Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Como plantar e colher gergelim



Eu sei, o gergelim é uma planta super convencional. Mas você já viu um pé de gergelim? É lindo. E rústico. E produtivo. Então, plantemos gergelim!

O gergelim e o pão foram feitos para ficarem juntos. Estou na onda de fazer pão caseiro, porque é feito com poucos ingredientes, é mais saboroso e saudável que os pães comprados prontos, que além de serem cheios de conservantes, tem uma textura gelatinosa estranha - falo dos pães de forma de mercado, que são molengos demais. E o gergelim, tenho usado como incremento no meu pão integral, aproximadamente 10% do pão em sementes. Aquecido e triturado antes, mistura-se à massa e cria um sabor fantástico de assado, de torrado, que sinto falta nos pães brancos. Enfim, se estou usando tanto gergelim, porque não plantar outro tanto?  

Primeiro as flores

Depois os frutos
Para plantar, basta conseguir sementes de gergelim cru, com pele - é aquele mais branquinho. O gergelim preto deve servir, mas nunca plantei. A época de plantio é na primavera e verão, com a vantagem de ser uma cultura que não gosta de muita água, especialmente na época da colheita, ou os grãos podem mofar. Aqui em SP a umidade do ar está em torno de 50%, ou seja, bem seca, ideal para colher o gergelim.

É uma planta produtiva e útil. Uma semente me rendeu quatro colheres de sopa de sementes, ou seja, é um bom investimento. Não precisa de muito pra começar. Ela cresce rapidinho, aliás. As folhas, ásperas, podem ser usadas para deixar a pele macia, promovendo uma esfoliação suave. O gergelim também é aliado no controle de saúvas, porque as folhas, ricas em sesamina, ajudam a combater o fungo da qual as formigas se alimentam, enfraquecendo o formigueiro. Que tal plantar algumas linhas de gergelim no entorno da horta? Além do mais, é uma planta que dá lindas flores brancas ou rosadas, então fica como ornamental.

Para saber a época de colher, os frutos verdes começam a abrir, às vezes antes de secarem, então é preciso ficar atento. As folhas costumam secar na época da colheita, essa é a dica. Em geral, as plantas são desfolhadas, colhidas assim que começam a abrir, e deixadas secar de cabeça para baixo à pleno sol - as sementes simplesmente caem das vagens que se abrem. Crescem todas juntas, enfileiradas em quatro compartimentos dentro de cada vagem. Daí, é juntar, tirar alguma eventual impureza e guardar. Simples assim.

sementes saem desses compartimentos.

cinco pés e quase 100gr de sementes

15 comentários:

  1. que maravilhoso!!
    vou aproveitar esta ideia e vou plantar o meu também..
    também faço pão em casa e adoro gergelim
    pasta de gergelim feito em casa para comer com legumes cozidos também fica muito bom..
    grande abraço e boa semana...
    :o)
    http://elianeapkroker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, ainda não vi sauvas no meu terreno, pois tenho galinhas soltas, mas a horta é cercada e as formigas podem se desenvolver nos canteiros. Para fazer pão, use fermento natural (sourdough bread), faço pães 100% de aveia com sourdough de aveia que fiz usando uma receita para sourdough de centeio, se tiver tempo, invista em um sourdough, o pão fica um pouco azedo, mas muito saudável. A fermentação ajuda a diminuir os níveis de fitatos e antinutrientes presentes nos grãos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica, Carlos, por aqui ando fazendo pães com levain, ficam muito bons mesmo. Abraços

      Excluir
  3. Oi... boa noite. Qual melhor época para plantio do gergelim na região sul do Brasil?

    ResponderExcluir
  4. antes de plantar a semente de gergelin devemos molhar a semente???

    ResponderExcluir
  5. Tinha umas sementes restantes num pote de vidro, como comprei novas não quis mistura-las, acabei jogando-as em um vaso só de terra. Em menos de duas semanas o vaso estava repleto de mudas.

    ResponderExcluir
  6. Qual é o melhor agroquímico para a sua pulverização?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus, prá quê agroquímico?? Procure uma forma de produção orgânica, vc terá uma semente nutritiva e cheia de energia vital e, caso vá comercializar, de quebra obterá um valor muito maior.

      Excluir
  7. Qual é o melhor agroquímico para a sua pulverização?

    ResponderExcluir
  8. Eu plantei 1/4 de hectare de gergilin. Pensando na vida pra colher. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Onde vonseguir semente nao processada para plantar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...