Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Qual o verdadeiro chá de hibisco?


Cálices desidratados.
Esses tempos circulou pela internet uma porção de postagens a respeito de propriedades milagrosas do chá de hibisco ou vinagreira. Claro, planta milagrosa nós sabemos que não existe, mas o hibisco é uma planta de vários usos medicinais e também como alimento, em diversos países. Mas esse nome gera confusão. Qual o verdadeiro hibisco do chá, afinal?

Existem duas plantas da qual se faz o chá - a Hibiscus acetosella e a mais comum, Hibiscus sabdariffa. A planta é parente do quiabo e os frutos são como pequenos quiabinhos - mas o que se usa é a parte denominada cálice, externa, enquanto o fruto verdadeiro, que contém as sementes, é em geral descartado. Dessa forma, não é flor nem fruto, é cálice. Ou seja, a parte externa do fruto, que se forma após a floração. O chá, vermelho, ácido e com sabor frutado característico é feito com os cálices dos pequenos frutos que a planta produz, colhidos ainda imaturos e colocados para secar. As folhas são comestíveis, sendo usadas frescas em saladas e sucos, assim como em chás e mesmo em arroz e sopas. As sementes são ricas em proteínas e podem virar farinha, granola e crocante. Ou seja, é uma planta que tudo se aproveita.

A planta é um arbusto perene, de até 4 metros de altura, com folhagem verde ou arroxeada e flores brancas. A espécie mais comum de folhas verdes é a Hibiscus sabdariffa var sabdariffa, da qual é feito o chá com os cálices dos frutos. Há variedades com as folhas escuras e também, com os cálices verdes, chamados de bissap vert no Senegal e utilizados em pratos salgados como acidulante, a exemplo do tamarindo ou limão. Há muitas variedades, algumas com cálices achatados, outros mais alongados, alguns menores, outros mais suculentos. Não se espante ao se deparar com hibiscos muito diferentes entre si. Há a variedade Hibiscus sabdariffa var. altissima, que produz frutos pequenos e de pouco interesse comercial, mas é usado na produção de fibras resistentes do seu caule, da mesma maneira que se usa o cânhamo, por exemplo.

Hibiscus sabdariffa,
variedade de frutos arredondados.

Hibiscus sabdariffa,
variedade de frutos alongados.
Flor do Hibisco. Note que o que se consome
são os cálices dos frutos, e não as flores.
Hibiscus sabdariffa, planta jovem,
 em Parelheiros.
Há ainda uma outra espécie de hibisco, de maior porte, flores roxas e usada como ornamental, o Hibiscus acetosella, famoso pela linda cor roxa de suas folhas - embora ele possa existir com as folhas verdes, como esse que fotografei no bairro da Aclimação, em São Paulo, no jardim de uma rotisserie. Ambos são comestíveis e com usos similares. Os frutos dessa espécie em geral são menores em comparação com o da Hibiscus sabdariffa, mais suculentos.

Hibiscus acetosella em floração. Variedade
da folha verde e frutos claros.


A flor morre e dá origem ao fruto.

Hibiscus acetosella, frutos jovens se formando.
Variedade da folha verde.

Hibiscus acetosella, em floração. Variedade
da folha arroxeada.


Hibiscus acetosella em floração. Variedade
da folha arroxeada, frutos jovens.

O hibisco mais comum em paisagismo, esse das flores coloridas, é comestível, mas não é ácido e tem propriedades nutricionais diferentes das do hibisco comum, assim como é menos estudado enquanto planta medicinal. Na dúvida, não consuma.

Hibisco ornamental. Hibiscus rosa-sinensis.
Não é a espécie usada para fazer chá e bebidas,
embora

seja considerada comestível.

No Senegal, o hibisco ou vinagreira (Hibiscus sabdariffa) faz bebida típica, servido gelado a qualquer hora do dia. No México, é chamado de flor de jamaica e usado para infusões e geleias. Na França, além de bebida, é chamado de roselle e consumido na forma de geleias. No Brasil, chamado de vinagreira e suas folhas entram em receitas como o arroz de cuxá maranhense. Na comunidade japonesa do Brasil, para preservar a tradição de conservas de ameixas ácidas, na falta delas, substitui-se pelos cálices da planta, atendendo por hanaume.

Chá de hibisco e sua linda cor.
O chá é feito colocando-se em infusão as folhas e os cálices do hibisco em água quente, deixando soltar cor e sabor e tomando adoçado, quente ou frio. Eu pessoalmente faço uma chá muito forte, adiciono a mesma quantidade de água em açúcar e cozinho até virar um xarope. Uma groselha natural, corante vermelho saudável e antioxidante, basta diluir em água fria, com ou sem gás. Dá até para pensar em drinks... Eu pessoalmente gosto de seguir a seguinte receita: 3 colheres de sopa de cálices secos, 3 cravos da índia quebrados, uma tira de casca de laranja com 4 cm e um pedaço de 2cm de canela em pedaços. Fervo um litro de água e jogo em cima, e deixo descansar até esfriar. 

Na India e Paquistão há uma bebida à base de rosas com um sabor inconfundível, o qual gostei muito e tentei reproduzir aqui no Brasil. A bebida deles chama-se rooh afza e é muito doce, com corante artificial e pouca acidez. Consegui adaptar uma receita similar utilizando água de rosas, água de flor de laranjeira, framboesas, vagem de baunilha, flores de jasmim e um extrato caseiro de hibiscos. Se fica igual, não fica, mas a cor e o sabor são parecidos, é refrescante e devo dizer, viciante. Quem já foi nas minhas oficinas, está aí o segredo do meu chá de flores.


Usando chá adoçado na mesma técnica que ensinei para o refrigerante fermentado de batata doce, é possível fazer "frisante" ou "cerveja" de hibisco, que depois de fermentado perde o sabor frutado, continua ácido e com sabor "seco" e sutil de cerveja. Basta usar um chá suave adoçado e um fermento, como kefir ou soro de iogurte.

Foto e receita de geléia de hibisco daqui.
Para fazer geleia, há três caminhos possíveis. O primeiro é uma solução para quando se tem apenas os cálices desidratados - fazer um chá bem forte, coar bem e engrossar com polpa de maçã ou pectina, formando algo como uma gelatina consistente e translúcida de coloração intensa. Isso porque a planta desidratada é fibrosa e não produz polpe de geleia boa. Tendo acesso à planta fresca, aí sim pode ser triturada e produzir uma geleia escura, ácida, consistente - lembrando de tirar o fruto verdadeiro, a capsula cheia de sementes, porque ela é muito fibrosa. Por fim, é possível fazer geleia das folhas, processando-as com água e dando origem a uma sobremesa ácida e de sabor peculiar. Vale lembrar que sempre é possível adicionar frutas e aromas, adicionando sabor para essa erva delicada, criando incríveis sabores de hibisco-ameixa, hibisco-morango, hibisco-maracujá, hibisco-rosas, hibisco-maçã. Tenha em mente que a cor vermelha sempre vai predominar, porque os pigmentos do hibisco são intensos e se sobrepõe a qualquer outro ingrediente, assim como seu sabor ácido característico.

Dos usos medicinais, é tido como diurético, antihipertensivo, digestivo e tônico, além de estudos associados ao seu potencial antioxidante. É rica em ferro e vitamina C também, especialmente as folhas.

Para fazer mudas, o hibisco, tanto o da folha roxa quando o da folha vermelha, multiplicam-se por sementes e estacas. Para ter as sementes é preciso aguardar os frutos secarem e abrirem, liberando-as. Frutos imaturos terão sementes imaturas e portanto, que não germinam. É possível comprá-las facilmente pela internet. Por estacas, basta colher um caule da largura de um polegar, de uma rama que não tenha florido ainda, com pelo menos 30cm, e enterrar 5cm, em local definitivo. Ele gosta de ambientes ensolarados, bem drenados e com solos férteis, embora produza em menor quantidade em solos mais pobres e secos.

Como conclusão temos que os hibiscos dos quais se faz o chá são o Hibiscus acetosella, de folhas verdes ou roxas e flores avermelhadas e o Hibiscus sabdariffa, de folhas verdes e flores na cor creme.

69 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. entao tem que colher o calice antes de abrir a flor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jack, na verdade o cálice faz parte do fruto, portanto, é depois da floração, mas antes do fruto secar totalmente. Um abraço

      Excluir
    2. Gostaria de saber onde encontro estes chás. Tem como conseguir uma muda

      Excluir
    3. Se encontrar em qualquer lugar isso aí. Por exemplo aqui em minha cidade carutapera no Maranhão da na rua

      Excluir
    4. Tenho um pé grande aqui e nem sabia que era hibisco, pesquisei na internete e oa planta parecida com a minha se chama vinagreira, é o memo hibisco? Já colhi um muitas sementes, não sabia que esse fruto antes de secar fazia chá, agora vou colher antes de secar.

      Excluir
  3. Que coincidência. Publiquei sobre hibiscos semana passada, com o título de "eu só queria ter do mato um gosto de framboesa". Fiz três experiências com ele por lá. A cor, realmente, foi o que mais me impressionou. E o mais triste é que as geadas devem matar os pés por agora no sul... Estava animada em fazer mais experiências...


    https://outracozinha.com.br/eu-s%C3%B3-queria-ter-do-mato-um-gosto-de-framboesa-11ba5831fa7a#.4shbrhmnf

    E as batatas crem, brotaram? Por aqui é quase hora delas voltarem. Posso te mandar outras, se as do ano passado não tiverem funcionado :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, quanto tempo!! Vocês têm o problema do frio, nos temos as quentes e secas ondas de calor do fim do verão... Não fui para o sítio ainda faz uns meses, por isso não sei como o Crem está. Meus pais cuidam, mas não sabem identificar nada, haha. E as coisas ai, como estao? Um abraço!

      Excluir
    2. Eu tenho um pe cheio mais são botões vermelhos não chega a abrir mais e sensível como a flor de idisco meo

      Excluir
    3. Acredito que tem o mesmo valor

      Eu tenho os dois

      Excluir
    4. Oi tenho essa planta e gostaria de saber se é o ebisco para o chá

      Excluir
  4. As flores pra fazer o chá vencem?!
    Alguém pode me informar, por gentileza?!

    ResponderExcluir
  5. Onde eu moro tem muitos pés de hibisco, vou ver se consigo desidratar. Valeu

    ResponderExcluir
  6. Onde eu moro tem muitos pés de hibisco, vou ver se consigo desidratar. Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. geralmente é ornamental.. aqui tbm tem só que eu vim descobrir um dia desses não é mt bom, a textura do ornamental é diferente da textura do hibiscus sabdariffa.. mas sei lá kkk tem gente gosta :3 ... tenta ai me diz o que vc achou.

      Excluir
  7. tenho um pe de hibisco no quintal mas agora nao sei se devo tomar o cha.

    ResponderExcluir
  8. tenho um pe de hibisco no quintal mas agora nao sei se devo tomar o cha.

    ResponderExcluir
  9. muito bom,saber que tem variedades de hibisco e que muitos nao sao comestivel.

    ResponderExcluir
  10. Oi. Deixa te perguntar: O ornamental, li que comeriamos a flor e as flores jovens, confere? Achei gostoso e não morri mas vai saber né? Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, são um pouco babentos, mas seguros para consumo! abraços

      Excluir
  11. ola tudo bem???? Eu tenho um pe de hibisco acetosela da folha roxa.Entao posso ta fazendo o cha com as flores????? aguardo resposta obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Então o hibisco hornametales não tem as mesmas vitaminas que os demais? Ou seja não da pra usar como o cha que lava cabelo? E se eu usar as folhas frescas terei o mesmo resultado ou que ser secas?
    Muitas duvidas pois aqui no estado de alagoas temos muito a hornametales. Queria saber se ela tbm tem vitaminas como os outros pois queria usar pra estética capilar porem com flores frescas . vai servir?

    ResponderExcluir
  13. olá Guilherme
    Adorei a matéria !

    Apareci aqui pois estou pesquisando algo muito maluco que aconteceu com a coloração do meu chá de hibisco.

    lavo meu cabelo com uma mistura de água e bicarbonato de sódio e, depois de descobrir o uso do hibisco para o cabelo pelas indianas, resolvi ousar e substituir a água pelo chá.

    o que me surpreendeu foi a alteração de cor só chá, assim que adicionei o bicarbonato. A coloração mudou para um líquido preto, quase como uma Coca-Cola, com um suave brilho azulado. Pelo que entendi, a simples alteração do Ph faz com que a coloração mude, mas ainda preciso tomar coragem pra passar isso nos cabelos heheheh

    e gostaria de saber se você tem alguma experiência com essa magia maluca de chá de hibisco ficando preto.

    Muito obrigada (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O chá, por ser ácido, reage com o bicarbonato, neutralizando-o. A mudança de cor é porque o pigmento é sensível a mudanças de pH. Ou seja, um neutraliza o outro, use-os separadamente :)

      Excluir
  14. Oi! Posso fazer o chá com o hibisco in natura ou é necessário secá-lo?

    ResponderExcluir
  15. O hibiscos é o mesmo lampião, que conhecido aqui no Brasil? ?

    ResponderExcluir
  16. A variedade hibiscus cannabinis, acho que é assim que escreve é toxica? Pode ser usada em chás?

    ResponderExcluir
  17. Olá! Meu hibisco abriu a primeira flor,linda! Agora não sei como desidratar. A planta ainda é um bebê, porém quando ela tiver maior, como poderei fazer para desidratar os botões. Poderei fazer uso das pétalas?

    ResponderExcluir
  18. o hibisco ornamental tem a mesma nutrição da original,
    posso usa-la no chá? (por favor responda)

    ResponderExcluir
  19. Porque ao adicionar bicarbonato de sódio ao chá de hibisco ele muda de cor
    Fica cinza e depois Verde?

    ResponderExcluir
  20. Muito legal seu artigo! Minha mãe está entrando na menopausa e começou a sentir os sintomas comuns da menopausa os valores etc...e começou também a tomar o chá de hibisco e está se sentindo ótima,ela não está fazendo uso de reposição hormonal! Ela está atribuído a sua melhora ao hibisco.

    ResponderExcluir
  21. Gratidão pelo artigo!��
    Na minha chácara era considerada “praga”.
    Eu só conhecia o uso como arroz de cuxá.
    Agora vou utilizar com segurança e feliz por ser produto orgânico do meu quintal ��

    ResponderExcluir
  22. Maravilhosa materia!! Ja mandei pro pessoal do grupo que estavam com duvidas!! Parabéns querido

    ResponderExcluir
  23. Estou tomando cápsulas de hibisco para emagrecer, quando comprei o primeiro pote foi um com flores rocheadas, qdo fui comprar o segundo tinha era um de flores amarelas....tem alguma diferença no meu caso q estou tomando para emagrecer? Gostaria muito de uma resposta ...

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de obter informações sobre as cápsulas do hibisco flor amarela com o hibisco flores richas...

    ResponderExcluir
  25. Soda Italiana a partir do xarope de hibisco, boa pedida para drinks.

    ResponderExcluir
  26. Tenho no meu quintal hibisco.😋😉Aqui a planta é conhecida como vinagreira.Usamos as folhas para tempero. Tem também a vinagreira roxa, que é usado como chás para problemas de saúde.

    ResponderExcluir
  27. Muito bom artigo. Estava com dúvida sobre como utilizar. Tenho as duas
    ?espécies?Tirou todas as minhas dúvidas . Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Estou usando o chá de hibisco p emagrecimento. Em duas semanas já consigo ver resultados

    ResponderExcluir
  29. Eu morria e não sabia q o chá de hibisco é feito com o cálice da vinagreira!!! Costumava comer esses calicezinhos azedos na infância brincando no meio dos matos perto de casa!!! To aqui passada!!!!

    ResponderExcluir
  30. Adorei saber sobre esta plantinha, tenho vários pés aqui no meu sitio e só as achava linda !!mas agora vou aproveitar o máximo delas muito obrigada. ; aprendi fazer geleia kkkk agora então vou colher e usar aqui no interior de sp estamos sem chuva nota -se que é resistente a seca .huhuhu feliz obrigada

    ResponderExcluir
  31. Vc finalmente tirou minhas duvidas parabens bem esclarecedor

    ResponderExcluir
  32. Eu geralmente amo a às folhas com arroz na comida mas eu tomo o chá da folha será que faz o msm efeito da semente

    ResponderExcluir
  33. Meu Deus quanta informação,e eu ainda não conseguí captar.Plantei hibiscos,achando que daria pra fazer cerca viva,mas a pessoa que me deu as sementes,disse não ser essa a de cercas vivas.Que tenho que colher as flores e fazer sucos e chás.Aii como é isso gente,pesquisando e me enrolando.Preciso aprenderr.Meajudaííí....��

    ResponderExcluir
  34. Meu Deus quanta informação,e eu ainda não conseguí captar.Plantei hibiscos,achando que daria pra fazer cerca viva,mas a pessoa que me deu as sementes,disse não ser essa a de cercas vivas.Que tenho que colher as flores e fazer sucos e chás.Aii como é isso gente,pesquisando e me enrolando.Preciso aprenderr.Meajudaííí....��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm tenho a mesma confusão. Tenho plantado na cerca e não sei se é o mesmo pra consumo. Aliás, nem sabia que se chamava hibisco.

      Excluir
  35. Eu planto hibisco para o meu consumo. Agora,descobrindo que a semente possui muita proteina, vou tentar fazer a farinha. Ja fiz muita geleia. Agora estou fazendo KOMBUCHA de hibisco. Uma bebida maravilhosa.. obrigada pelo artigo maravilhoso e esclarecedor. Abraços

    ResponderExcluir
  36. Estou tomando o cha ha duas semana espero me da bem estava com cistrite infecção urinaria ate o momento estou bem tenho diabete colesterol alto nivel trguicerides espero ser benficos

    ResponderExcluir
  37. A folha é a minha comida preferida, aq no Maranhão agente chama de cuxá. Ate então não sabia q hibisco era o fruto
    da vinagreira , comi demais quando criança. Ele crú e azedinho, adorava comer com sal kkkk

    ResponderExcluir
  38. Nossa eu também fiquei surpresa, quando criança comia
    esse fruto,que interessante.
    Parabéns por esse trabalho lindo.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Tenho uma espécie de vinagreira de flor roxa mas o caule e o fruto é verde.da pra fazer o chá dele verde? Ou será que vai mudar de cor? Ou pode fazer chá da flor? A flor roxa cai e o cálice permanece verde.

    ResponderExcluir
  41. Eu moro em Theobroma no interior de Rondônia e tenho vários pés , estão carregado se alguém quiser sementes é só contactar terei grande prazer em servir

    ResponderExcluir
  42. Posso colher de diversas cores, secar e fazer chás. Ou tem cores que não são apropriadas para chá?

    ResponderExcluir
  43. Bom dia. Espero não estar publicando duas vezes, mas sumiu e quero muito a resposta de um especialista. Posso colher de diversas cores, secar e fazer chás. Ou existem cores que não são apropriadas para chás? Obrigada

    ResponderExcluir
  44. Tenho aqui uma planta semelhante a essas que vi na publicacao. Gostaria q m disseses se è mesmo 1 variedade de hibisco!mas n sei como enviar foto!

    ResponderExcluir
  45. Onde eu morava a gente chamava essa fruta de azedinho.

    ResponderExcluir
  46. Todas as espécies de hibiscos são consumidos

    ResponderExcluir
  47. Tenho da flor rosa e da flor vermelha posso fazer o chá?

    ResponderExcluir
  48. Olá! Qual é o melhor para chá, o hibisco com folhas verdes, acinzentada ou roxas, e toda a planta é comestível e medicinal?

    ResponderExcluir
  49. Como preparar as sementes?
    Como fazer os licores?
    Vamos usar a natureza com seus benefícios disponíveis.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  50. Adorei a matéria, aprendi várias formas de fazer meu cházinho preferido, hoje uso ele com anis estrelado, adoro

    ResponderExcluir
  51. Amei essa matéria! Não sabia. Consumimos o chá e qdo minha mãe me falou da flor (que eu conhecia, nas não sabia que era ela) fui pesquisar e me deparei com essa riqueza! Parabéns, Guilherme!!!

    ResponderExcluir
  52. Posso tomar chá de hibisco amarelo, folha fresca? Ebom pra saúde?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...