Páginas

domingo, 2 de agosto de 2015

Dilênia, Maçã de Elefante, Chalta. Compota cremosa.

Dilênias enormes, o pé estava carregado.
Já sei, você cansou de ouvir sobre essas frutas estranhas, essas frutas diferentes. Engana-se o caro leitor que espera que eu fale apenas de ervinhas nesse blog, pois falarei de frutas também. Inspirado pela visita ao sítio frutas Raras no último mês, resolvi essa semana falar de uma fruta muito interessante: a dilênia, maçã de elefante, fruta-da-pataca ou flor de abril. Chalta é seu nome na Índia, pelo qual você pode se arriscar a procurar por receitas.

São muitos os nomes pra essa árvore linda. Ela tem origem asiática e veio pra cá ainda no período colonial. A brincadeira era: coloque uma moeda dentro da enorme flor que, após alguns dias, a flor se fecha e forma o fruto com a moeda dentro. Ao levar a fruta para a Europa, era só abrir  e procurar pela moeda - ou pataca, como se dizia na época - a e mostrar que "nas Índias nasce até dinheiro em árvore!". Então, o nome, árvore-da-pataca. Lendas à parte, é uma árvore linda, como caule avermelhado, folhas picotadas e porte majestoso. Não planta-se muito nas calçadas, porque o fruto pesa quase 1kg e pode destruir um carro ao despencar, maduro.


Aliás, o que se vê nem fruto é. São as sépalas carnudas, fibrosas e espessas da flor que envolvem o fruto. O fruto, de fato, é uma esfera disforme, verde e babenta que fica no interior do "fruto" que realmente vemos. O núcleo. Dele, não consegui aproveitar nada.

Se por aqui a fruta sofre prejuízo, na Ásia é consumida como legume, porque é nutritiva, ácida e perfumada. Mas é preciso um pouco de técnica pra colher e preparar. Uma certa vez, nos meus 17 anos, eu e a amiga Larissa Rossi fomos passear na USP, ano de vestibular, conhecer o mundo universitário. Nos deparamos com aquelas frutonas lindas caídas no chão, e colocamos umas duas na bolsa. Poucas horas depois fomos sentindo um cheiro estranho, pungente, que foi enjoando, impregnando, até percebermos que vinha da bolsa: a dilênia madura tem cheiro forte de pneu queimado, cheiro de produto químico, e vai empesteando até não poder mais. Na época, me disseram ser a "fruta pão" que depois vim descobrir ser planta totalmente diferente.

A amiga Thais Mauad comentou esses tempos de uma receita com dilênia, um chutney. Eu estava cobiçando essas frutonas até que um dia tomei vergonha e colhi algumas no Ibirapuera. A dilênia verde não tem esse cheiro de queimado dos infernos, então fique tranquilo. Deve ser pequena, um pouco maior que uma maçã grande. As minhas estavam maiores ainda, mas ainda verdolengas.

A fruta é pesada e dura como um coco verde. Pra abrir, não meça esforços e vá direto pro facão, porque ela é dura e fibrosa. Uma faca doméstica não é páreo para a dilênia. A polpa, depois de cortada, oxida instantaneamente, indo do creme para a cor de ferrugem. Por isso, ao cortar a fruta, deixe de molho na água. As minhas tinham obviamente passado do ponto e eram pura fibra. Não consegui comer a fruta crua nem cozida, parecia bagaço de cana. O sabor é perfumado, delicado e tremendamente ácido, lembra manga verde com maçã verde. Não ia desperdiçar, por isso resolvi transformar a fruta em purê e fazer uma compota.

Após cortada, ela oxida imediatamente
e fica cor de ferrugem.
Para tirar as fibras, bati a fruta (em cubinhos pequenos) no liquidificador, até virar um purê. Sim, pique em cubos finos, porque ela é dura, e acrescente aos poucos com água até processar. Surpresa! Ela solta uma goma que transforma a massa num pudim. Muito viscosa, fica avermelhada e consistente como um mousse, coisa bonita de se ver. Dentro do liquidificador, em segundos espessa e dificulta a mistura. Sem muita esperança, joguei a massa na panela.

Purê avermelhado e consistente.

Foi ao fogo com um tico de água.

Na panela, a mágica aconteceu. O purê, que estava oxidado e firme igual um mousse, foi instantaneamente clareando ao ser aquecido, levantando um perfume maravilhoso e ficando amarelo clarinho. O vermelho ferrugem sumiu. Diluí com um pouco de água, passei numa peneira bem grossa pra tirar os fiapos do creme consistente. Depois, passei na peneira fina e obtive um purê. Adicionei 1/3 do peso de frutas em açúcar e cozinhei em fogo baixo até apurar. Reduz bastante, pensando que a maior parte da fruta é fibra. Três frutas médias renderam 330 gramas de geleia. O sabor é acídulo, perfumado e delicado. Poderia ser uma compota de maçã verde, acho que ninguém notaria a diferença. Casa perfeitamente com cravo e canela, fica divina com torrada.

Depois de cozido, branquinho. Usei um escorredor
 de pastel pra segurar as fibras, porque com a
 peneira não estava funcionando.

Eu sou sincero. Se for colher, colha verde, bem imatura, porque fibrosa como fiz dá trabalho. É bem dura na hora de cortar e rende pouco, portanto, vale a pena fazer bastante geleia. A vantagem, é uma iguaria saborosa, aproveita frutas que seriam desperdiçadas - nenhum pássaro que eu conheça consegue bicar a frutas. Ela cairia no chão e apodreceria, como outras tantas frutas. Façamos geleia!

Geleia. Deu certo!

85 comentários:

  1. ótimas dicas. Resido e Itaipava e recentemnte lendo o livro de Árvores Exóticas no Brasil de Lorenzi, identifiquei a linda árvore frondosa que temos no Jardim, com frutos permanentes todo o ano. Vou aproveitar esta receita e as muitas propriedades alimentícias e medicinais da Dilenia. Gratos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite, ela frutifica quase o ano todo. O suco dela fica bem gostoso também - não esqueça de que precisam ser muito muito jovens, do tamanho de uma maçã.

      Excluir
  2. legal seus comentários sobre a maçã de elefante, mas o "núcleo" que voce disse não ter aproveitado; pode se transformar num excelente remédio (anti inflamatório natural, para dores nas juntas tipo artroses, desgastes....) Deixar cada núcleo, em 500 ml de álcool descansando por 90 dias, protegido da claridade/sol. Depois desse período, passar no local. Tira a dor e não tem contra-indicação, por ser natural...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, obrigado pelas dicas, vou aproveitar na próxima vez!

      Excluir
    2. obs é para passar no local da dor não pode ser ingerido a menos que seja misturado em algum licor

      Excluir
    3. obs é para passar no local da dor não pode ser ingerido a menos que seja misturado em algum licor

      Excluir
  3. Nossa tenho que esperar 90 dias pra usar? E como fica a dor que estou sentindo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, não sei se entendi sua dúvida. Abraços.

      Excluir
    2. São 7 a 15 dias no álcool, mas é melhor tomar o suco, a dor some instantâneamente, eu tinha síndrome túnel do carpo

      Excluir
    3. Como vc fez o suco? E que dose tomar? Minha mae tem 88 anos e esta sofrendo muito. Por favor, me responda.

      Excluir
    4. Tem que ser de 50-80 gramas da fruta, para um copo de água, bate no liquidificador, coar e tomar apenas uma vez ao dia, adoçar se quiser!!!

      Excluir
  4. nao precisa esperar 90 dias em sete dias bem guardado longe da luz ja pode usar eu uso e aprovo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia tem que ser com a fruta verde??

      Excluir
    2. Fui buscar numa árvore aqui e não tinha em tamanho grande, ainda estavam crescendo e tinha bastante caído ao chão pois caem bastante quando pequeninas,pois eu peguei as que estavam no chão mesmo pois faziam pouco tempo que haviam caído e preparei assim mesmo curtí elas no álcool e lhes garanto que funciona do mesmo jeito

      Excluir
  5. nao precisa esperar 90 dias em sete dias bem guardado longe da luz ja pode usar eu uso e aprovo

    ResponderExcluir
  6. nao precisa esperar 90 dias em sete dias bem guardado longe da luz ja pode usar eu uso e aprovo

    ResponderExcluir
  7. Onde posso encontrar para comprar, poderia informar ou como posso encontrar, local, cidade, estado????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. temos esta fruta para fornecer ;
      www.frutiferasdaamazonia.com.br
      rui

      Excluir
    2. Boa noite Leal S, eu tenho a fruta para doar.Me nevei seu endereço, vc apenas pagara o frete.

      Excluir
    3. Ou me contate via email........nrosa878@gmail.com

      Excluir
  8. Onde posso encontrar para comprar, poderia informar ou como posso encontrar, local, cidade, estado????

    ResponderExcluir
  9. em president prudente tem e ate perde cai pelo chao e jogam fora eu gostaria de saber como fazer o licor da fruta

    ResponderExcluir
  10. Para fazer a lição de dores na juntas. Pode ser de um fruto colhido do chão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei informar sobre usos medicinais, apenas comestíveis! Abraços

      Excluir
    2. Pode ser recolhido no chão sim, uso toda a fruta em álcool de cereal, após uma semana já pode usar.é antiinflamatório e precisa usar de 4 em 4 horas.

      Excluir
    3. Estou usando pois tenho artrose só não sabia que tem que usar de 4 em 4 horas

      Excluir
    4. Há está fruta em frente ao prédio da engenharia civil, na USP. Conheci hoje, obrigado pelas informações!

      Excluir
    5. Há está fruta em frente ao prédio da engenharia civil, na USP. Conheci hoje, obrigado pelas informações!

      Excluir
  11. Respostas
    1. Acredito que sim, mas o fruto não tem muito sabor quando verde e cru. Talvez com o fruto jovem cozido?

      Excluir
  12. A tintura da Dilênia serve para tratar dores, e é de uso externo. Pergunto: a ingestão da fruta, em forma de purê, também surte o mesmo efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia...Para TODOS & TODAS...Conheço & utilizo de PREPAROS com a DILÊNIA INDICA...
      1) SECCIONADA ... em CUBÍCULOS de CERCA de DOIS CENTÍMETROS no MÁXIMO...SÃO ACONDICIONADAS em RECIPIENTE com ÁLCOOL de CEREAIS (Três LITROS ) .
      2) QUANDO BEM VERDOLENGAS e PEQUENAS...TODA ELA é RETIDA por UMA SEMANA em LUGAR FRESCO & ESCURO, após o PREPARO ACIMA .
      3) ADQUIRI GARRAFAS de VINHO MOSCATEL ...DIRETO na VINÍCOLA...& SUBSTITUO o ÁLCOOL por VINHO NATURALMENTE ADOCICADO e de BAIXO TEOR ALCOÓLICO.
      4) APÓS OBECECER o mesmo RITUAL ACIMA...PROPICIA um EXCELENTE " L I C O R > RELAXANTE e MEDICINAL .EXPERIMENTEM com MODERAÇÃO ! VANDIRMGOMES@GMAIL.COM

      Excluir
  13. Usei um método diferente, apoiado na receita acima.coloquei os cubos da polpa direto na panela de pressão por 15 minutos e da parte da flor, retirei as sementes e vou comer na salada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio. Toda fruta pode ter cianeto, às vezes na parte da semente. Tem que ter cuidado com ele, pois ele mata. Assim como na maniçoba, que leva a folha da mandioca, o tempo de fervura prolongado ajuda a exalar o cianeto, retirando-o. A gente nunca vai testar em laboratório quanto cianeto restou, mas é importante lembrar que: a fruta libera cianeto. (e o cheio de amêndoas podres dela é isso). "O cianeto é uma toxina mitocondrial formada por átomos de carbono e nitrogênio e é uma das intoxicações mais letais conhecidas pelo homem. Usado nos tempos antigos e modernos como um método de execução, o cianeto causa a morte dentro de minutos a horas de exposição."/"Qual é o antídoto para cianeto?
      Dentre os antídotos disponíveis (hidroxocobalamina, nitrito de amila, nitrito de sódio, tiossulfato de sódio, 4-dimetilaminofenol e edetato de dicobalto), a hidroxocobalamina é apontada como o antídoto de primeira linha."

      Excluir
    2. "A hidroxocobalamina, também conhecida como vitamina B₁₂ₐ e hidroxicobalamina, é uma vitamina encontrada nos alimentos e usada como suplemento dietético. Como suplemento, é usado para tratar a deficiência de vitamina B12, incluindo anemia perniciosa." /"Este medicamento é indicado para o tratamento de deficiência da vitamina B12 ou quadros clínicos nos quais a reposição de vitamina B12 seja adequado. Também é indicado no tratamento de distúrbios metabólicos em pacientes com acidemia metilmalônica com ou sem homocistinúria."
      vale então tentar colocar quiabo, ora-pro-nóbis ou outra fonte de mucilagem (que tenha b12) para cozinhar junto da dilênia numa receita de comestível salgada. Ou ainda ter um prato a parte de antídoto.

      Excluir
  14. Respostas
    1. Perto de casa tem um pé carregado me passa o endereço

      Excluir
  15. MORO EM FLORIANOPOLIS. SERÁ QUE ENCONTRO ESTA FRUTA? GOSTARIA DE PREPARÁ-LA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ali no parque São Jorge na perto do mercado Rosa tem vai lá tem de montão no chão

      Excluir
    2. Boa tarde, posso fazer uso dos frutos verdes? E se sim como usar? Gratidao

      Excluir
  16. Alguém sabe aonde encontrar pars venda a fruta em Salvador?

    ResponderExcluir
  17. Olá,acabei de encontrar a fruta que pesquisava, no fim da minha rua tem uma árvore dessa fruta que ninguém conhecia,foi plantada pela prefeitura da cidade acredito eu, quem se interessar pelas sementes eu posso combinar com quem quiser.

    ResponderExcluir
  18. Quem mora em Guarulhos, no Bosque Maia tem diversos pés carregados do fruto.

    ResponderExcluir
  19. conheci recente aqui em Guarujá...tratei de fazer o remedio pra eventuais dores(depois dos 60 a gente tem que se previnir né??)rs... mas desconhecia que fosse comestivel.....uauuuuuuu que benção hem??? vou ver se colho mais e experimentar......obrigada pessoal pela orientação..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, onde tem no Guarujá? Moro em Santos e não encontro por aqui. Por favor, me responda.

      Excluir
  20. qual o periodo que a encontramos como fruto..obrigado wilson santos

    ResponderExcluir
  21. Por sorte, hoje dia 9 de setembro de 2017, encontrei essa árvore maravilhosa, colhi duas frutas maçã-de-elefante, uma para mim, e outra para uma a miga que está acometida com inflamação na cervical, a minha fruta vou preparar de duas formas: um terço da fruta vou colocar em vinho branco seco, guardar emu um vidro ou na própria garrafa de vinho envolvida em papel alumínio e um plástico preto, vou guardar em local escuro, depois de 8 dias passarei a tomar uma xícara de cafezinho tês vezes por dia, depois das refeições. Funciona como vermífugo, anti-oxidante, anti-inflamatório natural, regula a flora intestinal, digestivo, analgésico, anti-parasitário, regula os triglicérides, purifica o sangue, e diminui a saciedade. A segunda forma que farei: Um terço da fruta colocarei em 750ml de álcool de cereais, num vidro escuro se tiver, se não tiver colocarei em vidro branco, envolverei com papel de alumínio e um saco preto, guardarei por 8 dias em local escuro, depois coarei em peneira fina, colocarei em pequeno borrifador para usar nas articulações doloridas, ou até na pele, para desinflamar um hematoma e picadas de insetos. Esta ÚLTIMA, é exclusivamente par USO EXTERNO. Abraço a todos! Toshi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A última parte comerei cozida no café da manhã com mel e canela.

      Excluir
  22. O Conhecimento é maravilhoso assim mesmo sendo compartilhado e aqui vai o meu dia moro ao lado do parque do Carmo em S Paulo aqui tem muitos pés de Dilênia faço assim colho a fruta lavo bem com buchinha e sabão seco com papel toalha pico bem pequeno e coloco de molho em álcool 70 por 7 dias aproximadamente após filtro e envazo em frascos spray e entrego as pessoas com dores nas juntas assim vou observando o resultado nelas até a próxima.

    ResponderExcluir
  23. Amei os comentários,tem uns dois anos que peguei essa fruta e achei tão linda e nunca tinha visto, peguei dois frutos,mas como achei muito duros,estava passeando com meus filhos e elas pesavam,acabei deixando lá no parque,mas querendo saber,se era comestíveis e o nome. Obrigada pelas informações,amo plantas,e com comentários nos grupos estou achando muita plantas que não sabia o nome, obrigada a todos e continuem a postar.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber como fazer o suco??
    Precisa cozinhar a fruta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, apenas lave bem lavado, e bata 1/4 da fruta no liquidificador com 200ml, até ficar bem triturada, coe e tome imediatamente, e ADEUS dores.

      Excluir
  25. ESSA MAÇA DE DE ELEFANTE É SANTA,TINHA DORES NO CORPO TODO,NERVO CIÁTICO,LOMBAR,FÊMUR...ENFIM EU CURADA COM ELA E HOJE SOU UMA MULHER SUPER FELIZ SEM DORES GRACAS A ESSE DEUS QUE NOS DEU TUDO NA NATUREZA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flordelismulher gostaria de receber um depoimento seu sobre o remedio pois estou fazendo algumas pesquisas e preciso de pessoas como vc que obteve resultado tem como me enviar por imail robson.vanessanishi.rlb@gmail.com

      Excluir
    2. Preciso muito dessa fruta.mas aki em Curitiba ninguém conhece. Como faço para conseguir?

      Excluir
  26. Tem no parque do Carmo em Itaquera, São Paulo. É cheio de árvores com a fruta.

    ResponderExcluir
  27. Alguem teria o contato do sitio por favor...não achei nada no face ou no site

    ResponderExcluir
  28. Pesquisei em vários lugares mas não vi a receita de como preparar as folhas para o chá. Que dizem se bom para tosse crônica. Alguém que saiba como deve ser feito? Me ajudem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz assim: fervi 2 litros de água, e joguei dentro de uma jarra de vidro com as folhas, um punhado de folhas, amornou tomei, estava com amigdalite. Tomei sem açúcar

      Excluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Para quem está em Caldas Novas (GO), no sesc há uma árvore carregada de lindas frutas!

    ResponderExcluir
  31. para quem mora em Uberaba mg tenho o privilégio de ter duas árvores desta fruta milagrosa em frente minha casa.

    ResponderExcluir
  32. Estou usando remédio caseiro com a fruta maça de elefante para fascite plantar, pois já tomei remédio e fiz 30 fisioterapia e não obtive resultado satisfatório parece que minga dor está aliviando comecei usar só a três dias atrás

    ResponderExcluir
  33. Tenho estas frutas maçã de elefante ou dilenia para vender, quem quiser comprar.norivanoriva@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de mais receitaste dela cosida para comer com tudo

    ResponderExcluir
  35. Utilização da Maçã-de-Elefante

    A madeira da árvore Maçã-de-elefante é muito utilizada na construção civil e naval; pois sua madeira é de boa qualidade e bem resistente. Na roça era utilizada como lenha para o fogão a lenha ou fornalha.

    Em algumas regiões brasileiras o fruto, que possui um polpa pegajosa, é usado em receitas tais como picles, doces, sorvetes, xaropes e geleias, mas não há o costume de ingeri-lo in natura, pois possui um cheiro bem forte.

    A polpa, a semente e a casca da fruta possuem excelentes fontes de proteínas, carboidratos e aminoácidos, respectivamente, que são elementos muito benéficos à saúde.

    Em alguns países, como por exemplo, o Panamá o fruto é cozido, ingerido para aliviar problemas de reumatismo; na Indonésia, a fruta é misturada ao mel e ingerida no café da manhã; na Tailândia, o costume é se alimentar das folhas em saladas e na Índia a polpa é usada em chutneys salgados, muito apreciados pelos indianos.
    Utilização da Maçã-de-elefante na medicina popular

    Há estudos e pesquisas com a maçã-de-elefante que comprovam ação terapêutica em tratamento de dores musculares , em caso de inflamações e ainda como analgésico no tratamento do reumatismo e da artrose.

    ResponderExcluir
  36. Gente eu tenho artrose , artrite taxa gastando muito com remédio conheci o fruto comecei a usá hoje tô ótima outro





















    Por






































    ResponderExcluir
  37. No Parque da luz, em são Paulo (fuca em frente à Estação da LUz) há uma árvore dessas, com centenas de frutos se perdendo

    ResponderExcluir
  38. Na praça do carmo em itu centro tem várias árvores e estão super carregada de frutos

    ResponderExcluir
  39. Boa noite. O remerem tem q ser feito com o álcool de cereais ou pode ser o álcool normal ?

    ResponderExcluir
  40. Estou amando as dicas, agora sei como se chama aquelas frutonas do parque municipal em BH.

    ResponderExcluir
  41. Unknown, você sabe me informar aonde encontrar essa fruta em sjc-sp.

    ResponderExcluir
  42. Por favor , aqui em dourados ms alguém sabe onde encontrar essa fruta.

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde como fazer O xarope dessa fruta, eu encontrei, moro em São Paulo...

    ResponderExcluir
  44. Quem diria que a árvore que se encontra na entrada do prédio de ciências sociais e letras do Campus Pampulha - UFMG é a Dilênia Índicus. Sempre dizia ao meu marido que seu fruto tinha de ser medicinal e nutritivo. Aí está. Muito obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  45. Otima Fruta! Obrigada Deus por deixar esta bencao de fruta gratis, para aliviar ou sarar nossas dires, muitas vezes cruciais!!! obrigada pelos comentarios meus irmaos em Deus!!!

    ResponderExcluir
  46. Obrigada a quem abriu este espaco para nos nos comunicar-mos!

    ResponderExcluir
  47. Moro em Guapimirim Rio de Janeiro. Aonde posso encontrar esse feito.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...