Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2016

Banana tem sementes?

Notou que as postagens aqui da Matos de Comer andaram rareando, né? Esses últimos tempos, com tanto acontecimentos políticos importantes, não tive muita energia para escrever. Em compensação, me fiz mais presente no Instagram, onde posto coisas que encontro por aí, que como ou cozinho, sempre envolvendo espécies pouco comuns, ingredientes pouco utilizados, variedades pouco convencionais e receitas utilizando toda essa biodiversidade comestível que discutimos aqui. Segue a gente lá: https://www.instagram.com/matosdecomer/ ou usando #matosdecomer. :)

Mas voltando à postagem: banana tem semente?

Cresci acreditando que aqueles pontinhos pretos dentro da banana eram sementes, mas nunca dei muita atenção. Afinal, quando a gente compra uma fruta, quer saber da polpa, e não das sementes. Já notaram que os mamões tem cada vez menos sementes? Que as laranjas-pêra, a de suco, também não tem mais sementes? Nem o caqui mole. Não acho que seja coincidência essas sementes irem desaparecendo - devem ser variedades selecionadas para tem mais polpa e menos caroço. Bom, aproveita-se mais da fruta. 

Banana e suas sementes.
Algumas alimentos já perderam suas sementes há muito tempo, especialmente porque são cultivares e podem ser multiplicadas por galhos, ramos, rizomas. Alguém  já viu sementes de gengibre? E de mandioca? E de batata? Não viu e provavelmente não vai ver, porque são plantas que raramente produzem sementes.

A banana que encontramos hoje no supermercado tem mais tecnologia do que um computador ou um celular, e o mais inacreditável, foi desenvolvida por pessoas que nada entendiam de genes, DNA ou engenharia genética, há alguns milhares de anos, no sul da Ásia. Existem cerca de 40 espécies de plantas aparentadas com a banana, todas com frutos pequenos, sem-graça, pobres em polpa e cheios de caroços duros. Algumas dessas espécies se hibridizaram, especialmente Musa balbsiana e Musa acuminata, e em um processo extremamente complexo ao longo dos séculos, foram levadas para vários lugares aonde ainda tiveram influências de outras espécies, como Musa schizocarpa e Musa textilis. Não bastasse essa mistura genética entre as espécies, surgiram ainda variedades a partir de mutações, então o número de variedades aumenta mais ainda.

Frutos da Musa balbsiana silvestre, avó das nossas bananas
sem semente. Foto daqui. 
Yes, nós temos bananas, mas todas elas são da Ásia. Mesmo as bananas que parecem "mais nossas", como a ouro ou a da terra, que como o nome indica, deveria ser pátria, são trazidas de fora. Não há bananas nativas, sinto informar. Inclusive a da terra, aquela grandona de fritar, chamada em suas variedades de pacovámachomaranhão ou de chifre. Ela foi trazida para cá pouco depois da colonização e passou a ser cultivada até mesmo pelos índios, dando essa impressão, para nós, de que é nativa, assim como a manga, o café, a laranja, o inhame e a jaca, trazidas da Ásia. Imagina o impacto ambiental das grandes navegações?

As bananas com sementes foram também trazidas para o Brasil, assim como as sem sementes. Todas. As com sementes, no caso, são mais próximas da banana selvagem, afinal, como ela sobreviveria na natureza sem sementes, sem deixar filhos? Essas variedades (no caso, espécies) com sementes em são plantas com frutos pequenos, que se descascam "sozinhos" no pé - a casca se solta e expõe o fruto, convidando os pássaros para a degustação. Embora possamos encontrar alguns exemplares de bananas com sementes no Brasil, a maioria dessas bananas ou pertencem à espécie da banana rosa (Musa velutina) ou a banana de jardim (Musa ornata). Em alguns jardins botânicos, como o de Nova Odessa (SP), ou ainda o Sítio Frutas Raras é possível encontrar espécies como a Musa balbsiana, a Musa thompsonii, a Musa acuminata e algumas outras.

Fruto da Musa acuminata, uma das avós da nossa banana
moderna. Foto tirada no sítio Frutas Raras.
Dá pra ver as sementes?
Mas afinal, quem quer uma bananeira que produz bananas pequenas, cheias de sementes e com pouca polpa? As sementes são comestíveis, tenras e se partem entre os dentes, e as bananas são doces e super saborosas, ao menos as da banana-de-jardim. Podem ir inteiras para receitas, como pães, bolos e biscoitos, com, além sabor de banana, sementes crocantes e super nutritivas que podem ser mastigadas sem problemas. Aliás, essas sementes torradas são um petisco incrível. E podem virar farinha, granola, farofa, crocante, e mais um monte de coisas.

Flor da Musa ornata. Rosada e apontando pra cima.

Frutos da Musa ornata x banana nanicão. Pequenas!

Sementes de banana, para comer ou plantar.
Essas, das fotos que trago aqui, são os frutos da Musa ornata é uma bananeira com aspecto comum, mas possui o cacho apontando para cima com o coração ou umbigo cor de rosa, sendo bem comum na serra do Mar paulista e no Vale do Ribeira, vegetando quase que espontaneamente. Aliás, é uma planta invasiva, invadindo nossas matas e reservas, o que nos faz pensar que é nativa, mas não é - dispersa principalmente por pássaros, que comem os frutos e vão espalhando as sementes. As minhas eu colhi no parque da Aclimação, em SP, onde há um maciço enorme delas, meio escondido.

Há a espécie Musa velutina, de porte menor, flores rosas e frutos na cor pink, também totalmente comestível e muito saborosa.

Musa velutina. O charme dessa é que ela se "descasca"
quando madura. Tudo que um pássaro pode querer.

Para quem quiser mais saber sobre variedades de banana e o histórico de sua evolução, recomendo o artigo (em inglês): https://agritrop-prod.cirad.fr/550536/1/document_550536.pdf
Ainda, há o portal de um grupo de pesquisa internacional sobre banana, muito interessante, que mostra inclusive fotos de diferenças das principais variedades e espécies, clicando aqui. É possível ainda saber todas as variedades do Brasil, clicando em "filtros" e escolhendo o Brasil. Botânicos vão divertir-se bastante. 

43 comentários:

  1. Gostei muito da sua matéria sobre bananas não sabia que existia variedades com sementes e cores tão decorativas a pesar de serem nativas. parabéns pelo trabalho foi de muita valia para minha pouca informação.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Queria deixar registrado aqui, onde encontrava em abundância essas bananas. Um lugar conhecido como: Bananal, fica entre Parada Modelo e Guapimirim. Essas bananas, eram facilmente encontradas as margens das cachoeiras. Fez parte da minha infância, há mais de 30 anos atrás. Hoje moro na Zona Oeste do RJ e quando eu falava dessa banana, todos me zoavam ( dizendo que era um absurdo, uma banana com sementes de melancia ) kkkkk... Detalhe, eram conhecidas pelo nome de: Banana Macaco. abs!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. É verdade Pablo. Já vi dessas bananas as margens das cachoeiras em Santo Aleixo, Magé RJ, também na minha infância.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por esclarecer, acabo de achar uma semente destas em uma banana pequena que estava comento. E graças as fotos consegui associar com as da postagem.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, procurei por este assunto porque encontrei uma semente destas nas bananas maçãs que comprei ontem. Fiquei tão intrigada que abri todas (rsrsrs). É tão dura que se parece com pedrinha. Nunca soube que banana tivesse semente. Vivendo e aprendendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já comi também achei estranho

      Excluir
    2. Fiquei muito impressionada porque também encontrei em 3 bananas maçã que comprei,por isso estou pesquisando

      Excluir
    3. Acredito que a banana Maçã que comeu e tinha semente não era Maçã. Era alguma semelhante, provavelmente a BRS Princesa.

      Excluir
  6. Eu também achei sementes na banana Prata imaginei ser um caramuginho😂 uma grande e muitas pequenas

    ResponderExcluir
  7. Encontramos um pé dessa bananeira hoje com frutos ja maduro, muito legal ver sementes de banana, a planta foi encontrda na reserva da UFPR(UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA) em Palotina PR.

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. A Musa velutina, banana rosa, pode comer in natura (e muitos caroços, viu)! Tive a oportunidade quando trabalhei como educador ambiental em Inhotim. Assim, como me deliciei com o fruto da costela-de-adão (Monstera deliciosa)

      Excluir
  9. Existe ! encontrava as vezes em algum cacho que costumeiramente me adentrava a mata atlântica de Angra dos Reis perto da Usina Nuclear. De quinze em quinze dias ia pegar um cacho de banana prata nativa dentro da mata e as vezes me deparava com sementes que mais pareciam feijões pretos.... mas contando muita gente não acredita. Mas é fato. Gostei da matéria também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi está semana perto da usina em Angra , está carregado de cachos pra cima

      Excluir
  10. Olá!
    Na chácara onde moro tem vários pés dessa bananeira.
    O umbigo virado para cima.
    Quando criança comíamos muito, mas até hoje não sei se pode comer ou não.
    Poderia me esclarecer por favor?
    Muito obrigado.
    Áh, agora mesmo colhi algumas...kkk
    São muito saborosas e doces.

    ResponderExcluir
  11. Amei saber porque na casa,de uma amiga apareceu um pé e ninguém sabia de onde apareceu por isso pesquisei agora que descobri que se come vou ver se consigo uma semente obrigada por ter passado essas informações Deus o abençoe🙏 🤗😍❤

    ResponderExcluir
  12. Posso comer banana musa ornata de jardim

    ResponderExcluir
  13. Digite seu comentário...pode se produzir a semente de bananeira?,

    pode ser produzida a semente de banana??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, se cair em solo fértil, ela irá formar uma bananeira...

      Excluir
  14. Obrigado por esclarecer. Eu e minha esposa plantamos uma muda de banana pensando ser banana ouro, mas pra nossa surpresa saiu um cacho virado para cima.procuramos com amigos que não souberam informar nos,agora ja sabemos,.obrigado

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante,eu vim pesquisar pq vi uma publicação no Facebook e não acreditei que existisse esse tipo de bananeira

    ResponderExcluir
  16. Achei um pé e não sabia oque era mas pesquisando achei está materia mas ela tem até 11sementes cada banana tem muita semente e pouca poupa será que é normal?

    ResponderExcluir
  17. Acabei de comer uma banana maçã e encontrei essas sementes e já corri p pesquisar o q era pq sempre ouvir dizer q banana não tem sementes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acabei de comer banana maçã da roça e achei uma semente,tive que provar pro marido que eram sementes kķkk. Igualzinha as que estão aqui

      Excluir
  18. Pesquisei porque vi um anúncio de sementes de banana no eBay e achei que era logro... Banana rosada ro Alemanha. Agora vi que existe mesmo. Meu pai sempre cultivou banana da terra para o consumo, e acho que já achei esses "corpos estranhos" na banana alguma vez quando criança.

    ResponderExcluir
  19. Ontem eu e meus amigos nor perdemos na serra do mar, mas graças a Deus conseguimos retornar para a trilha original e eu logo comecei a olhar a vegetação a minha volta pra ver se havia alguma planta que eu conhecia no caso de uma necessidade. Percebi que das pancs que vemos espalhadas por aí na rua, na floresta não vi nenhuma... Se um dia se animar, por favor, faça uma matéria sobre que planta consumir da floresta

    ResponderExcluir
  20. Ahhhhh, amo o blog de vcs ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  21. Como saber qual é a árvore ou planta Banana?

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Como saber qual é a árvore ou planta Banana?

    Pra que serva as folhas da Banana?

    ResponderExcluir
  24. Encontrei vários pés de bananas com pequenos cachos as bananas nascem viradas para cima pois não tem peso para cair.
    Pensei que eram a banana ouro mas quando comi elas tinham muitas sementes grandes do tamanho da semente de mamão.
    Essa especie eu encontrei em peruibe na serra qua vai para guarau, na estrada que vai para uma das ultimas cachoeiras
    Desta serra

    ResponderExcluir
  25. Acabei de encontrar sementes na banana em forma de ervilha com um ponto branco no meio, guardei três e plantei uma no vaso pra ver se nasce uma bananeira, estou em São Roque RJ próximo a Paraty.

    ResponderExcluir
  26. Abri esse artigo, porque encontrei sementes em uma penca de bananas que comprei no mercado perto de casa. Mas comprei como banana prata comum.Separei as sementes para plantar.Se germinar eu postarei aqui. Digam-m como faço para postar fotos.

    ResponderExcluir
  27. Abri esse artigo, porque encontrei sementes em uma penca de bananas que comprei no mercado perto de casa. Mas comprei como banana prata comum.Separei as sementes para plantar.Se germinar eu postarei aqui. Digam-m como faço para postar fotos.

    ResponderExcluir
  28. No meu quintal encontrei também dessas aí fui comer cheia de sementes

    ResponderExcluir
  29. Hj encontrei algumas sementes na banana prata,pensei que era algo injetado de outros países.Nunca imaginei que banana tinha semente.😃😯

    ResponderExcluir
  30. Essa musa velutina pode comer?

    Pq antigamente tinham mania de falar de umas coisas q comia e era venenosa e uma vez minha mãe comeu e passou mal por uns 3 dias ...

    ResponderExcluir
  31. Eu achei duas sementes grandes numa banana caturra, nunca tinha visto.
    Plantei,vou ver se nascem.
    Sempre vi aqueles pontinhos pretos, mas sementes foi a primeira vez.

    ResponderExcluir
  32. No meu sítio tem muita banana dessa Musa Velutina, eu plantei uma única muda e hoje tomou conta dos locais úmido, os passarinhos adoram ela e eles mesmo espalham as sementes aumentando ainda mais ela né natureza.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...