Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Flores comestíveis: Gardênia faz geléia perfumada

Gardênias. Perfumadíssimas.
Quando eu era criança, ouvi em algum lugar uma música antiga daquelas de rádio, um cantor melindroso com a voz mais impostada do mundo: "Perfume de Gardênia/Tem em tua boca/ Perfume de Gardênia/ Perfume de amor". Essa música me acompanhou por muitos banhos cantantes na infância, sem que eu soubesse ao certo o que era gardênia. Mas gostava da música. 

No prédio onde eu morei haviam várias delas - mas minha mãe me ensinou que chamavam magnólia. Eu, além de não saber o que era gardênia, chamava-as de magnólia. E tinha uma mística envolvida: era flor de um amor só. Digo, de uma cheirada só. Dizia-se que se cheirasse a flor, que era alva como a virtude, ela ficava ressentida e amarelava no mesmo dia. Eu, claro, cheirava todos e sai correndo pra me esconder, afinal, não queria levar a culpa por ter desmazelado as moitas perfumadas.



O perfume é maravilhoso, quem já provou sabe. A flor fica murcha e amarela naturalmente em poucos dias, seja ela cheirada ou não - então pode cheirar sem moderação. Nenhuma mística envolvida em relação a narizes e cheiradas, mas se quiser acreditar, acredite.

A flor é tão bonita e tão cheirosa que chega a ser brega, excessivamente bonita. As pétalas são aveludadas, macias, estranhamente macias, como pele de bebê. Não à toa, inspirou músicas, poesias e ilustrações, especialmente na Ásia. Diz-se que as donzelas, alvíssimas, perfumavam-se de gardênia, para ter os mesmos encantos da flor.

Sutilezas a parte, a gardênia não está no mundo da perfumaria apenas, porque ela entra na cozinha também. Os dias estão quentes e ela solta seu aroma impertinente no ar - já imaginou um chá? Eu sei, parece estranho, mas o sabor é muito delicado. Basta fazer um chá verde, e no fim da fervura, adicionar umas pétalas de gardênia. Interessantíssimo, e sugestão da amiga Ju Midori, de família oriental - aparentemente, gardênias tem ido pro chá na casa dela há gerações.

Gardênia no chá verde: deliciosa.
Na cozinha, as pétalas grossas, suculentas e macias já foram inspiração para muitos cozinheiros. Existe até uma receita de Sorvete Caseiro de Gardênia (em inglês), que me parece muito apetitoso. Se quiser algo mais simples, a tradicional Geleia de Gardênia é uma pedida fantástica. Apesar de feita de flores, não, o sabor não parece perfume. Ela assume notas leves, ainda florais, mas amanteigadas, cremosas, remetendo ao sabor do coco e do pêssego. Claro, pode ser que tudo isso aconteça apenas dentro do meu paladar, e você sinta outros sabores. Mas eu prometo, é muito boa.

Infelizmente, a geleia não fica branca - o simples ato de processar as pétalas deixa a geleia com uma cor marrom. Mesmo assim, vale a pena. Ela deve ser feita com flores recém abertas, bem brancas e perfumadas.

Não se sinta um monstro despetalando essas belezuras. Pense que em dois dias a planta vai estar cheia de flores de novo. E aproveite o cheiro que fica na cozinha, na mão, na casa... Dizem que se preparada a geleia ao som de Valdik Soriano, fica melhor do que nunca.

Só usa-se as pétalas.
Uma tesoura ajuda no despetalamento.
Pétalas, muitas. O resto da flor, descarte.
Pétalas batidas com limão e água, vão pra panela
com açúcar. Daí, é só levar ao fogo e cozinhar brevemente.
Geleia já pronta. Rende mais, mas só esse potinho era bonito.

Geléia Caseira de Gardênia

Ingredientes:
40 flores de gardênia
2/3 de xícara de açúcar
3 colheres de sopa de suco de limão coado, fresco
1/4 de xícara de água.

Preparo:
1 - Remova as pétalas, verificando se não há insetos. O resto será descartado
2 - Processe as pétalas aos poucos, com 1/4 de xícara de água, no liquidificador até virar uma pasta pedaçuda. Adicione o suco de limão para não escurecer muito. Eu medi e obtive exatamente 2 xícaras de polpa cremosa.
3 - Leve ao fogo, adicione o açúcar e misture.
4 - Cozinhe em fogo baixo por 10 -20 minutos, até a geleia encorpar. Prove. Não demore muito, quanto mais cozida, menos aroma.
5 - Coloque cuidadosamente a geleia ainda quente em potes esterilizados e quentes (fervidos, escorridos e secos no forno quente), não deixando ar nenhum no frasco. Mantenha em geladeira.

 Fica excelente em torradas, mas acredito que fica excepcional acompanhando um pão-de-ló bem fofinho.







16 comentários:

  1. Assim que encontrar alguma vou preparar um chá e cantar durante a infusão ;) . Ansiosa.

    ResponderExcluir
  2. Que incrível! Vou experimentar este chá verde com gardênia. Estes dias experimentai chá de lavanda. Também é muito cheiroso e a boca fica perfumada! :D

    ResponderExcluir
  3. A geleia fica ótima, obrigada pelo ensinamento.

    Qual é o valor nutricional?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alecrim, fica muito boa, né? É bem exótica, mas pra um belo café da tarde faz bonito!

      Excluir
  4. Creio que sou alérgica, pois coloquei as flores na sala e fiquei com a glote quase totalmente fechada tive que correr para o médico e gastar dinheiro com remédio. Ainda tenho o pé de gardênia mas passo bem longe dele.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom teu texto,faço geleia de malvavisco,qndo encontrar gardenias vou experimentar e qndo a cantar Valdik. ...hum não rola.🎶 🎼🎼🎼🎼🎼 🎶

    ResponderExcluir
  6. eu tenho gardênia em casa, fiz as mudas com galhos que peguei de plantas nas calçadas daqui do bairro, agora faz tempo que não aparecem flores...

    ResponderExcluir
  7. Cara, o seu blog é show! Escrita boa, clareza, bom humor e sensibilidade fazem da sua página a melhor. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. O que se chama de geleia aqui, é doce de gardenia.
    Sempre que quiser consistência e transparência MESMO de geleia, use PECTINA COMPRADA OU USE SEMENTES DE LIMÃO, POR EX. Usando sementes de limão, de laranja, principalmente , aquele gelatinoso da semente é pectina. É isso que vai dar a consistencia de geleia. Mas de todo jeito é gostoso!
    Adorei saber sobre geleia de gardênia!!! Amei! Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Ah... a gente cozinha com as sementes depois retira elas! ;-)

    ResponderExcluir
  10. Que legal a receita Gui. Tomara que a geléia seja tão saborosa quanto seu texto. Amei !

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Que lindo texto! Obrigada por nós transmitir esse conhecimento.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...