinha (tipo sopro)
    1 vidro vazio (pode ser de conserva ou outro)
    1 balde plástico ou bacia
    1 espremedor de fruta
    1 colher grande
    1 funil
    1 vela ou cera de abelha
    1 pano de prato
    1 coador
    Modo de fazer:
    1 – lavar, ou descascar e espremer as laranjas
    2 – Coar o suco e misturar a água, o açúcar e o fermento
    3 – Colocar esta mistura no garrafão esterilizado
    4 – Colocar a rolha no garrafão sem encostar no suco Furar a mesma e colocar a mangueirinha no orifício da rolha
    5– Vedar bem, parafinado ao redor da rolha, para evitar a entrada de ar no garrafão
    6 – Mergulhar a outra extremidade da mangueirinha no vidro com água até a metade
    7 – Deixar o garrafão em pé, em lugar fresco, para fermentar em repouso absoluto durante 45 dias, quando o vinho estará pronto.
    8 – Engarrafar o vinho, após este período, em garrafas esterilizadas.

    Obs: A água do vidro deve ser trocada cada vez que ficar turva (resíduos da fermentação)

    ResponderExcluir
  51. Para fazer cachaça de Uva do Japonesa
    Amassar uma quantia de uva japonesa. Coloque num recipiente de madeira ou plástico com água morna e açúcar, e deixar fermentar por alguns dias (ferver) Após está pronto para colocar no alambique e assim extrair a cachaça.
    Orildo Felipe

    ResponderExcluir
  52. Receita do vinagre da uva japonesa (uveta)
    Norma C.C. C. Zanatta
    1,5 kg açúcar mascavo
    2,5 kg de uva japonesa
    10 litro de água fervida fria
    Modo de fazer
    Ferver a água junto com o açúcar.
    Deixar 40 dias em infusão
    Esmagar a semente e a uva
    Tapar com um pano, pois os mosquito e outros insetos entrarem.
    Mexer de vez quanto.
    Depois de 40 dias travassar (trocar de recipiente todo o liquido)
    Com a (borra) fazer novamente o vinagre. (resíduo)
    Depois está pronto para ser consumido, fica bem forte.

    Nota: Para o vinagre ficar forte pode usar sabugo de milho, ou serragem de pinheiro antigo, araucária

    ResponderExcluir
  53. Vinagre de Caqui
    Ingredientes
    Caquis Maduros
    Modo de fazer
    1 – Amassar bem os caquis
    2 – Deixar descansar por dois dias, coar e engarrafar.
    3 – Deixar parado por dois meses em lugar seco e arejado.
    4 – Filtrar e usar

    ResponderExcluir
  54. Vinagre de melado
    Ingredientes
    ½ kg de “mãe-do-vinagre” guardar de um vinagre para o outro)
    2 – conchas de melado
    Modo de fazer
    1 – Misturar todos os ingredientes, deixar fermentar 14 dias.
    2 filtrar e engarrafar.

    ResponderExcluir
  55. Vinagre de maçã
    Ingredientes
    1Maçã
    2 litros de água
    ½ quilo de açúcar
    Modo de fazer:
    Picar uma maçã com casca, acrescentar 2 litros de água e ½ quilo de açúcar. Colocar dentro de uma vasilha (não de alumínio), cobrir com uma pano limpo e esperar até que termine de fermentar. Depois de fermentado, coar e colocar em frascos esterilizados. Do mesmo modo se faz vinagre de banana.

    ResponderExcluir
  56. Vinho de Bananas maduras:
    Ingredientes:
    Para 1 balde de bananas amassadas. 2 baldes de água e um pouco de açúcar, para fermentar
    Modo de fazer:
    Ver receita de vinho de uva.

    ResponderExcluir
  57. Receita de Vinagre de Folha de Pareira
    Norma C.C.C. Zanatta
    1 Kg de folha de pareira
    10 Kg litro de água
    1 Kg de açúcar
    Abaixar durante 20 dias
    Após os 40 depois coar.

    ResponderExcluir
  58. Vinagra de Arroz
    10 litro de água fervida
    1 Kg arroz integral
    1 kg de açúcar
    Modo de fazer:
    Misturar tudo e deixar 40 dias em repouso

    ResponderExcluir

  59. Vinagre de abacaxi
    2 abacaxi
    10 litros de água fervida
    1 kg de açúcar
    Modo de fazer:
    Misturar tudo e deixar 40 dias em infusão.

    ResponderExcluir
  60. Receita
    1 folha de couve
    1 laranja sem casca e sementes
    1 maçã e banana
    1 pedaço de mamão
    ½ litro de água

    Passar tudo no liqüidificador . É um vitaminoso e reforça

    ResponderExcluir
  61. Popular Tchitchisbir
    Frei Egídeo Bielski
    10 litros de água
    200 ml de limão
    1Kg1/2 de açúcar
    1 raiz grande de gengibre
    2 pedaços de casca de abacaxi

    Modo de fazer:
    Cortar o gengibre bem fino ou ralar.
    Cortar as cascas de abacaxi em pedacinhos.
    Misturar tudo muito bem em vasilha de plástico ou vidro.
    Deixar +ou – 48 h em fusão
    Coar com pano e engarrafar, deixando sempre um espaço no recipiente.
    5 ou 6 dias depois, pode começar tomar bem geladinho

    ResponderExcluir
  62. Comi muitas quando adolescente ao lado da oficina que eu trabalhava tinha um quintal que tinha um pé no clima quente da Bahia.

    ResponderExcluir
  63. Aqui em Santana do Livramento-RS é mato. Em meu quartel é cheio, mas convenhamos, não é toda essa maravilha como sabor.

    ResponderExcluir
  64. Se seu intuito é plantar árvores para ajudar o meio ambiente: essa, definitivamente, não é a espécie ideal! Ela é uma Espécies Exótica Invasora (EEI) de Categoria 1 (Portaria SEMA nº79/2013), as EEI's são a segunda maior causa de perda de biodiversidade, atrás apenas da perda de habitat. Fiz pesquisas de campo e laboratório dessa espécie acerca de seus impactos diretos e indiretos na fauna edáfica e fitoestrutura (possui muitos metabólitos secundários, alelopaticos inclusive). A publicação é irresponsável por não salientar esse "detalhe". Muito triste o número de pessoas pedindo mudas e falando que plantaram essa espécie, sendo que ela está acabando com a diversidade dos fragmentos de Mata Atlântica da região sul do país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em partes. Se fosse cultura pra comercialização ou na floresta. Mas um pé em casa, no pátio, não teria problema.

      Excluir
  65. No meu sítio tenho um pé dessa frutinha ,uva Japonesa ,resolvi esse ano de 2021 fazer a farinha de fruta ,deu certo ,fiz mais grossa pra poder colocar no bolo ,mais poderia ter feito mais fina se você quiser , com essa farinha já fiz bolo e ficou muito bom ,esse ano deu muita fruta e aproveitei pra fazer a farinha ,e deu certo ,essa fruta eu a conheço desde pequena ,e muito boa .

    ResponderExcluir
  66. Aqui no Sul e proibida pois está dominando nas florestas nativas. É planta danosa.

    ResponderExcluir
  67. VINHO E VINAGRE DE UVA JAPONESA
    (Correio Riograndense 18/08/1982)
    Será que a uva japonesa serve para fazer vinho e vinagre?
    A chamada “uva” japonesa é parte comestível de uma planta conhecida com o nome de Ovênia, cientificamente Ovênia dulcis. É planta de crescimento rápido, com flores pequenas melíferas, produz madeira de boa qualidade para marcenaria quando adulta.
    Os pedúnculos florais quando maduros, armazenam boa quantidade de suco açucarado. Estes suco fermentados, seguindo-se os mesmos passos seguidos na fermentação de vinho legítimos que é o de uva, produz um “vinho” próprio, Em geral há necessidade de acrescentar açúcar para produzir um “vinho”, com suficiente graduação de álcool indispensável para a conservação por mais tempo.
    O “vinho” produzido, se deixado ao ar livre, sofre um outro tipo de fermentação que vai transformar o álcool em ácido e o produto é o “vinagre”. O acréscimo de um pouco de vinagre legitimo favorece esse tipo de fermentação, que é fermentação acética.
    A partir de qualquer fruta doce pode-se obter “vinho” ou vinagre


    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...