Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Urtigão, Cansanção

Folhas de urtigão, Urera caracasana. Urtiga
saborosa e de cultivo simples. Do mato pra mesa.

Algumas plantas eu persegui por um longo tempo, e quando a encontro é em um lugar bem comum. O urtigão (Urera caracasana) é uma dessas plantas. Esses dias estava a caminho do ônibus quando vi, na universidade, uma moita com um "jeitão" muito de urtiga. Com base nas fotos que já havia visto pessoalmente, suspeitei que fosso o urtigão, uma urtiga que produz frutos avermelhados. Como não havia nenhum fruto e nenhuma pista de que era uma urtiga, fui embora com aquilo na cabeça. Voltei outro dia e fiz o teste da urticância que obviamente não recomendo para você, amigo leitor(a): fui me esfregando na moita até que ui, doeu. Doeu muito. Quanto mais doía mais feliz eu ficava: masoquismo de entusiasta botânico. Se doeu, era urtiga. Tudo pelo bem da ciência. Oba!

Prometa não fazer isso em casa, nunca! Aliás, mais um capítulo para o Manual de bons modos no transporte coletivo: não carregue urtigas saindo para fora da sacola ou você será um meliante em potencial e odiado pelo resto do ônibus. 
Não leve as ramas para fora da sacola, elas queimam!

Ok, não é uma dor insuportável como a das urtigas bravas, como a da Urera nitida (já falamos dela aqui). Mas é uma queimação moderada e incômoda que passa em alguns minutos. Não surgem bolhas nem nada, como acontece com algumas urtigas, embora o local fique vermelho algum tempo. Nada feliz. Mas indica que é urtiga. Lembrando que outras espécies também podem queimar a pele e não são urtigas. Espécies como Cnidoscolus pubescens, Sida urens e Jatropha urens são altamente venenosas e são chamadas de cansação, urtiga, e geram queimaduras gravíssimas na pele, com formação de bolhas e inchaço. Para nossa sorte, completamente diferentes das urtigas comestíveis. Não vá comer, heim?

(Dica: toda planta que tenha no nome científico urens indica que é uma planta que causa irritação e queimadura na pele. A palmeira Caryota urens, a rabo-de-peixe ornamental, tem frutos recobertos de veneno que causam forte reação alérgica).

Do urtigão, ele de início não parece comestível, porque tem folhas ásperas e com textura irregular - a isso botanicamente dá-se o nome de "folhas cartáceas": finas, rígidas e um tanto quebradiças. Essas folhas cartáceas, aliás, são tipicamente escuras na parte de cima e esbranquiçadas na parte inferior da folha. Notei que as folhas mais velhas são menos urticantes que os brotos. Depois de colhidas, em algumas horas as urtigas perdem boa parte de sua pinicância, mas de qualquer forma, devem ser consumidas cozidas, nunca cruas. 

Trouxe algumas folhas para preparar em casa e alguns galhos para propagar em vaso - é dito que qualquer galho mais velho colocado na terra brota sem problemas. As minhas já foram pra terra e de fato, crescem sem problemas. Em dois meses ela triplicou de tamanho! Notei que é exigente quanto a regas e não gosta de sol direto, apenas luminosidade filtrada. As folhas foram pra panela e como eram poucas, foram fazer apenas um charme no arroz.

Apesar da textura áspera quando cruas, cozidas ficam
macias, e deliciosas. Fora seu valor nutricional
considerável.

Nutricionalmente é sabido que as urtigas são as verduras mais completas que se pode desejar, extremamente nutritivas e com valores altíssimos de cálcio, magnésio, boro, ferro e proteínas. Aproveite e coloque urtigas na sua dieta, plante em casa. Elas gostam de locais sombreados e se dão bem em vasos à meia-sombra, desde que o solo seja fértil e o ar não seja muito seco. São boas plantas para ter em locais onde nada mais cresce, porque são rústicas e não exigem muito. Só não vá plantar onde brincam crianças nem em passagens e caminhos. 

As ramas podem passar dos três metros,
e rebrota abundante depois da poda.
Gosta de locais úmidos e sem sol direto.

Na cozinha, seus usos são muitos, porque é uma verdura deliciosa. Deve ser fervida antes do consumo, para perder a pinicância e para amaciar um pouco, porque é fibrosa. Rende sopas absolutamente maravilhosas, assim como pode acompanhar qualquer prato que originalmente leve couve, espinafre ou outra verdura cozida. Picadinha com queijo rende pastéis fantásticos, e empanada e frita fica crocante e muito saborosa. Não sei explicar o sabor, mas não tem gosto de mato, tem gosto de comida. 

E se tiver em abundância, disse um amigo que cria galinhas que elas engordam e botam ovos maiores quando alimentadas com urtiga. Nesse caso, corte as folhas e deixe-as ao sol ou murchar por ao menos 12 horas, tempo em que a maior parte do seu veneno urticante é degradado. Não vá queimar a guela das tuas galinhas!
As folhas, note a textura.

Os brotos característicos.

As folhas jovens: as mais urticantes. Quando velhas,
tem a forma ovalada e são menos urticantes.

Essa urtiga mansa, de nome científico Urera caracasana, é uma urtiga muito comum em beiras de estrada, caminhos, trilhas e capoeiras. Infelizmente, é mais comum no centro-oeste e no sul, e mais rara aqui no sudeste. Fique de olho, leve galhos para casa e comece a sua plantação. Eu acho que é uma boa ideia usar como cerca-viva, porque forma uma barreira dolorosamente intransponível.

Ah, vale lembrar que essa mesma espécie pode ter folhas em formato mais arredondado ou mais alongado, dependendo do local de cultivo, da luminosidade e da idade da muda, sendo que em geral os brotos são finos e as folhas mais velhas, são mais arredondadas. Algumas fontes que pesquisei mostram folhas bem arredondadas, enquanto a literatura indica que eu formato é "ovado arredondado a ovado oblongo". Na dúvida, além da urticância e da face inferior da folha esbranquiçada, verifique a presença de furtinho alaranjados ou vermelhos (não encontrei a bendita frutificando ainda). E aproveite!

27 comentários:

  1. Olá! Sou de Minas Gerais e desde criança comemos muito cansanção. Fazemos ele com carne de porco cozida. É muito gostoso. Plantei uma muda em casa. Parabéns pelo texto! É uma pena que essas plantas são pouco valorizadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber, obrigado por compartilhar!

      Excluir
    2. Olá, sou do Rio de janeiro e faço gastronomia, já morei aí em BH, e gostaria da receita de Cansanção, vc pode me ajudar, me enviando a receita, obrigado
      Sergio Miguez

      Excluir
    3. Olha eu vi em uma materia sobre a urtiga um japa empanava ela servia frita no seu restaurante

      Excluir
  2. Olá gostaria de fazer meu Tcc sobre essa planta.aqui onde moro tem muitas.mais nunca entende porque ela causa essa alergia na pele ao toca lo.porque o cansaço provoca essa reação na pele.quero pesquisar que substância ela contém. Meu e-mail pra quem quiser mim mim dar uma ideia.marianicicleidecarvalho@Gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei do texto também. Tenho diabetes e tinha ouvido falar que o chá de urtiga baixa a glicose. Fui procurar nas lojas de produto natural e não encontrei, por coincidência andando no quintal da minha casa na praia uma amiga avistou dois pés de urtiga e tinha lido que ela arde se tocar na pele. Coloquei luva e cortei com a tesoura, fiquei muito feliz porque realmente baixa a glicose consideravelmente. Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá! Essa matéria me fez lembrar minha infância! Sou de Belo Horizonte e lendo a matéria me lembrei de que quando era criança, minha mãe nos mandava colher cansanção na cerca viva do vizinho que morava no outro quarteirão..Que saudades rsrs
    Voltava com os braços todo pinicando por encostar em algumas folhas na hora de colher! Mas se me lembro bem, se pegasae as as folhas pelo "cabinho" delas, elas não pinicavam!
    Obrigado pela matéria! Abraço

    ResponderExcluir
  5. Qual é o tratamento indicado para acabar com a coceira do Cansanção? Umas duas semanas atrás rocei nessa planta e ainda estou com a região do joelho / coxa direita, vermelha e coçando, pouco, mas coçando.
    Na hora passei urina em cima e aliviou bastante, mas de uns dias pra cá ao invés de sumir os caroços, eles ficaram mais vermelhos e voltaram a coçar.

    ResponderExcluir
  6. Não sabia que se comia essa planta ela tem uma coceira irritante e tem leite no ramo quem ai sabe a receita da danada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só fazer a carne de porco sem muita água e, ao final, acrescentar as folhas picadas de Cansanção. Espera refogar e pronto, delícia!

      Excluir
    2. Ola,sou de Minas,Jaboticatubas e quando pequena comia muito essa iguaria,que delicia. O gostinho dela ficou em minha mente. Hoje tenho um sitio e um pe enorme de cansancao. De vez enquando podo ele e ele volta mais lindo. Porem tem que ir cozinhando ele tipo faz com a taioba. Refoga e vai colocando agua aos poucos ate ficar bem cozidinho. Amo demais

      Excluir
  7. Gostaria de trocar e até mesmo doar mudas, sementes ou galhos de algumas Pancs que tenho como ora pro nóbis, cansansão, jequeri, bertalha, taioba etc. Quem se interessar meu contato é charles@jbrj.gov.br.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu tenho interesse. Não acho de maneira alguma cansansão por minha região, andei horas atrás e nada

      Excluir
  8. A matéria ficou excelente, parabéns! Quero dizer que essa planta, além de ser remédio, é muito gostosa e pra quem tem anemia deve fazer o concurso dela pois é muito rica em ferro

    ResponderExcluir
  9. Me indicaram essa planta para fazer garrafada ou chá para reumatismo no sangue não sei se e e verdade gostaria de saber.

    ResponderExcluir
  10. Não sabia que essa planta servia para alimento humano. Quando ela queima na pele é só urina no local das queimaduras. Sempre fez isso.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Estou como vc a caça de uma moita de cansancão.Aqui na cidade de São Paulo tem muito mato parecido e o meu teste é o mesmo,esfregar para ver se pinica.

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Boa noite
    acabei de achar uma mudinha no meu vaso de pimenta, tenho quase certeza que é cansanção porque minha cunhada fez na casa dela e me convidou para comer e fui eu que lavei as folhas, gostei muito e ela me disse que quando for colher as folhas tem que pedir licença a planta. Só assim ela não vai te causar coceira. E é verdade porque fiz isso aqui agora mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Vou contar uma história:
    Um dia fui cagar no mato e passei urtiga no cú
    Fiquei 1 mês sem poder sentar.

    ResponderExcluir
  15. ola boa noite eu tenho aqui em casa uma moita maravilhosa, sempre faço ela com costela de boi mais angu(polenta) acompanhado tambem de um arroz soltinho e um feijão refogado na hora.

    ResponderExcluir
  16. Eu descobri no meu quintal recentemente um pé desta urtiga, deixei crescer e já está dando frutos e é a planta mais bonita que eu já vi, posso mandar fotos, me chame no insta @_o_miguelito_

    ResponderExcluir
  17. Um espinho da casançao furou meu dedo e agora esta inchado de mais e doendo muito alguém nem fala o que fazer!

    ResponderExcluir
  18. Sou de Minas, mas moro em São Paulo, e tenho planto no vaso. Fazer refogada com frango ou carne de porco, muito bom..Parabéns pelo artigo...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...