Notou que as postagens aqui da Matos de Comer andaram rareando, né? Esses últimos tempos, com tanto acontecimentos políticos importantes, não tive muita energia para escrever. Em compensação, me fiz mais presente no Instagram, onde posto coisas que encontro por aí, que como ou cozinho, sempre envolvendo espécies pouco comuns, ingredientes pouco utilizados, variedades pouco convencionais e receitas utilizando toda essa biodiversidade comestível que discutimos aqui. Segue a gente lá: https://www.instagram.com/matosdecomer/ ou usando #matosdecomer. :)
Mas voltando à postagem: banana tem semente?
Cresci acreditando que aqueles pontinhos pretos dentro da banana eram sementes, mas nunca dei muita atenção. Afinal, quando a gente compra uma fruta, quer saber da polpa, e não das sementes. Já notaram que os mamões tem cada vez menos sementes? Que as laranjas-pêra, a de suco, também não tem mais sementes? Nem o caqui mole. Não acho que seja coincidência essas sementes irem desaparecendo - devem ser variedades selecionadas para tem mais polpa e menos caroço. Bom, aproveita-se mais da fruta.
Mas voltando à postagem: banana tem semente?
Cresci acreditando que aqueles pontinhos pretos dentro da banana eram sementes, mas nunca dei muita atenção. Afinal, quando a gente compra uma fruta, quer saber da polpa, e não das sementes. Já notaram que os mamões tem cada vez menos sementes? Que as laranjas-pêra, a de suco, também não tem mais sementes? Nem o caqui mole. Não acho que seja coincidência essas sementes irem desaparecendo - devem ser variedades selecionadas para tem mais polpa e menos caroço. Bom, aproveita-se mais da fruta.
Banana e suas sementes. |
A banana que encontramos hoje no supermercado tem mais tecnologia do que um computador ou um celular, e o mais inacreditável, foi desenvolvida por pessoas que nada entendiam de genes, DNA ou engenharia genética, há alguns milhares de anos, no sul da Ásia. Existem cerca de 40 espécies de plantas aparentadas com a banana, todas com frutos pequenos, sem-graça, pobres em polpa e cheios de caroços duros. Algumas dessas espécies se hibridizaram, especialmente Musa balbsiana e Musa acuminata, e em um processo extremamente complexo ao longo dos séculos, foram levadas para vários lugares aonde ainda tiveram influências de outras espécies, como Musa schizocarpa e Musa textilis. Não bastasse essa mistura genética entre as espécies, surgiram ainda variedades a partir de mutações, então o número de variedades aumenta mais ainda.
Frutos da Musa balbsiana silvestre, avó das nossas bananas sem semente. Foto daqui. |
As bananas com sementes foram também trazidas para o Brasil, assim como as sem sementes. Todas. As com sementes, no caso, são mais próximas da banana selvagem, afinal, como ela sobreviveria na natureza sem sementes, sem deixar filhos? Essas variedades (no caso, espécies) com sementes em são plantas com frutos pequenos, que se descascam "sozinhos" no pé - a casca se solta e expõe o fruto, convidando os pássaros para a degustação. Embora possamos encontrar alguns exemplares de bananas com sementes no Brasil, a maioria dessas bananas ou pertencem à espécie da banana rosa (Musa velutina) ou a banana de jardim (Musa ornata). Em alguns jardins botânicos, como o de Nova Odessa (SP), ou ainda o Sítio Frutas Raras é possível encontrar espécies como a Musa balbsiana, a Musa thompsonii, a Musa acuminata e algumas outras.
Fruto da Musa acuminata, uma das avós da nossa banana moderna. Foto tirada no sítio Frutas Raras. Dá pra ver as sementes? |
Flor da Musa ornata. Rosada e apontando pra cima. |
Frutos da Musa ornata x banana nanicão. Pequenas! |
Sementes de banana, para comer ou plantar. |
Há a espécie Musa velutina, de porte menor, flores rosas e frutos na cor pink, também totalmente comestível e muito saborosa.
Musa velutina. O charme dessa é que ela se "descasca" quando madura. Tudo que um pássaro pode querer. |
Para quem quiser mais saber sobre variedades de banana e o histórico de sua evolução, recomendo o artigo (em inglês): https://agritrop-prod.cirad.fr/550536/1/document_550536.pdf
Ainda, há o portal de um grupo de pesquisa internacional sobre banana, muito interessante, que mostra inclusive fotos de diferenças das principais variedades e espécies, clicando aqui. É possível ainda saber todas as variedades do Brasil, clicando em "filtros" e escolhendo o Brasil. Botânicos vão divertir-se bastante.
Gostei muito da sua matéria sobre bananas não sabia que existia variedades com sementes e cores tão decorativas a pesar de serem nativas. parabéns pelo trabalho foi de muita valia para minha pouca informação.
ResponderExcluirBom dia! Queria deixar registrado aqui, onde encontrava em abundância essas bananas. Um lugar conhecido como: Bananal, fica entre Parada Modelo e Guapimirim. Essas bananas, eram facilmente encontradas as margens das cachoeiras. Fez parte da minha infância, há mais de 30 anos atrás. Hoje moro na Zona Oeste do RJ e quando eu falava dessa banana, todos me zoavam ( dizendo que era um absurdo, uma banana com sementes de melancia ) kkkkk... Detalhe, eram conhecidas pelo nome de: Banana Macaco. abs!
ResponderExcluirBom dia. É verdade Pablo. Já vi dessas bananas as margens das cachoeiras em Santo Aleixo, Magé RJ, também na minha infância.
ResponderExcluirObrigado por esclarecer, acabo de achar uma semente destas em uma banana pequena que estava comento. E graças as fotos consegui associar com as da postagem.
ResponderExcluirNossa, procurei por este assunto porque encontrei uma semente destas nas bananas maçãs que comprei ontem. Fiquei tão intrigada que abri todas (rsrsrs). É tão dura que se parece com pedrinha. Nunca soube que banana tivesse semente. Vivendo e aprendendo!
ResponderExcluirEu já comi também achei estranho
ExcluirFiquei muito impressionada porque também encontrei em 3 bananas maçã que comprei,por isso estou pesquisando
ExcluirAcredito que a banana Maçã que comeu e tinha semente não era Maçã. Era alguma semelhante, provavelmente a BRS Princesa.
ExcluirEu também achei sementes na banana Prata imaginei ser um caramuginho😂 uma grande e muitas pequenas
ResponderExcluirEncontramos um pé dessa bananeira hoje com frutos ja maduro, muito legal ver sementes de banana, a planta foi encontrda na reserva da UFPR(UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA) em Palotina PR.
ResponderExcluirpode comer?
ResponderExcluirA Musa velutina, banana rosa, pode comer in natura (e muitos caroços, viu)! Tive a oportunidade quando trabalhei como educador ambiental em Inhotim. Assim, como me deliciei com o fruto da costela-de-adão (Monstera deliciosa)
ExcluirExiste ! encontrava as vezes em algum cacho que costumeiramente me adentrava a mata atlântica de Angra dos Reis perto da Usina Nuclear. De quinze em quinze dias ia pegar um cacho de banana prata nativa dentro da mata e as vezes me deparava com sementes que mais pareciam feijões pretos.... mas contando muita gente não acredita. Mas é fato. Gostei da matéria também.
ResponderExcluirVi está semana perto da usina em Angra , está carregado de cachos pra cima
ExcluirOlá!
ResponderExcluirNa chácara onde moro tem vários pés dessa bananeira.
O umbigo virado para cima.
Quando criança comíamos muito, mas até hoje não sei se pode comer ou não.
Poderia me esclarecer por favor?
Muito obrigado.
Áh, agora mesmo colhi algumas...kkk
São muito saborosas e doces.
Amei saber porque na casa,de uma amiga apareceu um pé e ninguém sabia de onde apareceu por isso pesquisei agora que descobri que se come vou ver se consigo uma semente obrigada por ter passado essas informações Deus o abençoe🙏 🤗😍❤
ResponderExcluirem Blumenau, SC também têm
ResponderExcluirMuito interessante!
ResponderExcluirPosso comer banana musa ornata de jardim
ResponderExcluirDigite seu comentário...pode se produzir a semente de bananeira?,
ResponderExcluirpode ser produzida a semente de banana??
Sim, se cair em solo fértil, ela irá formar uma bananeira...
ExcluirObrigado por esclarecer. Eu e minha esposa plantamos uma muda de banana pensando ser banana ouro, mas pra nossa surpresa saiu um cacho virado para cima.procuramos com amigos que não souberam informar nos,agora ja sabemos,.obrigado
ResponderExcluirMuito interessante,eu vim pesquisar pq vi uma publicação no Facebook e não acreditei que existisse esse tipo de bananeira
ResponderExcluirAchei um pé e não sabia oque era mas pesquisando achei está materia mas ela tem até 11sementes cada banana tem muita semente e pouca poupa será que é normal?
ResponderExcluirMuito grato!
ResponderExcluirAcabei de comer uma banana maçã e encontrei essas sementes e já corri p pesquisar o q era pq sempre ouvir dizer q banana não tem sementes
ResponderExcluirTbm acabei de comer banana maçã da roça e achei uma semente,tive que provar pro marido que eram sementes kķkk. Igualzinha as que estão aqui
ExcluirPesquisei porque vi um anúncio de sementes de banana no eBay e achei que era logro... Banana rosada ro Alemanha. Agora vi que existe mesmo. Meu pai sempre cultivou banana da terra para o consumo, e acho que já achei esses "corpos estranhos" na banana alguma vez quando criança.
ResponderExcluirOntem eu e meus amigos nor perdemos na serra do mar, mas graças a Deus conseguimos retornar para a trilha original e eu logo comecei a olhar a vegetação a minha volta pra ver se havia alguma planta que eu conhecia no caso de uma necessidade. Percebi que das pancs que vemos espalhadas por aí na rua, na floresta não vi nenhuma... Se um dia se animar, por favor, faça uma matéria sobre que planta consumir da floresta
ResponderExcluirAhhhhh, amo o blog de vcs ❤️❤️❤️
ResponderExcluirComo saber qual é a árvore ou planta Banana?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo saber qual é a árvore ou planta Banana?
ResponderExcluirPra que serva as folhas da Banana?
Encontrei vários pés de bananas com pequenos cachos as bananas nascem viradas para cima pois não tem peso para cair.
ResponderExcluirPensei que eram a banana ouro mas quando comi elas tinham muitas sementes grandes do tamanho da semente de mamão.
Essa especie eu encontrei em peruibe na serra qua vai para guarau, na estrada que vai para uma das ultimas cachoeiras
Desta serra
Acabei de encontrar sementes na banana em forma de ervilha com um ponto branco no meio, guardei três e plantei uma no vaso pra ver se nasce uma bananeira, estou em São Roque RJ próximo a Paraty.
ResponderExcluirsensacional esse blog !
ResponderExcluirAbri esse artigo, porque encontrei sementes em uma penca de bananas que comprei no mercado perto de casa. Mas comprei como banana prata comum.Separei as sementes para plantar.Se germinar eu postarei aqui. Digam-m como faço para postar fotos.
ResponderExcluirAbri esse artigo, porque encontrei sementes em uma penca de bananas que comprei no mercado perto de casa. Mas comprei como banana prata comum.Separei as sementes para plantar.Se germinar eu postarei aqui. Digam-m como faço para postar fotos.
ResponderExcluirNo meu quintal encontrei também dessas aí fui comer cheia de sementes
ResponderExcluirHj encontrei algumas sementes na banana prata,pensei que era algo injetado de outros países.Nunca imaginei que banana tinha semente.😃😯
ResponderExcluirEssa musa velutina pode comer?
ResponderExcluirPq antigamente tinham mania de falar de umas coisas q comia e era venenosa e uma vez minha mãe comeu e passou mal por uns 3 dias ...
Eu achei duas sementes grandes numa banana caturra, nunca tinha visto.
ResponderExcluirPlantei,vou ver se nascem.
Sempre vi aqueles pontinhos pretos, mas sementes foi a primeira vez.
No meu sítio tem muita banana dessa Musa Velutina, eu plantei uma única muda e hoje tomou conta dos locais úmido, os passarinhos adoram ela e eles mesmo espalham as sementes aumentando ainda mais ela né natureza.
ResponderExcluir