Páginas

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Desidratador caseiro de baixo custo. (e tosco)

Imagine poder aproveitar melhor a safra das frutas do quintal, removendo a sua umidade e mantendo-as para o ano todo. Na Europa isso é muito comum, seja na forma de geléias, compotas e passas. Aqui no Brasil, terra da abundância, temos tudo à nossa disposição o ano todo, e acabamos desperdiçando. E se fosse possível armazenar?

Aqui em casa, num surto de empolgação de madrugada, peguei o que tinha à mão e construí um desidratador caseiro. Ele serve para tirar umidade das frutas, aumentando seu tempo de vida - igual se faz com a uva-passa e tantas outras. Para isso, você vai precisar de uma caixa grande e limpa; de palitos compridos e limpos; de um soquete e uma lâmpada, além de um bom termômetro.

Com ele, você poderá desidratar coisas que já não são naturalmente úmidas, como polpa cozida de pinhão ou cascas de jabuticaba, por exemplo. Não testei para coisas muito úmidas, como tomates-cereja, mas pode ser que funcione, se houver a instalação de uma ventoinha para a circulação do ar.

Na verdade, se você tem acesso a bastante sol, pode fazer um desidratador solar. Eu moro em apartamento, e então faço um elétrico. Veja o que compensa - e faça.

O meu é uma adaptação infinitamente tosca desse daqui. Na realidade, ele serve para os botânicos desidratarem amostras de plantas para colocar em herbários, mas o conceito é o mesmo; 



Primeira coisa, desculpas a aqueles que gostam de coisas bonitas, simétricas e alinhadas. Esse forno foi experimental e não foi muito planejado - foi "filho fruto da paixão, não do planejamento" (como diz a Carmem Sampaio, do Hortão da Casa Verde).

Funciona da seguinte maneira: consiga uma caixa de papelão firme, abra e limpe bem com um pano seco, para tirar o pó. Na frente, você fará uma abertura, como a de um forno, para ter uma "porta". Pode colar um puxador ou usar um clipe aberto, como eu fiz. Dentro, prenda com arame ou fio firme o suporte para o soquete (daquelas luminária de parede, bem simples), e faça um furo para que o fio passe para o lado de fora da caixa. Você deve usar uma lâmpada incandescente acima de 60V. Na parte de cima, use palitos, e se não tiver, faça furos com uma faca e passe tiras de papelão, para formar uma trama que segure as frutas. Caso não fique bom (o que aconteceu comigo), você pode forrá-la com papel manteiga ou alumínio bem furadinho com um garfo, para o ar passar. Na base da caixa, faça orifícios quadrados ou redondos por onde o ar vai entrar. 

Que coisa linda, que coisa simétrica, que coisa bem-feita.
Como funciona: ao ligar a lâmpada, ela aquece o ar da caixa. O ar quente fica leve e sobe, criando um fluxo. O ar frio entra pelos furos na base da caixa e sai pelo topo da caixa, levando a umidade consigo. A lâmpada deve ficar bem ao centro e longe das bordas de papelão, caso contrário, você pode colocar fogo na casa. Aliás, essa caixa é possivelmente incendiária, então, sempre que ela estiver ligada, fique por perto.

Visto de frente: Câmara interna, mais quente.

Visto de cima: Câmara superior. Demora mais, mas circula
mais ar. Ou ao menos, é um abajur pós moderno.
Visto de cima, a treliça de papelão e a lâmpada.

As frutas podem ser colocadas em dois locais: numa forma, na base, dentro do "forno", ou apoiada na treliça do andar superior. Dentro do forno seca mais rápido,m porém perde mais aroma, enquanto na parte de cima, seca mais devagar e as passas não ficam tão secas. A temperatura interna chegou a 50°C, e as passas de uva-japonesa demoraram umas 36h para ficarem secas. Frutas mais úmidas devem demorar mais, frutas sem sumo devem demorar menos. Faça os testes e me conte.

Desidratando as uvas-japonesas. Leia mais sobre ela AQUI.

1 Colha, remova os galhos grossos e as uvas feias.
2 Lave bem, deixe de molho por 5 minutos em água, depois adicione umas gotas de cloro, aguarde mais 5 minutos e enxague abundantemente.
3 Seque bem com um pano seco e coloque no desidratador.
Após 24h está levementne seco e após 36h, fica pronto para ser conservada.

Passas frescas, recém-colhidas.

Passas secas por 36h.




2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...