Páginas

domingo, 24 de janeiro de 2016

Hortelã Gorda, Hortelã-do-Norte


Essa planta já me causou alguma confusão, porque ela tem cara de boldo, nome de hortelã e cheiro de orégano. De fato, a cara de boldo explica-se pelo seu parentesco com o mesmo, as folhas suculentas, peludas e macias, embora menos flexíveis. Mas basta tocar a planta para que ela exale um forte cheiro de tempero, algo que me lembra orégano. Muita gente comentou que sentem na planta cheiro de "remédio", mas eu não sei exatamente o que isso quer dizer. Um cheiro medicinal?

A hortelã-do-norte (Plectranthus amboinicus) tem outros nomes populares, como hortelã-gorda, hortelã-pimenta, malvarisco e malvariço. No norte e nordeste ela é usada como condimento especialmente para carnes vermelhas, devido ao seu sabor intenso. O aroma, aliás, é forte, muito picante e levemente amargo. O cozimento prolongado pode reduzir a picância e aumentar o amargor.



A hortelã-do-norte tem muitos usos tradicionais na medicina popular, sendo usada como antiinflamatório, no tratamento de reumatismo; tem também forte ação fungicida e pode ser usada para destruir larvas de mosquitos transmissores da malária (Anopheles). É usada no tratamento de doenças respiratórias e tem uso tradicional como "lambedor" para sintomas de gripes e resfriados. A inalação do aroma das folhas ajuda a descongestionar as vias aéreas, e seu consumo como tempero favorece a digestão e estimula o trabalho do fígado.

Quanto a chamar-se hortelã, ela causa confusão, porque apesar do parentesco distante, não tem nada em comum tanto na aparência quanto no cheiro. Eu me dei ao trabalho de verificar qual a composição aromática da planta, porque eu nunca senti nada que me lembrasse a hortelã nela. Como sei que a percepção de aromas é um tanto subjetiva, imaginei que cada pessoa pudesse sentir um aroma diferente. Mas os fatos comprovam minha percepção - ela é similar ao orégano, assim como a hortelã do norte, rico em carvacrol e timol, duas substâncias que dão seu sabor característico. O sabor ligeiramente amargo fica por conta da substância chamada undecanal, a terceira mais abundante.

As hortelãs e mentas são ricas em mentol, mentona e iso-mentona, substâncias com um aroma bastante diferente das encontradas na hortelã-do-norte. Então, a única razão que eu encontrei para o nome "hortelã" vem do inglês, onde ela é chamada principalmente de "mexican mint", a hortelã mexicana. Será que resolvi o mistério?

Ah, repare que a forma dela é influenciada pela temperatura, umidade e presença de sol. A mesma planta, fotografada no auge da estiagem e no auge das chuvas, comprova o que digo.

Em pleno sol e na época da seca, plantas
compactas e folhas mais largas.
Na sombra e em plena época de chuvas:
folhas maiores, planas, arredondadas e
menos suculentas. Note os respingos de terra.
Para multiplicar, basta pegar um ramo e colocar na terra, protegido do sol intenso, até que enraíze e comece a crescer. É bem fácil de cuidar, pouco atacado por pragas e cresce rápido.

Na cozinha, use em pequenas quantidades. Eu recomendaria usar uma lasca da folha, e ir temperando conforme a comida cozinha. Ah, uma folha jovem colocada na água do macarrão dá um sabor adorável à massa. Minha amiga do Ceará disse que a mãe dela faz picadinho na carne-de-sol. E você, como consome? Conte pra gente!

97 comentários:

  1. Olá,gosto de fazer com frango abafadinho,quando término o frango,desligo a panela e coloco ele picadinho e tampo a panela,e gosto também de colocar na feijoada,fica uma delícia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso a hortelã ou temperao na salada crua (pouco) fica muito saborosa e perfumada

      Excluir
    2. Aprendi com a minha mãe,usar como tempero para carne de porco,fica muito bom

      Excluir
    3. Uma conhecida minha fazia um frango maravilhoso com essa hortelã. Que saudade!!

      Excluir
  2. Olá,gosto de fazer com frango abafadinho,quando término o frango,desligo a panela e coloco ele picadinho e tampo a panela,e gosto também de colocar na feijoada,fica uma delícia.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada por informar como cuidar dessa hortelã, ganhei uns maço e queria cultivar, mas na sombra com água ela não está indo pra frente. Estou fuçando a internet a meia hora e não econtro nada sobre elaai lendo sua matéria, a parte mais importante para mim, vem com um "ah" tipo lembrei mas a mais importante, de manter o cultivo. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Adoro essa planta ,eu espalho ela por todo canto do quintal pois fica bem bonita .
    Adoro fazer kibe com ela e não uso polco não rsr e ponho mas pimenta pois adoro sentir as ervas e ver o quanto tenho de fibra não uso ovo uso quinoa faço assado fica super saboroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A hortelã graúda e diferente da hortelã do norte a 1 é suculenta a do norte a folha e meio murcha não tem tanto sumo e tem cheiro diferente e sabiam bastante amargo

      Excluir
  5. Moro no norte de Minas, na margem do Velho Chico. Minha mãe aprendeu com minha avó a usar o malvão, que é como chamamos por aqui, como um excelente tempero pra peixe. Não sentimos amargo algum. Abrimos o peixe ao meio, socamos a folha com alho e sal e passamos por dentro, esfregando bem. No filé de peixe fazemos do mesmo jeito. Depois fritamos ou assamos. No cozido usamos em menor quantidade. Experimente aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delicia! Sempre usei no frango caipira, também não sinto nenhum amorgo mas sim um sabor maravilhoso da erva

      Excluir
    2. 😄👍👍👍 sem comentários muito bom👍

      Excluir
  6. Muito parecido com boldo do Chile 😯

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se parece somente na aparência. No sabor e cheiro é totalmente diferente. Mas, apenas olhando, a pessoa se confunde se não conhecer bem.

      Excluir
    2. Boldo do Chile é outra espécie, bem diferente do boldo (de folhas carnudas e aveludadas) que costumamos ter por aqui.

      Excluir
    3. Obrigada pelas dicas, já vou usar na culinária, tenho um pé plantado no vaso, vou plantar no chão também.

      Excluir
  7. Muito parecido com boldo do Chile 😯

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boldo do Chile é outra espécie, bem diferente do boldo (de folhas carnudas e aveludadas) que costumamos ter por aqui.

      Excluir
  8. Eu pego um tasco de cúrcuma crua, três folhas grandes de hortelã gorda, liquidificador em um litro e meio de água. Ponho na geladeira e bebo i dia todo. Assim todo dia....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor moro em s p na sul é tinho está planta em casahortelã gorda.soudo norte de Minas. Lá conhecemos por temperao

      Excluir
    2. Isso mesmo no norte de Minas e conhecido por temperao.

      Excluir
    3. Que interessante essa água preparada! Grata pela dica!

      Excluir
    4. Boa tarde, pra que serve este preparo de curcuma e hortelã pimenta? Fiquei tão feliz em achar a explicação sobre ela, fazia muito tempo que queria saber.

      Excluir
    5. Ela gosta de lugar frio como Minas gerais me responde eu agradeço muito obg

      Excluir
    6. Eu tenho está planta na minha Casa não sabia como usá hoje fico agradecido por aprender usar .
      Tenho uma é folha igual berada da Folha e branca me dissero é mesmo verdade.??
      Estou fazendo uma pergunta??

      Excluir
  9. Olá, meu nome é Vitor. Morei numa cidade do interior de São Paulo, Vale do Ribeira, quando era mais jovem e lá tinha uma folha no quintal que chamavam de cheiro gordo. Adorava colocar picadinha no filé de frango, ficava muito saboroso. Pela aparência das folhas, acredito ser a mesmo planta. Alguém conhece por esse nome? Moro em São Paulo e nunca encontrei por aqui.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá, sou de MG e aqui conheço como "Temperão".

    ResponderExcluir
  12. Olá, Sou Valeria Diva.
    Gostei de sua publicação, realmente é fantástica essa especie. Tenho mudas para plantio.
    Sou de Mauá/SP.
    Se alguém se interessar, mande e-mail com nome e telefone para: aromasetemperancas@yahoo.com.br

    Gratidão pelo espaço

    ResponderExcluir
  13. Também gostei muito da publicação, bem explicada e interessante. Aqui onde moro (Palhoça, Santa Catarina) chamamos de Folha gorda ou Orégano japonês. Usamos em tudo (peixe, frango, carne vermelha, macarrão, tortas salgadas, etc.)

    ResponderExcluir
  14. Meu marido come na salada, so não sei se pidp comer todos os dias.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, sou do Recife aqui chamamos de hortelã grauda. Só consumia em xarope para tosse, vou add na comida. Excelente publicação. Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Experimente fazer papas de alho para colocar no pão em churrasco pra ver que delícia! Eu geralmente processo a folha em meio aos temperos que uso. Geralmente alho, cebola e pimenta. Artigo excelente! Muita gente me pede muda. Agora sei como tirar. Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Delicia fazer salada com outros cheiros verdes, feijão e pimenda dedo de moça Hummmmmmmmm
    Tempero apenas com sal, limão e azeite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feijão já temperado com banha de porco e alho

      Excluir
    2. Quando criança, usávamos no leite de cabra. Era muito bom.(interior de SP, HORTELÃ GORDA).

      Excluir
  18. Gosto muito de usar como chá de manhã.

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho e sabia de seu uso como xarope. Vou experimentar como tempero. Obrigada pelo texto : muito bom!!

    ResponderExcluir
  20. sou conhecido como justo sou de alagoas conheço essa planta é conhecida como cegoleira é excelente como tempero coloca-se em todo tipo de comida inclusive em arroz fica tão bom que nem precisa de mistura.

    ResponderExcluir
  21. Planta conhecida como malvão, malvarisco, hortelo grosso e erradamente como hortelã pimenta. Ótimo tempero, onde vc usaria o orégano ou hortelã pode usá-la, ex. Molhos, peixes, carnes frescas e onde a criatividade deixar, sou de Atibaia SP

    ResponderExcluir
  22. Eu uso no suco verde,ju jun com outras e tomo um copo grande, de manhã antes 30,mt do café da manhã, acho que me ajuda em várioas coisas.

    ResponderExcluir
  23. Eu uso no suco verde de manhã, antes do café, junto com outras folhas verdes,mt bom.

    ResponderExcluir
  24. Gente eu so usava como xarope mas agora vou usar de tudo quanto é jeito. Inclusive no meu suco verde diariamente. Moro em Londrina-Pr e já distribuí mais de 100 mudas. Trouxe de Recife.

    ResponderExcluir
  25. Amo essa planta para beber como suco ou fazer o lambedor.

    ResponderExcluir
  26. Tempero pra arroz feijao carnes frangos peixes

    ResponderExcluir
  27. Ganhei a muda como se fosse boldo! Qdo cheirei a folha percebi um aroma diferente e só agora descobri o que é. Ainda não experimentei na cozinha, mas vou fazê-lo, graças às dicas de vcs!
    Só pra garantir que não estou lidando com a erva errada: ela dá uma florzinha lilás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hortelã não dá flor, nem florzinha... toma cuidado! Pode não ser a mesma planta.

      Excluir
    2. Hortelã do norte dá flor lilás, tenho das duas hortelã aqui em casa

      Excluir
    3. Ela dá uma florzinha lilás, sim. Por acaso, estão em flor agora

      Excluir
    4. Eu acredito que vc esteja confundindo com melissa que é perfumada a folha e dá a florzinha lilás,ótima para chá.

      Excluir
  28. Aqui no Ceará conhecemos como malva,muito usada para mel xarope e inflamação

    ResponderExcluir
  29. Ola, aqui na minha cidade conheço como hortelã galinha. Sou do litoral de SP

    ResponderExcluir
  30. Eu adoro o gosto e aroma dessa hortelã coloquei no quite pra ver se ficava bom e ficou delicioso.as minhas mudas estão lindas ganhei um galhinho e cresceram muito rápido.

    ResponderExcluir
  31. Uso como tempero em inúmeras combinações, como base para refrescos e chás; Claro que estou encantada com o post e com os respectivos comentários, Grata a cada um!

    ResponderExcluir
  32. Nossa ,quantos nomes diferentes. Por isso tive tanta dificuldade em encontrar ,pois meu sogro chamava de siguréia, aprendi com ele a gostar tanto dessa planta . Ela cresce bastante ,precisei tirar do meu quintal por conta de obras e depois não consegui mais mudas pra replantar . Usava como tempero e principalmente como xarope , muito bom .

    ResponderExcluir
  33. Obrigada amigo uzo só para tosse com conhecimento vou fazer tudo na feira NÃO da explicação dos todas iguais plantei em casa está linda

    ResponderExcluir
  34. Aqui no Norte de Minas é conhecido como "temperão".Excelente tempero pra carnes:peixe,carne de porco,frango,enfim todo tipo de carne.Muito bom também como remédio(xarope pra tosse) vale a pena cultivar em nossa casa.

    ResponderExcluir
  35. Obrigado pelas dicas tenho um pé enorme em casa vou aproveitar
    Abraço !

    ResponderExcluir
  36. Ganhei uma pequena mudinha de uma amiga e cuidei com carinho, percebia que ela nao tinha nem cheiro e nem sabor da hortelã que conhecia para fazer chá.
    Hoje pesquisando aqui descobri que se trata de outro tipo de hortelã, usada na culinária e para sintomas de resfriados e dores musculares e outros.
    Vou tentar usar para esses fins...
    Obrigada pela ajuda e comentários.

    ResponderExcluir
  37. Adorei as explicações, ganhei a muda da planta ,demorou um pouco para pegar,estou feliz que ela se desenvolveu e a utilizei no kibe ,ficou delicioso e perfumado,

    ResponderExcluir
  38. Conheço como malvão, minha falecida mãe sempre teve em sua horta para cozidos de carne. Descobri que fica maravilhoso numa macarronada de atum e alho, refoga-se tudo no azeite, coloca o malvão em quantidade generosa (por último).Espetacular! Substituí hortelã por malvão no quibe assado! Divino!

    ResponderExcluir
  39. Gente bom dia hortelã do norte é uma e hortelã graúda é outra.
    A hortelã do norte dá uma flor lilás é amarga tem um cheiro muito forte e cresce como uma pequena arvore.
    serve para problemas de estômago e fígado. A hortelã graúda uma suculenta com cheiro parecido de menta e pode ser usada em temperos sucos e xaropes e lambedouros para resfriados.

    ResponderExcluir
  40. Eu gosto de fazer milanesa passar em ovos e fritar e uma delícia.

    ResponderExcluir
  41. Olá... Sou de Baixo Guandu-ES. Aqui, conhecemos como hortelã pimenta. Utilizo para uma infinidade de coisas: quibe, tempero para todos os tipos de carnes e saladas (principalmente tabule), fins terapêuticos... É uma erva maravilhosa. Recomendo que façam experiências variadas. Beijos de luz!

    ResponderExcluir
  42. Amo demais essa planta! Tenho ela plantada na casa de praia (ela se desenvolveu melhor na areia) e tenho no sitio onde é bastante frio (menor desenvolvimento). Uso umas cinco folhas em um frango inteiro, carne vermelha. Fica muito gostoso, não percebo amargo algum! Simplesmente maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente é maravilhoso como tempero,porém é sensacional como descongestionante, para gripes e resfriados.. nunca tomamos remédio de farmácia.. desde criança usamos hortelã do norte

      Excluir
  43. boa tarde a todos sou do Guarujá litoral sul sp tenho essa planta em casa aqui e conhecida como hortelã de galinha fiquei muito feliz de saber tanto a respeito dessa planta vou passar a consumir partir de agora

    ResponderExcluir
  44. obrigado pelas indicações agora vou usar

    ResponderExcluir
  45. Esse hortelã gordo é uma bença de DEUS,o melzinho das folhas cura qualquer tipo de tosse resfriado e os males da garganta,eu usei e serei graças a DEUS...eu recomendo...

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Sou do Norte de Minas Gerais.
    Agui chamamos de temperão

    ResponderExcluir
  48. Tenho hortelã graudo desde criança e nunca vi flor nele, será que é a mesma planta???

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde,eu morei no sertão da Bahia, lá a gente usa muito para salada crua era bom . Hoje Moro em São Paulo eu encontrei no Morro Doce, adquirir através de uma bahiana.foi muita bom.

    ResponderExcluir
  50. Moro em Tupã SP, ganhei duas mudas desse hortelão gordo e coloco nas carnes cozidas. Pesquisando descobri que é vermífugo e espanta até ratos. As formigas do meu jardim pararam de comer minhas plantas depois que plantei

    ResponderExcluir
  51. Parabéns! Vou fazer uma publicação sobre a hortelã pimenta e gostei demais de sua explicação. Vou te indicar. Gratidão

    ResponderExcluir
  52. Vou passar a utilizar ganhei a muda e estava curiosa para utilizar obrigada pelas dicas de todos

    ResponderExcluir
  53. Procuro por muda de malvarisco alguém poderia me vender

    ResponderExcluir
  54. Olá pessoal eu o conheço como malvao e uso alem de carnes, uso também na salada,fica uma del8c8a picadinha com outras folhagem.

    ResponderExcluir
  55. Aqui no norte chamamos mais de malva do reino ou hortelã gordo e usamos mais como remédio mesmo, o sumo dela ajuda a passar dor de estômago, ajuda a melhorar infecção intestinal, muito boa para doenças que afetam o pulmão também.

    ResponderExcluir
  56. Eu sou de Sorocaba-SP e conheço como Hortelã do Norte.
    Eu uso para melhorar as tonturas da labirintite.
    Amasso na água e tomo um copo.
    O efeito é muito rápido.
    Muito potente.
    Agora que aprendi, vou usá-la na culinária também.

    ResponderExcluir
  57. Minha mãe usava pra tempero sal e alho essa erva tras a memoria da comida de mãe❤

    ResponderExcluir
  58. Olá sou Elisangela,sou de Manaus Amazonas,estou muito feliz com os comentários,eu só conhecia está planta como remédio, eu não sabia da variedade de temperos,estou encantada com todos os comentário,
    E eu só queria saber a diferença entre hortelã e malvarisco.
    Muito obrigada!
    Pela riqueza de informações.
    Vou aderir pra minha vida♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
  59. Nós em minas chamamos de hortelã pimenta e usamos no kibe frito. Uma delícia.

    ResponderExcluir
  60. Minha tia sempre como na salada ela diz que fica muito bom mas eu provei é achei que tem um retrogosto ligeiramente amargo. Tenho plantada em casa, depois que pega se não tomar conta vira uma praga de tanto que espalha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho um pé lindo no vaso mesmo, pq não tenho espaço. Ele se parece muito com o boldo q é assim tbm, se espalha muito rápido.

      Excluir
  61. Meu marido usa pra fazer kibe cru. E galinha caipira tbm. Bem pouco picadinho fica muito bom. Não fica amargo. Agora vou usar em saladas tbm e xarope q eu não sabia. Ótimo artigo.

    ResponderExcluir
  62. No norte de Minas chama-se Malvão. Quando batido com água, é ótimo para dor no estômago, diarréia, sensação de cheio e etc. Creio que o nome Hortelã venha também do fato que, ele batido com água, tem gosto de hortelã. Sabe quando comemos a folhinha Hortelã? Pois é, o "Malvão" tem o mesmo gosto.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...