Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A melhor essência de amêndoas (sem amêndoas)

Eu sou apaixonado por amêndoas. Lembro de ter comido marzipã quando eu era criança, aquela massinha frágil, açucarada e perfumada de amêndoas. Recordo daquele sabor até hoje! Mais tarde, descobri o licor Amaretto, que tem um sabor de amêndoas menos pronunciado, mas ainda delicioso - especialmente para receitas doces que envolvam chocolate.

Mas convenhamos, amêndoas são caras, extrato de amêndoas mais ainda. Marzipã, então, nem se fala - talvez seja por isso que não seja nada popular nem fácil de ser comprado.

Uma vizinha lá de Itu costumava transformar pinga barata num licor de amêndoas, bem suave. Claro, não virava um licor de amêndoas igual aos originais, mas enganava muito bem. O segredo ela enrolou pra contar, mas contou. E a gente ficou feliz, provou da bebida e se esqueceu disso, até dia desses - quando encontrei aqui no bairro um pé de nêspera (ou ameixa amarela).


Nespera em Itu, limpa após a chuva.
A nêspera (Eriobotrya japonica) também chamada de ameixa-amarela é uma planta de origem asiática - o nome "japonica" dá a pista (embora seja originária do sul da China). Aqui no Brasil, se aclimatou superbem a ponto de se tornar invasiva - as sementes germinam com facilidade e a planta não é muito exigente.

Nas grandes cidades, é fácil fácil encontrar uma árvore carregada de frutos agora em setembro. Existem muitas variedades, algumas de frutos ácidos e pequenas, outras de frutos grandes e doces - questão de sorte achar seu preferido. A árvore tem porte médio e folhas opacas, serrilhadas e ásperas, o que as pode deixar com aspecto feio: quando o clima está seco, o pó se acumula nas folhas e a árvore fica "encardida".

Ela é parente da ameixa, do damasco, do pêssego, e que surpresa, da amendoeira. Então não é tão improvável que suas sementes possam ter o mesmo sabor. E aqui entra um aviso. Atenção! Não achei a descrição em nenhuma literatura de que essa essência seja 100% segura de ser consumida. Existem artigos e pesquisas sobre o uso do extrato da semente em camundongos, aparentemente sem toxicidade (link aqui). Contudo, não sei qual a dose diária que pode ser consumida. Então, não recomendo você se empolgar e consumir muito de uma vez. Pouco eu tenho certeza que não faz mal - muito, não sei o que causa. Uma das pistas é hipoglicemia, como consta na literatura.

Aparentemente, a substância que dá o sabor da amêndoa verdadeira é a mesma: amygdalina e belzaldeído. Existem dois tipos de amêndoas: as doces e as amargas. As doces são as que consumimos cruas, crocantes. Já as amargas, delas se extrai a essência de amêndoas, porque tem conteúdo maior de amygdalina e benzaldeido, que são ligeiramente tóxicos. Contudo, a nêspera pode possuir outros glicosídeos cianogênicos e em outras quantidades. Da mesma maneira que outras plantas são venenosas se preparadas da forma errada ou comidas em excesso (espinafre, batata, cebola, feijão), acredito que se consumida esporadicamente e em quantidades pequenas, mal não fará. Não há nada na literatura que indique que a planta é comestível, assim como não achei nada que diga qual a dose para ser toxico.

Essência de amêndoas genérica:
Sementes de 20 ameixas para 100ml de vocka.
Diluir antes de usar!
A essência de amêndoas é fácil fácil. Basta tirar a semente, lavar bem e colocar em infusão em álcool neutro, que pode ser uma vodka barata ou álcool de cereais de farmácia. Quanto mais sementes e menos álcool, mais concentrado. O interessante é que as sementes tem um aroma muito suave quando cruas, não parece que vai dar certo. Mas após 20 dias embebidas no álcool, o aroma fica muito forte!

Usos: sempre com moderação. Fica deliciosa adicionada na calda do sorvete, em pudins, bolos, milk-shakes e usadas em pequenas quantidades em drinks. Faça o teste e me conte!

21 comentários:

  1. Meu avô era da roça e fazia esse licor Qnd eu era pequena, como ele faleceu antes de eu crescer não cheguei a prova-lo.
    Deve ficar incrível para receitas doces.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscilla, fica bom, muito bom. Até no arroz doce eu coloquei, esses dias! abraços!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Outro dia li na WEB q ñ é conveniente torrar algumas oleaginosas (amendoas, nozes), assim que melhor tomar cuidado, já q pode concentrar a parte tóxica... Sempre fazia licor com estas sementes, hoje já ñ, e q saiba ninguém teve problemas, portanto é melhor ñ abusar... Cuide se muito!

      Excluir
    2. Olá, desconheço essa informação a respeito desse uso.! Abraços

      Excluir
  3. Luciano, desconheço esse uso. Se descobrir algo, conte pra nós! abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostaria de saber como você diluiu e a quantidade que devo usar numa receita tipo o arroz doce que você comentou.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá, então, como não há dosagem mínima ou máxima recomendada, dilua em água mesmo e acrescente o mínimo necessário para obter o sabor desejado. Depende do quão forte está sua essência, vá pondo aos poucos. Abraços

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Adorei a receita. Li uma tese de mestrado inteira sobre como comer essas sementes, inclusive torradas, diz lá que o teor de ácidos cianídrico e outros é desprezível e podem ser consumidas sim, sem problema nenhum.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber a receita a essencia de caroço de nespera obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber a receita a essencia de caroço de nespera obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Olá , esta essência é o mesmo que o óleo? será que fica igual ao óleo de amendoa?

    ResponderExcluir
  10. Olá , esta essência é o mesmo que o óleo? será que fica igual ao óleo de amendoa?

    ResponderExcluir
  11. AMO MEU PAI FAZIA TD ANO E ELE DIZIA ,SEMPRE COM COM PINGA OU BAGACEIRA (QUE É O AGUARDENTE DE UVAS , ) NA VODKA NÁO E BOM FAZER POIS TEM UM INGREDIENTE ANTI-CONGELANTE QUE FAZ MAL E AINDA NÃO RETIRA TD O SABOR DAS SEMENTES.

    ResponderExcluir
  12. A ESSENCIA É FEITA POR IMERSÃO EM ALCOOL OU AGUARDENTES O OLEO E FEITO POR PREENSÃO OU IMERSÃO EM OLEOS UM PROCESSO MUITO DEMORADO E DIFICIL SE QUER USAR COMO OLEO CORPORAL ,FAZ UM BIFASICO MISTURA UMA PARTE DE ESSENCIA E UMA DE OLEO DE UVA OU AMENDOAS AGITE BEM ANTES DO USO

    ResponderExcluir
  13. nossa ,voltei a minha infância agora...Qdo vc falou sobre ter "ameixas" das amargas e das doces , respondi "sim" , mentalmente , na hora . Antigamente ,aqui em casa , tinha uma árvore de nêspera (era tão grande que dava pra subir) que minha avó plantou , e era daquela grande e doce ..E acredite : o mesmo vale para os pêssegos Tem dos "bons e dos ruins" .Tinha um pé enorme de pêssego também .Os vizinhos até competiam para poder panhar tanto as ameixas como os pessegos (era fila mesmo que tinha que fazer , senão virava bagunça e dava até briga rsrs) ..Os anos se passaram e meu pai teve uma idéia não muito feliz : cortou tudo para cimentar o quintal..Que dó .Se eu fosse adulto na época , tentaria mudar a decisão dele...Mas tudo bem , a terra é um poço de generosidade e ainda terei de novo , se "Deus quiser" ..Ah , esqueci das amoras também, e pra variar ,sim , eram das grandes e doces .Valeu!

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa tarde.
    Graças a sua foto da nêspera (ameixa amarela) e seus artigos sobre ela pude comparar com a que tinha em casa. Pois não sabia que possui esta planta aqui.
    Muito obrigada! :)

    ResponderExcluir
  15. Caro Ranieri: Gostei do assunto das ameixas amarelas. Lembro da minha infância, subíamos numa ameixeira enorme e enchíamos o "bucho" das frutinhas amarelas. Hoje, eu mesmo tenho uma árvore enorme no lado da minha casa e muitas são as famílias que tem ameixeiras. Cerca de uns 15 anos fiz um preparo de 1 litro de vodka com grãos e alguns bagaços da ameixa amarela. Esqueci aquela garrafa e após uns 12 a 13 anos abri e tome um cálice pequenino de licor. Imaginem a gostosura daquilo sem contar o aroma. Ah, que delícia. Aquela relíquia eu tomo numa dosagem de dedal. A cor é dourada. Uma gostosura!

    ResponderExcluir
  16. Não encontro nada sobre torrar as sementes!
    Alguém já fez?
    Ou sabe se pode ser torradas?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Li um trabalho acadêmico que podem ser consumidas sem qualquer perigo e inclusive torradas, há vários experimentos sobre fazer barras de cereais e coisas assim comm essas sementes. Acho que não há motivo para preocupação!http://www.acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/2141/Precapa...?sequence=1

    ResponderExcluir
  18. Na minha cidade natal em Minas Gerais, todo quintal que se preze tem um pé de ameixa amarelo e um pé de figo. Saudades!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...