Gardênias. Perfumadíssimas. |
No prédio onde eu morei haviam várias delas - mas minha mãe me ensinou que chamavam magnólia. Eu, além de não saber o que era gardênia, chamava-as de magnólia. E tinha uma mística envolvida: era flor de um amor só. Digo, de uma cheirada só. Dizia-se que se cheirasse a flor, que era alva como a virtude, ela ficava ressentida e amarelava no mesmo dia. Eu, claro, cheirava todos e sai correndo pra me esconder, afinal, não queria levar a culpa por ter desmazelado as moitas perfumadas.
O perfume é maravilhoso, quem já provou sabe. A flor fica murcha e amarela naturalmente em poucos dias, seja ela cheirada ou não - então pode cheirar sem moderação. Nenhuma mística envolvida em relação a narizes e cheiradas, mas se quiser acreditar, acredite.
A flor é tão bonita e tão cheirosa que chega a ser brega, excessivamente bonita. As pétalas são aveludadas, macias, estranhamente macias, como pele de bebê. Não à toa, inspirou músicas, poesias e ilustrações, especialmente na Ásia. Diz-se que as donzelas, alvíssimas, perfumavam-se de gardênia, para ter os mesmos encantos da flor.
Sutilezas a parte, a gardênia não está no mundo da perfumaria apenas, porque ela entra na cozinha também. Os dias estão quentes e ela solta seu aroma impertinente no ar - já imaginou um chá? Eu sei, parece estranho, mas o sabor é muito delicado. Basta fazer um chá verde, e no fim da fervura, adicionar umas pétalas de gardênia. Interessantíssimo, e sugestão da amiga Ju Midori, de família oriental - aparentemente, gardênias tem ido pro chá na casa dela há gerações.
Gardênia no chá verde: deliciosa. |
Infelizmente, a geleia não fica branca - o simples ato de processar as pétalas deixa a geleia com uma cor marrom. Mesmo assim, vale a pena. Ela deve ser feita com flores recém abertas, bem brancas e perfumadas.
Não se sinta um monstro despetalando essas belezuras. Pense que em dois dias a planta vai estar cheia de flores de novo. E aproveite o cheiro que fica na cozinha, na mão, na casa... Dizem que se preparada a geleia ao som de Valdik Soriano, fica melhor do que nunca.
Só usa-se as pétalas. |
Uma tesoura ajuda no despetalamento. |
Pétalas, muitas. O resto da flor, descarte. |
Pétalas batidas com limão e água, vão pra panela com açúcar. Daí, é só levar ao fogo e cozinhar brevemente. |
Geleia já pronta. Rende mais, mas só esse potinho era bonito. |
Geléia Caseira de Gardênia
Ingredientes:
40 flores de gardênia
2/3 de xícara de açúcar
3 colheres de sopa de suco de limão coado, fresco
1/4 de xícara de água.
Preparo:
1 - Remova as pétalas, verificando se não há insetos. O resto será descartado
2 - Processe as pétalas aos poucos, com 1/4 de xícara de água, no liquidificador até virar uma pasta pedaçuda. Adicione o suco de limão para não escurecer muito. Eu medi e obtive exatamente 2 xícaras de polpa cremosa.
3 - Leve ao fogo, adicione o açúcar e misture.
4 - Cozinhe em fogo baixo por 10 -20 minutos, até a geleia encorpar. Prove. Não demore muito, quanto mais cozida, menos aroma.
5 - Coloque cuidadosamente a geleia ainda quente em potes esterilizados e quentes (fervidos, escorridos e secos no forno quente), não deixando ar nenhum no frasco. Mantenha em geladeira.
Fica excelente em torradas, mas acredito que fica excepcional acompanhando um pão-de-ló bem fofinho.
Assim que encontrar alguma vou preparar um chá e cantar durante a infusão ;) . Ansiosa.
ResponderExcluirQue incrível! Vou experimentar este chá verde com gardênia. Estes dias experimentai chá de lavanda. Também é muito cheiroso e a boca fica perfumada! :D
ResponderExcluirA geleia fica ótima, obrigada pelo ensinamento.
ResponderExcluirQual é o valor nutricional?
Oi Alecrim, fica muito boa, né? É bem exótica, mas pra um belo café da tarde faz bonito!
ExcluirCreio que sou alérgica, pois coloquei as flores na sala e fiquei com a glote quase totalmente fechada tive que correr para o médico e gastar dinheiro com remédio. Ainda tenho o pé de gardênia mas passo bem longe dele.
ResponderExcluirMuito bom teu texto,faço geleia de malvavisco,qndo encontrar gardenias vou experimentar e qndo a cantar Valdik. ...hum não rola.🎶 🎼🎼🎼🎼🎼 🎶
ResponderExcluireu tenho gardênia em casa, fiz as mudas com galhos que peguei de plantas nas calçadas daqui do bairro, agora faz tempo que não aparecem flores...
ResponderExcluirCara, o seu blog é show! Escrita boa, clareza, bom humor e sensibilidade fazem da sua página a melhor. Parabéns.
ResponderExcluirO que se chama de geleia aqui, é doce de gardenia.
ResponderExcluirSempre que quiser consistência e transparência MESMO de geleia, use PECTINA COMPRADA OU USE SEMENTES DE LIMÃO, POR EX. Usando sementes de limão, de laranja, principalmente , aquele gelatinoso da semente é pectina. É isso que vai dar a consistencia de geleia. Mas de todo jeito é gostoso!
Adorei saber sobre geleia de gardênia!!! Amei! Obrigada!
Ah... a gente cozinha com as sementes depois retira elas! ;-)
ResponderExcluirobrigado pelo esclarecimento
ExcluirConhecia por jasmim
ResponderExcluirQue legal a receita Gui. Tomara que a geléia seja tão saborosa quanto seu texto. Amei !
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue lindo texto! Obrigada por nós transmitir esse conhecimento.
ResponderExcluirAmei, irei experimentar o chá agora.
ResponderExcluir