Páginas

domingo, 24 de maio de 2015

Inhame. Suco de Inhame faz mal?

Suco de inhame cru. Vai encarar?

Fui vítima do suco de inhame. Fiz como mandava a receita, que encontrei com facilidade na Internet. Pela curiosidade, tomei só um gole. Na hora senti meu lábio formigar. Ignorei e engoli. Senti uma "pinicância" na garganta, que em poucos minutos virou uma irritação persistente. Tive uma digestão esquisita e fiquei com isso na cabeça. Será que o inhame CRU faz bem?


Refleti muito antes de elaborar esse texto. Consultei amigos, nutricionistas, farmacêuticas, engenheiros de alimentos e médicos antes de escrever qualquer coisa. Eu acredito que ter certeza sobre o que você afirma é uma prova de credibilidade. Eu me permito ser questionado sobre qualquer coisa que escrevo aqui porque pesquisei, muito, e posso citar quais pesquisas e quais as bibliografias que eu usei.

E assim, comecei a ler mais sobre o suco de inhame. 

Primeiro, vamos às explicações de nomenclatura. Dois legumes aqui no Brasil são chamados de inhame, mas já existe uma nomenclatura para diferenciá-los. O que você conhece como cará na verdade é um inhame, e o que se conhece como inhame, é o taro. A Neide Rigo, inspiradora como sempre, já escreveu sobre essa confusão. Confira aqui.

Nota: o inhame que tratamos aqui é também chamado de taro. Não confundir com o cará. Aqui, nos referimos como inhame ao taro, ou Colocasia esculenta.


O inhame, ou taro. Colocasia esculenta.
Desse que estamos falando!
As folhas do inhame, ou taro. Colocasia esculenta.
Cará, ou inhame. Dioscorea alata. Não estamos falando dele.
Folhas do cará, Dioscorea alata.

Odeio títulos sensacionalistas, mas essa história do suco de inhame... ah, por onde começar? Jogue no google "suco de inhame" e os resultados vão indicar palavras como "milagroso", "desintoxicante", "fortificante". O fato é que a moda do suco de inhame veio pra ficar. 

As promessas são muitas, e na moda dos "sucos revitalizadores", até o inhame entrou na dança. Tem cor neutra, sabor neutro e acompanha bem a maioria dos sabores, porque seu aroma é inócuo e abraça qualquer complemento. A notícia se propaga, a moda se forma e ninguém questiona. No final das contas o inhame cru faz bem?

Você toma suco de inhame? Onde você viu que faz bem? Fiz essa pergunta a todos que alegam tomar o suco de inhame e tive como resposta que "ouviram dizer" que fazia bem. O fato é, após pesquisas exaustivas, não descobri o criador desse "elixir" feito de suco de inhame. Essa receita, que em geral inclui suco de maçã e gengibre, é propagada como um viral na internet, um verdadeiro meme, mas ninguém sabe dizer ao certo quem começou com essa moda. Será mesmo que foi alguém que tinha certeza do que estava fazendo?

Você me diz: "mas eu tomo suco de inhame todo dia e me sinto bem". Verdade. Tem pessoas que fumam, bebem coca-cola e comem bacon no café da manhã e se sentem ótimas. A questão não é o que você sente agora, mas o que acontece no seu organismo, silenciosamente. E o que pode acontecer a longo prazo.

Tem gente que realmente acha que vivemos uma grande manipulação da industria farmacêutica, que na realidade o inhame é milagroso e a indústria não quer que você saiba - afinal, você precisa estar sempre doente para que seja um consumidor fiel às grandes corporações farmacêuticas. Eu concordo em parte com isso e acho um horror as criancinhas assistindo propaganda de remédio na TV como se fosse normal curar os sintomas de um problema sem procurar a causa. Que existe pressão da indústria sobre determinadas curas ou pesquisas, não duvido que haja, mas será que não há nenhuma comprovação dos benefícios do consumo a longo prazo do inhame cru apenas porque a indústria não quer? Se quiser comer, como tanto tem sido falado por aí, para turbinar o organismo no tratamento de gripes, dengue ou chikungunya, faça, mas cozido.

Fique à vontade para procurar artigos sérios sobre o uso do inhame cru. Não falo de revistas de saúde, de dieta ou de terapias alternativas. Falo de estudos de caso feitos por cientistas, com metodologia e resultados. O que me chocou: pouco, na realidade, nada, sobre o uso contínuo do suco do inhame cru. (E não, inhame (taro) em inglês não é yam. Esse é o cará.)

Na mídia, existem matérias com foto do inhame falando dos benefícios do inhame cru, como seu conteúdo de diosgenina. Se você pesquisar um pouco, vai descobrir que o inhame (taro) não tem diosgenina. Quem tem é o cará (também chamado de inhame). Ou seja, as reportagens fazem confusões absurdas, mas nós, de boa fé, acreditamos. Duvida? Olha esse texto aqui. A fonte não é séria, claro, mas é mídia, e muita gente acredita. (E não, o inhame não é parente da batata doce e do cará.)

O inhame (taro) deve ser sempre consumido cozido. Mesmo que não irrite as mãos e a boca (como é recomendado aqui), e que tenha um teor não tão alto de oxalato, ele contém outras substâncias perigosas que agem como compostos antinutricionais. Ele possui inibidores de proteinase, fitatos, taninos e glucosídeos cianogênicos - todos compostos que são em boa parte destruídos durante o processo do cozimento. Mas estão presentes no legume cru. Ou seja, mesmo não pinicando, essas substâncias vão sobrecarregar seus rins, atrapalhar sua digestão e intoxicar seu corpo. Opa! A proposta não era desintoxicar?

A intoxicação por oxalatos está relacionada com problemas como pedra nos rins, "gota" e irritação da mucosa do intestino. Isso se você não for sensível aos seus compostos e não tiver nenhuma reação adversa, como a que eu tive, no primeiro gole. A longo prazo, os fitatos e os oxalatos atuam como inibidores da absorção de cálcio, podendo contribuir para o desenvolvimento de osteoporose. "Ah, mas tem alguns inhames que pinicam mais do que outros". Hum, você realmente quer acreditar que o suco cru faz bem, né?

Não vou questionar a credibilidade de quem divulga um tratamento sem ter indicações precisas dos efeitos colaterais e do consumo a longo prazo, o que é no mínimo irresponsável. Ainda mais se for em rede nacional. Mas, querido leitor, prometa que vai questionar as coisas que você ingere?

O inhame é um alimento maravilhoso. Rico em zinco, cálcio, ferro e fósforo e com grande teor de vitamina B, deve sim ser consumido como um alimento especial, nutritivo e gostoso que é. Mas cozido, por favor. Faça assado, faça gnocchi, faça bolinho, faça tortas, faça pizzas, faça gratinado, faça no vapor. E plante inhame, que a planta é linda.

Plantação de uma variedade de inhame no
Hortão da Casa Verde.

Aliás, sei que essa postagem está enorme, mas fica usa sugestão deliciosa de suco de inhame. Cozido claro. Um milk-shake. Bata inhame cozido, sem casca e ainda morno, com leite gelado, até chegar na consistência que você deseja. Pode ser leite de vaca ou um delicioso leite vegetal. Você pode aromatizar com baunilha, macassá, cumaru, canela, banana, cacau, morango, coco... Adicione uns cubos de gelo e bata bem, e adoce. Fica incrivelmente cremoso, leve, saboroso e de quebra, você aproveita todos os benefícios do inhame. Se deixar no congelador e misturar bem de hora em hora, vira um sorvete cremoso. Só não chame de detox, heim?

176 comentários:

  1. eu já tomei o suco de inhame uma vez e não tive ardência nem nada. Mas também não tenho certeza qual espécie era, então fica difícil =/
    (só pra contar que existe sim uma espécie mais 'tranquila' de consumir sem cozimento. nada a ver com alimentos milagrosos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Estou AMAARIPETRA vivendo nos EUA, tenho sofrido de Herpes, por Muitos anos, período de 7 anos, sem cura. Em um dia fiel eu vi um Artigo sobre a internet foram uma mulher falou sobre o médico ISE e como este Médico curou-a permanentemente do HIV. Eu entrei em contato com ele através de seu e-mail: ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM e falei-lhe da minha doença. Este homem grelha curou minha doença de infecção de herpes. Ele me enviou uma medicina herbal que me curou completamente. Hoje estou vivendo Felizmente e livre de HERPES. Eu tinha concluído em minha mente que não há Cura, ele é o proprietário e fundador do ISE HERB RESEARCH CENTER [IHRC] Dr .ISE tem a cura para o HIV, Zika, HPV, ASMA, Diabetes, sífilis, espermatozóides baixos Contagem, câncer, loucura, hepatite, bactérias e infecção parasitária e Outras infecções virais relacionadas. Ele tinha passado 15 anos na prática Espiritualismo, consultores, usando ervas e meios espirituais para curar Doença em todo o mundo. A principal razão pela qual estou escrevendo este testemunho é Para informar o mundo inteiro sobre seus grandes feitos, e ele é um Herbal Doctor Que pode curar doenças mortais. Ele também é um grande conjurador de magias que eu não tinha Ver qualquer Doutor tão poderoso como este homem de grelha, ele tinha salvo muitas vidas. Você pode contatá-lo via; ISESPIRITUALSPELLTEMPLE@GMAIL.COM.

      Excluir
  2. Excelente matéria! Muito bom poder ler informações de fontes confiáveis. Parabéns pela pesquisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Maria Braga faz o suco e toma em seu programa. Observar que o inhame(taro) está cru. https://youtu.be/JeD3P9QCqqM

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Tive a maior intoxicação alimentar aguda da minha vida inteira com suco de inhame. Penso que (nunca fiz...) se a gente quer muito mesmo o suco de inhame, e não vitamina, em lugar de cozinhar, daria prá cortar em rodelas finas, por no forno por uns 10 minutos e aí sim bater. Lembro de ter lido que os oxalatos se desfazem a uma certa temperatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente vc é alérgico, pois tono suco de fruta com inhame e nunca senti nada de mal.

      Excluir
    2. Concordo plenamente porque até as coisas boas podem causar alergias e detalhe cada organismo é diferente...

      Excluir
    3. Me parece que a resposta ao suposto "mito do inhame milagroso", acaba por criar outro mito do "inhame cru demoníaco".

      Seria interessante citar estudos não apenas comprovando a presença de elementos anti-nutricionais, mas comprovando que seus teores são de fato danosos em seres humanos.

      Não são raros alimentos vegetais conterem vários fatorea anti-nutricionais e por décadas houve e ainda há vegetarianos se alimentando delea sem cuidados especificos como o de cozer.

      Antes de prescrever o cozimento de algo (em folhas por exemplo, em que se perdem no caldo boa parte de minerais e vitaminas, com o objetivo de retirar ácido oxálico) é interessante ter uma base forte (testes mesmo) por tras.

      Excluir
    4. Me parece que a resposta ao suposto "mito do inhame milagroso", acaba por criar outro mito do "inhame cru demoníaco".

      Seria interessante citar estudos não apenas comprovando a presença de elementos anti-nutricionais, mas comprovando que seus teores são de fato danosos em seres humanos.

      Não são raros alimentos vegetais conterem vários fatorea anti-nutricionais e por décadas houve e ainda há vegetarianos se alimentando delea sem cuidados especificos como o de cozer.

      Antes de prescrever o cozimento de algo (em folhas por exemplo, em que se perdem no caldo boa parte de minerais e vitaminas, com o objetivo de retirar ácido oxálico) é interessante ter uma base forte (testes mesmo) por tras.

      Excluir
  4. Só lembrando que o que tento chamar atenção aqui não é se o inhame pinica ou não, mas conscientizar de que não há estudos sérios que comprovem que ele NÃO faz mal, como o coquetel de antinutrientes que ele é. Tomar o suco ou não é uma opção individual. Mas é preciso questionar ao invés de acreditar em tudo que se lê. Eu tentei questionar ao máximo e trouxe as pesquisas. Quem jura que faz bem, e que não vai ter problemas a longo prazo (embora não consiga argumentar a razão)... boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Guilherme. As pessoas precisam parar de reduzir as informações às suas experiências momentâneas. Não faz mal na hora,mas pode acarretar, ocasionar, dar em pedras nos rins, que não avisa quando estão surgindo. Conheço muitas pessoas que sempre tomaram suco de inhame sem fazer mal que agora apresentam problemas renais, mas não querem acreditar que foi pela beterraba crua, o espinafre cru, o inhame cru... Recebi o aviso de uma nutricionista, das poucas com conhecimento sobre o assunto, Dra. Mari Nascimento, de São Paulo, e aprendi bem para não intoxicar meus filhos. Isso de comi e não morri é tão decadente!

      Excluir
    2. Eu só tomei três dias o suco cru, mas não senti reação nenhuma.
      E é muito recomendado pelo terapeuta Jaine Bruning.
      Ele é pesquisador das plantas e curas naturais há mais de 30 anos.
      www.jaimebruning.com.br

      Excluir
  5. A primeira vez que li sobre suco de inhame cru na rede social foi postagem de um homem que garantiu ter recuperado a qtd de plaquetas sanguíneas durante a dengue em 2 dias tomando só esse suco. Na ocasião, mts mortes estavam ocorrendo em SP. Sou do RJ, mas já sofri com dengue 4 vezes e a post me interessou. No entanto, ao comentar com meu filho nerd, ele imediatamente me chamou a atenção para essa diferença entre o cará e o inhame, tecendo quase as mesmas considerações que vc fez aqui. Resolvemos esquecer o suco cru e continuarmos comendo o alimento cozido, como sempre. Cautela e canja nunca fazem mal rs. Abcs.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe me deu inhame batido no café da manhã ha um tempo atrás falando dos benefícios que ele possuía, mas no meio da manhã tive que sair do trabalho com diarréia forte, vômitos e alteração da pressão arterial. Não acreditamos que fosse causado pelo inhame (até a médica deu uma risadinha) e tentamos pensar em alguma coisa que eu teria comido. Procurando, encontramos um achocolatado com a data de validade vencida e o inhame foi absolvido. No entanto, outro dia vi inhame no mercado, lembrei dos benefícios e decidi tomar de novo, já que ele não tinha nada a ver com eu ter passado mal anteriormente. Tomei batido como da primeira vez (descascado, dois pedaços batidos no liquidificador + 250 ml de leite) Tomei as 08:00 uma delícia... As 11:30 estava correndo pro banheiro, diarréia e vômito, queda da pressão. Agora tenho certeza que o inhame esta relacionado a isso, pois como de tudo e as únicas vezes em que aconteceu foi na ingestão dele. Estou pesquisando o que teria causado esse efeito, pois só se fala nos benefícios e eu gostaria de entender que propriedades dele podem causar esses sintomas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O suco de inhame é feito com o próprio e água, sem leite e sem açúcar.

      Excluir
    2. Tomo às vezes, umas 3vezes na semana (pq "tudo q é demais, é sobra") batido c água, açúcar mascavo e 1laranja no liquidificador... passo na peneira e pronto! Volta e meia coloco 1 banana Delícia!
      Só posso dizer que muito raramente alguém d minha família fica resfriado... outras doenças? Nunca!
      Eu sou mega saudável. O povo exagera ou tm intolerância e a culpa é do "pobre do inhame "

      Excluir
    3. Expus minha opinião e muito embora não concorde com o autor do texto esqueci d agradecer pois, tudo Vale como reflexão!

      Excluir
    4. Eu tbm passei muito mal. Muito vomito e dor de barriga. Horrivel. Inhame cru nunca mais.

      Excluir
    5. Eu toma o entre o café e o almoço um ianhme,meio limão com casca e um pedaço de gengibre pequeno, bato bem no liquidificar com um copo de água, passo na peneira e tomo, e não passo mal me sinto muito bem.eu acho que o leite que não combina com o ianhme cru.

      Excluir
  8. Eu tb tomei o leite de inhame cru, e tive diarreia. Será que foi pq estava cru.??? Me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leite com inhame, mata, kkkk

      Excluir
    2. Alguns alimentos não combinam e o leite não é alimento para humanos. Tem também conservantes e agrotóxicos que são mais absorvidos por alguns alimentos do que outros. Agora combinar Inhame com leite é querer eliminar todas as toxinas de uma só vez, dai a dor de barriga com diarreia, é como tomar purgante. Experimente com limão e agua de côco e de preferÊncia orgânico.

      Excluir
  9. tomei suco de inhame cru durante 15 dias comecei a ter dores de estomago pensei que fossem da meterformina que tomo diariamente mas nao era nao parei com o suco e as dores sumiram ai eu vi que eram do inhame

    ResponderExcluir
  10. Tomei suco com 2 pedaços de nhame e daí 3 horas comecei a vomitar sem parar... Queda de pressão... Parecia que ia desmaiar. Fui parar no hospital pois em 40 minutos vomitei umas 15 vezes ficando com sintomas de desidratação.
    Nhame nunca mais!!!

    ResponderExcluir
  11. rsss..... nossa !!!! rsss o inhame virou um vilão !! eu fazia o suco com um copo e meio de agua e beterraba e couve tbm. mas agora só vou usar a beterraba e o inhame cozidos !!! eu nunca passei mal... meu irmão tomou e n se sentiu bem. outro dia tentei usar espinafre cru e couve com agua batidos... me senti muito estranho no dia seguinte. Não quero mais ver espinafre na minha frente !!! rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O espinafre cru também contém oxalatos, que são prejudiciais à saúde. A recomendação é a mesma que a do inhame (taro), não se deve ingerir cru. Escalde o espinafre antes de ingerir.

      Excluir
  12. Gente.. mudando um pouco de assunto, e o suco de couve... será que pode fazer mal ? Já q a folha de couve n tem grande quantidade de oxalato... Agora não sei mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja aqui informações importantes.
      http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-oxalatos/

      Excluir
  13. Relatos muito interessantes! Como outras opiniões, sempre ouvi falar que o suco fazia muito bem e que era depurativo do sangue. Tomei uma primeira vez e passei mal com vômitos e diarreia. Mas não sei porque a gente não acredita que aquela gracinha pode fazer mal. Ontem tomei de novo batido com laranja. Quase morri com de tanto vomitar e com fortes dores abdominais e sensação de desmaio. Agora não tenho dúvidas de que não posso tomá-lo. Eu adoro inhame, mas ele que me perdoe. No momento, só de falar nele me sinto enjoada.

    ResponderExcluir
  14. Gente, o inhame é sim depurativo e muitas pessoas o comem cru sem o menor problema. Mas todo corpo é diferente. Seu corpo é seu termômetro. Ele te diz exatamente o que serve para vc e o que não. Uma vontade de espirrar, uma coceira, pinicar, tudo são sintomas de uma alergia a algum alimento que vc tenha ingerido.É só prestar atenção e parar de achar que qualquer pessoa sabe mais sobre o seu organismo do que vc mesmo. Até porque a saúde não é lucrativa para ninguém e só são divulgados estudos que favoreçam a venda de remédios. Quem usa filtro solar levanta a mão...Vc sabia que o filtro solar fator 15 diminui em 99% a absorção de vitamina D, que é um hormonio que torna seu sistema imunologico mais inteligente, te protegendo de N doenças,como as auto-imunes, cancer, diabetes,entre outras????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu não encontrei nenhum trabalho sério sobre o inhame cru ser depurativo, essa é a questão que ficou pra mim. Mas concordo, cada organismo é diferente e reage de um jeito diferente!

      Excluir
    2. A uns 5 anos atras quando entrei na menopausa, fiz muitas pesquisa na internet sobre reposição hormonal natural, achei uma materia que falava sobre o inhame,na epoca até tentei comer cosido eu não consegui, achei muito enjoativo deixei pra lá....a 6 dias atras vi uma matéria de leite vegetal de inhame achei interessante e resolvi fazer...na receita colocar o inhame descascado e picado de molho por 8 horas na agua, apos jogar fora esta agua, bater no liquidificador com agua morna...oque notei que eliminei muito liquido, de fato aumenta sim o libido,não pretendo tomar mas, estou com uma orticaria a uns 2 dias por incrivel que pareça só na barriga, obs não tenho problemas ao descascar, acho que tomei de mas até me tirou o sono....a esta receita é de uma nutricionista ... foi assim a minha experiência com inhame.

      Excluir
  15. Faço uso do suco de inhame há quase 2 anos (tomada em jejum todos os dias) e para mim, não existe remédio melhor. Benefícios: estimula o colágeno (minha pele está cada dia mais linda), melhora a TPM, aumenta a fertilidade e o melhor de todos, é um ótimo afrodisíaco (meu apetite sexual fica cada dia maior rs). Pessoal acho que um tubérculo como o inhame, sendo natural, não faz mal como alguns mencionaram acima. Acredito que todos esses problemas nao foram causados pelo milagroso inhame. O problema é organismo de cada um! #ficaadica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julia, se você souber de algum trabalho sério que indique os beneficios do inhame para os fins que você citou, conte pra nós! Não acredite nessa de que só porque é natural não faz mal! Batata crua, feijão e até cebola podem ser tóxicos dependendo do preparo e da quantidade.

      Excluir
    2. Inhame delícia faz bem.Coca cola mata fica a dica...

      Excluir
    3. Inhame delícia faz bem.Coca cola mata fica a dica...

      Excluir
    4. Julia tem razão, o problema é o organismo de cada um, e se você procurar na internet vai ver muitos especialista dizendo que inhame faz muito bem a saúde, inclusive tem um vídeo da maria braga com uma nutricionista especialista no assunto que diz, agora se vc passar mal por causa do inhame, é simples, prepare as provas e processe o programa ou um desses especialistas que citam na internet, vc vai ganhar uma grana, agora se vc for no medico e ele te dizer que o problema foi o seu organismo que é alérgico ou não suportou, ai não podemos fazer nada, pois as pessoas que fazem isso são maiores de idade, ninguém obriga ninguém a fazer aquilo que nao quer, eu por exemplo tive uma reação alérgica, mas nem por isso vou dizer se o inhame é bom ou nao para outras pessoas.

      Excluir
    5. Tomo suco de inhame todos os dias e depois que comecei me sinto mt melhor, cabelo, pele , unhas e intestino funcionando perfeito. Asoro!!! O milagroso ovo para mim faz mal... é isso pessoal cada organismo reage diferente!

      Excluir
  16. Bom dia!!! Pessoal só para informação, todo alimento que é decorativo do sangue ou seja o limão, inhame etc...penica o corpo pq está expulsando substâncias tóxicas pela pele e cada organismo reage de um jeito......oque faz mal é fumar, beber cachaça, cerveja, café, ingerir açúcar branco, refrigerantes e outros venenos.....seja cará, inhame todos os tipos de legumes são remédios naturais extraídos da natureza, mas detalhe use os orgânicos, pq no seu caso o agrotóxico que deve como certeza ter feito mal a vc bjs ......Terapeuta Medicina Tradicional Chinesa........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomei inhame cru batido com agua de côco por dez dias seguidos e me curei de uma pitiríase rósea q a dermato disse q poderia demorar até seis meses pra sumir completamente as manchas. Não acredito q faça mal, pois além disso não usei nenhum outro remedio além do banho de sol e me livrei de todas as manchas e coceira em apenas 15 dias.

      Excluir
    2. Tomei suco de inhame cru comprado na feira ecológica e passei muito mal. Se soubesse a procedência dessa receita de suco de inhame cru, processaria esse criminoso. Só quem já sentiu todos os sintomas de envenenamento sabe o que passei.

      Excluir
    3. Simples demais Sra Filomena. A Sra foi acometida de alergia ou intolerância ao tubérculo, ou à forma de prepará-lo. A demônio não é o inhame, mas o tipo de receptividade do seu organismo.

      Excluir
  17. Ops todo alimento que é depurativo do sangue........corrigindo

    ResponderExcluir
  18. Ops todo alimento que é depurativo do sangue........corrigindo

    ResponderExcluir
  19. Estranho, também já ouvi falar que o inhame é depurativo, Tomo suco com inhame cru todas as manhãs e nunca passei mal. Até uma amidalite com placas na garganta curei com suco e própolis sem nenhum antibiótico e nem febre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle, então, esse "ouvi falar" me preocupa, porque tentei investigar que sugeriu os benefícios desse uso e não aparece nenhum terapeuta sério, nenhum médico, nada, apenas respostagem dessa informação. Afinal, onde há algum estudo ou comprovação simples de que o inhame cru faz bem pra saúde? Cozido, de fato, é muito nutritivo, mas crú... Se tivesse todos esses benefícios, não seria fácil encontrar um estudo comprovando o uso? Minha dúvida é: quem começou com essa onda de suco de inhame crú? Estava baseada em quê?

      Excluir
    2. Também quero essa resposta,passei muito mal e cheguei a pensar na morte. Logo depois de beber o suco com inhame cru (comprado na feira ecológica)a garganta começou a picar, logo depois todo o esofago,um mal estar e enjoo insuportável e vomito. Passei o dia com muita dor e ardência no estomago. Fico pensando o que teria acontecido se eu não tivesse vomitado minutos depois da ingestão. Por favor não comer de forma alguma inhame cru, É VENENO!

      Excluir
  20. Aprendi na faculdade de Quïmica. Nunca comer inhame, aipim, etc... crus! Não sei quem inventou esse absurdo de inhame cru.

    ResponderExcluir
  21. O inhame é também um alimento medicinal no que diz respeito à beleza e à saúde da nossa própria pele, acabando com as espinhas, cravos e acnes em geral, além de também ser um coadjuvante no momento de acabar com as celulites.

    http://saudenocorpo.com/suco-de-inhame-limpa-pele/

    ResponderExcluir
  22. tomei hoje o suco com limão e estou passando muito mal!

    ResponderExcluir
  23. http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/vegetal/Qualidade/Qualidade%20dos%20Alimentos/manual%20hortali%C3%A7as_WEB_F.pdf

    ResponderExcluir
  24. No manual de hortaliças não convencionais explica a mudança de nomes e ainda afirma que o taro (antigo inhame) pode ser consumido tanto ao natural quanto processado.

    ResponderExcluir
  25. Ele deve ser colocado de molho por 8 horas antes de ser consumido.

    ResponderExcluir
  26. Há pouca comprovação científica em relação aos benefícios dos alimentos naturais usados pra melhorar a saúde. Eu tomava chá de hortelã contra enjôo e meu médico ria, dizendo que só servia pra hidratar. Até que uma pesquisa financiada por um grande laboratório apontou que a substância presente na hortelã que reduzia o enjôo também diminuia a absorção do anti retroviral da empresa.
    A notícia saiu na mídia e quando o confrontei ele continuou afirmando desconhecer pesquisa indicando que a hortelã possuia efeitos terapêuticos comprovados...
    E como o conhecimento popular antecede o científico (erva-de-são-joão era utilizada com êxito muito antes de se tornar um composto da alopatia ou ser reconhecida pela comunidade científica), acho contraproducente depender de pesqisas que chancelem o conhecimento tradicional. A acupuntura, até ontem relegada à crendice popular asiática, hoje é consenso na medicina moderna. As pessoas se beneficiavam da acupuntura mas seu depoimento era desprezado porque o que elas sentiam não tinha sido planilhado e publicado na comunidade científica...

    ResponderExcluir
  27. Há pouca comprovação científica em relação aos benefícios dos alimentos naturais usados pra melhorar a saúde. Eu tomava chá de hortelã contra enjôo e meu médico ria, dizendo que só servia pra hidratar. Até que uma pesquisa financiada por um grande laboratório apontou que a substância presente na hortelã que reduzia o enjôo também diminuia a absorção do anti retroviral da empresa.
    A notícia saiu na mídia e quando o confrontei ele continuou afirmando desconhecer pesquisa indicando que a hortelã possuia efeitos terapêuticos comprovados...
    E como o conhecimento popular antecede o científico (erva-de-são-joão era utilizada com êxito muito antes de se tornar um composto da alopatia ou ser reconhecida pela comunidade científica), acho contraproducente depender de pesqisas que chancelem o conhecimento tradicional. A acupuntura, até ontem relegada à crendice popular asiática, hoje é consenso na medicina moderna. As pessoas se beneficiavam da acupuntura mas seu depoimento era desprezado porque o que elas sentiam não tinha sido planilhado e publicado na comunidade científica...

    ResponderExcluir
  28. Gostei da dica .falto relatar as fontes k pesquisou

    ResponderExcluir
  29. Gostei da dica .falto relatar as fontes k pesquisou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dejair, todas as fontes estão no texto, só clicar nos termos em negrito. Abraços.

      Excluir
    2. Que tal pesquisar estes efeitos no uso de muitos agrotóxicos? São os coservantes e agotóxicos que causam as alergias.

      Excluir
  30. Meu cunhado está com dengue e está tomando o suco de inhame cru e está se sentindo bem melhor então sugeriu que meu esposo que está com chikungunya tomasse então ele tomou e para a nossa surpresa passou muito mal com vários vômitos e diarréias isso foi assustador como se já não bastasse os sintomas da chikungunya agora piorou.

    ResponderExcluir
  31. Eu tive intoxicação grave pela ingestão da folha do inhame( uma tia me orientou come-la acreditando ser taioba), tive reação alérgica no msmo segundo de ingestão, minha língua pinicou e a garganta inchou. Tive que ser levada ao hospital na hora, me deram 2 injeções para evitar edema de glote. O médico disse que eu nasci novamente, que se eu n tivesse corrido p o médico e tomado essas 2 injeções eu estaria morta. Foi o maior susto da minha vida. Fiquem espertos!!!!

    ResponderExcluir
  32. Eu tive intoxicação grave pela ingestão da folha do inhame( uma tia me orientou come-la acreditando ser taioba), tive reação alérgica no msmo segundo de ingestão, minha língua pinicou e a garganta inchou. Tive que ser levada ao hospital na hora, me deram 2 injeções para evitar edema de glote. O médico disse que eu nasci novamente, que se eu n tivesse corrido p o médico e tomado essas 2 injeções eu estaria morta. Foi o maior susto da minha vida. Fiquem espertos!!!!

    ResponderExcluir
  33. Sou Terapeuta Iridóloga e Naturopata e venho te dar os parabéns pela excelente matéria. Sugiro aos meus pacientes sempre cozinhar o inhame antes de ser consumido, dessa forma evita-se problemas digestivos e alérgicos.

    ResponderExcluir
  34. Sou Terapeuta Iridóloga e Naturopata e venho te dar os parabéns pela excelente matéria. Sugiro aos meus pacientes sempre cozinhar o inhame antes de ser consumido, dessa forma evita-se problemas digestivos e alérgicos.

    ResponderExcluir
  35. Oi bom dia, eu como o inhame cru só descaso nunca senti nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, como eu disse no texto, não sentir-se mal não quer dizer que não vá fazer mal a longo prazo. Abraços

      Excluir
    2. como as pessoas são egoistas! detesto isso de que não morri os outros que se danem, nossa é muita falta de respeito com a vida alheia.

      Excluir
  36. Oi bom dia, eu como o inhame cru só descaso nunca senti nada.

    ResponderExcluir
  37. E o chá da casca do inhame, será que possui benefícios?

    ResponderExcluir
  38. Acredito na eficácia do inhame para a saúde, mas cozido e não cru.

    ResponderExcluir
  39. Acredito na eficácia do inhame para a saúde, mas cozido e não cru.

    ResponderExcluir
  40. Por várias vezes na minha vida eu tomei suco do inhame cru no desjejum ( 1 copo de suco de laranja c 1 inhame pequeno cru) e nunca me senti mal, pelo contrário, ficava c muita disposição!!!!

    ResponderExcluir
  41. Concordo c o afonsecaweb, o conhecimento popular tradicional antecede o o científico, e muitas pesquisas em torno dos naturais se encontram arquivadas e simplesmente impedidas de serem publicadas a fim de não desbancar a indústria farmacêutica! Acredito q um pequeno inhame cru não faça mal, o problema talvez esteja na quantidade q estão usando. Na minha casa faço salada crua de inhame ralado! Delícia!!!!

    ResponderExcluir
  42. Quem quiser questionar sobre a medicina natural não ser publicado cientificamente, pode ter certeza, não vai faltar pano p manga!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  43. Pessoal, costumo tomar suco de inhame crú e dar a minha filha, por conta da informação supracitada, resolvi investigar e encontrei alguns sites discutindo sobre o assunto, entre eles, eu cito: http://www.soniahirsch.com/2009/05/inhame-cru-tem-acido-oxalico-mas-nem.html
    No geral dizem que não faz mais mal do que bem, a natureza equaciona....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Sonia Hirsch é jornalista e, em seus livos, não deixa referência de onde ela tirou essas informações a respeito de que o inhame cru faz bem. Ou seja, ela propaga a informação, mas não indica qual pesquisa deu origem a ela.

      Excluir
    2. super concordo a Sonia Hirsch vira referencia pra quem não vai fundo nos assuntos, trata como se ela fosse dona da verdade só é pesquisadora, no livro dela que li ela fala sim que inhame pode ter acido oxalico que a gente deve cozinhar pra diminuir, as pessoas só leem o que querem a orelha do livro e saem pregando besteira.

      Excluir
    3. super concordo a Sonia Hirsch vira referencia pra quem não vai fundo nos assuntos, trata como se ela fosse dona da verdade só é pesquisadora, no livro dela que li ela fala sim que inhame pode ter acido oxalico que a gente deve cozinhar pra diminuir, as pessoas só leem o que querem a orelha do livro e saem pregando besteira.

      Excluir
  44. Muito interessante o artigo e os comentários. Eu nunca tomei o suco de inhame, mas pretendo tomá-lo ainda hoje para aumentar minha imunidade. O suco me foi indicado por uma amiga que faz tratamento de quimioterapia. Ela o toma há alguns meses indicado pelos médicos do Inca/RJ como auxiliar no tratamento com quimio pois este provoca uma baixa significativa na imunidade. Concordo com as opiniões sobre alergia ao produto. Minha mãe tinha alergia ao inhame. Ela não conseguia nem cortá-lo que suas mãos inchavam e coçavam muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomar c água ou no máx água de coco. Uma boa dica e procurar o mago da saúde DrLairRibeiro no YouTube...... ele sabe muito mais q a gente.

      Excluir
    2. Tomar c água ou no máx água de coco. Uma boa dica e procurar o mago da saúde DrLairRibeiro no YouTube...... ele sabe muito mais q a gente.

      Excluir
  45. Procurei na internet, um assunto exatamente como esse: Inhame crú batido no liquidificador com suco de laranja e as vezes com leite de soja.
    Fiz essa procura, porque já fazem uns quinze dias que tomo uma batida com cenoura, mamão, beterraba e inhame.
    Nunca tive problema na função orgânica urinária, mas de uns dias para cá, tenho notado que o jato da minha urina enfraqueceu e há quando urino, uma sensação de dificuldade em soltar a urina.
    Fiquei encanado com essa mudança no ato de urinar e comecei a pensar no que tenho feito de diferente na alimentação e nos líquidos que venho ingerindo. Acabei desconfiando dessa poção que venho tomando.
    Vou parar imediatamente do colocar inhame na receita. Usarei somente mamão, laranja, cenoura e um pouquinho de beterraba.
    Terminando, achei excelente essa postagem sobre o uso do inhame cru como alimento. De agora em diante, somente cozido.

    ResponderExcluir
  46. Adorei as pesquisas que foram feitas sobre o inhame cru,agradeço a sua gentileza da postagem,sem saber do perigo, eu já estava pegando algumas receitas, para fazer o suco para o meu marido que está com dengue,mas Graças a Deus a sua matéria Guilherme Raniere,muito obrigada!JÔ.

    ResponderExcluir
  47. Quis dizer,que graças a sua matéria,não vou colocar a saúde da minha família em risco,só tenho mais uma vez que te agradecer!

    ResponderExcluir
  48. Gente, boa tarde,
    Eu sempre tomei suco de Inhamee nunca tive problemas. Ai ontem decidi cozinhar o inhame para comer. Uma delicia! depois de duas horas, comecei a suar frio, ter nauseas, vomitei, e em seguida tive diarréia. e lendo todo o blog, percebi que as pessoas acreditam que o mal seja comer ele cru!! Mas eu sempre tomei cru, e quando eu fiz cozido sim me fez mal. Agora fiquei na dúvida, e suspeito que o ataque alergico, não seja cozido ou cru, deve ser o estado do Inhame, tipo se ele está pinicando, o meu inhame cozido tinha umas partes meio lilas sabe, achei que fosse normal, não estava branco. então realmente acredito que é um assunto que deve ser estudado melhor. se alguém puder comentar o meu post, por favor! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacqueline, tomo o suco de inhame a mt tempo me sinto super bem , mas quando como cozido(eu adoro) em forma de ensopado tenho azia e refluxo. Todo alimento tem pessoas de reações diferentes.

      Excluir
  49. amei seu poste mas quantos minutos cozinhar o inhame para consumir suco???

    ResponderExcluir
  50. Há estudos referentes ao uso do inhame com propriedades medicinais, encontrei essas referências dadas por uma nutricionista para quem quiser se aprofundar no assunto: Magali Leonel, pesquisadora do centro de raízes e amidos tropicais da Unesp-Botucatu. Sonia Hirsch, autora do livro Inhame, Editora Corre Cotia.

    ResponderExcluir
  51. Sempre que tomo inhame cru não caí bem. Pra mim, só cozido...

    ResponderExcluir
  52. Sempre que tomo inhame cru não caí bem. Pra mim, só cozido...

    ResponderExcluir
  53. Tomei esse suco e não morri porquê não estava na hora

    ResponderExcluir
  54. O pessoal da Net é do contra. Não tem essa de teorias da conspiração da indústria farmacêutica não. Tem muita informação sobre o inhame sim, mas é em inglês ou espanhol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traga pra nós essas informações! Mas que sejam com base em pequisas sérias e bem executadas.

      Excluir
  55. Super ridícula essa informação, como um alimento que faz tão mal CRU e é de repente, somente através de um cozimento ela se torna comestível. E desde de o mundo e mundo e as pessoas as consomem e nunca morreram por isso. Acho que deveria você ver se você e alérgica isso sim, e não ficar fazendo pesquisas descabidas em cima de um mal entendido do qual você passou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo! O método de cocção faz com que algumas substancias e bactérias sumam ou morrem....por isso é muito importante cozinhar no caso do AIPIM OU MACAXEIRA....E também depende muito se a pessoa é alérgica ou tem o sistema imunológico com deficiência.
      Forte abraço!

      Excluir
  56. Tomei suco inhame, por causa que tive zika e chicungunh. E na verdade acho que era o cará, algumas horas depois passei muito mal com boca seca irritação na garganta, falta de ar e como ja tive problemas de rins senti os rins...
    Gostaria de postar algumas partes de sua matéria!
    Obrigado pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
  57. Há dois dias tenho tomado o suco de inhame com limão e gengibre, estou me sentindo muito bem e algumas espinhas no meu rosto saindo naturalmente...

    ResponderExcluir
  58. Há dois dias tenho tomado o suco de inhame com limão e gengibre, estou me sentindo muito bem e algumas espinhas no meu rosto saindo naturalmente...

    ResponderExcluir
  59. Gente, ontem tomei esse bendito suco de inhame cru, passei um mal danado, suor, ânsia de vômito, diarréia. E hoje resolvi procurar sobre o assunto e achei esse texto. Foi tarde, mas pelo menos descobri a causa do problema. Grato!

    ResponderExcluir
  60. Se o inhame for colhido sem que ele esteja devidamente maduro,ou se ele estiver brotando com aqueles pontinhos verdes na casca o mesmo não deve ser consumido. É tão picante que chega a cortar a língua e sangrar a boca.

    ResponderExcluir
  61. Adorei o que vc escreveu e eu ainda estou com os sintomas da Chikungunya e ficam me mandando tomar suco de inhame cru eu tomei e não me senti legal e logo botei pra fora e agora TDS ficam me mandando receitas de suco de inhame. Resolvi pesquisar sobre e achei sua publicação. Obrigada foi Deus que me mostrou isso aqui através de vc não vou tomar nada vou continuar é comendo o inhame é cozido. Bjs
    Amei.

    ResponderExcluir
  62. Adorei o que vc escreveu e eu ainda estou com os sintomas da Chikungunya e ficam me mandando tomar suco de inhame cru eu tomei e não me senti legal e logo botei pra fora e agora TDS ficam me mandando receitas de suco de inhame. Resolvi pesquisar sobre e achei sua publicação. Obrigada foi Deus que me mostrou isso aqui através de vc não vou tomar nada vou continuar é comendo o inhame é cozido. Bjs
    Amei.

    ResponderExcluir
  63. minha irmã meu cunhado e muitas amigas tomam suco de inhame todos os dias nunca tiveram nenhuma reação,resolvi tomar tomar tambem e passei muito mal diarreia, colica, vomitei muito, suei frio parecia que ia desmaiar,não fui ao médico por que estava sozinha em casa,minha filha quando chegou me deu soro caseiro achou que comi algo que me fez mal,passou dez dias tomei noamente e tive a mesma reação,no dia seguinte comi salada de inhame cozido e não senti nada,conclusão inhame cru me faz mal, nunca mas quero saber disso.

    ResponderExcluir
  64. Tomei suco de inhame cru com limão, três horas depois eu tive diarréia e vomitei mt,suava frio.Agora vou cozinhar ele e tomar novamente para ver se faz mal.

    ResponderExcluir
  65. Tomei suco de inhame cru com limão, três horas depois eu tive diarréia e vomitei mt,suava frio.Agora vou cozinhar ele e tomar novamente para ver se faz mal.

    ResponderExcluir
  66. Amigo essa é explicação mais lógica para a sua duvida o inhame é como a pimenta arde na boca e pica no cu. .abraços

    ResponderExcluir
  67. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  68. A uma semana venho tomando tds os dia suco de inhame cru, gengibre e meio limão num copo d"agua gelado é simplesmente delicioso e vc se sente alimentado...me sinto mto bem.......mas e agora cru ou cozido!!

    ResponderExcluir
  69. A uma semana venho tomando tds os dia suco de inhame cru, gengibre e meio limão num copo d"agua gelado é simplesmente delicioso e vc se sente alimentado...me sinto mto bem.......mas e agora cru ou cozido!!

    ResponderExcluir
  70. Já descasquei várias vezes inhame e nunca me deu alergia, porém hoje deu! lavei com água pura, água e sabão, passei álcool gel e nada quando lembrei em passar creme fernegan, foi o que resolveu. É horrível, pinica muito e dá vermelhidão. Pesquisei na internet e li que realmente pode acontecer isso e que não devemos comer inhame cru, JAMAIS, pois é muito perigoso.

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  73. Pessoal, como de tudo e mais um pouco, mas tomei o suco com água e frutas umas 7h30 da manhã, qdo foi umas 11h00 eu estava com um mal estar terrível, queda de pressão, diarréia e náuseas.
    Depois de uma semana tentei de novo achando que o mal estar poderia não ser do suco. Desta vez tomei com agua de côco mas novamente ocorreram os mesmos sintomas. Pra mim deu ruim. Não tomo mais.

    ResponderExcluir
  74. Pessoal, como de tudo e mais um pouco, mas tomei o suco com água e frutas umas 7h30 da manhã, qdo foi umas 11h00 eu estava com um mal estar terrível, queda de pressão, diarréia e náuseas.
    Depois de uma semana tentei de novo achando que o mal estar poderia não ser do suco. Desta vez tomei com agua de côco mas novamente ocorreram os mesmos sintomas. Pra mim deu ruim. Não tomo mais.

    ResponderExcluir
  75. Hj cedo tomei o suco de inhame , inhame com maçã e limão , fiquei curiosa para saber os benefícios, mais acabei me dando mal tomei cedo só meio copo meu marido tomou um copo grande e o resultado foi que eu fiquei com dor na barriga diarréia vomito estômago doeu muito quando vomitava , senti muito enjôo dores de cabeças, ... Agora com meu esposo não aconteceu nada .

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. Meu nome é Claudia, sou de Goiás, aqui o inhame é aquele que tem as listinhas e o cará tem a casca mais lisa e tem umas barbas. Acredito que pra cada região ele é conhecido por nome diferente, pra termos certeza que todos aqui fizeram uso do mesmo, só se cada um postasse uma foto do que usou, que no caso é o que se compra como inhame na região de cada um. Que tal?

    ResponderExcluir
  79. No meu caso, por alguns meses bati o inhame com maçã, limão, e couve, e senti que me sistema.imunologico melhorou muito...nao tive mais nem gripes nem.resfriado...

    ResponderExcluir
  80. No meu caso, por alguns meses bati o inhame com maçã, limão, e couve, e senti que me sistema.imunologico melhorou muito...nao tive mais nem gripes nem.resfriado...

    ResponderExcluir
  81. No meu caso, por alguns meses bati o inhame com maçã, limão, e couve, e senti que me sistema.imunologico melhorou muito...nao tive mais nem gripes nem.resfriado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tomo inhame assim, muito bom ! Bata inhame com maçã, kiwi, suco de meio limão, e canela em pó. Deixe ficar bem cremoso, ponha para gelar e coloque Creme de Chantili por cima ! Uma luocura !!

      Excluir
  82. Tomei o suco de inhame crú com água e poucas horas depois vomitei demais. Nao sei se o fato de ter consumido café com leite após o suco pode ter influenciado... Inhame crú!? Nunca mais.

    ResponderExcluir
  83. Tomei o suco de inhame crú com água e poucas horas depois vomitei demais. Nao sei se o fato de ter consumido café com leite após o suco pode ter influenciado... Inhame crú!? Nunca mais.

    ResponderExcluir
  84. Faça inhame cozido batido no liquidificador com um pouco de leite condensado e canela ! Não tome em exagero que pode se tornar um laxante.

    ResponderExcluir
  85. Faça inhame cozido batido no liquidificador com um pouco de leite condensado e canela ! Não tome em exagero que pode se tornar um laxante.

    ResponderExcluir
  86. Acabei de tomar o suco pele primeira vez.achei gostoso,fiz com uma maçã e um limão e dois copo d'agua,mas desconfio de qualquer coisa que faz bem pra tudo.

    ResponderExcluir
  87. Tomei suco de inhame cru hoje pela manhã, 1inhame, couve, maçã e suco de laranja natural, adocei com Mel, as 11:30 meu deu calafrios seguido de enjoo, vômito e agora gases, meu marido tomou e não teve nada, pelo ao menos até agora. Acho que vai de organismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa aconteceu o mesmo comigo ... Achei que eu ia morrer ...
      Só coloquei leite banana e mel
      Cruzes
      Nunca mais invento moda
      Deu até medo :(

      Excluir
  88. Fiz hoje taro com banana e Leite ... Tomei e quase Morri .. Nunca mais cru ... Minha vida toda me alimentei super bem agora decidi não vir com novidades mais depois dessa ...O de sempre que foi bom vai continuar sendo e é isto aí ...

    ResponderExcluir
  89. Bom dia!!meu marido sofreu um acidente...foi esmagado o osso da perna ,e recomendaram o inhame...para a circulação do sangue..nervos,obrigada pela pesquisa...ajudou bastante.inhame só cozido..

    ResponderExcluir
  90. Minha mãe tem 83 anos e a vida toda ela e nós comemos inhame e a taioba que é as folhas do inhame mas nunca comemos cru e nunca tivemos nenhum problema,mas achei interessante porque ia tomar o suco com ele cru mas agora não sei se devo porque sou muito alérgica e tenho bronquite,asma,edema de raike e pólipo na garganta.

    ResponderExcluir
  91. A folha do inhame não é taioba...

    ResponderExcluir
  92. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  93. Grata por compartilhar esta informação. Fiz um sorvete de côco com inhame cru e passei muito mal, com má digestão e reação alérgica de pele.

    ResponderExcluir
  94. Grata por compartilhar esta informação. Fiz um sorvete de côco com inhame cru e passei muito mal, com má digestão e reação alérgica de pele.

    ResponderExcluir
  95. levei um grande susto enquanto almoçava, pois o inhame estava mal cozido e logo após ingerir a garganta começou a fechar e pinicava muito, este artigo foi de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  96. Olá!
    Eu tive chicungunha e tomei o suco de inhame com laranja, sendo que passava uma fervura no inhame - taro. Por 10 dias foi tranquilo, tina no desjejum e comia alguma coisa. Teve uma vez que o inhame cozinhou e o gosto ficou forte com o cheiro do inhame, não consegui tomar. Depois disso depois que tomo umas horas depois me dá muito enjôo, sendo que o vômito só vem o suco da biles. Vou tentar tomar novamente sem ser em jejum se continua os sintomas. Mas nós 10 dias que tomei inicialmente não tive sintoma algum.

    ResponderExcluir
  97. Olá!
    Eu tive chicungunha e tomei o suco de inhame com laranja, sendo que passava uma fervura no inhame - taro. Por 10 dias foi tranquilo, tina no desjejum e comia alguma coisa. Teve uma vez que o inhame cozinhou e o gosto ficou forte com o cheiro do inhame, não consegui tomar. Depois disso depois que tomo umas horas depois me dá muito enjôo, sendo que o vômito só vem o suco da biles. Vou tentar tomar novamente sem ser em jejum se continua os sintomas. Mas nós 10 dias que tomei inicialmente não tive sintoma algum.

    ResponderExcluir
  98. Enfim, uma alma sensata. Se o inhame penica na hora de descascar, imagine consumir cru? Nunca me atrevi, sabia que não daria certo. NA minha casa consumimos muito, sabemos do seu grande valor nutricional, cozido! Parabéns pelo texto. Todo mundo merece ler.

    ResponderExcluir
  99. Tive chikungunya há um mês e até hj sofro com dores pelo corpo, então fiz um suco com inhame,leite, banana e mel. Dois dias depois ainda continuo com as mesmas dores.

    ResponderExcluir
  100. Tive chikungunya há um mês e até hj sofro com dores pelo corpo, então fiz um suco com inhame,leite, banana e mel. Dois dias depois ainda continuo com as mesmas dores.

    ResponderExcluir
  101. Não sou alérgica, mas agradeço pela matéria tão esclarecedora.

    ResponderExcluir
  102. Ingeri suco de inhame com cenoura, limão, beterraba, maçã e gengibre nos últimos 2 duas. Tomamos eu e meu marido, ambos um copo de 250ml. Graças a Deus não sentimos nada, mas não vou correr riscos desnecessários, a partir de agora somente cozido. Obrigada pelo alerta!!!

    ResponderExcluir
  103. Ingeri suco de inhame com cenoura, limão, beterraba, maçã e gengibre nos últimos 2 duas. Tomamos eu e meu marido, ambos um copo de 250ml. Graças a Deus não sentimos nada, mas não vou correr riscos desnecessários, a partir de agora somente cozido. Obrigada pelo alerta!!!

    ResponderExcluir
  104. Acabei de tomar o suco e no final parecia que estava mastigando uma almofada de agulhas, vim para a net procurar sobre o assunto e achei este artigo, agora estou com medo, espero que fique só nisto.

    ResponderExcluir
  105. Parabéns excelente matéria e bem consistente com bastante argumento assim fica fácil para tomarmos certas decisões...

    ResponderExcluir
  106. Parabéns excelente matéria e bem consistente com bastante argumento assim fica fácil para tomarmos certas decisões...

    ResponderExcluir
  107. Gente moro no Norte do país e penso que o conhecimento indígena é bastante enrequicedor, como eles consomem? COZIDO e não CRÚ... porque será?

    ResponderExcluir
  108. Gente moro no Norte do país e penso que o conhecimento indígena é bastante enrequicedor, como eles consomem? COZIDO e não CRÚ... porque será?

    ResponderExcluir
  109. Eu tive chicuncunya em fevereiro deste ano, então me disseram pra tomar o suco de inhame feito com água mesmo e meia hora depois tive vômitos, diarreia e a pressão arterial então... credo achei que ia morrer, minha família tomou e ninguém teve nada. Mas disseram que era porque estava fraca por causa da doença então não tomei mais. Hoje resolvi fazer depois de 5 meses, todos tomaram e eu novamente quase morri. Peço a atenção das pessoas pois alimento é coisa séria, certos alimentos devem ser utilizados com cuidado e sob a orientação médica.Aprendi a lição, alimento cru nunca mais nem pra mim nem pra minha família.

    ResponderExcluir
  110. Eu tive chicuncunya em fevereiro deste ano, então me disseram pra tomar o suco de inhame feito com água mesmo e meia hora depois tive vômitos, diarreia e a pressão arterial então... credo achei que ia morrer, minha família tomou e ninguém teve nada. Mas disseram que era porque estava fraca por causa da doença então não tomei mais. Hoje resolvi fazer depois de 5 meses, todos tomaram e eu novamente quase morri. Peço a atenção das pessoas pois alimento é coisa séria, certos alimentos devem ser utilizados com cuidado e sob a orientação médica.Aprendi a lição, alimento cru nunca mais nem pra mim nem pra minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há 4 meses tive chicuncunya e até a presente data sofro com as dores. Tomei anti-inflamatório, tomo cloreto de magnésio, faço auto-hemoterapia, fiz uso de corticóide (que me aliviou muuuiito), tomo medicações homeopáticas e estou em sessões de fisioterapia, nada me curou. Há 1 semana entrei com o suco de inhame cru que muito me indicaram. No 1º dia tive diarréia, no 2º dia não percebi nada, agora no 3º dia coloquei uma quantidade um pouco maior, 2 horas após comecei a sentir fortes dores no abdome e vomitei muito, além da diarréia. Passei o dia deitada sem comer ou beber nada. Só à noite fui me alimentar. Resolvi pesquisar alguma coisa a respeito e cheguei nesse site. Vou a partir de agora fazer uso dele cozido.

      Excluir
  111. Caros amigos, considerando que o problema principal com o excesso de oxalatos é o prejuízo dos rins, sugiro a leitura deste artigo: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=14&id=473
    Tirando os intolerantes / alérgicos aos componentes do Inhame, particularmente não vejo problemas ao consumo cru ou cozido, mas sejam conscientes do que consomem e às receitas da internet, o alerta do autor do post é muito importante. Fiquem atentos também às combinações, pois podem ser tanto benéficas quanto maléficas. Uma alimentação equilibrada e consciente jamais trará prejuízos a saúde.
    Ao amigo que produziu o post e essa discussão, legal, boa iniciativa. Mas perceba que ao final conclui que não se deve consumir cru. Assim, cai na mesma armadilha dos que afirmam o contrário. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  112. Eu sempre soube pela minha avó que só se usa o inhame cozido. Nunca cru. Até mesmo para tratar furúnculos na pele o inhame deve estar cozido.

    ResponderExcluir
  113. Eu sempre soube pela minha avó que só se usa o inhame cozido. Nunca cru. Até mesmo para tratar furúnculos na pele o inhame deve estar cozido.

    ResponderExcluir
  114. pow vcs heim...nunca ouviram falar em processo de desintoxicação? o inhame não usado em detox? e vcs esperam o que quqndo tomam? diarreia e outras coisa mais nada mais é que sujeira do corpo.

    ResponderExcluir
  115. Faz muito tempo, passei umas férias na Ilha de Pascoa. Um dos alimentos básicos deles é o taro que esta disseminado por todo o Pacifico. Lembro-me de ter comido cozido ou assado em folha de bananeira.

    ResponderExcluir
  116. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  117. Uma análise séria:
    http://revistas.ufpr.br/alimentos/article/viewFile/14051/9460

    ResponderExcluir
  118. Os anti nutrientes fazem mal á saúde e vários alimentos possuem, só que alguns em quantidade maiores e outros menores. Vários fatores de produção propiciam a quantidade deste anti nutrientes. Esta espécie é uma hortaliça não convencional, há estudos científicos a respeito sim, só que é como eu disse vários fatores influenciam, pois como exemplo se em uma determinada região de SP as plantas possuem alta quantidade dos fatores anti nutricionais aqui em GO pode não ter ou vice e versa. E o cozimento entre outro já faz com que estes fatores anti nutricionais se percam e com isso vc consumirá dentro do limite permitido.

    ResponderExcluir
  119. Bom minha história sobre o Inhame é a seguinte: Fiz um preparado Cru de muitas raízes quando estava infeccionado até os ossos... (Inhame, Batata Doce Roxa, Cenoura, Beterraba, Ovos Cruz, Leite e Aveia), essa foi a fórmula, fiquei surpreso ao ver que a hora que a digestão atingia o pico, entre 5 a 6 horas, os sintomas começavam a diminuir dramaticamente, e durava cerca de 12 a 14 horas, depois levemente voltava aos sintomas, com menos força é claro, e novamente após outras doses, havia a diminuição dos sintomas, até a doença sumir, no caso: (uma infecção de garganta aguda quase se generalizando). Nunca fui adepto a médicos e remédios, mas não estou recomendando só relatando os fatos. Várias outras vezes, quando estive doente recorri a fórmula e cessou-se quase como um milagre. Até batizei a fórmula como "Suco do Poder de Deus". O que percebia quando tomava, e que meu sistema imunológico dava um salto espetacular, parece que tinha adquirido as ferramentas certas para trabalhar. Quando fiz uso continuo com propósito de testar, percebi melhoras em vários sentidos, percepção melhor de luz e cores no ambiente, uma maior leveza e flexibilidade, aumento na concentração e capacidade de raciocinar entre outros benefícios. Isso não é um relato científico, até podem existir perigos, mas isso foi o observado. Depois de ler matérias sobre os possíveis efeitos colaterais, parei de tomar diariamente e só uso como remédio. Tudo bem ser arriscado a longo prazo, mas a curto, acho que o benefício da melhoria vale a pena, e os antibióticos e anti-inflamatórios também param os rins e causam danos ao cérebro e outros orgãos. Então uso o coquitel como terapia de fortalecimento auto-imune nos casos mais incômodos de doenças.

    ResponderExcluir
  120. Eu acredito em estudos sérios, como o autor. Claro que cada organismo responde de uma maneira diferente de outro, mas não é utilizando a máxima:"Se é natural não faz mal" que você vai ter uma boa saúde. A maioria dos piores venenos e toxinas são naturais. Então o melhor é você pó deram de mente e coração aberto às pesquisas sérias de quem se dedicou a estudar os assuntos os prós e contras, mesmo que no momento você se sinta muito bem. Aí então decida. O corpo é seu , a saúde é sua, faça como bem decidir, mas incentivar outros a fazerem uso de substâncias no mínimo duvidosas eu acho muita irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
  121. Poxa Gui (olha a intimidade rs) Sigo a pouco seu blog, e não tive tempo de aproveitar essa publicação. Pasme, nunca manipulei inhame, e todas as vezes q consumi foram delícias de vovó ou mamãe. Hj longe delas foi colher PANC por aí e no meio de umas taiobas achei o meninão. Comecei a lavar e..... voltando agora do hospital. A médica disse q minha sensibilidade era gde, porém me alertou q sensível ou não, cru nem pensar....Se fosse bom cru, índio nao cozinhava

    ResponderExcluir
  122. ola alguem sabe se depois de bater o inhame cru e ferver o "leite" é melhor ou menos pior?

    ResponderExcluir
  123. No link que vc disponibiliza como referencia para que o inhame seja consumido apenas cozido, diz o contrário, que pode ser consumido cru.
    Olha: "E então fica assim: se o inhame estiver pinicando, não deve ser comido cru."
    O link: http://www.soniahirsch.com/2009/05/inhame-cru-tem-acido-oxalico-mas-nem.html?m=1

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...